quarta-feira, 29 de julho de 2020

Inhambupe Bahia já tem 100 casos confirmados, 33 ativos, 05 óbitos e 62 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 100º caso, nessa  quarta-feira, dia 29 de julho de 2020, sendo que 33 ativos, 62 recuperados, 05 óbitos, 70 monitoramentos ativos, 869 monitoramentos concluídos, 17 casos descartados e ainda tem 10 casos suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 46 casos e mais 54 na Zona Rural; sendo que 01 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 04 na Baixa Grande(sendo 01 óbito), 01 na BR-110, 02 em Volta de Cima, 01 Colônia (Roberto Santos), 01 Km 29, 04 na Lagoa, sendo que dois foi a óbito, 04 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 01 em Baixa da Areia, 02 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 06 no Saquinho e 01 foi a óbito, 01 em Boa Vista, 02 no Mandacaru e 01 na Lagoa Branca.


Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta quarta-feira (29) totaliza 100 casos confirmados, sendo 33 ativos, 62 recuperados e 05 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Cédula de 200 reais será lançada pelo Banco Central

Saiba mais informações sobre a cédula de 200 reais anunciada pelo Banco Central do Brasil para lançamento no final do mês de agosto de 2020.
O Banco Central do Brasil divulgou hoje (29/07/2020 às 15:30) em seu portal oficial, a notícia sobre o lançamento de uma cédula de R$ 200,00 (duzentos reais).
Aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a nova cédula será representada pelo lobo-guará, espécie de canídeo endêmico da América do Sul e único integrante do gênero Chrysocyon.
O Lobo-Guará foi escolhido com base na pesquisa conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 com uma lista de animais ameaçados de extinção onde a população votou nos animais que queriam ver representados no nosso dinheiro.
Seguindo as boas práticas de segurança dos Bancos Centrais, ainda não foi publicado o design, cor e elementos da nova cédula. O design será apresentado somente no dia do lançamento da nova cédula.
Porém, utilizando-se da liberdade artística, criamos um possível design NÃO OFICIAL da nova cédula, com base na cédula de 20 Reais:
Fiquem atentos nos posts do Collectgram, vamos fazer de tudo para trazer em primeira mão o design oficial aos colecionadores.
A previsão é de que a nova cédula de 200 reais  entre em circulação a partir do final de agosto, com emissão prevista de 450 milhões de cédulas para o ano de 2020.
No meio numismático, o lobo-guará já apareceu em cédula fantasia emitida pela Sociedade Numismática Paranaense (SNP), mas não para o valor de 200 reais:

Cédula fantasia da SNP com o lobo-guará

A notícia informa ainda que às 16h desta quarta-feira, acontecerá uma coletiva virtual pelo canal do Banco Central no Youtube, ocasião que a diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros fará uma apresentação sobre a nova nota do Real.
Fonte: https://collectgram.com/blog/cedula-de-200-reais-sera-lancada-pelo-banco-central/

Rússia quer aprovar vacina contra o coronavírus até 10 de agosto

A Rússia trabalha para se tornar o primeiro país no mundo a aprovar uma vacina de coronavírus, em menos de duas semanas. Sobre as doses, no entanto, ainda pairam questionamentos com relação à segurança, efetividade e se partes essenciais do desenvolvimento da imunização foram pulados para um resultado mais rápido. 
De acordo com a CNN, representantes russos afirmaram que estão trabalhando com a data de 10 de agosto ou ainda mais cedo para a aprovação da vacina, que é desenvolvida pela Moscow-based Gamaleya Institute. 
A ideia, segundo os russos, é que as doses sejam aprovadas para uso público, com prioridade a profissionais de saúde. “É um momento Sputnik”, disse o chefe do Fundo Soberano, que está financiando o projeto, Kirill Dmitriev. A fala faz referência à inovação do primeiro programa espacial do país.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/mundo/95287,russia-quer-aprovar-vacina-contra-o-coronavirus-ate-10-de-agosto

OMS diz que pandemia de Covid-19 é 'uma grande onda'

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (28) que o coronavírus não tem características sazonais como o da influenza, ou seja, não circula com maior frequência entre as estações mais frias de cada ano. A organização ainda fez um alerta sobre pensar em ondas quando se fala da pandemia de Covid-19.
Como o vírus não se comporta de maneira sazonal, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, chamou a atenção sobre os riscos de transmissão do coronavírus durante o verão do Hemisfério Norte, e não apenas no inverno.
"As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus e está se comportando de forma diferente", afirmou a porta-voz durante coletiva em Genebra, na Suíça. "Será uma grande onda", declarou Margaret Harris.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/saude/95283,oms-diz-que-pandemia-de-covid-19-e-uma-grande-onda

Servidor que recebeu auxílio emergencial de maneira ilegal deveria ser demitido

Mais de 70 mil servidores municipais foram identificados como beneficiários irregulares do auxílio emergencial na Bahia. Esse problema não é novo. Quando o Ministério da Cidadania e a Controladoria-Geral da União iniciaram o cruzamento das bases de dados disponíveis nas esferas federal, estaduais e municipais, começaram a aparecer números altos de ilegalidades na concessão do “coronavoucher”. Parte desses cadastros pode ser justificada por fraudes ou uso ilegal das informações dos servidores. Ainda assim é assustador pensar que nas diversas instâncias públicas haja pessoas com tamanho descompromisso com recursos públicos.

Não é uma questão de generalização. A imensa maioria dos servidores públicos é comprometida com o trabalho e com as atribuições designadas. Porém essa parcela que se apropria de algo simples, como parcelas de R$ 600 concedidas como auxílio a pessoas em condição de vulnerabilidade em meio a uma pandemia, revela que precisamos evoluir muito enquanto sociedade antes de entrarmos no tão sonhado país do futuro.

São essas pequenas corrupções – que nesse caso não chegam a ser pequenas – que muitos brasileiros, infelizmente, ancoram o dia a dia. A cada pessoa que teve acesso ao auxílio emergencial sem ter direito, outros tantos cidadãos ficaram a ver navios, lidando com a falta de acesso a direitos mínimos como alimentação, saúde e educação. Por mais que tenha havido um esforço para que o “coronavoucher” chegasse ao máximo de brasileiros possível, muitos seguiram à margem, invisíveis aos olhos do governo e também da própria sociedade.

Se esses servidores comprovadamente solicitaram acesso ao benefício sem terem direito, quem garante que eles, no exercício das funções, se mantenham probos o suficiente para não cometer outros crimes? É constrangedor imaginar que essas pessoas podem estar em esferas de decisão que podem definir os rumos da vida de outros. Decidir quem vive e quem morre, quem tem acesso aos serviços públicos ou não... Não podemos aceitar que esses cidadãos permaneçam fingindo ser servidores públicos. Porque estão longe de terem o direito de serem chamados assim.

Antes que seja criticado por pedir uma punição severa, friso que todos os beneficiários eventualmente irregulares têm direito à ampla defesa e ao contraditório. Porém não deve haver perdão para quem frauda um auxílio emergencial, que nasceu para evitar que brasileiros passem necessidade. A demissão de quem cometeu a ilegalidade é um favor ao serviço público e ao Brasil.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/fernando-duarte/114-servidor-que-recebeu-auxilio-emergencial-de-maneira-ilegal-deveria-ser-demitido.html