sábado, 28 de junho de 2014

Inhambupenses comemoram vitória da Seleção na Praça da Matriz

Depois do jogo houve uma grande comemoração na Praça de Inhambupe, com muitas pessoas curtindo a classificação do Brasil.
Agora o Brasil pega a Colômbia na próxima sexta-feira(04) em Fortaleza às 17 horas.
Fotos: Edenilsa Souza

Colômbia supera Uruguai e consegue vaga inédita nas quartas de final da Copa do Mundo


Colômbia supera Uruguai e consegue vaga inédita nas quartas de final da Copa do Mundo
 
Foto: Getty Images
 
Demonstrando muita habilidade e controle de bola, a Colômbia derrotou o Uruguai pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2014 e conseguiu uma histórica classificação as quartas de final do Mundial de Futebol. Com dois gols de James Rodríguez, atual artilheiro da competição, os Cafeteiros são os próximos adversários do Brasil do torneio, em jogo que será realizado na Arena Castelão, em Fortaleza.
O jogo teve ínicio com os colombianos levando mais perigo ao gol de Muslera. Entretanto, com o grande volume de faltas dos uruguaios, os cafeteiros prezavam pelos lances de falta enquanto seus rivais intensificavam a marcação para avançar no campo de ataque.

Aos 11 minutos, Zúñiga criou a primeira grande oportunidade da Colômbia, chutando do meio de campo e forçando uma defesa em dois tempos de Muslera. Mesmo com o jogo se concentrando mais no meio-campo, os comandados de José Pekerman seguiam com maior perigo que os rivais e esse ímpeto acabou por ajudar a abrir o marcador. Aos 27, James Rodríguez dominou no peito e chutou com força para vencer Muslera e abrir o marcador.

Em desvantagem, os uruguaios tiveram a chance do empate logo em seguida, com Cavani cobrando falta perto da pequena área e fazendo a bola passar perto do gol. Com poucas opções do meio para frente, a Celeste Olímpica tentava achar brechas nas laterais com cruzamentos que achavam a dupla de ataque do Uruguai. Apesar disso, a partida foi para o intervalo com vantagem mínima para a Colômbia.

Na segunda etapa, a equipe de Óscar Tabárez não demorou para ameaçar a meta de Ospina, que atento fez defesas seguras a favor de sua equipe.  Apesar dos esforços celestes, a Colômbia seguia procurando aumentar sua vantagem e dificultava os rivais. Com isso, não demorou para que os cafeteiros chegassem ao segundo gol. Logo aos 4 minutos, em rápido passe de bola, Armero cruza e acha Cuadrado, que toca para trás e acha mais uma vez James Rodríguez que chuta forte para alegria da torcida colombiana no Maracanã.

Depois do segundo gol, a Colômbia recuou a sua marcação e esperava o momento do contra-ataque, já que os celestes tentavam desesperadamente diminuir a vantagem adversária. Sendo assim, as investidas uruguaias não conseguiam surtir efeito, mesmo com as modificações efetuadas pelo treinador da equipe.

Com muita velocidade em suas investidas, a Colômbia utilizava bem os contra-ataques e assustava os Uruguaios, que não se rendiam e lutavam para melhorar o resultado da partida ao seu favor. Sendo assim, aos 17, Cristian Rodríguez se livrou da marcação e deu um chute poderosos para boa defesa de Ospina. Logo depois, aos 22, Cavani cabeceou em cobrança de escanteio e viu a bola passar por cima da meta.

Mais ofensiva com as substituições efetuadas por Óscar Tabárez, o Uruguai seguia chegando com mais perigo a meta colombiana, mas sem conseguir superar o goleiro Ospina, que se destacava cada vez mais no jogo. Aos 33, Maxi Pereira recebeu passe na pequena área e ficou cara a cara com o porteiro adversário, que com uma rápida reação abafou a tentativa do uruguaio.

Com o tempo cada vez mais se esgotando, o Uruguai não se rendia e aos 39 Cavani arriscou mais uma vez de fora da área para bela defesa de Ospina. Os colombianos tentaram responder com rápida investida de Jackson Martinez, mas os celestes não poupavam esforços e seguiam em busca do empate, o que acabou não acontecendo e frustrando a torcida do país presente no Maracanã.

Classificada, a Colômbia vai até a cidade de Fortaleza, onde enfrenta o Brasil na próxima sexta-feira (04) às 17h na Arena Castelão. Já o Uruguai retorna para casa e tem frustrado o sonho do tricampeonato mundial.

