domingo, 2 de junho de 2019

Jacuipense vence o Campinense, garante liderança do grupo e segue 100% na Série D



O Jacuipense segue imbatível na Série D do Campeonato Brasileiro. O Leão Grená venceu o Campinense por 2 a 0 neste domingo (2), na Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe, válido pela quinta rodada da fase de grupos do certame nacional. Os gols do jogo foram marcados pelo meia Eudair.

O Leão Grená entrou em campo classificado com duas rodadas de antecedência, mas a equipe comandada pelo técnico Jonilson Veloso tinha como meta terminar a fase de grupos na primeira colocação. E o objetivo foi alcançado. O time de Riachão de Jacuípe chegou aos 15 pontos e não pode mais ser alcançado por ninguém. Vale lembrar que o Jacuipense tem 100% de aproveitamento na Série D.

Na última rodada da fase de grupos, o Jacuipense encara o ASA, no próximo domingo (8), às 18h, no Estádio Municipal de Arapiraca (AL).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/51481-jacuipense-vence-o-campinense-garante-lideranca-do-grupo-e-segue-100-na-serie-d.html

Série D: Fluminense de Feira bate o Sergipe e se classifica para a próxima fase



O Fluminense de Feira está classificado para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecedência. Em duelo disputado neste domingo (2), no Joia da Princesa, o Touro do Sertão fez valer o mando de campo e venceu o Sergipe por 2 a 1.

Os gols da partida saíram no segundo tempo. Rafael Granja e Deizinhoo marcaram para os donos da casa, enquanto Etinho, de pênalti, diminuiu para o Sergipe.

Com o resultado, o Fluminense de Feira chegou aos 11 pontos e segue na liderança do Grupo A8.

Na última rodada da primeira fase, o Flu de Feira vai pegar o Salgueiro, no próximo domingo (9), às 18h, fora de casa. O embate decidirá a primeira colocação da chave. O time pernambucano tem nove e ocupa a segunda colocação.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/51480-serie-d-fluminense-de-feira-bate-o-sergipe-e-se-classifica-para-a-proxima-fase.html

Número de pessoas com demência deve triplicar até 2050, aponta OMS



A Organização Mundial de Saúde fez uma estimativa que em 2050 o número de pessoas diagnosticadas com demência deverá saltar de 50 milhões para 152 milhões. De acordo com informações da Agência do Rádio, Alzheimer é a causa mais frequente da doença. Sendo que o primeiro sintoma é a perda da memória.

Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves, como a perda de memória remota, ou seja, de fatos mais antigos, irritabilidade, falhas na linguagem e dificuldades na capacidade de se orientar no espaço e no tempo. No entanto, o Ministério da Saúde aponta que manter a cabeça ativa e ter uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos, pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.

As principais formas de prevenir, não apenas o Alzheimer, mas outras doenças crônicas, estão ligadas à leitura, exercícios de aritmética, jogos inteligentes, atividades em grupo e hábitos saudáveis, como não fumar, não consumir bebida alcoólica, ter alimentação saudável e regrada e praticar atividades físicas regulares.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/22782-numero-de-pessoas-com-demencia-deve-triplicar-ate-2050-aponta-oms.html

Mãe que doou mais de 120 litros de leite humano no AP, diz que 'é um ato de amor'



A enfermeira e mãe, Dorilene Lima, de 38 anos, que ao longo de dois anos, doou cerca de 120 litros de leite humano, em Macapá. A doação veio após o parto de Pedro Guilherme, que nasceu prematuro, descobriu ter "hiperlactação", que é quando há um descompasso entre a produção de leite e a demanda do bebê. 

Ela diz que retirava entre 25 e 30 potes de 300 ml por semana, sendo um a cada três horas, que serviram para alimentar centenas de crianças cadastradas no Banco de Leite Humano da cidade.

"Só no primeiro mês de amamentação foram cerca de 12 litros de leite. Meu bebê tinha dificuldade de amamentar. Ele consumia entre 3 ml e 5 ml, enquanto eu produzia até 30 ml por retirada, de cada mama", contou.

Pedro Guilherme é o seu primeiro e único filho, hoje com 2 anos. Dorilene teve um parto prematuro, de 35 semanas. Apesar de ter enfrentado risco de morrer durante a gravidez, ela conta orgulhosa que nunca precisou ficar internada na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) e agradece a cada momento ao lado do filho.

"A gravidez foi problemática. Além de ter enfrentado problemas com a perda do líquido amniótico [fluido que envolve o embrião] e edemas. Quando o Pedro nasceu, ainda teve parada cardíaca de 20 minutos e ficou entubado, ele não mamava e eu não parava de produzir leite", lembra.

O bebê permaneceu 9 dias na UTI do Hospital da Mulher Mãe Luzia, sob os cuidados da equipe médica e os olhos atenciosos da mãe, que explica que também contou com a fé para buscar consolo e pedir pela saúde do filho até receber alta.

Mesmo com desafios que Dorilene enfrentou na gravidez, ela ainda pensa em ter mais filhos e atualmente está engajada na causa da doação de leite materno. Ela deu palestras no Dia Internacional da Doação de Leite Materno, celebrado no dia 19 de maio, contanto a sua experiência e trabalha no posto de coleta no Hospital de Santana, cidade a 17 quilômetros de Macapá.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/236395-mae-que-doou-mais-de-120-litros-de-leite-humano-no-ap-diz-que-e-um-ato-de-amor.html