domingo, 26 de julho de 2020

Inhambupe Bahia já tem 94 casos confirmados, 43 ativos, 03 óbitos e 48 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 94º caso, nesse domingo, dia 26 de julho de 2020, sendo que 43 ativos, 48 recuperados, 03 óbitos, 99 monitoramentos ativos, 805 monitoramentos concluídos, 16 casos descartados e ainda tem 03 casos suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 42 casos e mais 52 na Zona Rural; sendo que 01 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 04 na Baixa Grande(sendo 01 óbito), 01 na BR-110, 02 em Volta de Cima, 01 Colônia (Roberto Santos), 01 Km 29, 04 na Lagoa, sendo que um foi a óbito, 04 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 01 em Baixa da Areia, 01 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 06 no Saquinho, 01 em Boa Vista e 02 no Mandacaru.

Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico deste domingo (26) totaliza 94 casos confirmados, sendo 43 ativos, 48 recuperados e 03 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Após rodada com 6 equipes brigando pelo G4, Baianão tem semifinais definidas; confira



A nona rodada do Campeonato Baiano que aconteceu este domingo (26), com cinco jogos simultâneos, definiu quem são as equipes que vão disputar as semifinais do torneio estadual. Bahia, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense e Jacuipense ocupam as quatro primeiras colocações da tabela, nesta ordem, e passaram para a próxima fase da competição. 

Com o Esquadrão de Aço vencendo o Fluminense de Feira, a vitória do Atlético sobre o Jacuipense, que tinha certa vantagem no G4, e a Juazeirense também saindo vitoriosa sobre o Bahia de Feira, o G4 acabou se mantendo com as mesmas equipes do resultado da rodada anterior. Até então, os seis primeiros colocados tinham chances de uma vaga nas semifinais já que a diferença de pontos entre o primeiro e o sexto colocado eram de apenas três pontos. 

Pela ordem de pontos corridos definidos neste domingo, o Bahia, líder da tabela, vai enfrentar o Leão do Sisal, quarto colocado, em jogos de ida e volta na semifinal. E o Carcará, na segunda colocação, joga contra o Cancão de Fogo, na terceira posição, também em duas disputas. As equipes que fizerem a melhor campanha nas semifinais são classificadas para a final do Baianão 2020. A equipe do Jacobina está rebaixada para a Série B desde o resultado da oitava rodada .

Confira tabela final da primeira etapa do Campeonato Baiano.
Foto: Divulgação / FBF
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55365-apos-rodada-com-6-equipes-brigando-pelo-g4-baianao-tem-semifinais-definidas-confira.html

Bahia vence o Flu de Feira e se classifica como líder para semifinais do Baianão



O Bahia está classificado para as semifinais do Campeonato Baiano. Sem dificuldades, o Tricolor bateu o Fluminense de Feira por 2 a 0 na tarde deste domingo (25), em Pituaçu, pela última fase de grupos do estadual.

Com 18 pontos, a equipe fechou a primeira fase como líder. O adversário da próxima fase será o Jacuipense.

A equipe volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (29), às 19h30, contra o Confiança, pela semifinal da Copa do Nordeste.

O JOGO

Marco Antônio abre o placar

Mais rápido e com maior controle da bola em relação ao jogo contra o Atlético, o Bahia não demorou a marcar o seu primeiro gol. Aos cinco minutos, depois de troca de passes, Marco Antônio recebeu um toque de Alesson na frente e completou com a perna direita, sem dar chance ao goleiro Márcio Greyck.

Marco Antônio faz mais um

A tarde era de Marco Antônio. Aos 14, ele balançou a rede de novo. Nino Paraíba foi acionado na direita e cruzou rasteiro para a área. Após um inteligente corta-luz de Saldanha, Marco completou de direita e surpreendeu o goleiro do Touro. Rede balançada e 2 a 0 no placar.

Ativo no setor ofensivo, o Bahia estava se mostrou insaciável. Com 27 minutos, após mais uma rápida troca de passes, Alesson recebeu próximo da entrada da área e mandou uma bomba para grande defesa de Greyck.

