quinta-feira, 1 de julho de 2021

Feira: Estudando 6 horas por dia em casa sem energia elétrica, jovem é aprovado em medicina


 O estudante , Matheus de Araújo Moreira Silva, 25 anos,  morador de Feira de Santana, no Portal do Sertão, foi aprovado em medicina  Universidade Federal do Recôncavo baiano (UFRB). A primeira vista, o que parece uma simples aprovação, quando vista a fundo, demonstra a determinação do jovem que estudava sem energia elétrica e com poucos materiais de ensino para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


No exame de 2020 ele conquistou 980 pontos na redação e conseguiu se sair bem nas outras disciplinas resultando na  aprovação que ele busca há quatro anos. Em entrevista ao portal G1, o jovem, que será o primeiro médico da família e da comunidade quilombola da qual faz parte, comemorou a vitória. “Minha família e minha comunidade quilombola de Antônio Cardoso (cidade onde nasceu) estão super felizes, porque é o primeiro médico da família, então eles estão em êxtase, em festa, por isso tudo, porque eles viram o meu esforço durante esse período todo. Estão muito, muito alegres”, disse.

O universitário contou que desde 2013, ano em que concluiu o ensino médio, sonhava em cursar medicina, mas  achou que seria impossível por conta das adversidades financeiras. Dividindo a casa com os pais e mais quatro irmãos, sem conseguir se concentrar nos estudos,  Matheus passou estudar na biblioteca da cidade. Mas com a chegada da pandemia, veio o fechamento do espaço. 

Foi aí que, em julho do ano passado, uma amiga do rapaz lhe ofereceu  uma casa simples e sem uso para que ele pudesse estudar. Sem energia elétrica o vestibulando teve que se adaptar mais uma vez e assinou um pacote de internet pelo celular para ter acesso aos conteúdos online.  

Ainda em entrevista ao G1, Matheus contou que estudava sozinho, diariamente, uma média de seis horas. O esforço deu resultado. Aprovado na UFRB, Matheus assistiu as  primeiras aulas nesta segunda-feira (28), ainda no modelo de ensino remoto. "Você tem que acreditar nos seus sonhos, porque se você não acreditar, ninguém vai acreditar. Tem uma frase que sempre utilizo: a educação modifica vidas, assim como Jesus modifica o nosso interior. Focar, acreditar e ter fé, que em algum momento, a vitória vai chegar", acredita. 

Por meio de uma vaquinha virtual, o jovem universitário espera conseguir a quantia necessária para os primeiros gastos de início de curso e para conseguir se organizar na nova cidade que irá morar quando as aulas voltarem ao ensino presencial. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/26125-feira-estudando-6-horas-por-dia-em-casa-sem-energia-eletrica-jovem-e-aprovado-em-medicina.html

Pix terá funcionalidade 'offline' em breve, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou nesta quarta-feira (30) que está em desenvolvimento uma funcionalidade offline para que as transações via Pix possam ser feitas mesmo em locais que estejam sem conexão com a internet. A tecnologia será disponibilizada "em breve", afirmou ele.

 

Segundo o presidente do BC, há três alternativas em estudo, sendo que a considerada mais segura até o momento é a utilização de um cartão por aproximação que poderá ser carregado pelo usuário. “Vai funcionar como um cartão de ônibus, com uma tecnologia supersegura", afirmou, durante um seminário sobre moedas digitais promovido pela banca Mattos Filhos Advogados, de acordo com a Agência Brasil. 

 

"Você vai poder usar o cartão no mundo offline e, quando voltar para o mundo online vai poder transferir seu saldo de volta", explicou Campos Neto. Ele destacou o alcance do Pix e apresentou dados que mostram que a nova forma de transferir dinheiro já é utilizada em 60% das transferências no Brasil.

 

O Pix é um sistema lançado no ano passado pelo Banco Central que permite pagamentos e transferências instantâneas 24 horas, nos sete dias da semana, entre pessoas físicas e jurídicas, por meio de uma chave simples atribuída a cada conta bancária. Tal chave pode ser um número de telefone, CPF ou CNPJ, por exemplo.

 

Segundo o presidente da instituição financeira, até o momento foram cadastradas mais de 125 milhões de chaves.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/260129-pix-tera-funcionalidade-offline-em-breve-diz-presidente-do-bc.html