segunda-feira, 27 de maio de 2013

Proerd é lançado em Inhambupe
















Polícia Militar lançou na manhã de hoje dia 27, no Centro de Convenções, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Inhambupe.
Inicialmente esse programa será para todas as escolas da sede de Inhambupe, juntamente com a escola da Lagoa Seca, mas o intuito é levar esse programa para todo o município.
Abaixo veja o texto do wikipedia.
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil(Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.Por que todas as escolas estao fazendo para a violencia para para nao acontecer muitas mais coisas com brigas e mais tudo.

Moradores do Botelho se manifestam contra o plantio de eucalipto





Moradores da Comunidade do Botelho se manifestaram na manhã de hoje na frente do Fórum Ministro Adalício Nogueira em Inhambupe contra o plantio de eucalipto, pois muitos cartazes falam o que aqueles moradores sentem.
"Queremos um basta neste plantio"
"A plantação de eucalipto está tirando a nossa segurança"
"O uso de agrotóxico está prejudicando a comunidade"
"Quem mais sofrem são as pessoas  especiais"
Geralda e Cosminha foram os representantes da comunidade conversaram com a Promotora Ana Carolina Campos Tavares Gomes Freitas que foi marcada uma reunião na próxima semana, dia 03 de junho no Botelho.
Essa manifestação teve apoio dos vereadores Fabrício Mateus, Eliezer da Farinha e Uelson.
Veja esse texto dos moradores da comunidade.

"Eucalipto, fauna e flora vegetação novo milênio

Há alguns dias atras aqui foi lindo demais
tinha pássaros em revoados e muitos animais,
lagoas por todo cantos e florestas naturais,
candeia e sucupira, murici e cambui,
caraíba e samambaia e outro medicinais.
A mangabeira produzia frutos para os homens e animais.
O que será dos nossos filhos, 
quando tudo isso acabar, 
e químico não mais tratar 
vai se formar um deserto 
sem fronteira para acabar.
Nasce no raso do quererá 
até na beira do mar".

Missa e Confraternização no dia do ACS de Inhambupe




 Padre Elzo







 Givanildo, Cosminho e o Vereador Fabrício Mateus
 Padre Elzo e Cosminho
 Prefeito Benoni e a Secretária de Saúde Wilma
 Cosminho, e os vereadores Jeovan e Fabrício Mateus
Os Agentes Comunitários de Saúde(ACS) de Inhambupe comemoraram hoje seu dia municipal nos 15 anos de luta.
O evento aconteceu no Gruvitas Clube, onde teve a missa e logo após aconteceu a confraternização.

Wagner nega ter orientado bancada a derrubar CPI do Futebol Baiano: 'Desafio qualquer um'

O governador Jaques Wagner nega ter orientado a bancada governista da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a retirar assinaturas que protocolariam a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol Baiano, embora não conteste ter opinado a favor de um colegiado de investigação apenas no Esporte Clube Bahia. “Eu não pedi a ninguém para tirar [os nomes]. Desafio a qualquer deputado ou mesmo o [líder do governo na Casa] deputado Zé Neto [PT], até porque essa questão não é uma questão de governo. Dei minha opinião quando lançaram o [movimento] 'Bahia da Torcida' porque sou torcedor também”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias. A proposta da comissão foi arquivada na última terça-feira (21) após sete parlamentares da base aliada mudarem de posição e desistirem de dar apoio ao projeto. Legisladores da oposição e da própria ala da maioria afirmaram, à época, que a ordem da retirada das assinaturas teria vindo do governo, já que contratos da Embasa com clubes da Federação Baiana de Futebol (FBF) e da Arena Fonte Nova seriam investigados. “O lugar onde tem problema é o Bahia. Se tiver problema objetivo na Sudesb [Superintendência de Desportos do Estado da Bahia], no Vitória ou, como alguns já andaram falando, na Fonte Nova – que está toda auditada por TCU [Tribunal de Contas da União] e TCE [Tribunal de Contas do Estado] –, façam uma CPI. Porque está cheio de gente falando bobagem como é próprio de quem não tem argumento”, criticou Wagner.
 
'Está cheio de gente falando bobagem' sobre a Fonte Nova, critica Wagner | Foto: Max Haack / Ag. Haack / BN
 
Em relação à Embasa, o gestor afirmou que o órgão, a seu pedido, patrocina os clubes “para estimular os times” da Bahia. “Mas ela não é parte da gestão do Bahia. Até porque o patrocínio da Embasa não é a maior parte do dinheiro, a maior parte do dinheiro é oriunda justamente dos direitos que eles ganham de transmissão  de TV e da bilheteria, que quem paga é o povo”, listou. Ele também reclama da possibilidade de parlamentares terem tentado “por vias transversas” investigar a empresa. “A Embasa também é auditada. Se quiserem fazer CPI da Embasa, façam. Agora, vamos jogar o jogo de frente. Peguem uma denúncia e peçam uma CPI da Embasa. Não venham com esse papo de querer por vias transversas chegar lá”, reclamou.
 
 
O governador diz que não pediu “para ninguém assinar, nem pediu para não assinar” o requerimento para investigação do esporte no estado. “Repare, eu posso dizer perante [o presidente da AL-BA] Marcelo Nilo (PDT). Zé Neto sabe que não foi essa a orientação. A orientação que eu dei, entendendo que esta era uma CPI que estava para não apurar nada – porque quando você faz uma CPI em que o foco é 30 coisas, você não apura o que quer – foi: “na minha opinião, você deviam, eventualmente, rejeitar essa [CPI] que tem um amplo espectro e fazer a CPI que a torcida do Bahia quer, que é para ver como está a gestão do Bahia e dar mais transparência a ela. Isso poderia ajudar Marcelo [Guimarães Filho, presidente do Bahia e deputado federal pelo PMDB] e sua diretoria a tomar uma postura de se abrir. Não estou falando de caçar mandato”, minimizou.
 

