quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS DE ÁGUA COMEÇA EM INHAMBUPE

Vai ter início essa semana e seguirá pelos próximos 15 dias, em Inhambupe, o cadastramento de todas as pessoas físicas e jurídicas que façam uso dos recursos hídricos em qualquer atividade, seja captação ou lançamento de efluentes no rio Inhambupe ou através de poços para abastecimento humano e animal, irrigação, mineração, quem realiza construções de barragens, dentre outros.
Esta campanha realizada pelo Inema em parceria com a LK e Ibis Engenharia – consórcio contratado pelo governo do Estado para executar projeto de revitalização da bacia do Recôncavo e Inhambupe – tem como objetivo ajudar a solucionar os conflitos de uso e problemas com escassez de água, através do cadastro de usuários de águas subterrâneas e superficiais.
O cadastro é gratuito e a população pode contribuir dirigindo-se ao posto instalado na Secretaria de Educação do Município, das 8h às 17h, levando os documentos pessoais: RG e CPF, além de informações da propriedade, como é a captação, área irrigada e método de irrigação. A responsável pelo serviço é a técnica Evelyn Lino.
Além disso, estará circulando pelo município visitando fazendas, propriedades e fábricas um cadastrador censitário, Leandro Soares, a quem o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Nélio Costa pede a colaboração da população, dando-lhe as informações e o acesso solicitados. Nélio destaca que a secretaria irá acompanhar de perto os trabalhos de cadastramento e auxiliará na indicação e identificação dos usuários de água e lançadores de efluentes no município.

Fonte: ASCOM  de Inhambupe

Brasil registra 789 casos de chikungunya; Bahia tem maioria dos casos, diz MS

O último balanço da chikungunya no país registrou 789 casos de febre no país, a maioria transmitida na Bahia. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde (MS), outros dois estados registraram casos, Amapá e Minas Gerais. Na Bahia, foram contados 371 casos em Feira de Santana, 82 em Riachão do Jacuípe, dois em Salvador, um em Alagoinha, um em Cachoeira e um em Amélia Rodrigues. Em Oiapoque (AP) foram registrados 330 casos. Também foi registrado um caso em Matozinhos (MG), além de 39 pessoas que tiveram o diagnóstico da doença, mas foram contaminadas fora do país. Nos casos de chikungunya, o paciente não precisa ser internado. Ele é tratado em casa, com remédios para aliviar dores e febre, conforme recomendação médica. Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/12850-brasil-registra-789-casos-de-chikungunya-bahia-tem-maioria-dos-casos-diz-ms.html

Casa de Jorge Amado, no Rio Vermelho, será reaberta para visitação pública em novembro

A casa onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas número 33, será reaberta para visitação pública pela Prefeitura de Salvador. Maiores detalhes serão anunciados em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (31), a partir de 11h, na Fundação Casa de Jorge Amado, com presença da família do casal e do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e do curador do memorial, Gringo Cardia, que comandou recentemente a implantação do Museu da Cruz Vermelha, em Genebra, na Suiça. A solenidade de reabertura da casa, realizada no dia 7 de novembro, às 15h, terá espaços temáticos, vídeos com depoimentos leituras de trechos de obras do escritor. Entre os convidados ilustres está Sônia Braga, que viveu a famosa Gabriela no cinema. Assista ao vídeo em que a atriz convida o público a conhecer o espaço:


Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/19030-casa-de-jorge-amado-no-rio-vermelho-sera-reaberta-para-visitacao-publica-em-novembro.html