segunda-feira, 17 de março de 2014

Homem é alvejado com cinco tiros na porta de casa por dois motoqueiros em Inhambupe

Um homem conhecido por Orlando foi assassinado por volta das 20:00h  deste Sábado (15) no bairro do novo Inhambupe.
De acordo com populares, Orlando estava na porta de casa quando dois elementos em uma motocicleta parou a moto em seguida dispararam cinco tiros contra Orlando que morreu na hora. 

A polícia ainda não sabe os motivos do crime, mas descarta a possibilidade de assalto.
 
Fonte:  http://davidgouveiablogshow.blogspot.com.br/2014/03/inhambupe-homem-e-alvejado-com-cinco.html

Julgamento do Massacre do Carandiru recomeça nesta segunda; 12 policiais serão julgados

A quarta etapa do julgamento de policiais envolvidos no caso que ficou conhecido como Massacre do Carandiru será iniciada nesta segunda-feira (17), no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Desta vez, 12 policiais militares, integrantes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), serão julgados pela morte de dez presos e pela tentativa de homicídio de mais três que ocupavam o quinto pavimento da extinta Casa de Detenção do Carandiru. O julgamento terá início com o sorteio de sete pessoas que vão compor o Conselho de Sentença e, em seguida, serão ouvidas as cinco testemunhas de acusação, as seis testemunhas de defesa e os réus. A expectativa é de que a continuação do julgamento do massacre, ocorrido em 2 de outubro de 1992, dure de cinco a seis dias. Na época, 111 detentos morreram e 87 ficaram feridos em uma invasão policial para reprimir uma rebelião que acontecia no Pavilhão 9 da unidade. As informações são da Agência Brasil.  

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152034-julgamento-do-massacre-do-carandiru-recomeca-nesta-segunda-12-policiais-serao-julgados.html

Polícia Federal já encontrou oito tipos de novas drogas no Brasil este ano

Um composto feito em laboratório com aparência de maconha, mas 100 vezes mais potente que a droga natural, tem entrado no Brasil de forma disfarçada para enganar a fiscalização. O material é um dos oito tipos de drogas que eram totalmente desconhecidas pelas autoridades brasileiras e foram identificadas pela Polícia Federal, em Brasília, este ano. 

De acordo com o perito criminal federal, João Carlos Ambrósio, as drogas analisadas são produzidas, principalmente, na China e sudeste asiático e são enviadas para a Europa, onde se produz o material que é colocado à venda, principalmente na internet. A polícia diz que os traficantes usam diversas substâncias que imitam a maconha e as misturam com ervas como açafrão e erva doce. 

O material é conhecido nas ruas e na internet por nomes como: 'Hi5', 'incenso do mal' e o mais comum, 'spice', pimenta em inglês. Os efeitos da droga são parecidos com os da maconha e podem trazer danos à saúde. “Provocam relaxamento, euforia e podem estar associados também a alguns efeitos adversos, como o desenvolvimento de taquicardia, hipertensão e eventualmente manifestações paranoides e até psicóticas em algumas pessoas mais suscetíveis”, afirmou ao Fantástico o toxicologista Rafael Linden. 

Segundo a Polícia Federal, o consumo de drogas sintéticas aumenta no país por causa da própria dinâmica do tráfico, já que se o controle aumenta, os responsáveis pelo comércio encontram outras formas de comercializar substâncias ilícitas e, entre elas, está a droga sintética. Mundialmente, já foram identificadas mais de 600 variações do tipo de maconha sintetizada em laboratório.  

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152040-policia-federal-ja-encontrou-oito-tipos-de-novas-drogas-no-brasil-este-ano.html

Comércio mundial de armas cresceu 14% em cinco anos

O comércio mundial de armas convencionais cresceu aproximadamente 14% entre 2009 e 2013, em comparação com os quatro anos anteriores, de acordo com o Instituto Internacional de Estudos para a Paz, de Estocolmo, na Suécia. A liderança na exportação de armas para outros países continua com os Estados Unidos, que vende para 90 nações. A Índia, por outro lado, é o país que mais compra armas e duplicou a quantidade de produtos adquiridos. Os cinco principais exportadores - Estados Unidos, Rússia, Alemanha, China e França - são responsáveis por 74% das armas comercializadas mundialmente. Os dois primeiros países somam mais da metade, com 56% das vendas. Tanto a Alemanha quanto a França diminuíram as exportações em 24% e 30%, respectivamente, e as importações na Europa caíram 25% em relação ao período 2004-2008. Já a China aumentou as vendas em 212%, principalmente para os mercados do Paquistão, Bangladesh e Birmânia. Informações da Agência Brasil. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152042-comercio-mundial-de-armas-cresceu-14-em-cinco-anos.html