Aos 33, quase Marco Antônio marcou o terceiro. Ele recebeu passe de Saldanha e bateu forte. A bola bateu no travessão e pingou próxima da linha. Com 41, Daniel bateu da entrada da área, a bola desviou e quase morreu na rede.

Segundo tempo

Atrás do placar, o Fluminense de Feira começou o segundo tempo atacando o Bahia. Após uma falha dos jogadores tricolores, Reinaldo arriscou de fora da área e Mateus Claus defendeu no primeiro minuto. Aos seis minutos, depois de cobrança curta e cruzamento na área, Tabata cabeceou e a bola passou perto.

O Bahia partiu pra reação logo no minuto seguinte. Após jogada que começou na direita, a bola chegou a Alesson, que ajeitou e bateu rasteiro para boa defesa do goleiro do Touro. Aos onze minutos, o Tricolor perdeu uma boa chance. Depois de chute de Daniel e rebatida de Greyck, Alesson mandou por cima do gol.

Com seguidos erros na saída de bola, o Fluminense foi tentando aproveitar. Aos 34, Arnold roubou a bola, avançou e cruzou para defesa de Mateus Claus. Aos 39, foi a vez de Reinaldo bater de fora da área para ótima defesa de Claus.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Fluminense de Feira
Campeonato Baiano - 9ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 26/07/2020 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Moisés Ferreira Simão
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos e Marcus Vinícius Ferreira de Souza

Cartões amarelos: Jadson, Elton (Bahia)
Gols: Marco Antônio (duas vezes) (Bahia)

Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Wanderson, Ernando e Zeca; Elton (Edson), Jadson, Daniel, Marco Antônio (Jeferson Douglas) e Alesson (Alesson); Saldanha (Caíque). Técnico: Roger Machado.


Fluminense de Feira: Márcio Greyck; Nino, Tiago Leal (Java), Correia e Arnold; Edimar (Tabata), Macudinho (Tico), Reinaldo e Kleiton Domingues; Marcelo Nicácio (Gil Baiano) e Rafael.. Técnico: Beto Oliveira.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/24087-bahia-vence-o-flu-de-feira-e-se-classifica-como-lider-para-semifinais-do-baianao.html

Vitória empata com Doce Mel e está eliminado do Campeonato Baiano



O Vitória está eliminado do Campeonato Baiano. O Leão empatou em 2 a 2 com o Doce Mel na tarde deste domingo (26), no Joia da Princesa, em Feira de Santana, pela nona e última rodada da primeira fase. O time de Ipiaú chegou a ficar na frente no placar por duas vezes, com Maurício e Igor. Enquanto Alisson Farias marcou os dois gols do Rubro-Negro. Os quatro tentos saíram no primeiro tempo. 

O Leão termina sua participação no Baiano 2020 na quinta posição da tabela com 13 pontos. Em nove jogos disputados, o Rubro-Negro venceu três, empatou quatro e perdeu dois. A equipe marcou 13 gols e sofreu 12. Já o Doce Mel, ficou na nona colocação com oito pontos, sendo uma vitória, cinco empates e três derrotas. O ataque anotou 14 tentos e a defesa foi vazada 18 vezes.

O Vitória só volta a jogar no dia 8 de agosto, um sábado, às 19h, para enfrentar o Sampaio Corrêa, no Barradão, na estreia da Série B do Brasileiro.

O JOGO 
Precisando fazer o resultado para seguir no Baianão, o Leão partiu para cima da equipe de Ipiaú e logo aos três minutos de bola rolando chegou à meta do adversário. Mateusinho avanço pelo meio e tocou para Alisson Farias, que pegou mal. Na sobra, Mateusinho chutou para a defesa de Nilton. Dez minutos depois, o Rubro-Negro chegou novamente. Mateusinho recebeu passe de Matheus Tenório que cruzou para o meio da área. Alisson Farias chegou batendo para boa defesa de Nilton. Porém, o Doce Mel respondeu em seguida. Maurício aproveitou a falha do Leão, partiu sozinho pela esquerda, invadiu a área e bateu com perigo. A bola bateu na rede, mas pelo lado de fora do gol rubro-negro.

