quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Banco do Brasil, Santander e Bradesco devem unir caixas




O Bradesco, o Santander e o Banco do Brasil devem anunciar hoje à tarde um projeto para unificar o funcio-namento de seus caixas eletrônicos e terminais de atendimento automático.

Inicialmente, o acordo deve valer somente para os terminais ATM ( Terminais de Atendimento Automático) que ficam do lado de fora das agências. Só o Banco do Brasil, por exemplo, tem 45 mil terminais do tipo espalhados por todos os municípios do Brasil.
Sendo mais claro, a união permitirá que clientes com cartão de um banco possam fazer saques, consultar extratos e pedir empréstimos na rede de qualquer um dos três bancos que vão participar do acordo.

O processo para a unificação dos caixas deve levar ao menos cinco meses, de acordo com breve comunicado divulgado pelas instituições financeiras. Uma espécie de selo será aplicado nos terminais que aceitarão cartões dos três bancos.

O acordo é uma resposta à união dos caixas automáticos de Itaú e Unibanco que funcionam de forma integrada desde 2009, quando as instituições financeiras anunciaram sua fusão.

Google anuncia rede experimental ultraveloz de fibra óptica


O Google está conduzindo um experimento próprio de internet em "ultra-alta-velocidade" que permitirá transmissão rápida de vídeos 3D em alta definição, entre outros avanços. A empresa está encorajando a FCC (Federal Communications Commission) a incluir no plano nacional de banda larga dos EUA estratégias criativas para implementar o quanto antes redes velozes assim em território americano.

O plano da Google é construir e testar uma super-rede em algumas localidades no país, oferecendo velocidade 100 vezes maior do que a disponível para o assinante médio de banda larga via fibra nos EUA. A empresa planeja oferecer esse acesso a um preço competitivo a pelo menos 50 mil usuários e, potencialmente, a até 500 mil.

Forneceremos uma Internet mais de 100 vezes mais rápida que a conexão que a maioria dos norte-americanos têm hoje, com 1 gigabit por segundo através de conexões de fibra óptica diretas - afirmaram os gerentes de produtos do Google, Minnie Ingersoll e James Kelly, em postagem de blog.

Uma das experiências será a criação de uma nova geração de aplicações-web que hoje seriam impossíveis, em que os desenvolvedores poderão tirar proveito da alta velocidade do acesso. Isso gerará a necessidade de criar novas técnicas de engenharia de software.

A intenção da Google é operar essa rede física na modalidade de acesso aberto, em que o usuário poderá escolher entre vários provedores. Segundo a empresa, a manutenção da rede será aberta e transparente.

A Google já oferece há anos uma rede Wi-Fi aberta na região de Mountain View, onde fica o Googleplex, a matriz da companhia. O propósito da nova rede é semelhante, abrindo oportunidade para experimentos e aprendizado para os próprios técnicos da empresa.

O primeiro passo da Google em direção à ultra-rede foi a emissão de uma RFI (Request for Information - http://google.com/appserve/fiberrfi ), procedimento padrão no mundo dos negócios, com o objetivo de coletar informações sobre a capacidade de vários fornecedores ligados ao projeto e identificar as comunidades e os parceiros governamentais interessados. A empresa estará coletando respostas até 26 de março e entrará em contato com as instituições que se manifestarem ao longo de 2010.

Um vídeo sobre o projeto pode ser visto no YouTube em http://n9n80.tk


FONTE: O GLOBO

Governo adia definição sobre Plano Nacional de Banda Larga

Decisão só será tomada em março, segundo ministro Hélio Costa.
Ministro afirmou que não está definida a reativação da Telebrás.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para março a decisão sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que deve ampliar o acesso à internet de alta velocidade no país. A decisão foi tomada durante reunião do presidente com ministros nesta quarta-feira (10).
Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o adiamento se deve aos muitos detalhes a serem avaliados. O ministro afirmou que a decisão final do governo spbre o projeto só deve ocorrer após uma reunião com o presidente na primeira semana de março.

