sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Fim do fator previdenciário, em análise há 12 anos, pode voltar à pauta da Câmara

Os deputados que tomam posse em 1º de fevereiro poderão decidir pelo fim ou pela manutenção do fator previdenciário. Esse mecanismo de cálculo das aposentadorias foi criado em 1999 (Lei 9.876/99) com o objetivo de criar uma relação entre o tempo de contribuição do segurado e o valor do benefício. Ele se baseia em quatro elementos: valores recolhidos, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida da população, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 

Na prática, o fator previdenciário surgiu como uma fórmula para desestimular aposentadorias precoces e reduzir o chamado "rombo" da Previdência Social, de acordo com a Agência Câmara. O movimento sindical sempre se opôs a ele. Desde 2003, um projeto de lei do Senado tenta extingui-lo. O texto já foi aprovado pelos senadores. Na Câmara, ele foi renomeado como PL 3299/08 e tramita em conjunto com outras seis propostas, mas ainda não houve consenso para sua votação no Plenário. 

Especialista em orçamento e previdência, a consultora da Câmara Elisângela Batista cita possíveis alternativas ao atual fator previdenciário. "Se realmente o fator previdenciário vier a cair, precisaremos de alternativas para possibilitar o equilíbrio da nossa Previdência. Uma das questões seria a revisão tanto no critério de concessão das pensões quanto no valor efetivamente pago. Tem se discutido também a fixação de uma idade mínima para a aposentadoria, que hoje não se tem no regime geral." Outras alternativas, presentes inclusive em pareceres de relatores das propostas em tramitação, preveem novo cálculo da aposentadoria com base nos últimos 36 meses de contribuição do trabalhador ou ainda o chamado fator 95/85, ou seja, a garantia de aposentadoria com 100% do salário-benefício quando a idade e o tempo de contribuição somem, pelo menos, 95 anos para os homens e 85 para as mulheres.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/166054-fim-do-fator-previdenciario-em-analise-ha-12-anos-pode-voltar-a-pauta-da-camara.html

Baralho do Crime é modificado e inclui quatro novos nomes

O Baralho do Crime, criado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para facilitar a divulgação dos criminosos mais procurados pela polícia, sofreu a primeira modificação deste ano. Quatro novos nomes foram incorporados à relação.O Ás de Copas agora é Cássio dos Santos Oliveira, o Cassinho, suspeito de ser o mandante do homicídio do cabo da PM Eduardo Olímpio Santos Filho, que era lotado na 59ª Companhia Independente de Polícia Militar e foi morto no dia 3 de janeiro na localidade conhecida como Largo do Corujão, em Monte Gordo, Camaçari. Além de comandar o tráfico em Vilas de Abrantes, ele responde a dez inquéritos por homicídio e tráfico de drogas. A carta Rainha de Paus é ocupada por Reinaldo dos Santos Catureba, “o Nal Catureba”, que substitui Jeferson Guedes da Silva, o “ Sem Dente’, detido pela polícia. Ele atua na região de Pernambués e foi indiciado por homicídio qualificado e tráfico de drogas na região.  A carta de número Oito de paus apresenta Moisés Fernando Couto, mais conhecido como “Preto”, responsável por homicídios em Salvador. Reinaldo Santana dos Santos, o Queixo, é acusado de ser mandante e executor de vários assassinatos. Ele já responde por dois inquéritos pelo crime e chefia o tráfico na região da Fonte da Caixa e Nova Abrantes, ambas em Vilas de Abrantes. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/166076-baralho-do-crime-e-modificado-e-inclui-quatro-novos-nomes.html

2014 foi o ano mais quente na história moderna, dizem cientistas dos EUA

Banhistas aproveitavam a tarde de sol no Rio (Foto: Alessandro Buzas/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
 

Dezembro também marcou temperatura média sem precedentes, diz NOAA.
Segundo Nasa, temperatura média da Terra ficou 0,8°C mais quente.