Aos 17, Nilton salvou o Doce Mel novamente. Mateusinho descolou lançamento para Matheus Tenório, que rolou para Eron na pequena área. O atacante finalizou de cavadinha, mas Nilton evitou que o placar fosse inaugurado.

Doce Mel abre o placar
Numa falha da defesa do Vitória, o Doce Mel abriu o placar no Joia da Princesa aos 27 minutos. Na disputa, Jean ficou com a bola e, na saída de César, tocou para Maurício que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. Doce Mel 1x0 Vitória


Leão empata
O Vitória empatou o jogo aos 32 minutos. Numa jogada pelo meio, Alisson Farias recebeu na entrada da área, dominou, invadiu e tocou na saída de Nilton deixando tudo igual em Feira de Santana. Doce Mel 1x1 Vitória


O Leão quase virou aos 34. Alisson Faria enfiou para Léo que cruzou. Guilherme Rend aproveitou e chutou forte, mas Nilton conseguiu fazer a defesa. Aos 44, foi a vez do time de Ipiaú. Bravo soltou a bomba da intermediária e obrigou César a fazer a defesa em dois tempos.

Doce Mel faz o segundo
Doce Mel fez o segundo já nos acréscimos do árbitro, aos 46. Maurício puxou o contra-ataque pela esquerda, ajeitou e bateu forte para a defesa de César. No rebote, Igor chutou e balançou as redes. Doce Mel 2x1 Vitória


Vitória deixa tudo igual novamente
Mas no apagar das luzes, o Leão deixou tudo igual aos 47. Alisson Farias recebeu na esquerda e chutou. A bola desviou na defesa e entrou no fundo do gol. Doce Mel 2x2 Vitória


Segundo tempo
O Vitória voltou dos vestiários com duas alterações. Guilherme Rend deu lugou a Romisson, enquanto Ruan Levine entrou no lugar de Matheus Tenório. Já o Doce Mel voltou com a mesma formação da etapa inicial. E quem tomou a primeira iniciativa foi o Leão. Mateusinho bateu colocado na entrada da área e a bola passou perto da meta de Nilton.

Aos oito minutos, Eron desperdiçou ótima chance de colocar o Leão na frente. Na bola sobrada, ele dominou na marca do pênalti, limpou o marcador, mas chutou em cima da marcação.

César salvou o Vitória aos 19 minutos. Mesmo sem ângulo, Bravo recebeu na ponta direita e chutou cruzado. O goleiro rubro-negro fez a defesa. Três minutos depois o Leão respondeu. Rafael Carioca cruzou, a zaga do Doce Mel afastou e a bola sobrou com Jonathan Bocão. Ele ajeitou e bateu, mas a bola desviou na marcação.

FICHA TÉCNICA
Doce Mel 2x2 Vitória
Campeonato Baiano – 9ª rodada
Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana
Data: 26/07/2020 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Edvalter Marinho (CBF-BA)
Assistentes: Marcos Welb Rocha de Amorim (CBF-BA) e Daniella Coutinho Pinto (CBF-BA)

Cartões amarelos: Joadson, Fabiano (Doce Mel) / Eron, Gabriel Furtado (Vitória)
Gols: Maurício, Igor (Doce Mel) / Alisson Farias, duas vezes (Vitória)

Doce Mel: Nilton; Igor, Helbert, Carlão e Henrique Santos; Mychel (Fabiano), Jean (Robinho), Joadson e Aleff (Adnael); Maurício (Binho) e Bravo (Cal). Técnico: Índio.

Vitória: César; Léo Morais (Jonathan Bocão), Gabriel Furtado (Maykon Douglas), John e Rafael Carioca; Guilherme Rend (Romisso), Fernando Neto (Figueiredo) e Tenório (Ruan Levine); Alisson Farias, Eron e Mateusinho. Técnico: Bruno Pivetti.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/22668-vitoria-empata-com-doce-mel-e-esta-eliminado-do-campeonato-baiano.html

Juazeirense se classifica para semifinal do Baianão e garante vaga na Série D de 2021



O Bahia de Feira e a Juazeirense se enfrentaram na Arena Cajueiro neste domingo (26) pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano e o Cancão de Fogo venceu o Tremendão por  3 a 1. Com o resultado, a Juazeirense se manteve no G4 e se classificou para as semifinais, além de conseguir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. 
O primeiro gol da partida aconteceu aos onze minutos do segundo tempo, marcado pelo zagueiro Wendell, abrindo o placar para o Canção. O segundo gol da equipe veio aos 39 com Nino Guerreiro e o Bahia de Feira diminuiu aos 45 com Deon. O placar final foi definido por Rodriguinho, aos 53 minutos com o terceiro gol do time. 

