sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

NASA quer enviar helicóptero a Marte

A NASA começou a testar o protótipo de um helicóptero que poderá ir a Marte como um veículo auxiliar dos robôs espaciais.
O objetivo é ampliar a área de cobertura de robôs como oCuriosity, que atualmente explora Marte.
A visão de um robô é limitada, comparável a um ser humano de pé, o que limita a escolha de alvos interessantes a serem estudados e torna difícil traçar a melhor rota a seguir.
Um helicóptero fazendo voos rasantes pode obter um quadro detalhado em alta resolução, que não pode ser suprido por imagens produzidas pelas sondas espaciais em órbita do planeta.
NASA quer enviar helicóptero a Marte
O objetivo é mapear detalhadamente o terreno em volta do robô. [Imagem: NASA/JPL]
Helicóptero de Marte
Os engenheiros acreditam que o "Helicóptero de Marte" possa triplicar a distância que os robôs viajam por dia, além de dar uma panorâmica que ajude a selecionar os melhores locais a serem visitados.
Enquanto os robôs enviados a Marte até hoje são todos controlados pelos operadores na Terra, a ideia é que o Helicóptero de Marte seja autônomo, decolando todos os dias para fazer uma varredura do terreno e retornando para as proximidades do robô.
O protótipo está sendo testado em uma câmara de vácuo no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, onde é possível reproduzir a atmosfera rarefeita de Marte, que representa o maior desafio para a construção do helicóptero.
NASA quer enviar helicóptero a Marte
O protótipo está sendo testado em uma câmara onde é reproduzida a atmosfera rarefeita de Marte. [Imagem: NASA/JPL]
Sustentação
O modelo tem 60 centímetros de altura, 1,1 metro de circunferência de suas asas móveis duplas e pesa apenas 1 quilograma - mantê-lo leve é essencial porque a sustentação obtida na atmosfera rarefeita de Marte é muito pequena.
Os testes serão essenciais para validar o conceito e encaminhar o Helicóptero de Marte para estudos adicionais que possam traçar seu caminho rumo ao planeta vermelho.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-helicoptero-marte&id=010180150130#.VMwgntLF8rU

Nenhum comentário:

Postar um comentário