 
O ano de 2014 foi o mais quente do planeta desde o início dos registros em 1880, de acordo com análises separadas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e da Nasa, apresentadas nesta sexta-feira (16). O parecer oficial, no entanto, ainda será divulgado pela ONU.
A NOAA ainda anuncia que dezembro também marcou uma temperatura média na superfície da Terra e dos oceanos sem precedentes nos últimos 134 anos para o mês.
Para o ano, a temperatura média se situa entre 0,69°C acima da média do século XX, superando as marcas prévias de 2005 e 2010, de 0,04°C. O relatório da agência disse que o recorde de aquecimento se propagou pelo mundo.
Anos mais quentes (Foto: Editoria de Arte/G1)
Segundo a análise da Nasa, desde 1880, quando foi iniciada a medição, a temperatura média da Terra ficou 0,8°C mais quente, uma tendência provocada em grande parte pelo aumento das emissões de dióxido de carbono e de outros gases pelo homem na atmosfera do planeta.
Aquecimento do planeta
Além disso, os 10 anos mais quentes registrados, com exceção de 1998, ocorreram a partir de 2000. Essa tendência continua com o aquecimento de longo prazo do planeta, de acordo com medidas de temperatura da superfície da Terra feitas pelos cientistas da Nasa.
"Enquanto o ranking de anos individuais pode ser afetado por padrões climáticos caóticos, as tendências de longo prazo são atribuíveis a causas da mudança climática que agora são dominadas por emissões humanas de gases do efeito estufa", disse Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, em Nova York, em comunicado.
Entre as regiões do mundo onde foram registrados recordes de calor estão a Rússia, o oeste do Alasca, o ocidente dos Estados Unidos, algumas zonas da América do Sul, parte do litoral australiano, norte da África e quase toda a Europa.
A agência disse ainda que as medições realizadas pela Nasa de forma independente chegam às mesmas conclusões.
Recorde no mar e na terra
Quando são analisadas separadamente as superfícies da terra e dos oceanos, ambos registros também marcam recordes.
Com relação à neve, a NOAA constatou que a média anual no hemisfério norte foi de 64,62 milhões de km², "perto da média dos registros históricos". A primeira metade de 2014 registrou menos neve do que o normal, mas o segundo semestre registrou mais do que a média.
O gelo polar e oceânico seguem derretendo no Ártico, privando os ursos polares de seus habitats e provocando mudanças climáticas que afetam regiões muito distantes em todo o mundo.
A média mundial de gelo no oceano Ártico foi de 28,46 milhões de km², a menor área nos 36 anos em que os cientistas têm feito registros. No outro pólo, na Antártica, o gelo marinho caiu, pelo segundo ano consecutivo, aos níveis mais baixos já registrados: 33,87 milhões de km², segundo a NOAA.
    Temperaturas 2' (Foto: Editoria de Arte/G1)
Dezembro também teve temperaturas recordes. As temperaturas médias combinadas nas superfícies terrestres e marítimas foram maiores do que qualquer outra na história.
A temperatura média do mês foi 0,77ºC acima da média mundial. "Este foi o dezembro mais quente no período de 1880 a 2014", disse a NOAA.

