sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

OMS: Doenças cardíacas mataram mais em 2019


 Doenças não transmissíveis como cancro, diabetes e doenças cardíacas foram as principais causas de morte em todo o mundo no ano passado, numa mudança dramática em relação a duas décadas atrás, de acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fazem parte das dez principais causas de morte, sendo as doenças cardíacas as maiores responsáveis pela mortalidade, representando cerca de 16% de todas as mortes (quase 9 milhões de pessoas em 2019).

Os óbitos por diabetes registaram um grande aumento (70%) globalmente entre 2000 e 2019.

De acordo com estimativas publicadas esta quinta-feira pela OMS, o Alzheimer e outras formas de demência estão agora entre as dez principais causas de morte.

Os novos números mostram a necessidade de uma maior concentração na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares e respiratórias crónicas, alertou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Estas novas estimativas são outro lembrete de que precisamos de intensificar rapidamente a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças não transmissíveis”, afirmou, citado no relatório da OMS.

“Elas sublinham a urgência de melhorar drasticamente os cuidados de saúde primários, de forma equitativa e holística. A solidez dos cuidados de saúde primários é claramente a base sobre a qual tudo assenta, desde o combate às doenças não transmissíveis até à gestão de uma pandemia”, sublinhou.

Os AVC e as doenças pulmonares obstrutivas crónicas também causaram um número elevado de mortes por doenças não transmissíveis. Traqueia, brônquios e cancros pulmonares, e doença renal estão também a aumentar, segundo o relatório da OMS.

A demência foi classificada como a sétima causa principal de morte, sendo que as mulheres são afetadas de forma desproporcional (65% dos óbitos foram em pessoas do sexo feminino).

Fonte: https://multinews.sapo.pt/actualidade/oms-doencas-cardiacas-mataram-mais-em-2019/

Aulas presenciais na Bahia devem voltar com turmas pela metade e em dias alternados, diz Rui Costa


 O governador Rui Costa afirmou hoje (10) que deseja autorizar a retomada das aulas presenciais em breve, assim que a taxa de contaminação diminuir. De acordo com o gestor, quando as aulas forem liberadas, escolas vão funcionar com turmas pela metade e em dias alternados. 

"Nós vamos voltar com metade da turma. Então a ideia é ter aula segunda, quarta e sexta com metade da turma, para só ter 20 alunos na sala", disse. "E terça, quinta e sábado seria a outra metade da turma, justamente para ter menos gente e menos aglomeração", afirmou durante a inauguração de uma escola no município de Novo Triunfo, no nordeste da Bahia. 

Rui ainda reafirmou a proibição de festas e frisou que “não quer ter o risco de não ter um leito de UTI para colocar as pessoas”.  

"Não é porque vai passar um dezembro ou um janeiro sem festa que ninguém vai morrer, pode morrer se for para a festa. Então eu peço por favor que nos ajudem, para que a gente não tenha nenhuma festa, e portanto possa passar essa tempestade", destacou o governador. 

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/100834,aulas-presenciais-na-bahia-devem-voltar-com-turmas-pela-metade-e-em-dias-alternados-diz-rui-costa