sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MEC lançará consulta pública sobre novas regras para o Enem

O ministro da Educação, Cid Gomes, disse hoje (30) que colocará em consulta pública, nas próximas semanas, um novo modelo de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O novo formato prevê a criação de um banco digital de questões e permitiria o agendamento da prova, que passaria a ser online. O exame, obrigatório para ingressar em universidades federais, é aplicado simultaneamente, em todo o país, e teve 8,7 milhões de inscritos em 2014.

Cid Gomes destacou que a consulta pública será um "pré-requisito para se pensar em um Enem online, que é ter um grande banco de questões”. No Rio de Janeiro, o ministro visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). “Se a gente tiver, para cada uma das áreas, cerca de 8 mil perguntas, se eu tiver esse banco de dados, ele pode ficar aberto ao público, é uma grande fonte de estudo”, acrescentou.

Ele disse que a proposta é que o aluno possa acessar o banco de dados para estudar e aprimorar os conhecimentos. As questões da prova do Enem, segundo ele, seriam sorteadas pelo sistema online. “Se a pessoa aprender, com base nesse banco de dados, de 8 mil questões, ótimo. Se ela for capaz de decorar [as respostas], sem entender 8 mil quesitos é um gênio e merece uma vaga nas melhores instituições de ensino”, disse.

Outra vantagem a seu ver é que as provas online seriam exclusivas, compostas por questões do banco e não mais um único modelo como é atualmente. Cid Gomes disse que o novo modelo de prova do Enem inibiria denúncias de vazamento, como o ocorrido na última edição, no Piauí. Sobre o caso, que foi investigado pela Polícia Federal, o ministro esclareceu que o tema da redação foi antecipado para cerca de 30 pessoas de um grupo de rede social privada em telefones celulares, minutos antes da prova. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=284765

Nenhum comentário:

Postar um comentário