A NASA começou a testar o protótipo de um helicóptero que poderá ir a Marte como um veículo auxiliar dos robôs espaciais.
O objetivo é ampliar a área de cobertura de robôs como oCuriosity, que atualmente explora Marte.
A visão de um robô é limitada, comparável a um ser humano de pé, o que limita a escolha de alvos interessantes a serem estudados e torna difícil traçar a melhor rota a seguir.
Um helicóptero fazendo voos rasantes pode obter um quadro detalhado em alta resolução, que não pode ser suprido por imagens produzidas pelas sondas espaciais em órbita do planeta.

O objetivo é mapear detalhadamente o terreno em volta do robô. [Imagem: NASA/JPL]
Helicóptero de Marte
Os engenheiros acreditam que o "Helicóptero de Marte" possa triplicar a distância que os robôs viajam por dia, além de dar uma panorâmica que ajude a selecionar os melhores locais a serem visitados.
Enquanto os robôs enviados a Marte até hoje são todos controlados pelos operadores na Terra, a ideia é que o Helicóptero de Marte seja autônomo, decolando todos os dias para fazer uma varredura do terreno e retornando para as proximidades do robô.
O protótipo está sendo testado em uma câmara de vácuo no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, onde é possível reproduzir a atmosfera rarefeita de Marte, que representa o maior desafio para a construção do helicóptero.

O protótipo está sendo testado em uma câmara onde é reproduzida a atmosfera rarefeita de Marte. [Imagem: NASA/JPL]
Sustentação
O modelo tem 60 centímetros de altura, 1,1 metro de circunferência de suas asas móveis duplas e pesa apenas 1 quilograma - mantê-lo leve é essencial porque a sustentação obtida na atmosfera rarefeita de Marte é muito pequena.
Os testes serão essenciais para validar o conceito e encaminhar o Helicóptero de Marte para estudos adicionais que possam traçar seu caminho rumo ao planeta vermelho.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-helicoptero-marte&id=010180150130#.VMwgntLF8rU