FICHA TÉCNICA Colômbia x Uruguai Copa do Mundo – Oitavas de final Data: 28/06/2014 – sábado Horário: 17h (de Brasília) Local: Maracanã (Rio de Janeiro) Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda) Auxiliares: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (Holanda) Cartões amarelo:  José Giménez Gols: James Rodríguez (2 vezes)
Colômbia: Ospina, Zuniga, Zapata, Yepes e Armero; Carlos Sánchez, Aguilar, Cuadrado e James Rodríguez; Teófilo Gutiérrez (Mejía) e Jackson Martínez Técnico: José Pekerman.
 
Uruguai: Muslera, Martín Cáceres, José Giménez, Godín e Álvaro Pereira (Gastón Ramírez); Arévalo Ríos, Álvaro González (Abel Hernández), Maxi Pereira e Cristian Rodríguez; Forlán (Stuani) e CavaniTécnico: Óscar Tabárez

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32616-colombia-supera-uruguai-e-consegue-vaga-inedita-nas-quartas-de-final-da-copa-do-mundo.html

No sufoco, Brasil vence Chile nos pênaltis e se classifica para às quartas de final


No sufoco, Brasil vence Chile nos pênaltis e se classifica para às quartas de final
 
Foto: Jefferson Bernardes/ VIPCOMM
 
Dramático. Assim foi o duelo entre Brasil e Chile, neste sábado (28), no Mineirão. Após empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, o duelo foi decidido nos pênaltis e o o time canarinho venceu por 3 a 2. O destaque foi o goleiro Julio César, que defendeu duas penalidades.
O JOGO
 
O duelo começou com as duas equipes se estudando e trocando passes no meio-campo. Quem chegou primeiro com perigo foi a Seleção Brasileira. Aos cinco minutos, Hulk cobrou, e a zaga tirou. Na sobra, Marcelo limpou bem e chutou. A bola passou perto do gol de Bravo.
 
Aos nove, Sánchez escapou pela direita e cruzou. Vargas caiu na área e pediu pênalti. Mas o árbitro mandou seguir. Três minutos depois, foi a vez do time canarinho reclamar. Hulk tabelou com Neymar e recebeu na área. Isla entrou na disputada, e o brasileiro caiu. E o juiz disse que o lance foi normal.
 
A primeira grande jogada de perigo veio aos 14 minutos. Neymar partiu mano a mano no contra-ataque, teve a chance de finalização na área, mas preferiu um novo drible e perdeu o lance.
 
Brasil abre o placar
Aos 16, Hulk fez boa cobrança de falta, e Bravo espalmou para escanteio.  Neymar cobrou, Thiago Silva desviou de cabeça, e a bola entrou depois de uma dividida entre David Luiz e Jara. 
 
O Brasil teve a chance de ampliar aos 26. Neymar deu grande arrancada do meio de campo até  a área, deixou o marcador para trás, mas bateu mal de perna esquerda.
 
Chile empata
Aos 30, veio o empate. O Brasil errou muito feio na saída de bola e entregou a bola nos pés de Alexis Sánchez dentro da área, ele não perdoou. 1 a 1
 
Após sofrer o gol, o time canarinho não se abalou e continuou criando jogadas de perigo. Aos 35, Neymar tentou de cabeça, a bola desviou em Silva e passou perto da trave. Três minutos depois, o camisa 10 recebeu na área, mas demorou muito para finalizar e a zaga cortou. Na sobra, Fred quase aproveitou, mas a bola subiu demais.
 
Aos 42, o lateral Daniel Alves arriscou de longe, mas Bravo colocou para escanteio. Porém, já nos acréscimos, o time comandado por Felipão falhou mais uma vez e quase sofreu o gol.  Luiz Gustavo errou na saída de bola, Sánchez entrou na área, mas Júlio César evitou o pior.

Segundo tempo
Brasil e Chile voltaram para a etapa final sem mudanças. Quem tomou iniciativa, foi o time canarinho. Aos quatro minutos, Fernadinho arriscou de fora da área e a bola raspou a trave.
 
Aos sete minutos, Neymar apareceu bem, mas prendeu novamente a bola em vez de tentar o passe e acabou desperdiçando boa oportunidade.
 
Gol anulado
Mais uma polêmica na partida. Aos nove, Hulk recebeu na área, dominou com o ombro, e mando para o fundo das redes. No entanto, o árbitro marcou toque na mão e puniu o brasileiro com cartão amarelo, para desespero de Felipão.

Julio César salva
Aos 19, o Chile chegou para direita com Isla. Ele cruzou para a área, Aránguiz chegou batendo forte e Julio César fez milagre e salvou o Brasil.
 
Após trocar Jô por Fred, Felipão resolveu fazer outra alteração aos 26. Tirou Fernandinho e colocou Ramires. 
 
Em sua primeira participação, o centroavante não foi bem. Aos 29, Hulk chegou pela ponta esquerda, cruzou na medida para Jô, que furou na hora de fazer a finalização.
 
