quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Internet alcança marca de 2 bilhões de usuários no mundo, diz ONU


O número de usuários da internet alcançou, no fim de 2010, a marca de 2 bilhões de usuários, disse Hamadoun Toure, responsável pela agência de telecomunicações da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta quarta-feira (26).

De acordo com a agência, nos últimos dias do ano, o número estimado de internautas era de 2,08 bilhões. Na mesma data, em 2009, o número de pessoas que acessaram a internet no mundo era de 1,86 bilhão. Com essa marca, e considerando que a população mundial é de 6,8 bilhões, é possível dizer que quase uma pessoa a cada três do mundo já navegou na rede.Da grande massa de internautas que acessou a web em 2010, 57% são de países em desenvolvimento.

No que diz respeito a assinatura de banda larga fixa no mundo, o índice já ultrapassou a faixa do meio bilhão de usuários. No fim de 2010, a ONU contabilizou 555 milhões de usuários. Já o número de banda larga móvel foi bem maior: 940 milhões.

O maior crescimento no número de pessoas que acessam à internet ocorreu na Ásia e no Pacífico somando mais de 100 milhões de usuários. Ao todo, a região contabilizou 857 milhões – grande parte dessa quantia deve-se à população da China que usa a rede.

No entanto, a maior densidade de acesso ainda é na Europa, seguida pelas Américas, nos países que faziam parte da república soviética e países árabes. Essas duas últimas regiões têm apresentado crescimento constante. Só nos países árabes, por exemplo, dobrou o número de internautas em cinco anos. Hoje estima-se que há 88 milhões.

Telefonia

O número de assinaturas de telefones móveis passou a marca simbólica de 5 bilhões, comentou o secretário geral da agência de telecomunicações da ONU a jornalistas.“No começo de 2000 havia apenas 500 milhões de assinaturas de serviços móveis no mundo e 250 milhões de usuários da internet.”

O número contabilizado pelo órgão da ONU é de 5,28 bilhões de assinaturas no mundo no fim do ano passado, comparado a 4,66 bilhões de 2009. “A grande alta do número de assinaturas de telefonia móvel está diminuindo e nós não teremos mais crescimentos na casa dos dois dígitos”, disse Susan Teltscher, chefe de informações de mercado e estatística do ITU – órgão da ONU da área de telecomunicações.

As linhas fixas têm apresentado queda nos últimos quatro anos. Atualmente, no mundo, estima a ONU, há 1,2 bilhão de assinaturas.

* Com informações da AFP

Fonte:http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/01/26/internet-alcanca-marca-de-2-bilhoes-de-usuarios-diz-onu.jhtm

Refrigerante de maconha será vendido nos EUA no próximo mês


Um refrigerante de maconha, o "Canna Cola", estará nas lojas do Estado americano de Colorado em fevereiro. Cada garrafa custará entre US$ 10 e US$ 15 e terá entre 35 e 65 miligramas de THC (tetrahidrocanabinol), o principal ingrediente psicoativo do cannabis, o gênero botânico utilizado para produzir haxixe e maconha.

As informações foram publicadas na revista americana "Time".

São 15 os Estados americanos onde o uso da maconha para fins medicinais é legal. No entanto, as condições para sua legalidade mudam de um lugar para o outro, e maconha, independentemente do propósito, continua sendo ilegal pelas leis federais.

Há um projeto de lei no Congresso assinado pela senadora Dianne Feinstein, conhecido como "Brownie Law", aprovado pelo Senado no ano passado. A proposta é aumentar as penas para os que fazem produtos que misturem maconha com "algo doce".

O criador do "Canna Cola" é o empresário Clay Butler, que assegura que nunca fumou maconha e que elaborou a bebida por "acreditar que os adultos têm o direito de pensar, comer, fumar, ingerir ou vestir o que quiserem", disse em entrevista à publicação "Santa Cruz Sentinel".

Além do sabor de cola, serão lançados, ao mesmo tempo, o de limão chamado "Sour Diesel", o de uva de nome "Grape Ape", o de laranja "Orange Kush" e, por fim, o inspirado na popular bebida Dr. Pepper, o "Doc Weed".

De acordo com Scott Riddell, criador da empresa que comercializará a bebida, os níveis de THC em "Canna Cola" serão menores que os de outras bebidas do mesmo tipo que já estão no mercado. O efeito no organismo é similar ao de uma "cerveja suave".

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mundo/866184-refrigerante-de-maconha-sera-vendido-nos-eua-no-proximo-mes.shtml

ProUni bate recorde e tem mais de 1 milhão de inscritos

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou um recorde de inscrições — ao todo, 1.048.631 alunos concorrem a 123.170 bolsas de estudo, sendo 80.520 integrais e 42.650 parciais (50% da mensalidade). Os números, de acordo com o Ministério da Educação, superam os 822 mil registrados no ano passado — a maior marca até então.

Para participar do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo uma prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada na próxima sexta-feira (28). Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa.

Edição: Graça Adjuto

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/home?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3174440

Morre aos 81 anos o ator John Herbert


SÃO PAULO - Morreu nesta quarta-feira o ator John Herbert aos 81 anos. Herbert sofria de enfisema pulmonar e estava internado desde 5 de janeiro no HCor em São Paulo. Deixa a mulher, Claudia Librach, e dois filhos.

Entre os anos 1950 e 70, o ator foi casado com Eva Wilma, com quem protagonizou a série "Alô Doçura", grande sucesso na época.

John Herbert participou de várias novelas na Globo, a mais recente "Três Irmãs", de 2008, na qual fez o vilão Excelência. Também esteve na trama "Sete Pecados", como Schmidt.

O corpo de John Herbert será velado no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Fonte:http://br.omg.yahoo.com/news/morre-aos-81-anos-o-ator-john-herbert-ou00-3054010311.html

Praça da Matriz

Por que o sabonete limpa a sujeira?

O sabonete limpa porque altera a tensão superficial da água, emulsificando e suspendendo a sujeira, que sai com mais facilidade durante o enxágüe. Cerca de 80% da composição dos sabonetes em barras é formada por surfactantes (substâncias responsáveis pela limpeza da pele) e os outros 20% são constituídos por água e outras substâncias solúveis.

Fonte: Guia de curiosos da internet