quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Inhambupe sedia reunião da DIREX


Aconteceu na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Câmara de Vereadores uma reunião da Direção Executiva – DIREX, órgão ligado ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER/LN) com os municípios que compõe o território do Litoral Norte e Agreste Baiano, com objetivo de mobilizar os municípios do polo ll que ainda não formaram a COMUST’S (Coordenação Municipais para Sustentabilidade Territorial), entidade formada por representantes da sociedade civil e poder público eleitos. O polo ll é composto dos seguintes municípios: Aporá, Crisópolis, Inhambupe, Itapicuru, Olindina e Sátiros Dias. Destes, apenas Crisópolis, Itapicuru e Sátiros Dias não possuem COMUST.
Segundo a Diretora Executiva da DIREX, Andrea Castro, os objetivos da reunião foram alcançados, com agendamento de reuniões para o mês de setembro nos municípios que ainda não possuem as COMUST’S formadas. “ O momento é de integração, conseguimos agendar essas reuniões nos municípios para criação dessas coordenações e com isso esperamos cada vez mais fortalecer nosso território e consequentemente nossa região”, afirmou ela.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Geilson, ressaltou que tanto o poder público como a sociedade civil estão engajados em busca de um desenvolvimento sustentável de forma integrada conforme a realidade territorial. “ Nossa administração compreende que política se faz mediante controle social, para que seja de forma democrática, apoiando e acreditando em um desenvolvimento sustentável através do Conselho Municipal Sustentável (CMDS), da COMUST, CODETER e outras organizações”, disse ele Acrescentando que “ Atualmente, ele representa o município no colegiado territorial e assim estar juntamente com a representação da sociedade civil em defesa de um desenvolvimento territorial municipal”.

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Projeto Eleitor do Futuro será lançado hoje em Inhambupe.


Será lançado hoje (31) a partir da 9h30 no auditório da Câmara Municipal, o projeto Eleitor do Futuro pelo Tribunal Eleitoral da Bahia – TER-BA em parceria com a prefeitura de Inhambupe através da secretaria de Educação e Cultura com objetivo de desenvolver ações nas escolas durante o ano de 2017.
Segundo a secretaria de Educação Genaide Azevedo, o projeto tem o objetivo de promover a cidadania e estimular a conscientização política de crianças e adolescentes, preparando para o exercício do voto consciente. “ Educar para cidadania é ensinar a fazer escolhas e despertar para as consciências dos direitos e deveres como participação político-eleitoral que vai além do ato do voto e esse projeto é importante para que haja compreensão e envolvimento no processo eleitoral como um todo”, afirmou ela.

O Projeto Eleitor do Futuro na Bahia é desenvolvido através das atividades como visita dos estudantes à sede do TER-BA, com palestras, projeção de vídeos, simulação de votação em urna eletrônica, distribuição de cartilha educativa, promoção de concursos, além de visitas da equipe do TER-BA nas instituições de ensino, ONGS, bem como participação em projetos sociais.
Na Bahia o projeto Eleitor do Futuro, foi implantado pelo Tribunal Eleitoral, por meio das Resoluções Administrativas nº 06/2002, nº 05/2003, e nº 07/2004, sob a coordenação da coordenação da corregedoria Regional Eleitoral, estando, atualmente, vinculado à Escola Judiciária Eleitoral da Bahia.

Em Inhambupe o projeto acontecerá nas escolas da sede Luís Coelho, Sátiros Dias, John Kennedy e na zona rural na Escola Municipal da Lagoa e na Escola Municipal Arlinda dos Anjos em Baixa Grande.

Fonte: ASCOM de Inhambupe