Prévia
Em dezembro, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) havia divulgado durante a Conferência Climática das Nações Unidas, a COP 20, em Lima, que 2014 caminhava para ser um dos anos mais quentes já registrados.
Na prévia do relatório “Status Global do Clima 2014”, a agência da ONU apontou que de janeiro a outubro de 2014 a temperatura média da superfície da Terra e dos oceanos foi de 14,57°C – 0,57ºC acima da média entre 1961 e 1990, período usado como referência pela OMM. A análise é feita a partir de resultados obtidos pela NOAA, o Met Office, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e a Nasa.
Mesmo antes da confirmação oficial ser divulgada, em dezembro do ano passado a OMM já havia anunciado que era possível afirmar que dos 15 anos mais quentes da história, 14 foram no século 21.
Impactos no Brasil
O documento da OMM cita a seca na região Sudeste do Brasil como uma das anomalias que ocorreram em consequência da temperatura global maior.
De acordo com o texto, a seca severa em áreas do leste do país e na região central “causou um déficit hídrico grave que se estende por mais de dois anos. A cidade de São Paulo tem sido particularmente afetada com a grave escassez de água e o baixo nível do reservatório Cantareira”, disse o informe.
Luís Carlos e o pecuarista Paulo Andrade acompanham a produção (Foto: Ana Carolina Levorato/G1) Segundo a  meteorologia, a seca que atingiu o Sudeste brasileiro neste ano foi a pior em 80 anos. Somente no estado de São Paulo, a estiagem deverá causar a maior perda em 50 anos na agricultura.
A OMM afirma ainda que as temperaturas na América do Sul ficaram acima da média em grande parte do continente, principalmente no Sul do Brasil e no Norte da Argentina.
 
Produção e milho sofreu com a estiagem no interior de São Paulo (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)
 
Fonte:  http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/agencia-dos-eua-diz-que-2014-foi-o-anos-mais-quente-na-historia-moderna.html

Justiça determina que Ordem Terceira de São Francisco e Iphan conservem imóvel no Pelourinho

A Ordem Terceira Secular de São Francisco da Bahia deverá elaborar projeto arquitetônico e hidráulico que vise à conservação de um imóvel localizado no Pelourinho, por determinação da Justiça Federal. O pedido foi apresentado pelo Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) e foi julgado pela juíza Cláudia Tourinho Scarpa, da 4ª Vara da Seção Judiciária. Ainda foi determinado que o projeto seja submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que fiscalize a obra e o projeto elaborado pelo proprietário e condenado na obrigação de fazer, caso Ordem Terceira de São Francisco comprove insuficiência de recursos para realizar as obras de recuperação. 

O inquérito foi instaurado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por suposta obra ilegal em imóvel tombado, de propriedade da Ordem Terceira de São Francisco. Segundo o inquérito, foi realizada uma obra irregular com a retirada de uma parede para abrigar um reservatório de água, e que colocou a estrutura em risco. A situação do imóvel se agravou quando um casarão vizinho sofreu um incêndio, com risco de desmoronamento, apresentando fissuras na alvenaria de divisa entre os dois imóveis. As fissuras foram erroneamente preenchidas, dificultando avaliação. 

O Iphan interditou o imóvel para evitar riscos à vida dos ocupantes. O MPF afirmou que tanto a proprietária do bem quanto o Iphan permaneceram omissos. Em sua defesa, a Ordem Terceira de São Francisco afirmou que intimou os locatários a resolver os problemas relatados e que ajuizou duas ações de despejo. Também afirmou que não tem recursos financeiros para promover as obras de reestruturação. A juíza considerou que, apesar da ré estar ciente dos problemas, não exclui sua responsabilidade na conservação do bem. Entretanto, a Ordem Terceira não apresentou ao Iphan as comunicações sobre o fato de não ter condições de custear os reparos, como era obrigada a fazer. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/50467-justica-determina-que-ordem-terceira-de-sao-francisco-e-iphan-conservem-imovel-no-pelourinho.html

'Terceiro sexo' passará a existir na Constituição da Tailândia

A nova Constituição da Tailândia vai incluir o termo "terceiro sexo" pela primeira vez, informou um membro de um painel da elaboração da carta, nesta quinta-feira (15), em um movimento para capacitar as comunidades transexuais e homossexuais e garantir-lhes um tratamento mais justo. Segundo o jornal O Globo, a Tailândia tem uma grande comunidade gay, mas permanece em grande parte conservadora, embora homossexuais, transgêneros e transexuais desempenhem papéis fundamentais na indústria do entretenimento do país. Apesar da nova medida, a lei tailandesa não reconhece uniões do mesmo sexo, o que impede que os casais homossexuais tomem empréstimos bancários conjuntos e seguro médico, além de barrar mudanças nas categorias de gênero nos documentos de identidade nacionais.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/166033-039-terceiro-sexo-039-passara-a-existir-na-constituicao-da-tailandia.html

