segunda-feira, 17 de março de 2014

Blogueiro João Andrade Neto é condenado a oito anos de prisão em regime fechado

O juiz Edmundo Lúcio da Cruz, da 9ª Vara Criminal da Comarca de Salvador, condenou o blogueiro João Andrade Neto a oito anos e dez meses de prisão, pelo crime de extorsão. Segundo o processo, movido pelo Ministério Público da Bahia, o dono do site Pura Política procurou em 2010 as vítimas Phillip Sampaio Ribeiro, Marival Costa Dias Filho, Francisco José Bastos, Carlos Seabra Suarez, Marcelo Guimarães Pessoa e Marcos Medeiros Guimarães com a alegação de que possuía informações que lhes seriam prejudiciais. 

Ainda conforme a ação penal, João Andrade Neto exigiu receber dinheiro para não publicar tais dados em sua página. Também foi condenado Cléber Lins Teixeira, à pena de três anos e seis meses. O magistrado entendeu que a participação de Cléber ocorreu apenas em um crime, além de levar em conta seus bons antecedentes. O dono do Pura Política foi condenado inicialmente ao regime fechado, enquanto Cléber cumprirá a pena em regime aberto. 

João Andrade deverá ainda pagar 110 dias-multa, cujo valor dia está fixado em 1/30 (um trigésimo) do maior salário mínimo vigente no ano em que ocorreu o fato, no caso 2010. Ele terá que arcar também com 75% dos custos do processo. No caso do segundo condenado, haverá pagamento de 10 dias-multa, adotados os mesmos critérios, e pagamento de 25% das custas processuais. No ano passado, João Andrade Neto já havia sido condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152049-blogueiro-joao-andrade-neto-e-condenado-a-oito-anos-de-prisao-em-regime-fechado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário