segunda-feira, 20 de julho de 2020

Inhambupe Bahia já tem 74 casos confirmados, 43 ativos, 03 óbitos e 28 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 74º caso, nessa segunda-feira, dia 20 de julho de 2020, sendo que 43 ativos, 28 recuperados, 03 óbitos, 133 monitoramentos ativos, 711 monitoramentos concluídos, 12 casos descartados e ainda tem 05 casos suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 34 casos e mais 40 na Zona Rural, sendo que 01 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 04 na Baixa Grande(sendo 01 óbito), 01 na BR-110, 02 em Volta de Cima, 01 na Colônia (Roberto Santos), 01 Km 29 e 03 na lagoa, sendo que um foi a óbito, 03 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 01 em Baixa da Areia, 01 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  03 no Campo Grande, 01 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 02 no Saquinho e 01 em Boa Vista.



Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta segunda-feira (20) totaliza 74 casos confirmados, sendo 43 ativos, 28 recuperados e 03 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Vacina produzida na China é segura e tem resposta imune, apontam testes preliminares



Uma vacina produzida na China contra a Covid-19 também apresentou resposta imune e é segura. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20), mesmo dia em que a Universidade de Oxford informou que o imunizante produzido lá teve esses resultados, por pesquisadores chineses.

De acordo com a coluna Bem Estar, do G1, a confirmação foi feita a partir de um ensaio clínico randomizado de fase 2 em abril, com 500 pessoas. A vacina utiliza um adenovírus recombinante tipo 5. O objetivo do estudo foi determinar a dose mais adequada para a fase 3 dos testes, que averiguam se o imunizante é eficaz contra o novo coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde aponta que 163 vacinas estão sendo testadas contra a Covid-19. Até o dia 14 de julho, 23 delas estavam em fase clínica (teste em humanos).

Por conta dos resultados positivos das vacinas testadas até agora, a liberação de uma deve ocorrer num prazo de 12 a 18 meses - o que é um recorde, já que a da caxumba, mas rápida a ser criada, levou quatro anos para ficar pronta. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250898-vacina-produzida-na-china-e-segura-e-tem-resposta-imune-apontam-testes-preliminares.html

Vacina chinesa chega ao Brasil para testes contra Covid-19



Chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (20) a vacina chinesa contra a Covid-19 que será testada pelo Instituto Butantan. Produzido pela empresa Sinovac Biotech, o imunizante é a segunda fórmula a ser testada oficialmente no país, junto à criada pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido.
 
A vacina foi enviada ao Brasil em carregamento trazido por um voo de Frankfurt, na Alemanha, que aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Segundo o G1, as vacinas devem chegar ao Butantan ainda nesta segunda-feira. Na primeira etapa de testes, já autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), serão vacinados profissionais de saúde de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Os testes devem envolver 9 mil voluntários. 
 
O anúncio da parceria do governo de SP com o laboratório chinês foi feito pelo governador João Doria em 11 de junho. A vacina foi criada a partir de cepas inativas do coronavírus Sars-CoV-2.
 
As etapas anteriores, que envolveram testes em animais e também em seres humanos, ocorreram na China. Agora, a testagem precisa ser feita em populações mais expostas ao vírus, caso do Brasil. Os testes serão feitos voluntariamente em profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate ao vírus e, por isso, estão mais expostos a ele. 

Cada um vai receber duas doses da vacina ou de um placebo. A aplicação do placebo é importante para comparar com os resultados do grupo que recebeu a substância verdadeira. Está vetada a participação de quem tenha doenças que comprometam o sistema imunológico, de grávidas e de quem esteja planejando engravidar.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24535-vacina-chinesa-chega-ao-brasil-para-testes-contra-covid-19.html

Campeonato Brasileiro Sub-17 será reiniciado em outubro



O Campeonato Brasileiro Sub-17 será reiniciado antes da segunda quinzena de outubro, de acordo com apuração do Bahia Notícias. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende divulgar a tabela nas próximas semanas.

A competição só teve uma rodada disputada e foi suspensa por conta da pandemia do coronavírus em meados de março. 

