segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Inhambupe Bahia já tem 313 casos confirmados, 43 ativos, 11 óbitos e 259 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 313º caso, nessa segunda-feira, dia 14 de setembro de 2020, sendo que 43 ativos, 259 recuperados, 11 óbitos, 54 monitoramentos ativos, 1.348 monitoramentos concluídos, 137 casos descartados e 06 casos suspeitos em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 188 casos e mais 124 na Zona Rural; sendo que 05 na Cardosa, 03 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 07 na Baixa Grande, 01 na BR-110, 03 em Volta de Cima, 03 Colônia (Roberto Santos), 02 Km 29, 11 na Lagoa, 05 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 03 em Baixa da Areia, 03 no Botelho, 04 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 10 no Saquinho, 01 em Boa Vista, 05 no Mandacaru, 08 na Lagoa Branca, 02 no Beré, 02 no Tanquinho, 01 no Camamu, 03 na Lagoa Seca, 01 Km 08, 01 Rocinha, 03 Ladeiro do Tabuleiro, 02 no Formoso, 02 Tapera, 01 em Ponta do Mato, 02 na Matinha, 04 no Limoeiro, 02 no Entrocamento de Sátiro Dias, 03 no Saguim, 01 na Gameleira, 01 em Flechas e 01 em Juazeiro.

Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta segunda-feira (14) totaliza 313 casos confirmados, sendo 43 ativos, 259 recuperados e 11 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".

Fonte: http://www.inhambupe.ba.gov.br/boletim-covid-19-14-09-2020/


 

Em convenção partidária PT lança 5 candidatos a vereadores em Inhambupe

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou neste domingo (13) o lançamento de 05 pré-candidatos a vereadores em Inhambupe. O anúncio aconteceu por meio de convenção partidária

O partido não terá candidato à Prefeitura e deve não apoiar nenhum dos pré-candidatos a prefeito.

O RL News, nesta manhã de segunda-feira (14), entrou em contato com Benoni Leys, presidente do Partido em Inhambupe e comprovou que a sigla não apoiará oficialmente nenhum dos postulantes ao Poder Executivo.

Nossa convenção foi para homologar nossos pré-candidatos a Câmara Municipal. O PT não apoiará, oficialmente, nenhum candidato a prefeito, mas democraticamente cada um dos nossos filiados tem seu livre-arbítrio de escolha”, disse Benoni Leys.

Conheça os cinco pré-candidatos a vereador pelo PT - Inhambupe:

Lorencia santos, Aelson  Soares, Benone Leys, Jivanildo Defensor e Maria Valdelice

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/09/em-convencao-partidaria-pt-lanca-5.html


 

Sem Covid-19, cidades usam ligação de vídeo da polícia e carro de som com alerta de médico

 Sem Covid-19, cidades usam ligação de vídeo da polícia e carro de som com alerta de médico

A fumaça dos churrascos dominicais podia ser vista quando, de dentro das suas casas, os moradores da pequena Cerro Branco, na região central do Rio Grande do Sul, escutaram a voz do "médico da cidade" ampliada em um carro de som.

"Aqui quem fala é o doutor Ilceo. Estamos vivendo uma situação muito difícil, de extrema gravidade, onde toda a população corre riscos", dizia a mensagem. "Insisto: Fiquem em casa. Protejam-se", alertava o médico Ilceo Carlos Mergen, desde 1977 atendendo aos moradores, na gravação.

A voz familiar à maioria dos 4,681 habitantes da cidadezinha foi uma das ações adotadas para evitar o novo coronavírus. A cidade está há seis meses sem nenhum caso de Covid-19.

Cerro Branco é uma das 16 cidades brasileiras sem a doença segundo dados do Ministério da Saúde até 11 de setembro. Juntas elas somam 74.886 habitantes, menos de 1% da população do país.

"Conheço todo mundo. Trabalhei no posto de saúde por mais de 30 anos. As pessoas escutaram e levaram a sério. Teve efeito, sim", diz o médico sobre o carro de som.