“A reunião com o presidente foi muito positiva, mas não foi conclusiva. Ficou acertado que na primeira semana de março estaremos nos reunindo novamente para que a gente possa ter tempo de agora até lá e cada um dos ministros em cada um dos setores poder estudar com seus técnicos a participação de cada um. Só depois dessa reunião se terá como tomar uma decisão”, disse Costa.

O ministro disse que não está definida ainda a reativação da Telebrás, estatal de telecomunicações que teve suas funções reduzidas após a privatização do setor de telecomunicações. “Isso só será possível definir após a reunião de março também”, explicou.


Costa disse que durante a reunião foi debatida a possibilidade de desoneração tributária para os aparelhos de modem. “É muita informação e muita coisa sendo apresentada e precisa de um detalhe de cada ministério. Por exemplo, no caso da desoneração, que começa pelo modem e que é fundamental no processo de implantação da banda larga, temos a Fazenda que tem que avaliar cada detalhe”, explicou.

Segundo o ministro, o custo inicial do Plano não é alto, porque o governo trabalha com o cenário de implementação dele até o final do ano, apesar de também terem sido apresentados ao presidente cenários de aumento do acesso à banda larga no país até 2014.

“Os custos não são altos, porque o primeiro procedimento que está sendo tratado é de implantação em 2010. Temos projeto até 2014, mas qualquer ação leva em conta inicialmente 2010”, disse o ministro.


Caçambas Paradas


Desde segunda dia 08 desse mês, as caçambas de limpeza de Inhambupe estão paradas na rua Dr. Sátiros Dias, em frente ao escritório da empresa AML, segundo alguns funcionários o motivo é o atraso de pagamento, que está há 60 dias, o espaço está aberto para a empresa e para a Prefeitura de Inhambupe, esperamos que essa negociação termine logo, pois são famílias que estão precisando desse dinheiro.

Serviços públicos essenciais são mantidos no Carnaval



Salvador - As repartições públicas estaduais interrompem atendimento nesta sexta-feira (12), início oficial do Carnaval, e retomam as atividades no dia 18 (quinta-feira). O atendimento será normal nos serviços considerados essenciais como policiamento e atendimento médico em prontos-socorros e hospitais públicos, que não sofrerão alterações.

Os 27 postos da rede SAC de todo o estado terão horário diferenciado de atendimento entre esta quinta-feira (11) e o dia 17. Os dez postos da capital atenderão em horário normal até esta quinta, com exceção do SAC Barra, localizado em um dos circuitos da festa, que abrirá das 8 às 16h.

Entre domingo e terça-feira de Carnaval (14 a 16), todas as unidades da capital e do interior permanecerão fechadas. Já na sexta (12), o expediente será suspenso nas unidades do Comércio e Periperi, e o SAC Barra terá horário diferenciado, atendendo das 8 às 13h.

Sábado (13) funcionarão os postos SAC Iguatemi, das 8 às 14h, e Salvador Shopping, das 9 às 14h. Após a festa, na Quarta-feira de Cinzas, os postos SAC da Liberdade e Periperi estarão fechados. Os demais retomam o trabalho a partir do meio-dia.

Interior - No interior, os postos SAC atenderão em horário normal nesta quinta (11), das 8 às 14h. Na sexta (12) fecham de sábado a terça-feira (13 a 16), e só voltarão a funcionar na Quarta-feira de Cinzas (17), das 12 às 20h. No SAC Porto Seguro, o retorno ocorre no dia 18, em razão do Carnaval prolongado do município. A unidade atenderá extraordinariamente até o dia 20, das 8 Às 14h.
As unidades do Ponto Cidadão - localizadas nos municípios de Central, Presidente Tancredo Neves, Inhambupe, Cruz das Almas, Mucugê e Coaraci também terão horário de atendimento diferenciado durante o Carnaval. Confira mais detalhes no site www.sac.ba.gov.br ou pelo telefone 0800 071 5353. A ligação é gratuita.
fonte: Jornal da Mídia

Placa do Novo Inhambupe


Essa é a placa do Novo Inhambupe, mudaram não é?

Como se forma a geada?


Durante a noite, a temperatura diminui. No meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor d'água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.

Fonte: Guia de curiosos da internet