O Brasileiro Sub-17 reúne 20 clubes divididos em dois grupos com dez equipes cada, que jogarão em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam e jogarão em sistema eliminatório de ida e volta até a final. O atual campeão é o Flamengo.

Bahia e Vitória estão na Brasileiro Sub-17. O Tricolor integra o grupo A, enquanto o Leãozinho compõe na chave B. Os dois times estrearam com derrota no Brasileiro Sub-20. O Esquadrãozinho perdeu para o Grêmio por 6 a 0 e o Rubro-negro foi derrotado pelo Goiás por 4 a 1.

A dupla Ba-Vi reiniciará a competição dentro de casa. O Tricolor vai encarar a Chapecoense e o Rubro-Negro pegará o São Paulo.


BRASILEIRO SUB-20
O Campeonato Brasileiro Sub-20 deve começar a partir da segunda quinzena de setembro. A CBF já comunicou para os cubes e alguns já se prepararam para retomar as atividades. O Vitória voltará aos treinos em agosto.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/22632-campeonato-brasileiro-sub-17-sera-reiniciado-em-outubro.html

Auxílio Emergencial: 4ª parcela começa a ser paga nesta segunda para beneficiários do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal paga hoje (20) a quarta parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários do Bolsa Família cujo número do NIS tem final 1. Os pagamentos para este grupo caem junto com o pagamento do Bolsa. 
Para aqueles que possuem final 2, a parcela de R$ 600 será debitada amanhã e assim segue, até chegar ao NIS que termina em 0, no dia 31 de julho. 
Para os demais beneficiários do auxílio do governo federal, a quarta parcela começa a ser paga na quarta-feira (22). Aprovados no segundo lote recebem a terceira quantia no mesmo dia e aprovados o terceiro e quarto lotes recebem a segunda. Os novos aprovados vão receber os R$ 600 pela primeira vez também na quarta.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/economia/94882,auxilio-emergencial-4a-parcela-comeca-a-ser-paga-nesta-segunda-para-beneficiarios-do-bolsa-familia

Mundo registra mais de 8 milhões de curados pelo coronavírus

O mundo ultrapassou ontem (19) a marca dos oito milhões de recuperados após contaminação por coronavírus. A informação consta no Mapa da Covid-19, feito pela Universidade Johns Hopkins.
De acordo com o levantamento, até as 7h40 de hoje (20), 8.134.747 pessoas já estavam curados da doença. O Brasil registra o maior número de recuperações, sendo 1.459.072. 
O monitoramento ainda aponta 14.508.809 casos, menos que o dobro do número de pessoas curadas da Covid-19. Além disso, foram 606.206 óbitos em razão do coronavírus. 

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/mundo/94877,mundo-registra-mais-de-8-milhoes-de-curados-pelo-coronavirus

Quase 140 mil armas de fogo foram registradas no Brasil de janeiro a junho de 2020



Desde que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assumiu o governo e cumpriu sua promessa de flexibilizar o acesso ao porte de arma, 11 portarias e oito decretos neste sentido foram assinados. Muitos deles acabaram revogados, mas ainda assim as medidas causaram efeito: só neste ano, 139.334 novas armas de fogo foram registradas no Brasil. Em todo o ano de 2019, foram 191.536.

Esses dados foram publicizados em uma reportagem do Fantástico, exibida na noite deste domingo (19). A matéria mostra que grande parte dessas novas armas em circulação são dos CACs, como são chamados os membros de clubes de caçadores, atiradores e colecionadores do equipamento.

Antes do atual governo, atiradores experientes podiam adquirir 16 armas. Atualmente, atiradores de qualquer nível podem ter até 60. Quanto à defesa pessoal, antes era permitido obter 50 munições. Hoje, o limite é 200, menor do que o presidente Bolsonaro queria: 600 munições. 

Essas mudanças foram adotadas no contexto em que o Brasil é um dos países que mais mata com armas de fogo no mundo. De acordo com a reportagem, atrás apenas de países como El Salvador e Venezuela na proporção por número de habitantes.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250890-quase-140-mil-armas-de-fogo-foram-registradas-no-brasil-de-janeiro-a-junho-de-2020.html