A ideia da gravação foi do prefeito Jorge Luiz Hoffmann (PDT). "Somos insistentes. As cidades em volta foram afetadas pela doença e seguimos intactos. De início tivemos dificuldade em conscientizar os aposentados, aqueles da terceira idade, que frequentam os encontros de jogo de carta. Mas o pessoal obedece", diz Hoffmann.

A gravação foi feita em março, no início da pandemia. Em um domingo, o estúdio da rádio comunitária da cidade foi aberto exclusivamente para a operação. "Gravamos a chamada de manhã para já ser divulgada ao meio-dia, quando o pessoal estava fazendo o churrasquinho", relembra o radialista Marcos Haetinger.

Na divisa com o Uruguai, a gaúcha Aceguá também não registrou nenhum caso positivo de Covid-19. Com apenas um fiscal sanitário, a prefeitura conta com o reforço de voluntários de outras áreas que ajudam na fiscalização do cumprimento das normas.

O Exército brasileiro montou uma barreira no lado brasileiro e o Exército uruguaio é responsável pela fiscalização do outro lado da fronteira. Apenas uma rua divide Brasil e Uruguai. Assim como o município gaúcho, a cidade uruguaia também é chamada de Aceguá.

Porém, além da vigilância das autoridades, a Aceguá brasileira conta com um ajuda do elemento demográfico: são apenas 2,8 habitantes por km². São Paulo, por exemplo, tem uma densidade demográfica de 7.387 habitantes por km², segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"Temos uma peculiaridade que é 75% da população vivendo na zona rural. Por isso, existe um maior distanciamento entre as casas das famílias e consequentemente entre as pessoas. No campo, o convívio é menor do que na área urbana", explica o vice-prefeito, Júlio César de Godoy Monteiro (PSDB).

A cidade gaúcha mais próxima de Aceguá, a 60 km, é Bagé. Na "Rainha da Fronteira", como é conhecida Bagé, são 786 casos confirmados de Covid-19, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O presidente Jair Bolsonaro esteve em Bagé em julho, onde causou aglomeração. "Tem medo do quê? Enfrenta", disse Bolsonaro na ocasião.

O estado que possui mais cidades sem casos de Covid-19 é Minas Gerais. São 11 dos 16 municípios sem caso no país. Um deles é São Tomé das Letras, com 7.089 habitantes. Com vocação turística, a cidade está há seis meses fechada para visitantes.

"Por ser um local que recebe muitos turistas de São Paulo e Rio de Janeiro, onde há muitos casos de coronavírus, os moradores foram entendendo a necessidade de fechar a cidade e abraçaram a causa", diz Tomé Reis Alvarenga (MDB), vice-prefeito.

Em Novo Horizonte, cidade baiana na Chapada Diamantina, a confirmação da pandemia mundial assustou moradores e autoridades. "Por causa do garimpo de quartzo rutilado, recebemos muitos chineses compradores. Chegamos a pensar que seríamos uma das primeiras cidades com coronavírus no país", conta o secretário da Saúde, Ailton Alexandre do Nascimento.

Entretanto, passados seis meses, Novo Horizonte não registrou casos da doença. "As medidas que tomamos não diferencia das outras cidades. Mas intensificamos, são três barreiras sanitárias e quarentena de 20 dias para quem chega de fora da cidade", explica Nascimento.

O diferencial do município baiano, diz o secretário, está na cooperação dos moradores. "Todo mundo se conhece e acaba agindo como um agente de saúde. Se tem alguém estranho, se alguém não usa máscara, eles nos avisam", diz o secretário.

Se mesmo com o alerta da autoridade de saúde local, alguém insiste em ficar sem máscara ou aglomerado, a prefeitura conta com ajuda da Polícia Militar. Com 12.385 habitantes, há apenas um automóvel e quatro policiais. Por isso, a solução encontrada foi a chamada de vídeo.