Com o fim da primeira fase do Baianão, a Juazeirense ficou na terceira colocação da tabela e vai enfrentar o Atlético de Alagoinhas, segundo colocado, nas semifinais. O Bahia de Feira terminou a primeira etapa do estadual na sexta posição.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55366-juazeirense-se-classifica-para-semifinal-do-baianao-e-garante-vaga-na-serie-d-de-2021.html

Atlético de Alagoinhas vence Jacuipense pelo Baianão; as duas equipes estão nas semifinais



A última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano aconteceu neste domingo (26) e o Atlético de Alagoinhas venceu o Jacuipense em 1 a 0. O jogo aconteceu no Barradão e o resultado garantiu para as equipes duas das vaga nas semifinais do estadual. 

Felipinho, lateral-esquerdo do Atlético foi quem garantiu a vitória da equipe, marcando o único gol da partida aos 21 minutos do segundo tempo. 

Com a partida válida pela nona rodada da competição, o Carcará ficou na segunda colocação e se classificou para as semifinais. A equipe joga contra a Juazeirense, terceiro colocado. O Jacuipense tinha vantagem na tabela e, mesmo com a derrota, ficou em quarto lugar e também se classificou para a próxima etapa do Baianão. O Leão do Sisal vai enfrentar o Bahia. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55367-atletico-de-alagoinhas-vence-jacuipense-pelo-baianao-as-duas-equipes-estao-nas-semifinais.html

Vacina tem sucesso contra mutação do coronavírus e deixa cura mais próxima

Uma candidata a vacina contra o coronavírus teve bons resultados contra a mutação mais comum do vírus – e pode deixar o desenvolvimento de uma cura mais próximo. De acordo com um novo estudo, o produto fabricado pela empresa de biotecnologia Moderna foi testado para a mutação D614G do vírus, presente em mais de 70% das infecções confirmadas no mundo. É também a cepa mais comum na Europa, chegando a 100% dos casos em alguns países.
A pesquisa foi liderada pelo professor Drew Weissman, da universidade de Pennsylvania, e divulgada no site Medrxiv.org, mas ainda não foi revisada por outros profissionais do ramo.
Essa mutação também se reproduz mais nas vias respiratórias e, assim, é mais transmissível de pessoa para pessoa. Como esse vírus possui uma estrutura que se conecta mais facilmente às células, também está mais suscetível ao ataque de anticorpos, descobriu a pesquisa. A pesquisa diz que, por ser mais transmissível, essa variedade do vírus também é mais suscetível a anticorpos.


Outro estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, descobriu que a cepa D614G adquiriu duas mutações adicionais, presentes nos Estados Unidos e na Europa. Quando essas duas variedades circulam na mesma região, as taxas de mortalidade aumentam.
Fonte: https://exame.com/ciencia/vacina-tem-sucesso-contra-mutacao-do-coronavirus-e-deixa-cura-mais-proxima/

UFRB divulga edital de Lista de Espera para vagas restantes do Sisu 2020.2

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou, na sexta-feira (24), o edital da lista de espera e cadastro seletivo para o preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2. Esses dois processos seletivos são independentes e permitem que os candidatos que se inscreveram no Sisu ingressem nos cursos de graduação da UFRB no segundo semestre letivo deste ano.

O resultado da Lista de Espera está programado para a próxima quarta-feira (29). Já a pré-matrícula será no período de 3 a 7 de agosto.