Bandidos explodem carro forte em Juazeiro

Bandidos explodiram, nesta quinta-feira (15), um carro-forte no KM-58 da BR-407, na cidade de Juazeiro. De acordo com o site Calila Notícias, o crime aconteceu por volta das 17h. Os assaltantes chegaram em um veículo e abordaram o carro de valores. Eles renderam os seguranças e ordenaram que saíssem do carro. Em seguida, os bandidos utilizaram dinamite para levar o dinheiro que estava sendo transportado. O veículo ficou completamente destruído com a explosão. O valor da quantia roubada não foi informado. Policiais civis e militares realizam rondas na região, mas, até as 9h20 desta sexta, 16, não havia informação sobre os suspeitos.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/166039-bandidos-explodem-carro-forte-em-juazeiro.html

ONG lança campanha por brasileiro que deve ser fuzilado na Indonésia

A Anistia Internacional lançou uma campanha urgente para pressionar o governo do país a reverter as penas de mortes em outro tipo de punição com a iminente execução de seis pessoas, como o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, neste final de semana. Segundo levantamento da Anistia Internacional, há 160 pessoas no corredor da morte na Indonésia, de 18 diferentes países: além de indonésios e dois brasileiros, há condenados da Austrália, China, Estados Unidos, França, Gana, Holanda, Indonésia, Índia, Irã, Malásia, Nepal, Nigéria, Paquistão, Serra Leoa, Tailândia, Vietnã e Zimbábue. Segundo a Folha de S. Paulo, as principais condenações foram por homicídio, terrorismo e, no caso dos estrangeiros, quase todas por tráfico de drogas. "O caso do Marco [tráfico de drogas] foi um crime não violento. Nós somos contrários à pena de morte em qualquer situação, mas no caso dele chama a atenção essa desproporção", afirma o assessor de direitos humanos da Anistia Internacional, Maurício Santoro. A campanha da Anistia será divulgada nos mais de cem países em que a ONG atua e a expectativa é conseguir dezenas de milhares de assinaturas apesar do pouco tempo. Espera-se especial repercussão nos países dos seis condenados que devem ser executados no domingo - além do brasileiro, há um indonésio, um holandês, um vietnamita e dois nigerianos.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/166032-ong-lanca-campanha-por-brasileiro-que-deve-ser-fuzilado-na-indonesia.html

Execução de brasileiro preso na Indonésia é adiada para domingo

O governo da Indonésia anunciou nesta quinta-feira (15) a alteração do dia da execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, que foi preso por tráfico de drogas no país asiático. Ele foi condenado em 2014, um ano após tentar entrar no aeroporto de Jacarta, capital do país, com 13,4 quilos de cocaína. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, ele será executado no próximo domingo (18) e não mais no sábado (17), como estava marcada anteriormente. Outros detentos também serão mortos no mesmo dia. O horário da execução não foi divulgado pelo governo indonésio, que também não revelou a causa do adiamento. Segundo o advogado de Marco, Utomo Karim, a prorrogação do prazo visava apenas garantir que os prisioneiros tenham tempo de se despedir de seus familiares.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/166025-execucao-de-brasileiro-preso-na-indonesia-e-adiada-para-domingo.html