"Pedimos para o policial fazer uma chamada de vídeo para quem infringe o decreto ou para um parente que esteja próximo. É raro precisar. Mas quando chega nesse ponto, resolve. O policial telefona e diz que chegou a informação sobre a situação e pede para não fazer mais. É desse jeito, super educado", conta.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/91353-sem-covid-19-cidades-usam-ligacao-de-video-da-policia-e-carro-de-som-com-alerta-de-medico.html

DPU-BA move ação contra União para publicar diretriz de tratamento de linfoma de Hodgkin

A Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA) ajuizou uma ação civil pública para a União publicar a Diretriz Diagnóstica Terapêutica (DDT) do linfoma de Hodgkin. Na mesma ação, a DPU pediu a inclusão do medicamento brentuximabe vedotina na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órteses/Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação foi ajuizada na última terça-feira (8). 

 

Apesar do Ministério da Saúde ter incorporado o medicamento ao SUS por meio da Portaria nº 12, de 11 de março de 2019, a DPU continuou recebendo demandas de pacientes oncológicos que não conseguiram fornecimento da medicação. O linfoma ou doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo. 

 
O brentuximabe vedotina, com nome comercial Adcetris, é indicado para o tratamento de pacientes adultos com linfoma de Hodgkin refratário – nos casos em que o paciente não responde ao tratamento padrão ou a doença retorna após transplante de medula óssea. 
 
Os medicamentos oncológicos são cadastrados no subsistema de Autorização de Procedimento de Alta Complexidade do Sistema de Informação Ambulatorial (Apac-SIA), cabendo aos hospitais habilitados em oncologia pelo SUS adquiri-los e fornecê-los aos pacientes, mediante posterior ressarcimento a cargo do Ministério da Saúde, conforme o código da APAC. 

 

Segundo a DPU, o prazo para publicação da diretriz era de 180 dias, a partir da data de publicação da portaria. Apesar de existir um novo tratamento disponível para o câncer linfático, a falta de uma diretriz terapêutica publicada retira do paciente alterativa capaz de lhe garantir sobrevida livre de progressão tumoral. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/63188-dpu-ba-move-acao-contra-uniao-para-publicar-diretriz-de-tratamento-de-linfoma-de-hodgkin.html

Caixa deposita crédito para saque emergencial de FGTS para nascidos em novembro

A Caixa deposita nesta segunda-feira (14) o crédito para saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em novembro estará. O pagamento será feito na conta poupança social digital, aberta automaticamente pelo banco em nome dos beneficiários. 

 

Os trabalhadores poderão sacar até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas no FGTS. No total, cerca de R$ 37,8 bilhões estão sendo liberados para aproximadamente 60 milhões de pessoas com direito ao saque. A medida visa ajudar as pessoas que estão em dificuldade financeira por conta da crise provocada pela pandemia da Covid-19. 

 

Nesta fase, o dinheiro poderá ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta permite o pagamento de boletos (água, luz, telefone), compras com cartão de débito virtual em sites e compras com código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de cartão de lojas parceiras, com débito instantâneo do saldo da poupança digital. 

 

Já o saque em dinheiro estará disponível a partir de 14 de novembro, assim como a transferência para outra conta bancária. O calendário de crédito na conta digital e de saques foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador. 

 

O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até 10 dias antes do início do seu calendário de crédito na conta. E caso não haja movimentação na conta digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com a devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. 

 

A Caixa orienta os trabalhadores a verificar o valor do saque e a data do crédito nos canais de atendimento eletrônico do banco: aplicativo FGTS, site da Caixa e telefone 111 (opção 2). Caso o trabalhador tenha direito ao saque emergencial, mas não teve a conta poupança digital aberta automaticamente, deverá acessar o aplicativo FGTS para complementar os dados cadastrais e receber o dinheiro. 

 

O banco alerta que não envia mensagens com pedido de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links nem pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, mensagem de texto de celular (SMS) ou WhatsApp. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/252602-caixa-deposita-credito-para-saque-emergencial-de-fgts-para-nascidos-em-novembro.html