A instituição explica que, após a convocação dos candidatos da Lista de Espera, todos os demais candidatos relacionados nessa chamada, que não foram convocados para a pré-matrícula, deverão confirmar seu interesse em participar no Cadastro Seletivo no site de Processos Seletivos da universidade. Isso deve ser feito no período de 29 de julho a 9 de agosto, independentemente da classificação do candidato, para que ele possa continuar concorrendo às vagas restantes no curso que deseja. Por fim, o resultado do Cadastro Seletivo será divulgado no dia 20 de agosto.

Em caso de dúvida, a UFRB recomenda que o estudante procure o Núcleo de Gestão de Processos Seletivos no e-mail prosel@prograd.ufrb.edu.br. Confira o edital 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/21934-ufrb-divulga-edital-de-lista-de-espera-para-vagas-restantes-do-sisu-20202.html

Acabou a era dos disparos em massa na eleição, diz pesquisador



As eleições serão digitais, monotemáticas sobre pandemia e com menos renovação. Nada a ver com candidatos antipolítica, protagonistas das campanhas de 2018, que não devem ter fôlego para sustentar a narrativa de que são diferentes "de tudo o que está aí".

Pesquisador na George Washington University na área de políticas públicas, Maurício Moura faz essas e outras projeções para o pleito de 2020. O economista é fundador da Ideia Big Data, empresa de pesquisas e estratégia digital que já prestou serviços para candidatos no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Segundo ele, "acabou a era dos disparos massivos". A prática, que está no centro de quatro ações que podem cassar a chapa Jair Bolsonaro-Hamilton Mourão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não terá espaço este ano, apesar das campanhas massivamente digitais a que provavelmente assistiremos.

Nas eleições de 2018, reportagens do jornal Folha de S.Paulo revelaram indícios de um esquema de impulsionamento de mensagens financiado por empresários bolsonaristas contra o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad.

"Eu sinto que as plataformas de rede social no mundo estão muito pressionadas a conter fake news, a conter conteúdo de ódio, a cortar perfis falsos, muito diferente de 2016, 2018", afirma Moura.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/86458-acabou-a-era-dos-disparos-em-massa-na-eleicao-diz-pesquisador.html

Com erros de arbitragem, Bahia vence o Botafogo-PB e avança na Copa do Nordeste



O Bahia está classificado para a semifinal da Copa do Nordeste. Em um jogo marcado por erros de arbitragem, o Tricolor bateu o Botafogo-PB por 3 a 1 na noite deste sábado (25), em Pituaçu. Ronaldo, Rodriguinho e Fernandão marcaram para o Esquadrão de Aço, enquanto Rodrigo Andrade fez para os paraibanos.

A equipe do técnico Roger Machado volta a jogar pela competição na próxima quarta-feira (29), contra o Confiança. Os detalhes do jogo ainda serão divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O JOGO

O Esquadrão de Aço começou em cima do Belo. Aos oito minutos, Élber acionou Juninho Capixaba na esquerda, que serviu Fernandão na área. O camisa 20 errou a finalização e a bola sobrou com Rodriguinho, que mandou por cima da meta. Dois minutos depois, Élber arriscou de fora da área e a bola passou por cima.

Ronaldo abre o placar

O Bahia saiu na frente com um belo gol de Ronaldo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área para Ronaldo, que bateu colocado no campo de Felipe.

O Botafogo tentou aos 19. Em cobrança de falta, Everton Heleno chutou forte e a bola passou por cima. Aos 24, Mário Sérgio aproveitou sobra dentro da área do Bahia e chutou em cima do goleiro Anderson.

Na sequência, o Bahia teve tentativas com o zagueiro Juninho e Clayson, em cobrança de falta, mas não chegaram a causar dificuldades para o goleiro Felipe.

Segundo tempo
Rodriguinho amplia
Logo no início da segunda etapa, o Bahia chegou ao segundo gol. Aos dois minutos, Clayson tocou para Juninho Capixaba na esquerda e o lateral serviu Rodriguinho, que só teve o trabalho de colocar na rede.

Rodrigo Andrade diminui

Aos 13 minutos, Fred cobrou falta na trave e a sobra ficou com Rodrigo Andrade, que cabeceou para o gol. Aos 18, Kelvin recebeu lançamento e marcou o gol. No entanto, a arbitragem acusou impedimento.

