segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lewandowski assume interinamente a Presidência da República

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assumirá interinamente a Presidência da República  a partir desta segunda-feira (22) até o fim da tarde desta quarta-feira (24). A presidente Dilma Rousseff (PT) embarca às 22h em viagem à Nova York para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O vice-presidente, Michel Temer, deveria assumir o posto, mas foi orientado por advogado a sair do Brasil por ser candidato à reeleição na chapa da petista. O setor jurídico da campanha de Dilma também apontou que ele não poderia exercer um cargo diferente do qual concorre. A legislação eleitoral não permite que ele assuma cargos como presidente, ministro ou governador a seis meses das eleições. De última hora, Temer marcou uma viagem para o Uruguai e solicitou um encontro com o presidente José Mujica. Sem o peemedebista, ocuparia a função o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), ou o do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Alves renunciou à tarefa por ser candidato a governador no Rio Grande do Norte. Já Renan não poderá exercer o cargo interinamente porque seu filho disputa o governo de Alagoas – a lei também não permite que filhos de chefes do Executivo se candidatem às eleições. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160704-lewandowski-assume-interinamente-a-presidencia-da-republica.html

Lousa interativa é entregue aos municípios vencedores do Prêmio UPB Educação

Vencedores do Prêmio UPB Educação – Iniciativas que Transformam receberam, na última quarta-feira (17), três lousas interativas que serão utilizadas em sala de aula. A premiação, lançada em novembro pela União dos Municípios da Bahia (UPB), teve como objetivo reconhecer publicamente projetos que ajudam a melhorar a educação, para revelar práticas que possam servir de exemplo para outros municípios brasileiros. Na ocasião, a presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria, expressou a satisfação em estimular os gestores a investir nesta área fundamental para o desenvolvimento social das cidades. “Investir em educação é garantir um futuro de oportunidades para nossos munícipes”, afirmou. 

Município vencedor do prêmio em 1º lugar, Anguera apostou no combate à evasão escolar através de ações do Núcleo de Apoio ao Estudante. O acompanhamento social dos alunos também foi proposto em Santa Luzia, município com uma das piores notas no Ideb e que busca superar as dificuldades. Em Mata de São João, a implantação do ensino em tempo integral rendeu o 3º lugar ao município. “É o maior projeto da nossa administração. Não é somente aumentar o número de horas na escola, é pensar um projeto pedagógico com disciplina do currículo regular e atividades complementares que colaborem para o desenvolvimento do aluno”, argumenta o prefeito Marcelo Oliveira. 

A escolha dos vencedores, dentre os 56 inscritos, foi feita por uma comissão julgadora formada por técnicos da Secretaria Estadual da Educação e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As lousas digitais dispensam o uso de canetas, podem ser manipuladas com o dedo na tela, que transmite também o conteúdo de computador. O produto foi oferecido aos municípios vencedores pelo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP).

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160664-lousa-interativa-e-entregue-aos-municipios-vencedores-do-premio-upb-educacao.html

TJ quer elevar comarcas de Paulo Afonso, Alagoinhas e Porto Seguro

O Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA) protocolou na última quarta-feira (18) um projeto de lei na Assembleia Legislativa para elevar as comarcas dos municípios de Paulo Afonso, Alagoinhas e Porto Seguro. Com a mudança, os municípios deixariam de ter suas divisões administrativas classificadas como 2ª entrância – movimento forense superior a quatrocentos feitos anuais – para a 3ª entrância – movimento forense superior a setecentos e cinquenta feitos anuais, equiparando a mesma estrutura da Comarca da Capital. Isso não prevê, contudo, promoções automáticas para magistrados nestas áreas. As vagas seriam reabertas ou não por opção do juiz ocupante. A alteração é discutida desde 2007 pelo TJ, e foi aprovada pelo Tribunal Pleno em sessão realizada na última terça-feira (17). 

Em documento anexado ao projeto de lei, despachado na Casa Legislativa, o presidente do TJ-BA Eserval Rocha elenca motivos pela elevação das comarcas: a importância social, e política das cidades, a população superior a 150 mil habitantes destes municípios, e a intensa atividade econômica das regiões. “Por fim, há de se registrar que a Assembleia Legislativa da Bahia já reconheceu a importância dessas cidades quando, em projeto similar, aprovou a reclassificação das Promotorias das Comarcas”, declarou Rocha, em documento. A elevação significa uma maneira, também, de segurar os magistrados nos interiores à medida em que são promovidos para juiz de entrância final. 

O diretor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), Zenildo Castro, apoia a elevação das respectivas comarcas contanto que haja, também, a convocação de concursos públicos para a contratação de mais servidores com o aumento da atividade forense. Segundo Castro, desde 2005 o TJ-BA não realiza concursos públicos e, em municípios que tiveram recentemente a comarca elevada, como Ilhéus, ainda não aconteceu o aumento no quadro de servidores efetivos. “Tem comarcas que, mesmo elevadas, só tem dois servidores efetivos. Os outros são estagiários ou cedidos por outros órgãos”, comentou o diretor do Sinpojud. Com a elevação da comarca, os servidores são automaticamente promovidos e conseguem melhor recompensa salarial. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160678-tj-quer-elevar-comarcas-de-paulo-afonso-alagoinhas-e-porto-seguro.html

Carreta tomba e deixa duas pessoas feridas e vários gados mortos na curva do Beré em Inhambupe


Na manhã deste domingo (21) na famosa Curva do Beré – BR-110, uma carreta que transportava gado tombou deixando duas pessoas graves ferimento e muitos gados mortos. Segunda as informações que chegaram nossa redação. A carreta vinha do Município de Nova Soure, quando o motorista perdeu o controle, tombou caminhão e caiu nas encostas.


