segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Bancos começam a enviar dados de clientes para Cadastro Positivo, mas sistema só vai funcionar no ano que vem

A partir de hoje, segunda-feira (11) tem início a nova fase de implantação do Cadastro Positivo, quando os cinco principais bancos do país e aproximadamente cem instituições financeiras começarão a compartilhar com os gestores do Cadastro as informações de pagamento dos consumidores. A expectativa é de que até o dia 19, todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país, que possuem operações de crédito, já estarão com o seu Cadastro Positivo aberto.

Segundo estimativa do SPC Brasil, neste primeiro momento, com o compartilhamento de informações financeiras, o banco de dados passe a contar com 110 milhões de inscritos. Esse número ainda deverá crescer, pois nas próximas fases empresas de telefonia, companhias prestadoras de serviços como água, luz e gás e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento, o que fará com que o Cadastro Positivo agregue, nos próximos meses, a população não bancarizada.

Com a implantação do Cadastro Positivo, a partir de janeiro do próximo ano, todos os brasileiros que possuem operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados, sem necessidade de inscrição.


Apesar de a abertura do Cadastro Positivo ser automática, nenhum consumidor será surpreendido. Assim que as instituições financeiras enviarem as informações cadastrais e de pagamento, cada consumidor receberá uma comunicação individual, seja por meio de e-mail, SMS ou correspondência física em sua residência, no prazo de 30 dias, avisando sobre a inclusão de suas informações.

Na notificação, o consumidor receberá informações sobre o Cadastro Positivo e será direcionado para o site do SPC Brasil, onde será possível realizar o cadastro de uma senha para acompanhar a qualquer momento as informações do seu histórico de pagamentos, incluindo o seu score (pontuação da nota de crédito). Essas informações só poderão ser acessadas pelos consumidores após o recebimento da notificação individual.

As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico de crédito e o score (nota de crédito) do cadastrado. Para quem concede crédito, em regra, apenas o score estará visível. O histórico de hábitos de pagamentos do consumidor só será disponibilizado mediante sua prévia autorização. Tanto o score quanto o histórico poderão ser acessados apenas por instituições com as quais o consumidor mantenha ou pretenda manter relação de crédito.

Pela regra, o consumidor só poderá ter suas informações consultadas pelo mercado 60 dias após o recebimento do histórico de pagamentos. Isso significa que os primeiros inscritos já poderão ter seus dados consultados a partir de 12 de janeiro de 2020. A lei do Cadastro Positivo prevê um período de dois anos para o Banco Central colher as informações do mercado e apresentar o primeiro relatório dos impactos da nova medida na economia do país.


Fonte: https://br.advfn.com/jornal/2019/11/bancos-comecam-a-enviar-dados-de-clientes-para-cadastro-positivo-mas-sistema-so-vai-funcionar-no-ano-que-vem

Deputado do PSL declara que não vê 'a hora do Lula morrer'

Deputado federal pelo PSL, Coronel Tadeu escreveu no Twitter que não vê “a hora do Lula morrer”. Na sua conta da rede social, o parlamentar postou: “Não é discurso de ódio e sim de paz. O histórico desse sujeito não deixa saudades mas um exemplo para essa nação acordar dos males que sofreu”.
 

Anvisa prorroga consultas sobre melhorias de rótulos nutricionais de alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou para até o dia 9 de dezembro os envios de sugestões para melhorias de rótulos nutricionais em embalagens de alimentos. Os comentários sobre as propostas de mudanças estão ligadas às Consultas Públicas 707 (clique aqui) e 708 (clique aqui).

De acordo com a Agência Brasil, a meta da Anvisa é melhorar o entendimento dos consumidores sobre as informações apresentadas nas embalagens com textos mais visíveis e legíveis. Outro ponto que será aprimorado, será precisão dos valores nutricionais informados pela indústria. 

Além da possibilidade de envio de formulário por meio eletrônico, pessoas sem acesso à internet poderão encaminhar sugestões para as duas consultas públicas por meio de carta para o endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Alimentos – GGALI – SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/23370-anvisa-prorroga-consultas-sobre-melhorias-de-rotulos-nutricionais-de-alimentos.html

Carga com mais de 3 toneladas de maconha é apreendida escondida em caminhão na Bahia

Uma carga de 3,2 toneladas de maconha foi apreendida escondida em um caminhão, na manhã deste domingo (10), na BR-116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia.
Segundo informações da Polícia Rodoviária federal (PRF), a droga estava escondida em meio a caixas de verdura vazias.


A PRF informou que, durante fiscalização de rotina, policias rodoviários abordaram o caminhão na altura do Km-677. Eles observaram que o compartimento de carga do veículo estava repleto de caixas de verdura vazias.
Ao perguntar ao motorista sobre os detalhes da viagem e solicitar os documentos obrigatórios para fiscalização, ele informou que fora contratado para buscar castanhas em Feira de Santana, cidade que rica a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e que, em seguida, retornaria para a cidade paranaense de Paranavaí, de onde saiu.
Os agentes então realizaram uma busca minuciosa no caminhão e, no compartimento de carga, quando flagraram 160 pacotes da droga escondidos abaixo das caixas vazias. O entorpecente foi pesado, totalizando 3.250 quilos.
Ao ser questionado sobre a maconha encontrada, o homem de 39 anos revelou que havia sido contratado para levar o caminhão até Feira de Santana e que receberia R$ 30 mil reais. Diante do flagrante, os policiais deram voz de prisão ao condutor.
O motorista, o caminhão, uma quantia de R$ 364 em espécie, três aparelhos celulares uma sacola de cor preta com roupas de uso pessoal e as 3,2 toneladas de maconha foram encaminhadas para a Polícia Civil local.
Fonte: https://www.acordacidade.com.br/noticias/219237/carga-com-mais-de-3-toneladas-de-maconha-e-apreendida-escondida-em-caminhao-na-bahia.html

Moro ainda deseja ser indicado para o STF, afirma coluna

O ministro da Justiça Sergio Moro continua com o objetivo na cabeça de ser indicado para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal, publicou coluna de Lauro Jardim do jornal O Globo. A próxima vaga aberta na corte se abrirá dentro de um ano com a aposentadoria de Celso de Mello.

Até lá, Moro deve se segurar no cargo de ministro e aguentar as humilhações que Jair Bolsonaro lhe tem imposto, narrou a coluna. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/241291-moro-ainda-deseja-ser-indicado-para-o-stf-afirma-coluna.html