Em lance irregular, Fernandão faz o terceiro do Bahia

O Bahia repôs a margem aos 24 minutos. No lance, Clayson chutou, a bola desviou e sobrou com Fernandão, que estava impedido. O gol foi validado para a revolta dos jogadores do Belo.  Aos 29, foi a vez do Bahia reclamar do juiz. Élber foi derrubado na área e o lance foi ignorado.

Aos 31, Rodriguinho quase fez outro gol após ficar com a sobra de uma cobrança de escanteio. 

O terceiro gol deu tranquilidade ao Bahia, que conseguiu administrar o jogo e garantir a classificação.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Botafogo-PB
Copa do Nordeste - Quartas de final
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 25/07/2020 (sábado)
Horário: 21h30
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Auxiliares: Ricardo Bezerra Chianca e Bruno Cesar Chaves Vieira (ambos de PE)

Cartão amarelo: Lohan, Mauro Fernandes, Mineiro (Botafogo-PB) / Alesson (Bahia)
Gols: Ronaldo, Rodriguinho e Fernandão (Bahia) / Rodrigo Andrade (Botafogo-PB)


Bahia: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio (Elton), Ronaldo, Rodriguinho (Daniel), Clayson (Marco Antônio) e Élber (Alesson); Fernandão (Saldanha). Técnico: Roger Machado.



Botafogo-PB: Felipe; Wellington Cézar, Fred, Luís Gustavo e Mário; Mineiro, Everton Heleno (Dico), Marcos Vinícius e Rodrigo Andrade; Cássio Gabriel (Kelvin) e Lohan (Mário Sérgio). Técnico: Mauro Fernandes.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/24081-com-erros-de-arbitragem-bahia-vence-o-botafogo-pb-e-avanca-na-copa-do-nordeste.html

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio acumula para R$ 6,6 milhões



O sorteio da Mega-Sena realizado na noite desse sábado (25) não registrou nenhum ganhador. Com isso, o prêmio acumulou para R$ 6,6 milhões.

As dezenas sorteadas foram 04, 24, 37, 43, 59 e 60. Quarenta e uma apostas marcaram a Quina, com prêmio de R$ 39.429,16 para cada. Outras 2.615 acertaram a Quadra, cujo prêmio será de R$ 883,14 para cada uma.

Quem quiser tentar completar a Sena mais uma vez tem até às 19h da próxima quarta-feira (29) para apostar na sorte. Para isso, basta registrar uma aposta mínima no valor de R$ 4,50 em qualquer casa lotérica credenciada pelo Caixa Econômica Federal, através do portal Loterias Online ou no aplicativo do banco, no caso dos correntistas.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251093-ninguem-acerta-mega-sena-e-premio-acumula-para-r-66-milhoes.html

Busca por divórcio na internet sobe, mas registros caem na pandemia



Números de todos os cartórios do país mostram que as separações despencaram nos meses de quarentena no Brasil, mas já começam a subir. Enquanto isso, a busca por informações na internet sobre como se separar tiveram um salto no período.

Os divórcios feitos extrajudicialmente, que não envolvem discussões sobre filhos nem bens e representam um quinto do total, caíram de 24 mil entre março e junho do ano passado para 16 mil no mesmo período deste ano (-32%).

Quando se observa os números de cada mês, porém, é possível ver que uma tendência contrária se aproxima. À medida que o isolamento social foi se afrouxando e os cartórios foram retomando os atendimentos, os registros voltaram a crescer, fazendo com que em junho as separações de 2020 ultrapassassem as de 2019.

O mesmo movimento acontece com os casamentos e uniões estáveis, mas ambos sofreram uma redução ainda maior com relação ao ano passado (o primeiro caiu 48% e o segundo, 39%) e continuam mais longe de atingir o nível mensal normal. Os dados incluem relacionamentos homoafetivos.

"O confinamento causou um represamento dos atos jurídicos em geral nesse período. É muito provável que agora haja um aumento de divórcios e casamentos", diz Ubiratan Guimarães, diretor do Colégio Notarial do Brasil, que reuniu os dados junto à Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) a pedido da reportagem.

