quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Alagoinhas: SI da 2ª Corpin desarticula quadrilha, acusada de homicídio na sexta passada em Inhambupe

A equipe comandada pelo DR Jobson Lucas, desde o dia de ontem estava mantendo em sigilo uma operação, no intuito de desarticular uma quadrilha a qual estaria vindo a Alagoinhas para pegarem informações a respeito de um estabelecimento comercial o qual seria assaltado. No ínterim destas investigações, a quadrilha investigada tinha praticado um homicídio na cidade de Inhambupe na última sexta feira dia 19, onde foi executado a queima roupa o senhor Carmelito Caetano da Silva de 69 anos, o qual foi atingido no rosto por disparo de arma de fogo. O Si de Alagoinhas montou campana nas estada de terra nova e e da Br 101, onde por volta das 9:40 um Fiat Siena Azul placa JPR 3762 licença de Simões Filho foi interceptado nas imediações do trevo de boa união com 04 pessoas a bordo.
São eles: (Foto acima direita para a esquerda)
Anatálio Araújo de Souza de 56 anos
Jouilson Ventura dos santos de 26 anos
Gabriel Nascimento de Oliveira 24 anos
Alan Silva Peres de 25 anos
Todos são de Simões Filho. Anatálio contratou Jouilson para tirar a vida de seu Carmelito em Inhambupe. Anatálio tinha uma desavença com seu Carmelito no passado e resolveu tirar sua vida. O crime foi executado por Jouilson com a participação de Alan. No momento em que foram detidos, o celular de um deles começou a receber ligações do contato em Alagoinhas, onde foi atendido e marcado lugar para se encontrarem. Assim foi feito, só que a polícia foi junto e deu voz de prisão em Luciano de Jesus Santos de 35 anos, conhecido como Miranda. Todos serão autuados por formação de quadrilha. Quanto a Ivan, Anatálio e Jouilson responderam também pelo homicídio de Inhambupe. Participaram da operação cerca de 13 Policiais.
(Redação / Polícia Civil)

Fonte: http://www.aragaonoticias.com.br/noticias/quadrilha-inhambupe.php

'Muito estranho', diz Nilo, sobre diferença entre intenções de voto para Souto no Ibope e Babesp

Após a divulgação, nesta quarta-feira (24) da última pesquisa Ibope/TV Bahia para a disputa pelo governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, comparou os resultados com aqueles obtidos pelo levantamento do Babesp, contratado por ele e anunciados nesta terça (23). Nilo apontou a diferença de 6 pontos percentuais entre as intenções de voto alcançadas por Paulo Souto (DEM) no Ibope (43%) e pelo Babesp (37%). “Eu acho muito estranho que só Paulo Souto aparece bem mais acima, em relação aos outros”, afirmou o deputado. Para os outros postulantes a governador, a distância é menor: Rui Costa (PT) tem 28% no Babesp e 27% no Ibope; Lídice da Mata (PSB) tem 9% no Babesp e 7% de Ibope. Marcos Mendes (Psol) e Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) pontuaram ambos com 1%, nas duas pesquisas. Quanto à avaliação do governo Jaques Wagner, os percentuais também oscilam pouco. Pelos dois levantamentos, 29% consideram a gestão ótima ou boa e 26% julgam-na ruim ou péssima. Entre os que avaliam o governo como regular, o Babesp aponta 39% dos entrevistados, contra 41% do Ibope. “A Babesp faz a pesquisa em 85 municípios e o Ibope fazia em 51, e agora resolveram fazer em 85”, observou.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160811-039-muito-estranho-039-diz-nilo-sobre-diferenca-entre-intencoes-de-voto-para-souto-no-ibope-e-babes.html