Seleção insiste
O atacante Neymar, que estava um pouco apagado no segundo tempo, quase marcou aos 35. Daniel Alves colocou na cabeça do camisa 10, a bola foi no meio do gol, e Bravo fez uma bela defesa.
 
Aos 38, outra boa chance. Hulk driblou três chilenos, invadiu a área pelo lado direito e chutou cruzado. Bravo fez grande defesa e salvou o Chile.
Duelo vai para prorrogação
No primeiro minuto da prorrogação, Hulk tentou a jogada pela esquerda e sofreu falta. Ele levantou pedindo apoio da torcida, batendo no braço. Neymar cobrou e a zaga do Chile jogou para escanteio.
 
Aos nove, Jô recebeu de Marcelo dentro da área, ele chutou prensado e a bola sobrou fácil para Bravo. Dois minutos, Hulk fez mais uma boa jogada, desta vez pela direita, e Oscar cabeceou em boas condições, mas Bravo defendeu com tranquilidade.
 
Hulk voltou a insistir aos 13. Ele fez boa jogada e arriscou de fora da área, porém o goleiro chileno salvou mais uma vez.


Na segunda etapa da prorrogação, o técnico Felipão fez a última mudança e colocou Willian no lugar de Oscar, que já dava sinais de cansaço.
 
A primeira participação efetiva de Willian foi aos seis. Daniel Alves recebeu do meia e arriscou de longe, mas a bola saiu longe da meta de Bravo.
O Brasil quase sofreu o gol aos 14. Piniilla recebeu na entrada da área e bateu forte. A bola explodiu no travessão! 

Pênaltis
Brasil:  David Luiz (O), Willian (X), Marcelo (O), Hulk (X), Neymar (O)
Chile: Pinilla (X), Sánchez (X), Aranguiz (O) , Diaz (O), Jara (X)

FICHA TÉCNICA
Brasil x Chile
Copa do Mundo – Oitavas de final Data: 28/06/2014 – sábado
Horário: 13h (de Brasília)
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (Inglaterra) Cartões amarelo: Mena, Francisco Silva e Pinilla (Chile); Luiz Gustavo, Hulk, Jô e Daniel Alves (Brasil). Gols: David Luiz (Brasil) ; Sánchez (Chile)

Brasil: Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires), Oscar (Willian); Hulk, Fred (Jô) e Neymar. Técnico: Felipão.
 
Chile: Bravo; Jara, Medel (Rojas), Silva; Isla, Díaz, Aranguiz, Vidal (Pinilla), Mena; Sánchez e Vargas (Gutierrez). Técnico: Jorge Sampaoli 
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32608-no-sufoco-brasil-vence-chile-nos-penaltis-e-se-classifica-para-as-quartas-de-final.html

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBT


História


O Dia Internacional do Orgulho LGBT marca a "Rebelião de Stonewall", que teve início no dia 28 de junho 1969, na cidade de Nova Iorque, quando homossexuais cansados de serem agredidos por policiais, reagiram e venceram um violento conflito com as autoridades locais.
Os últimos dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, de 2012, contabilizam 10 mil denúncias de crimes homofóbicos no Brasil. Os números ainda são assustadores e mostram que quase uma pessoa é morta por dia no país por conta da homofobia.
Políticas Públicas
Em 2004, o governo federal implantou o Programa "Brasil sem Homofobia", com o objetivo de combater a violência e todas as formas de discriminação, além de promover os direitos humanos de LGBT como política de Estado e compromisso da sociedade.
"Temos visto que várias ações estão sendo desenvolvidas para promover a cidadania LGBT, como as conferências e o Programa Nacional de Direitos Humanos. Um projeto importante que está no Congresso Nacional é PLC 122/06, que visa criminalizar a discriminação motivada unicamente na orientação sexual ou na identidade de gênero, mas que encontra resistência da bancada fundamentalista"