Foi o que ocorreu em algumas cidades da China em março, quando a crise estava terminando por lá e só começando por aqui. A imprensa internacional noticiou na época que o município de Xian, por exemplo, teve alta procura por divórcios, o que causou apreensão em outros países.

"Essa notícia abalou alguns casais do mundo inteiro, que ficaram com medo de serem contaminados pelo vírus da separação, ou da aproximação", opina a psicanalista Lúcia Moret, que trabalha com casais e é membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio.

Assim como muitos, Pedro (o nome foi trocado a pedido) viu a quarentena apenas confirmar que o relacionamento já não ia bem. Ele e a esposa se separaram fisicamente em fevereiro, mas com o início do isolamento resolveram tentar de novo, pelos filhos de 8 meses e 4 anos.

Um mês depois, a desconfiança de uma traição virou exponencial e ficou difícil até se concentrar com o celular dela vibrando durante o duplo home office. Ele não teve problemas para montar um novo apartamento e recomeçar a vida de solteiro depois de 15 anos, mas para outras pessoas esse é um empecilho que pode ter ajudado a puxar o número de divórcios para baixo nos últimos meses.

"Muita gente não tinha para onde ir. Como ia achar um novo lugar para morar no auge da pandemia?", lembra Natalia Imparato, advogada especialista em família e sucessões, que aponta também que os fóruns fecharam e os cartórios funcionaram com restrições no período.

Segundo ela, a busca por seu trabalho aumentou muito durante o mês de julho.

"Tenho sido muito procurada para revisão de guarda e ajustes. As pessoas estão revendo os acordos que fizeram em outras situações. E sempre que tem crise econômica os divórcios tendem a aumentar", afirma.

Os dados do Google são outro indicador de que pode haver um "boom" de separações em breve. Buscas relacionadas à palavra divórcio dispararam nos últimos 90 dias, em relação aos 90 dias anteriores (a empresa não divulga números absolutos).

"Divórcio online gratuito" cresceu mais de 5.000% e "divórcio online", 1.100% -- apesar disso, Imparato reforça que é essencial procurar um advogado. Até "divórcio energético" aparece entre as maiores altas nos últimos 30 dias, na esperança de limpar energias de relacionamentos do passado.

Para Ubiratan Guimarães, do Colégio Notarial do Brasil, também contribuiu para o aumento em junho, e deve seguir contribuindo nos próximos meses, o lançamento recente de uma plataforma que permite a realização virtual de procurações e atos notariais (divórcios consensuais, inventários, partilhas, compras, vendas e doações).

"O surgimento do e-Notariado trouxe uma desburocratização muito grande. Nele, os atos são feitos pelos tabeliães de notas de todo o Brasil por videoconferência, e as pessoas assinam com um certificado digital, que é emitido gratuitamente", explica.

Enquanto o site não era lançado, muitos cartórios tiveram que dar seu jeito durante a pandemia. O 15º Ofício de Notas na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, por exemplo, criou um serviço de drive-thru em que os funcionários vão até a janela dos carros.

A unidade viu os registros de união estável crescerem de 101, em abril e maio do ano passado, para 153 neste ano. Grande parte buscava incluir o companheiro no plano de saúde, com medo do coronavírus, e outros quiseram simplificar o casamento e adiar a cerimônia, segundo uma tabeliã.

Foi o caso do designer Sandro Bueno e da publicitária Helena Seixo, juntos há quase oito anos. "Não temos certeza do 'estável', mas temos a certeza da 'união'", brinca Helena.

Para a psicanalista Lúcia Moret, a pandemia trouxe vários arranjos dentro dos relacionamentos, e também um lado bom. "Temos que considerar a singularidade de cada caso", pondera.

"Tenho casais que cada um ficou em um país, com medo dessa relação intensa, e casais separados que resolveram ficar juntos pra poder cuidar dos filhos. Houve ainda os que conversaram e procuraram a ajuda de um psicanalista, e também alguns que estavam a ponto de se separar, e agora estão formalizando a relação e pensando em filhos", diz.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/86459-busca-por-divorcio-na-internet-sobe-mas-registros-caem-na-pandemia.html