PMs que arrastaram mulher por 250 metros são presos

A Polícia Militar do Rio determinou a imediata prisão administrativa de três PMs do 9º Batalhão (Rocha Miranda) que estavam na viatura que arrastou a auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira, de 38 anos, por diversas ruas da zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desse domingo (16). Dois subtenentes e um soldado estão presos. A corporação não divulgou os nomes dos policiais. 

Também foi instaurado um inquérito policial militar (IPM) para investigar o caso. Moradora do Morro da Congonha, em Madureira, zona norte, a mulher havia sido baleada momentos antes, durante uma troca de tiros entre PMs e traficantes na favela. Os PMs, então, colocaram Claudia no porta-malas de uma Blazer da corporação para levá-la ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, zona norte. No meio do caminho, a porta do compartimento abriu. Desacordada, Claudia caiu de dentro do porta-malas, mas ficou presa ao para-choque da viatura por um pedaço de roupa. Ela foi arrastada por cerca de 250 metros, batendo contra o asfalto. A mulher ficou ainda mais ferida, com o corpo em carne viva. 

A cena foi filmada por um cinegrafista amador, na altura da Estrada Intendente Magalhães, por volta das 9h. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Claudia chegou morta ao hospital. A mulher foi baleada no pescoço e nas costas. Em nota, a Polícia Militar informou que "este tipo de conduta não condiz com um dos principais valores da corporação, que é a preservação da vida e dignidade humana". A Polícia Civil também investiga o caso. Além de Claudia, um suspeito de envolvimento com o tráfico também foi baleado na operação. Policiais da 29ª Delegacia de Polícia (Madureira) estiveram na favela e realizaram uma perícia. Dois fuzis utilizados pelos PMs durante a incursão no Morro da Congonha foram apreendidos. Claudia era casada e tinha quatro filhos. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/28906-pms-que-arrastaram-mulher-por-250-metros-sao-presos.html

Blogueiro João Andrade Neto é condenado a oito anos de prisão em regime fechado

O juiz Edmundo Lúcio da Cruz, da 9ª Vara Criminal da Comarca de Salvador, condenou o blogueiro João Andrade Neto a oito anos e dez meses de prisão, pelo crime de extorsão. Segundo o processo, movido pelo Ministério Público da Bahia, o dono do site Pura Política procurou em 2010 as vítimas Phillip Sampaio Ribeiro, Marival Costa Dias Filho, Francisco José Bastos, Carlos Seabra Suarez, Marcelo Guimarães Pessoa e Marcos Medeiros Guimarães com a alegação de que possuía informações que lhes seriam prejudiciais. 

Ainda conforme a ação penal, João Andrade Neto exigiu receber dinheiro para não publicar tais dados em sua página. Também foi condenado Cléber Lins Teixeira, à pena de três anos e seis meses. O magistrado entendeu que a participação de Cléber ocorreu apenas em um crime, além de levar em conta seus bons antecedentes. O dono do Pura Política foi condenado inicialmente ao regime fechado, enquanto Cléber cumprirá a pena em regime aberto. 

João Andrade deverá ainda pagar 110 dias-multa, cujo valor dia está fixado em 1/30 (um trigésimo) do maior salário mínimo vigente no ano em que ocorreu o fato, no caso 2010. Ele terá que arcar também com 75% dos custos do processo. No caso do segundo condenado, haverá pagamento de 10 dias-multa, adotados os mesmos critérios, e pagamento de 25% das custas processuais. No ano passado, João Andrade Neto já havia sido condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152049-blogueiro-joao-andrade-neto-e-condenado-a-oito-anos-de-prisao-em-regime-fechado.html

Em 71 dias, Bahia já tem 38 caixas eletrônicos explodidos


  • Joá Souza | Arquivo | Ag. A TARDE
  • Anderson Sotero
  • Em um dos episódios na capital, por volta das 4h do dia 5, foram destruídos dois terminais do Brades
Nos primeiros 71 dias de 2014, a Bahia foi alvo de 38 explosões de caixas eletrônicos, segundo levantamento do Sindicato dos Bancários do Estado. O número equivale a aproximadamente uma ação criminosa a cada dois dias. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 171% nas ocorrências.