Fonte> CUT BRASIL - SFW BRASIL

Sugestão de matéria: Jhunner Luz

Felipão elogia personalidade e maturidade de Neymar


Felipão comentou nesta sexta-feira de manhã sobre sua solidão em determinados momentos às vésperas de jogos importantes, partidas decisivas e situações de pressão acima do normal como vai ser o confronto com o Chile, pelas oitavas de final da Copa. Revelou esconder seus "fantasmas" e medos dos jogadores. Sabe que tem nas mãos um grupo "excelente", mas também que ainda é jovem demais, como são Neymar e Oscar, ambos com 22 anos. Mas confia plenamente neles, sobretudo em Neymar.
Mesmo com tamanha juventude, Felipão destaca a personalidade do seu camisa 10. Quase garante que ele não vai se abater ao pisar no gramado do Mineirão para a primeira partida mata-mata de uma Copa do Mundo. Embora já tenha sentido o sabor de grandes momentos no futebol, no Brasil e na Europa, Neymar nunca disputou uma decisão de Copa do Mundo. E Copa do Mundo no Brasil. Assim poderá viver, portanto, uma aventura nova.
"Mas pela idade que tem, ele é um menino muito centrado, com foco e ideias claras. É participativo taticamente e está sempre envolvido com as situações de jogo e do time. Fora isso, o Neymar é um menino do bem, e muito do bem", disse o treinador, que também comentou seu trabalho com o elenco desde que assumiu o grupo na Granja Comary no sentido de prepará-lo para a competição, para as fases agudas.
"Tenho usado minha experiência da mesma forma desde que me tornei treinador. Quase 60% das competições que disputei eram jogadas, em determinados períodos, no sistema de mata-mata. A gente tem algumas estratégias, acelera processos, monta uma ideia sobre a equipe adversária. Dependendo do grupo, tiramos um pouco a pressão deles. Neste momento, mostro o potencial do Chile, mas valorizo também o nosso potencial, e destaco as nossas condições de ganhar."
Felipão tem comentado sempre que pode o fato de Neymar não jogar para ele individualmente e sim para a seleção. Mesmo assim, para não deixar seu melhor jogador com um fardo nas costas, faz questão de aliviar a "incumbência" dele e dos mais jovens. "Eles não precisam provar mais nada para ninguém. Na opinião do técnico do Brasil, eles são os melhores. E estão na Copa por isso. Eu os mantenho tranquilos."
Thiago Silva também vê Neymar no caminho certo. Apesar de chamá-lo carinhosamente de "moleque", o capitão entende que o atacante sabe qual é importância para a seleção e também nesta Copa. "No dia a dia, ele é um moleque muito tranquilo. Estou sempre com ele, e ele está sempre bem, cabeça tranquila, centrada no que tem de fazer. Ele tem muita capacidade de focar no seu trabalho." Neymar ainda joga pendurado com cartão amarelo. Se cair nas provocações chilenas e receber outro, ficará fora do jogo das quartas, caso o Brasil se classifique.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/42014-felipao-elogia-personalidade-e-maturidade-de-neymar.html

Barcelona mantém interesse em Suárez após punição

O uruguaio Luis Suárez está proibido de participar de atividades ligadas ao futebol por quatro meses, mas o Barcelona continua interessado na contratação do atacante do Liverpool. Segundo o jornal Mundo Desportivo, a punição pela mordida no italiano Giorgio Chiellini pode ajudar o Barça nas negociações.
 
Suárez foi artilheiro da Premier League e da Europa, mas é bastante criticado pela imprensa britânica. O passe do jogador também foi prejudicado pela punição da Fifa: segundo o jornal Marca, o Barcelona acredita que pode negociar o jogador por 50 milhões de euros (R$ 150,1 milhões), sendo que antes do Mundial o valor pedido pela equipe inglesa era de 87,5 milhões (R$ 262,2 milhões).

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/32595-barcelona-mantem-interesse-em-suarez-apos-punicao.html

Bahia registra aumento no número de casos de coqueluche

O número de casos de coqueluche cresceu 25,2% na Bahia em 2014, apontam dados da Secretaria de Saúde do Estado divulgados nesta sexta-feira (27). Até 31 de maio, foram registrados 159 casos. Em todo o ano de 2013, foram 300 ocorrências. A coqueluche é uma doença respiratória transmitida pelo ar e causa forte tosse que pode levar a danos permanentes da traqueia e até a morte. Outros sintomas são coriza, febre e diarreia. O município mais afetado é o de Feira de Santana, onde só no primeiro semestre deste ano foram registrados 70 casos, um aumento de 30%, a maioria em crianças de até um ano de idade. 

De acordo com a infectologista Jaci Andrade, o que provoca o aumento do número da doença em crianças menores de um ano é o fato de que muitos bebês não herdam a imunidade das mães quando nascem porque a maioria das mulheres não se vacina quando chega à fase adulta. "O esquema de vacinação existe de graça na rede pública de saúde para crianças de até 6 anos e 14 meses. A imunidade adquirida com a vacina diminui com o tempo e quando chega na idade adulta, principalmente mulheres quando engravidam, não conseguem passar a imunidade para a criança. As crianças só começam a vacinar com dois meses de idade, então ela fica desprotegida nesse período", alerta a médica. Adultos jovens também correm riscos, já que não costumam se vacinar e já perderam a imunidade adquirida quando crianças. Informações do G1.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/156491-bahia-registra-aumento-no-numero-de-casos-de-coqueluche.html