domingo, 10 de novembro de 2019

Evo Morales renuncia à presidência na Bolívia

São Paulo – Evo Morales renunciou à presidência da Bolívia, após suspeita de fraude nas eleições. O anúncio foi feito em rede nacional de televisão na tarde deste domingo (10). Três ministros também entregaram seus cargos hoje. O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, também renunciou ao posto neste domingo.  

Morales havia convocado mais cedo novas eleições presidenciais, o que reacendeu a pressão de políticos da oposição e de manifestantes pela renúncia do presidente. Pouco antes do anúncio da saída de Morales do cargo, as forças armadas da Bolívia haviam pedido que o presidente entregasse o cargo para um processo de pacificação do país.

Na manhã deste domingo, a Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um comunicado recomendando que a Bolívia anulasse as eleições de outubro – que deram a Morales o que seria seu quarto mandato consecutivo – e convocasse um novo pleito. O relatório da OEA foi divulgado em meio a indícios de irregularidades no processo eleitoral e uma onda de protestos violentos que tomaram as ruas bolivianas de la para cá, tanto contra quanto em apoio ao governo.

Em seu discurso de renúncia, Morales disse ser vítima de um golpe “cívico político e policial” e afirmou estar abrindo mão do cargo para conter o avanço da violência no país, em especial contra membros de seu governo e correligionários.

Em meio às manifestações, casas de políticos foram saqueadas e membros de suas famílias foram ameaçados. O arrombamento de suas casas neste fim de semana levou à renúncia, mais cedo, do presidente da Câmara dos Deputados boliviana, Víctor Borda, e também do ministro da Mineração, César Navarro.

“Todos vocês sabem muito bem que, no dia 21 de outubro deste ano [data das eleições], começou o golpe de Estado. (…) O que aconteceu é um golpe político e policial”, disse Morales. “Renuncio, sobretudo, para que nossos irmãos e irmãs não sigam sendo agredidos, para que não tenham suas famílias ameaçadas e suas casas incendiadas.”

“Entendo perfeitamente a decisão da comissão da OEA [que recomendou o cancelamento das últimas eleições]”, continuou Morales. “Ela tomou uma decisão política. (…) Agora me convenci de que alguns técnicos da OEA estão a serviço não das famílias humildes, mas sim de grupos do poder.”

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/evo-morales-renuncia-a-presidencia-na-bolivia/

Monica Benício, viúva de Marielle Franco, lançará livro sobre relacionamento do casal



A arquiteta Monica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco, pretende lançar em 2020 um livro de memórias de sua autoria que irá abordar o relacionamento vivido pelo casal. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do O Globo, a obra é até então intitulada como "Marielle e Monica: o amor é inimigo do fim". 

Nas páginas, que estão sendo previamente escritas a mão por Benício, serão relembradas as histórias do início do namoro entre elas, a união, além das idas e vindas e o tempo de sete meses que ambas demoraram para contar as pessoas mais próximas sobre o relacionamento. 

O livro de memórias escrito pela ativista está sendo montado nos períodos em que Monica consegue ficar offline e tem servido como uma forma de libertar-se da dor do luto. No conteúdo da obra também serão adicionados prints de conversas e manuscritos que envolvem as duas. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/36367-monica-benicio-viuva-de-marielle-franco-lancara-livro-sobre-relacionamento-do-casal.html

Crime: vaquinha online para contratar matador de aluguel para assassinar Lula tem mais de 5 mil compartilhamentos

Uma vaquinha online foi aberta por um cidadão de Natal para encontrar um matador de aluguel para dar cabo de Lula.
Foi criada no dia 8 de novembro com este objetivo declarado: “Precisamos matar o molusco antes que utilize suas garras comunistas”.
A campanha já tem mais de 5 mil compartilhamentos.
Nos comentários, Henrique Aranha, que se identifica como co-fundador e diretor de conteúdo na empresa Mensurável, disse o seguinte:
“2.000 conto aqui perto dá pra chamar o Geraldão Matador. Faz o bagulho fácil fácil e ainda aceita metade do pagamento em Devassa”.
Já Breno Duarte Fernandes, de Belo Horizonte, declarou:
“Amigo eu só não doo pq não sei se tu vai pegar o dinheiro e gastar em puta sem me convidar. Pq vontade não me falta.”
O artigo 286 do Código Penal, que versa sobre “incitar, publicamente, a prática de crime”, prevê pena de detenção, de três a seis meses, ou multa.
É a mesma pena prevista no artigo 287: “fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime”.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/crime-vaquinha-online-para-contratar-matador-de-aluguel-para-assassinar-lula-tem-mais-de-5-mil-compartilhamentos/

'Eu não dei carona', diz Luciano Huck em referência a avião usado por Lula

“Olho no olho, para esclarecer os fatos. E evitar as maldosas especulações políticas e maluquices ideológicas”. Foi com esta legenda que o apresentador Luciano Huck esclareceu por um vídeo postado nas redes sociais, que não emprestou o seu jatinho para o ex-presidente Lula. 

A associação do nome do apresentador com o político foi feita pelo site O Antagonista, neste sábado (9), durante a cobertura da soltura do petista. Na ocasião, um dia após garantir liberdade na sede da Polícia Federal em Curitiba, Lula usou uma aeronave para se deslocar até a cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

“Esclarecer os fatos olhos no olho é sempre bom, tá? Eu não dei carona no avião para o Lula. Eu não emprestei avião nenhum para o Lula. Eu uso meu avião para trabalhar. Viajo dois, três estados toda semana para rodar esse Brasil inteiro”, disse de início o global. 

Logo em seguida, Huck explicou que existe uma sociedade entre ele e a empresa área Icon Táxi Aéreo, mas deixou claro que por uma questão de despesas há uma liberdade da empresa em oferecer o serviço para outras pessoas. 

“Aviação é muito cara. E para tornar a operação mais eficiente, eu tenho um sócio, que é a Icon Táxi Aéreo, que é maior empresa de táxi aéreo do Brasil. Quando eu não estou voando, o avião fica a disposição deles para fretamento. Em bom português, é para alugar o avião para pagar as contas todas.

Ele também aproveitou para falar especificamente do voo do ex-presidente Lula e fez críticas a quem tenha associado seu nome com o fato. “O voo de hoje foi um voo fretado, como qualquer outro. Quem cuida dessa agenda de voos e todos os detalhes é a Icon, então qualquer especulação política em cima disso é maluquice, nesse momento polarizado e dividido do país. O fato não passou de uma simples questão comercial, vamos dizer assim. Qualquer dúvida a Icon pode esclarecer e espero que eu tenha esclarecido qualquer dúvida”, completou. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/56564-eu-nao-dei-carona-diz-luciano-huck-em-referencia-a-aviao-usado-por-lula.html

Bolsonaro pergunta a Silas Malafaia se deveria visitar Adélio Bispo



Jair Bolsonaro perguntou ao pastor Silas Malafaia se o pastor visitaria Adélio Bispo para perdoá-lo pela facada, caso estivesse no seu lugar. 

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o presidente ainda declarou não ter raiva do agressor e disse acreditar que ele foi usado por alguém que lhe ofereceu dinheiro.

Bolsonaro teria se emocionado com a conversa e afirmou que ainda gostaria de saber quem foi o mandante do crime. A Polícia Federal concluiu não haver mandantes e Adélio foi considerado inimputável pela Justiça.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/241276-bolsonaro-pergunta-a-silas-malafaia-se-deveria-visitar-adelio-bispo.html