Os primeiros populares que chegaram ao local do acidente afirmam que aproximadamente 10 gados morreram no acidente. O condutor do veículo  foi socorrido em estado grave para o  hospital de Inhambupe  e transferido com urgência para o hospital de Alagoinhas. O ajudante teve alguns ferimentos, mas saiu consciente para o Hospital.


Essa é mais uma série de acidentes que com frequência ocorre no Beré e nenhuma providência foi tomada pelas as autoridades responsáveis. Até quando iremos ver entes queridos acidentados? Quantas vítimas é preciso para que as autoridades acordem? Até quando....?

Fonte: http://seliganainformao.blogspot.com.br/2014/09/inhambupe-carreta-tomba-e-deixa-duas.html

Brasileira diz que filho se tornou membro do Estado Islâmico após depressão

O filho da brasileira Rosana Rodrigues, que vive na Bélgica, se tornou membro do grupo extremista muçulmano Estado Islâmico. Brian, 21, se juntou ao grupo na Síria depois de passar por uma depressão enquanto vivia na Antuérpia com a família.
Segundo Rodrigues, o filho ficou doente após ser dispensado de um clube de futebol. Ele tinha o sonho de ser jogador. As informações são do programa "Fantástico", da TV Globo.
Depois de frequentar por dois anos uma mesquita na Antuérpia, ele fugiu de casa no final de 2012. A brasileira diz que nunca mais o viu e que é capaz de ir à Síria atrás do filho.
"Foi uma verdadeira desgraça para a nossa família", disse em entrevista ao repórter Roberto Kovalick, na Antuérpia.
Brian frequentou por quase dois anos uma mesquita na cidade onde morava. No dia em que sumiu de casa, se despediu da irmã mais nova e disse "você nunca mais vai me ver".
Arte/UOL
Cidades sob controle do Estado Islâmico ou sob ameaça de ataques na Síria e Iraque
Rodrigues acredita que o filho esteja "sendo ingênuo" e não acredita que ele será capaz de decapitar alguém.
O grupo extremista ganhou projeção mundial depois que divulgou vídeos decapitando dois jornalistas norte-americanos e um voluntário inglês. O Estado Islâmico se autointitula um califado, uma comunidade islâmica radical.
"Eu tenho medo de eles colocarem ele para se explodirem. Eu seria capaz de fazer tudo. Eu seria, inclusive, capaz de dar a minha cabeça para ver o meu filho de volta", disse Rodrigues.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/09/21/brasileira-diz-que-filho-se-tornou-membro-do-estado-islamico-apos-depressao.htm

Curso de Catecismo Neocatecumenal todas as terças e quartas em Inhambupe

Todas as terças e quartas terá curso de Catecismo para Jovens e Adulto no Centro Paroquial de Inhambupe e terá o início no próximo dia 23 de setembro.
Padre Elzo e Padre Heleno solicita sua presença nas catequeses.

Maratonistas correm 13 horas seguidas para conseguir doações para o Inca

Imagem: www.boatos.org

Para arrecadar doações para o Instituto Nacional do Câncer (Inca), três ultramaratonistas vão correr durante 13 horas seguidas hoje (20), na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro. Os atletas Nilton Amaral, Sérgio Cordeiro e Marcio Villar participam da corrida solidária que busca arrecadar latas e pacotes de leite em pó integral para a Área de Ações Voluntárias Inca (Inca Voluntário). Ao todo serão 100 quilômetros (km) percorridos. A iniciativa partiu de Márcio Villar há quatro anos, depois que a mãe se curou de um câncer de mama.
“Essa foi a maneira que encontrei de retribuir o que eles [Inca] fizeram pela minha mãe. Primeiro corri 200 quilômetros, do Rio a Búzios [Região dos Lagos]. Depois fui até São Lourenço [Minas Gerais], 300 km, depois Rio-Paraty, um trecho de 280 quilômetros. No ano passado, corri ao redor da Lagoa durante 24 horas”, contou.
O maratonista explica que este ano diminuiu o número de horas, pois de madrugada a Lagoa não é tão segura e ninguém participa ou colabora com o evento. “Ano passado as pessoas correram com a gente e as doações aumentaram muito, por isso escolhemos a Lagoa, das 7h às 20h”, diz. “Não temos patrocínio de ninguém, então, quem for correr com a gente, não vai ganhar camisa, água, nada, vai apenas doar.”
Durante o evento, as doações poderão ser entregues, a qualquer hora, na tenda da Equipe Filhos do Vento, que está localizada próxima ao Parque dos Patins. Depois da corrida, as pessoas interessadas em fazer doações devem entrar em contato com o Inca Voluntário. A preferência é pelo produto em embalagens maleáveis (pacotes), o que facilita o transporte pelos pacientes e seus familiares.
De acordo com Villar, mais de 1,5 mil latas já foram doadas. A expectativa dele é chegar a 4 mil até o fim da corrida.
Ao 47 anos, Villar participa de provas acima de 200 quilômetros e em ambientes extremos. Em dezembro, ele fará o desafio de correr 320 quilômetros, de Belém a Paragominas (PA), para o projeto Juquinha, que ajuda na reabilitação de crianças com paralisia cerebral.
“Uno o útil ao agradável, faço o que amo e ajudo quem precisa”, destaca o atleta.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-09/maratonistas-correm-13-horas-seguidas-para-conseguir-doacoes-para-o-inca