sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Escócia diz 'não' à independência


EDIMBURGO, 19 Set 2014 (AFP) - O Escócia rejeitou a independência do Reino Unido no referendo realizado na quinta-feira, com a vitória do "não" por mais de 55% dos votos, informou na madrugada desta sexta a rede BBC, baseada na apuração de 31 das 32 seções eleitorais.

O "não" obteve 1.914.187 votos, ultrapassando os 1.852.828 votos necessários para se vencer o referendo, com a proposta de independência sendo rejeitada por 55,42% dos eleitores.

O líder separatista, Alex Salmond, reconheceu a derrota: "a Escócia decidiu que este não é o momento de ser um país independente".

Salmond agradeceu Glasgow e todos "os escoceses por este apoio incrível". O "sim" venceu por boa margem em Glasgow.

A vice-primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, admitiu que "há uma real decepção com o fato de que não conseguimos a vitória, por pouco", neste histórico referendo celebrado pelos escoceses.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, falou "com Alistair Darling (líder da campanha do "não") para felicitá-lo pelo bom trabalho".

A apuração foi retardada devido ao alto índice de participação, em torno de 84%, exceto por algumas exceções, como em Glasgow, onde a participação foi de 75%.

Michael Gove, ministro da Educação e um dos membros do gabinete britânico mais próximos a David Cameron, disse: "o Reino Unido está salvo".

No total, 4.285.323 eleitores estavam habilitados: todos os residentes legais na Escócia - britânicos ou não - com idades acima de 16 anos. Os escoceses que vivem no exterior não puderam votar.

Os eleitores responderam à pergunta: "Escócia deve se tornar um país independente?"

A aposta dos investidores na vitória do "não" colocou nesta sexta a libra esterlina em seu nível mais elevado em relação ao euro nos últimos dois anos no mercado de Tóquio.

O euro valia 78,09 pence na manhã desta sexta em Tóquio, seu nível mais baixo desde julho de 2012. Na quinta-feira, a moeda da União Europeia havia fechado a 78,82 pence em Nova York.

A libra também subia em relação à moeda americana, a 1,6522 dólar nesta manhã em Tóquio, contra 1,6389 em Nova York e 1,6227 dólar na Ásia na quinta-feira.

A moeda britânica era negociada a 180,69 ienes, seu maior valor em quase seis anos.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2014/09/19/escocia-diz-nao-a-independencia.htm

Eleições Bahia: candidatos participam de debate em emissora de rádio nesta sexta

Todos os candidatos ao governo do estado da Bahia participam do debate que será promovido pela Rádio Sociedade da Bahia nesta sexta-feira (19) pela manhã. Além disso, Marcos Mendes (PSOL) assina  carta compromisso sobre participação social do marco regulatório da relação Estado e sociedade civil,  organizado pela  ABONG, e a plataforma de proteção aos animais  da Bahia à tarde, antes de participar da defesa de doutorado de Márcio Paim no Instituto de Geociências da UFBA; Rogério Da Luz (PRTB) se reúne com a sua equipe de campanha de tarde; Lídice da Mata (PSB) faz Caminhada e panfletagem no Alto do Coqueirinho de tarde. Renata Mallet (PSTU) se reúne com apoiadores de campanha pela tarde; Paulo Souto (DEM) vai a Saubara, onde faz carreata, e depois, visita Santo Amaro e São Sebastião do Passé. À noite, participa de atividade política na Região Metropolitana; e Rui Costa (PT) faz caravana em Correntina, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, além de um comício em Bom Jesus da Lapa.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160542-eleicoes-bahia-candidatos-participam-de-debate-em-emissora-de-radio-nesta-sexta.html

Planeta pode ter 11 bi de habitantes em 2100, diz estudo

Ao contrário do que previam os especialistas em demografia, a população mundial deverá crescer sem parar até o fim do século 21. Com a aplicação de ferramentas estatísticas sofisticadas, um novo estudo indica que o planeta tem alta probabilidade de chegar ao ano de 2100 com 11 bilhões de habitantes - dois bilhões a mais do que as estimativas anteriores. De acordo com a pesquisa, publicada nesta quinta-feira (18) na revista Science, a maior parte da explosão populacional ocorrerá na África, que poderá quadruplicar sua população e chegar ao fim do século com 4 bilhões de pessoas. 

O estudo também prevê que, em 2100, a população do Brasil estará mais envelhecida que a população atual do Japão. Originalmente, esperava-se que a população do planeta - com 7,2 bilhões de habitantes atualmente - atingiria um pico de 9 bilhões em 2050, para depois se estabilizar, ou até mesmo declinar. Mas o novo estudo coordenado pela Universidade de Washington e pela Organização das Nações Unidas (ONU), revela uma probabilidade de 80% de que a população mundial aumente para um número entre 9,6 e 12,3 bilhões de habitantes até 2100. De acordo com um dos autores do estudo, Adrian Raftery, da Universidade de Washington, o artigo analisa os dados mais recentes da ONU sobre população mundial, publicados em julho. "Aquele foi o primeiro relatório populacional oficial da ONU a empregar a metodologia conhecida como probabilidade bayesiana, que combina todo tipo de informação disponível para gerar previsões com margens de erro muito menores", disse Raftery. 

Segundo Raftery, antes os relatórios se baseavam em cenários, que não permitiam considerar tantas nuances. "Sem considerar probabilidades, os cenários tinham 50% de chance de levar a conclusões erradas. Usando inferências estatísticas, pudemos estreitar a gama de resultados possíveis - o que será útil para a discussão de políticas públicas", explicou. O estudo indica uma probabilidade de 70% de que a população mundial não se estabilize neste século. "Isso coloca a questão populacional de volta como prioridade na agenda internacional", declarou. A população da América do Sul deverá chegar a 467 milhões de habitantes em 2100, de acordo com o estudo. 