'Não tenho nada contra Marcelo Guimarães Filho', diz o governador
 
Wagner diz que não tem “nada contra Marcelo Guimarães ou a diretoria do Bahia”. “Não sou conselheiro, mas como cidadão e torcedor do Bahia tenho responsabilidades. Você não faz uma Fonte Nova para ver o futebol ou um time baiano ser degradado. Ao contrário, você fez a Fonte Nova para levantar os times baianos, porque é importante que o Bahia, Vitória, Juazeirense e Juazeiro estejam na Primeira Divisão”, considerou. Para ele, em posição boa no Campeonato Brasileiro, os times trariam mais turistas e a Bahia “teria mais exposição na televisão”. “O Bahia, na minha opinião, acaba se prejudicando exatamente por conta da imagem de que é um clube à serviço de uma diretoria, e tem que ser ao contrário, tem que ser uma diretoria à serviço de um clube à serviço de uma torcida”, relacionou. Um dia depois de a CPI do Futebol ter sido engavetada, deputados do governo anunciaram que deram entrada no Ministério Público com um pedido de investigação do Esporte Clube Bahia.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/138166-wagner-nega-ter-orientado-bancada-a-derrubar-cpi-do-futebol-baiano-039-desafio-qualquer-um-039.html

ACM Neto diz que 'não há hipótese' de tentar governo e não descarta apoiar Dilma e PT em 2014

Embora considere "precipitada" o que chama de "antecipação" da disputa presidencial, o prefeito ACM Neto (DEM) se diz aberto a dialogar com todas as correntes que postularem o Palácio do Planalto em 2014. Apesar da ligação com o grupo que se opõe ao atual governo federal, em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias, o gestor soteropolitano declarou que o seu apoio não está definido  para uma eventual candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG). "Evidentemente que eu tenho uma história, eu tenho amigos e eu tenho um ambiente político no qual me forjei. Tudo isso vai ser pesado, mas eu não posso me negar a conversar com ninguém", avisou, ao não descartar dialogar com tradicionais adversários e até mesmo subir no palanque da presidente Dilma Rousseff e do PT: "Quando eu digo 'com ninguém', é com ninguém". Mesmo cotado à sucessão do governador Jaques Wagner, ele utiliza o argumento de que um ano e três meses é pouco tempo para promover a transformação que pretende na cidade e de que quer "colher os frutos" do seu trabalho para reiterar que não será candidato, mesmo que haja clamor popular."Não há hipótese", resumiu.
Sobre a sua administração, o democrata fez um balanço dos 150 primeiros dias no comando da capital baiana, minimizou a greve de parte dos servidores municipais, falou das dificuldades financeiras e, mesmo assim, anunciou projetos impactantes. Entre eles, o de requalificação da orla, o reordenamento dos ambulantes, a "redefinição" da Guarda Municipal, que será armada, bem como intervenções no trânsito, a exemplo da criação de uma quinta faixa na Avenida Paralela e o retorno este mês da Lei de Carga e Descarga, além da concessão da Estação da Lapa. "Continua sendo propriedade da prefeitura, mas vai ser explorada pela iniciativa privada. Vai ter um novo empreendimento ali, de elevadíssimo porte, que vai transformar a Lapa na mais moderna estação de ônibus do Brasil", apostou. Em relação às polêmicas, Neto revelou que a reforma tributária terá cerca de 40 emendas – inclusive a remoção da cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) nas incorporações imobiliárias – e disse que estabeleceu um "altíssimo nível" na relação do Executivo com a Câmara de Vereadores. Quanto ao pedido de concessão judicial para realizar obras para a Copa do Mundo, ele afirmou que vai cumprir a determinação do desembargador José Edivaldo Rotondano, mesmo que seja mantido o caráter deliberativo do Conselho das Cidades, que pode atrasar a conclusão de algumas intervenções. A respeito do programa Alfa e Beto, cuja suspensão foi requerida pela promotoria estadual, ele pede que o Ministério Público aguarde um ano para que as avaliações dos estudantes sejam comparadas. "Um compromisso eu posso assumir com a cidade, com a responsabilidade de prefeito. Se o programa não der resultados, se na avaliação os alunos não demonstrarem um bom desempenho, a gente elimina o programa", prometeu.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/138165-acm-neto-diz-que-039-nao-ha-hipotese-039-de-tentar-governo-e-nao-descarta-apoiar-dilma-e-pt-em-2014.html

Morre Roberto Civita, presidente do Grupo Abril

Morreu na noite deste domingo (26), aos 76 anos, o empresário Roberto Civita, filho de Victor Civita, fundador do Grupo Abril. Roberto estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e veio a óbito às 21h41 devido à falência de múltiplos órgãos. De acordo com nota do Grupo Abril, ele estava internado para a correção de um aneurisma abdominal Civita foi operado durante o carnaval para a colocação de uma prótese na aorta, mas teve complicações causadas por uma hemorragia. O quadro foi revertido, mas o estado de outros órgãos se complicou até chegar à falência múltipla. Roberto Civita estava no comando da companhia havia mais de duas décadas, período em que a empresa diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina. O grupo é responsável pela publicação das  revistas "Veja", "Exame", "Nova" e "Quatro Rodas", entre outras.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/138168-morre-roberto-civita-presidente-do-grupo-abril.html