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 43%, Rui, 27%; Lídice, 7%

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (24), Paulo Souto (DEM), continua na liderança na disputa ao cargo de governador do estado com 43% das intenções de voto, uma leve queda em relação à pesquisa passada, quando tinha 46%. Em seguida aparece Rui Costa (PT), que subiu para 27%. Lídice da Mata (PSB) tem 7%. Renata Mallet (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL) obtiveram 1% cada um. Da Luz (PRTB) que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos são de 10% e os indecisos, em 11%. Paulo Souto tem o maior índice de rejeição, com 26%, seguido por Rui Costa, com 23%. Lídice aparece com 22%, enquanto que Da Luz tem 21%. Renata Mallet e Marcos Mendes tem 15% e 14%, respectivamente. 11% não rejeitaram nenhum dos candidatos e 21% não souberam ou não opinaram.O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa e os resultados são favoráveis à Souto, que tem 46%. Rui Costa tem 31%, brancos e nulos, 11%, e os que não sabem ou não responderam são 12%. Além disso, o levantamento indicou que 4% do eleitorado considera o governo de Jaques Wagner como ótimo, enquanto que para 25% é bom. 41% creditam como regular, 12% como ruim e outros 14% como péssimo. 3% não souberam ou não opinaram. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160807-pesquisa-ibope-tv-bahia-souto-43-rui-27-lidice-7.html

Geddel e Otto têm empate técnico para Senado, aponta pesquisa Ibope/ TV Bahia

Dados da nova pesquisa Ibope/ TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (24) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. Geddel Vieira Lima (PMDB) mantém a liderança com 33%, seguido por Otto Alencar (PSD) com 29%. Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160808-geddel-e-otto-tem-empate-tecnico-para-senado-aponta-pesquisa-ibope-tv-bahia.html

'Coincidentemente', governo e oposição fazem campanha em Feira de Santana

As intenções de voto da “Princesinha do Sertão” serão disputadas por chapas adversárias na eleição para o governo do estado nesta quinta-feira (25). Pela manhã, Rui Costa (PT) faz passeata a partir das 10h pelo centro de Feira de Santana acompanhado da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, do governador Jaques Wagner e do candidato ao Senado Otto Alencar (PSD). A programação foi anunciada na terça (23). Por coincidência ou não, os oposicionistas irão para a cidade no mesmo dia, só que à tarde. A agenda de Paulo Souto (DEM) prevê que o postulante faça uma carreata com saída da Avenida Getúlio Vargas, a partir das 15h. Por sorte ou não, é improvável que os adversários se encontrem ou que seus respectivos eventos entrem em choque de horários.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160812-039-coincidentemente-039-governo-e-oposicao-fazem-campanha-em-feira-de-santana.html

TCM determina multa de R$ 20 mil a prefeito de Sítio do Quinto por irregularidades em licitações

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou nesta quarta-feira (24) o pagamento de R$ 20 mil em multa para o prefeito de Sítio do Quinto, no norte baiano, Cleigivaldo Santa Rosa, pela prática de irregularidades em processos licitatórios no exercício de 2013. O conselheiro José Alfredo Dias, relator do processo, ordenou também representação contra o pedetista no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Santa Rosa poderá recorrer da decisão. Ele foi preso em maio deste ano pela Polícia Federal durante a Operação 13 de Maio, que desarticulou uma quadrilha composta por 153 funcionários públicos, dos quais 18 eram agentes políticos, que mantinham um esquema de desvio de recursos por meio da contratação de empresas de fachada. Em uma das duas denúncias apresentadas ao TCM feitas pelo vereador Carleon Oliveira de Souza, o Carlé do Sindicato (PSC), são apontadas irregularidades em três licitações para a aquisição de alimentos que beneficiaram a empresa Maria Clara Ltda.. Os produtos não foram fornecidos ao município. A segunda acusação feita por Carlé diz respeito à irregularidades em 29 certames, na modalidade carta convite, que foram vencidos sucessivamente pelo Posto Nilo Derivados de Petróleo Ltda. De acordo com o edil, a empresa ganha os contratos mediante fraude, porque as mesmas empresas recebem o convite. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160801-tcm-determina-multa-de-r-20-mil-a-prefeito-de-sitio-do-quinto-por-irregularidades-em-licitacoes.html

Agenda dos candidatos: Entrevistas, debate e caruru integram programação

A agenda dos candidatos ao governo do Estado irá, nesta quarta-feira, de entrevistas e debates até a participação em caruru dedicado a São Cosme e São Damião. Lídice da Mata (PSB) viaja a Irecê às 7h, onde participa de caminhada às 11h e concede entrevista à rádio Recôncavo às 13h. 

Mais tarde, às 19h, a caminhada será em Camaçari. Marcos Mendes (PSOL) passa a manhã em reunião com equipe de campanha. À tarde, concede entrevista à rádio Ouro Negro, de Catu, entre as 14h20 e as 13h40. Entre as 15h e as 17h, participa de debate na Associação dos Economiários e Aposentados da Caixa Econômica Federal. À noite, dá entrevista à Rádio Ubatã FM 91,9, das 18h20 as 18h40. Mais tarde, participa de caruru de Cosme e Damião, no Centro Caboclo Sutão Das Matas, em Pernambués. Paulo Souto (DEM) faz carreata às 10h em Vitória da Conquista. 

Às 14h, visita Belmonte. Às 17h, a carreata será em Santa Cruz de Cabrália. A programação será encerrada com comício em Porto Seguro, a partir das 20 h. Renata Mallet (PSTU) se reúne à tarde com coordenadores de campanha. À noite, participa de encontro com apoiadores de sua candidatura. Rogério Tadeu Da Luz recebe a Associação de Gestores Governamentais da Bahia em seu comitê para entrevista na manhã desta quarta. Durante a tarde, grava programa eleitoral. Rui Costa tem gravação de programa eleitoral às 9h. Mais tarde, a partir das 14h, faz carreatas em Tapiramuta, Piritiba e Miguel Calmon. O petista fecha o dia com comício em Jacobina, às 20h.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160759-agenda-dos-candidatos-entrevistas-debate-e-caruru-integram-programacao.html

Ilha do Pacífico quer comprar terras no exterior para compensar elevação do nível do mar

Atol Tarawa, em Kiribati, em foto aérea de março de 2004

O presidente da ilha-Estado de Kiribati, no Oceano Pacífico, é a favor da aquisição de terras no exterior para garantir o estoque de alimentos e talvez um futuro lar se o crescente nível dos mares alagar atóis em áreas baixas -- e já fez uma compra em Fiji.
Anote Tong falou na Noruega, onde fez uma parada para ver o derretimento do gelo do Ártico, que eleva o nível dos mares, antes de comparecer a uma cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York na terça-feira, e disse querer estabelecer as condições para uma "migração com dignidade" das ilhas.
Kiribati, nação de 100 mil pessoas espalhadas por 32 atóis no Pacífico, finalizou um acordo com Fiji este ano para a compra de 2.400 hectares de floresta por 9,3 milhões de dólares australianos (8,3 milhões de dólares) na ilha de Vanua Levu, segundo afirmou Tong.
Arte UOL
"Com a elevação dos mares, o valor da terra irá aumentar", previu Tong em uma entrevista no final de semana. "Não irei realocar meu povo, mas outro pode fazê-lo" nas próximas décadas.
"Algumas pessoas sugeriram: por que não comprar (mais terras na) Austrália e na Nova Zelândia, já que estão vendendo para os chineses?", declarou. "Minha visão é 'sim'... propriedade representa o menor dos riscos" comparada a outros investimentos.
Tong disse que os 500 milhões de dólares australianos do fundo soberano de Kiribati, arrecadados graças às minas de fosfato, foram afetados pelos investimentos externos ruins dos últimos anos.
Ele afirmou que várias ilhas de Kiribati foram abandonadas em parte porque os terrenos de cultivo em áreas rebaixadas se tornaram menos produtivos em função das tempestades repetidas que passaram a levar mais sal para a terra. "Está contaminando nossas colheitas de alimentos", disse.
Plantações nas áreas mais elevadas de Fiji podem ajudar a assegurar a segurança alimentar de Kiribati, mas a relocação é complexa porque envolve questões de direito de residência e cidadania.
Tong afirmou que Kiribati não mencionou uma relocação às autoridades fijianas quando adquiriu a terra, mas que o presidente fijiano, Epeli Nailatikau, disse que "Fiji lhes dará as boas-vindas" caso isso seja necessário um dia.
A Aliança de Pequenos Estados-Ilha (Aosis, na sigla em inglês) exortou ações mais contundentes das nações desenvolvidas na cúpula em Nova York para que reduzam as emissões de gases de efeito estufa, responsabilizados por um comitê de especialistas da ONU pelas ondas de calor, pelas inundações e a elevação dos mares.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, participou de uma marcha pela ação climática também em Nova York no domingo, que os organizadores afirmam ter reunido cerca de 310 mil pessoas, a maior manifestação já feita sobre o tema.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/09/22/ilha-do-pacifico-quer-comprar-terras-no-exterior-para-compensar-elevacao-do-nivel-do-mar.htm