No conjunto da América Latina e Caribe, a previsão é de 736 milhões de habitantes até o fim do século. Outro aspecto considerado no estudo foi o provável nível de envelhecimento da população em diferentes países. A medida usada para isso é a taxa PSR (Potential Support Ratio), que consiste na razão entre a população economicamente ativa - de 20 a 64 anos - e o número de pessoas com mais de 65 anos. Quanto mais baixa a taxa PSR, mais envelhecida a população. O estudo prevê que a população brasileira, em 2100, estará mais envelhecida que a população atual do Japão. A taxa PSR do Brasil, que atualmente é de 8,6, cairá até o fim do século para 1,5. Atualmente, a taxa PSR mais baixa do mundo é a japonesa, com 2,6. De acordo com o artigo, o único país que terá taxa PSR acima de 3 no fim do século é a Nigéria, que passará do índice atual de 15,8 para 5,4.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/52931-planeta-pode-ter-11-bi-de-habitantes-em-2100-diz-estudo.html

Datafolha: Dilma amplia vantagem sobre Marina, mas empata tecnicamente no 2º turno

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) aponta maior vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, em relação à adversária Marina Silva (PSB). Desde a entrada da socialista na disputa eleitoral, é a primeira vez que a petista está sete pontos percentuais à frente. Dilma pontuou com 37%, Marina, 30% e Aécio, 17%. Pastor Everaldo, Luciana Genro e Eduardo Jorge alcançaram 1%. Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) somados chegam a 1%. Branco e nulo foram 6%; não sabem, 7%. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 10, Dilma tinha 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%. O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39%. O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB. O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nesta quarta (17) e quinta-feira (18). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160546-datafolha-dilma-amplia-vantagem-sobre-marina-mas-empata-tecnicamente-no-2-turno.html

Brasil reduz índice de trabalho infantil em 12,3%

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) indicou queda de 12,3% no número de trabalhadores entre os cinco e 17 anos de idade entre 2012 e 2013, a partir de dados do Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (18). Após a saída de 438 mil crianças e adolescentes nesta condição, restam ainda 3,1 milhões de trabalhadores menores de idade. Os adolescentes de 14 a 17 anos de idade eram maioria (2,6 milhões) dos empregados menores. Cerca de 486 mil crianças de 5 a 13 anos estavam em situação de trabalho infantil, 15,5% dos ocupados de 5 a 17 anos de idade. Deste total, 58 mil tinham de 5 a 9 anos de idade, e 428 mil de 10 a 13 anos de idade. A maioria dos casos de trabalho infantil foi encontrada nas regiões Norte e Nordeste, onde chegavam a 24,9% e 21,4% da força de trabalho. O Norte foi a região em que houve maior saída de crianças e adolescentes (de 9,6% para 8,2%), acompanhado do Sul (de 10,4% para 9,1%). As informações são da Agência Brasil. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160511-brasil-reduz-indice-de-trabalho-infantil-em-12-3.html

Manifestantes picham fachada da Globo em protesto contra 'Sexo e as Negas'

Um protesto foi realizado em frente aos estúdios da Rede Globo, na terça-feira (16), contra a exibição de "Sexo e as Negas", seriado crado por Miguel Falabella. "Pro racismo acabar, a Globo vamos escrachar. E se as pretas se unir, 'Sexo e as Negas' vai cair", gritavam as pessoas. De acordo com uma das militantes e ativista do Levante Popular da Juventude de São Paulo, a emissora contribui com a manutenção do racismo no Brasil. “A gente veio dizer que ‘Sexo e as Nêga’ não nos representa. Não representa porque as mulheres negras têm outro destino que não só a sexualização do seu corpo; e que as mulheres negras se organizam e dizem não para uma tentativa machista e racista da Rede Globo de mais uma vez contribuir com um estereótipo que é dado à mulher negra no Brasil”, disse ao Diário de S. Paulo. A Globo afirmou à Folha de S. Paulo que foi "um ato isolado de um grupo de 60 manifestantes que naquele momento não tinha conhecimento do conteúdo da obra". O grupo que protestava ainda pixou a fachada da emissora com a palavra "racista". Os manifestantes publicaram um vídeo sobre o ato:

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/18669-manifestantes-picham-fachada-da-globo-em-protesto-contra-039-sexo-e-as-negas-039.html

Pnad 2013: 85,3% das casas tem água encanada; 64% tem coleta de esgoto

O número de domicílios com acesso à rede de fornecimento de água teve pouca alteração em 2013, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) 2013, realizada pelo IBGE: 55,6 milhões de residências são atendidas pelo abastecimento, o que equivale a 85,3% das casas. Em 2012, o percentual foi o mesmo. Em relação ao início da década, o aumento foi de quatro pontos porcentuais, já que em 2001, o índice foi de 81%. Entre os serviços básicos, o esgotamento sanitário foi o que mais cresceu, apesar de ser o que tem a menor cobertura:  42 milhões de residências (64%) integram a rede coletora de esgoto. Em 2001, 42% dos lares tinham o esgoto coletado. Em oposição aos serviços básicos, 92% das casas possuem telefone, 34 pontos percentuais a mais que 2001. No caso do telefone celular, 75% da população com 10 anos ou mais possuem o bem e 53% das casas possuem apenas telefone celular. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160521-pnad-2013-85-3-das-casas-tem-agua-encanada-64-tem-coleta-de-esgoto.html