Os ataques foram registrados até o dia 12 passado. Em 2013, até a mesma data, 14 equipamentos foram explodidos. A preferência dos assaltantes é por cidades do interior do estado. Apenas dois casos ocorreram na capital.

No episódio mais recente, 15 homens armados cortaram a energia elétrica na cidade de Macaúbas (a 632 quilômetros de Salvador) e explodiram a agência e o terminal eletrônio do Banco do Brasil.

Para Euclides Neves, presidente do Sindicato dos Bancários, o quantitativo de ocorrências é "superelevado": "É preocupante. Há responsabilidade dos bancos, que investem mais em tecnologia para evitar golpes na internet do que em segurança. Já o governo tem que adotar medidas no controle dos explosivos e investir na inteligência para descobrir as quadrilhas que estão agindo", destacou.

Custo-benefício

Coordenador do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif), o delegado Rusdenil Franco afirmou que não poderia se manifestar sobre os dados do sindicato. "Não posso comentar sem saber qual o fundamento que eles trabalham", disse.

O delegado, no entanto, não informou, até o fechamento desta edição, os números oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Franco comentou que há uma série de fatores que contribuem para a incidência no interior. "Tem a nossa situação geográfica, com locais que favorecem a atividade. Não diria que o policiamento é menor. O efetivo é adequado ao número da população. Os assaltantes procuram onde tem o melhor custo-benefício", afirmou.

O delegado informou que estão ocorrendo reuniões estratégicas com bancos para que instalem câmeras com melhor visualização à noite e sistemas de proteção para cofres e agências. "Alguns bancos estão atendendo", disse.

Diferentemente do delegado, o titular da SSP, Maurício Barbosa, disse, em reunião do programa Pacto pela Vida, na semana passada, que as instituições financeiras não estão tomando providências para prevenir as explosões.

Atrativo

De acordo com o secretário, as investidas começaram há quatro anos e viraram atrativo para quadrilhas, devido à facilidade de acesso, durante as madrugadas.

"Hoje, são três a quatro quadrilhas responsáveis por 75% das ocorrências deste tipo de crime na Bahia. Estamos exigindo um termo de ajustamento de conduta (TAC) para que os bancos invistam de forma a termos meios mais modernos de prevenir os ataques", ressaltou Barbosa.

O secretário afirmou, ainda, que o governador já cobrou ações como incineração ou inutilização de notas, mas que instituições bancárias e o Banco Central não aceitam.

Segundo o procurador de justiça Geder Gomes, será finalizado um termo de cooperação técnica com a Febraban, Exército, Ministério Público do Estado, polícias Federal, Rodoviária, Civil e Militar para "atuação sistêmica do estado e instituições bancárias no enfrentamento a estes tipos de crimes". A data para finalização, no entanto, não foi divulgada.

Diante das críticas, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que vem acompanhando os ataques a caixas eletrônicos com "extrema preocupação" e os investimentos em segurança física são "elevados". De 2003 para 2013, os recursos investidos passaram de R$ 3 bilhões para R$ 9 bilhões.

"É necessário impedir que os bandidos tenham acesso fácil a explosivos, como vem acontecendo há três anos, e desbaratar quadrilhas com ações de inteligência", ressaltou a entidade nacional.

Bando desarticulado

Na última quinta-feira, uma operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na prisão de 12 homens, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubos a caixas eletrônicos.

Composto por seis paulistas, quatro baianos, um cearense e um pernambucano,

o grupo foi desarticulado quando se preparava para assaltar três caixas eletrônicos na cidade de Esplanada e região, segundo a polícia.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/em-71-dias-bahia-ja-tem-38-caixas-eletronicos-explodidos-1576319