Acidente que matou Campos foi sucessão de falhas humanas, conclui Aeronáutica

As investigações da Aeronáutica, que começam a ser divulgadas no início de fevereiro, concluíram que o acidente que matou o presidenciável do PSB e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no meio da campanha eleitoral do ano passado, foi causado por uma sequência de falhas do piloto Marcos Martins - desde a falta de treinamento para aquela aeronave até o uso de "atalho" para acelerar o procedimento de descida. Como resultado decisivo, Martins foi obrigado a abortar o pouso e arremeter bruscamente, operando os aparelhos em desacordo com as recomendações do fabricante do avião e acabando por sofrer o que é tecnicamente descrito como "desorientação espacial". É quando o piloto perde a referência do avião em relação ao solo, não sabe se está voando para cima, para baixo, em posição normal, de lado ou de ponta cabeça. Essa conclusão sobre a "desorientação espacial" baseou-se em informações sobre os últimos segundos do voo, no momento em que o avião embicou num ângulo de 70 graus e em potência máxima, como se o piloto acelerasse pensando que estava em movimento de subida, quando na verdade estava voando para baixo, rumo ao solo. O acidente ocorreu na manhã de 13 de agosto de 2014, quando o Cessna 560 XL saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio, rumo à Base Aérea de Santos, no Guarujá, em São Paulo.

Por volta de 10 horas, a aeronave caiu em Santos, no bairro Boqueirão. Além de Eduardo Campos, que estava em terceiro lugar na corrida presidencial, morreram quatro assessores dele, o piloto e o copiloto Geraldo Magela Barbosa. Nesses cinco meses de investigações, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão da Aeronáutica (Cenipa) levantou ainda todo o perfil psicológico, pessoal e profissional dos dois pilotos e listou uma sequência de falhas de Marcos Martins, antes e durante o voo. Não foi encontrado nenhum indício de falha técnica ou de operação do sistema aeronáutico. As duas turbinas foram detalhadamente analisadas e estavam em perfeita condição de uso, mas a caixa preta de voz não foi útil para as conclusões. Ela simplesmente não estava ligada, não gravou as conversas durante o voo. Conforme apurado pelos investigadores, Martins não estava treinado para o Cessna 560 XL, uma aeronave sofisticada e nova, concluída em 2010. Ele, por exemplo, nunca tinha passado pelo simulador. Está registrado, também, que a relação entre os dois pilotos não era boa. Eles já tinham um histórico de atritos e o copiloto teria, inclusive, pedido para não mais voar com Martins, que, em redes sociais, se disse "cansadaço" dias antes do acidente. Aquele seria, possivelmente, o último voo conjunto da dupla.


Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/63727-acidente-que-matou-campos-foi-sucessao-de-falhas-humanas-conclui-aeronautica.html

Estados Unidos facilitarão viagens para Cuba a partir de hoje

O Departamento do Tesouro norte-americano anunciou ontem(15) que algumas das restrições à Cuba serão aliviadas a partir de amanhã (16), como parte do processo de normalização das relações entre Havana e Washington. Inicialmente, os Estados Unidos facilitarão as viagens para ilha e aliviarão as limitações comerciais, principalmente transferências de remessas dos emigrantes cubanos.
“O anúncio de hoje nos coloca um passo mais próximo de substituir políticas que não estavam funcionando e de colocar em prática uma política que ajude a promover a liberdade política e econômica do povo cubano”, afirmou Jacob Lew, secretário do Tesouro norte-americano.
As medidas avançam mesmo que o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba, decretado em 1962, continue em vigor. Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram, no dia 17 de dezembro, que os dois países iniciariam um processo de normalização das relações diplomáticas. 

Fonte: http://www.istoe.com.br/assuntos/semana/5

"BBB15": Nova participante é amiga da ex-BBB Clara: "vai causar"



A empresária Amanda Djehdian, de 28 anos, já tem uma torcida certa no "BBB15".

A morena é amiga da ex-BBB Clara Aguilar, que participou da última temporada do reality.

Em seu Twitter, a ex-sister festejou a entrada da amiga no programa da Globo: "Minha amiga está no BBB, c.... Aeee, a gente manda nessa p.... Aiii to muito feliz! Agora q eu vo pagar ppv COM GOSTO so pra ver a @AmandaDjehdian causar!".

O "BBB15" estreia no dia 20 de janeiro na Globo. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283113