sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Morre aos 116 anos idosa reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil

Morreu nesta terça-feira (5), aos 116 anos, a idosa mais velha do Brasil. Validada pelo Gerontology Research Group (GRG) de tal modo, Francisca Celsa dos Santos era natural de Cascavel e morreu na sua casa, em Fortaleza, após ser acometida por uma pneumonia.

 

As netas de Francisca informou que ela teve uma piora no quadro de saúde e foi vitimada por uma falência múltipla de órgãos. O corpo da mulher foi sepultado na tarde da última quarta-feira (6), no Cemitério Municipal de Pacajus (Nossa Senhora da Conceição), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

 

A senhora era também a terceira mais velha no mundo e obteve o reconhecimento do Guinness Book como "supercentenária" mais antiga da América Latina. Ela faria 117 anos no dia 22 de outubro. 

 

"A gente preservou tanto ela [do coronavírus], mas estava tendo a construção de um supermercado em frente à casa dela e, por conta dessa poeira, ela pegou uma pneumonia. Ela melhorava e piorava, mas infelizmente ontem Deus a levou", disse a neta, Fernanda Aliny Barroso Celsa, ao jornal Diário do Nordeste.

 

"Quando ela tinha uns 80 anos, ela estava com câncer no estômago e pediu pelo amor de Deus pra minha mãe não deixar ela no hospital. Ela foi curada e ficou [viva] até quase os 117 anos. Pra gente isso é uma dádiva, é um orgulho", afirmou a descendente, acrescentando que Francisca vai deixar a "união" e o "amor" entre os familiares como legado. 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/262640-morre-aos-116-anos-idosa-reconhecida-como-a-pessoa-mais-velha-do-brasil.html

Firmino Alves: Após serem eleitos com 50,85%, prefeito e vice são diplomados

Eleitos no último domingo (3), os novos prefeito e vice-prefeito de Firmino Alves foram diplomados nesta quinta-feira (7). Em cerimônia restrita conduzida pelo juiz eleitoral Rojas Sanches Junqueira, Fabiano de Jesus Sampaio e Isaac Barreto dos Santos Filho, ambos do Partido Democrático Trabalhista (PDT), foram eleitos com 50,85% dos votos válidos. 

 

O evento foi restrito aos eleitos por causa da pandemia da Covid-19. Também estiveram presentes as respectivas esposas e filhos dos gestores.  Em Firmino Alves, a eleição suplementar foi convocada após o TSE julgar o agravo regimental interposto em um recurso eleitoral e manter o indeferimento do registro de candidatura de José Aguinaldo dos Santos.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/27357-firmino-alves-apos-serem-eleitos-com-5085-prefeito-e-vice-sao-diplomados.html

Homem tenta se aposentar e descobre que outra pessoa recebe seu salário há seis anos

Geraldo Xavier Soares, de 62 anos, descobriu que outra pessoa estava recebendo sua aposentadoria desde 2015, após tentar dar entrada no benefício.

 

De acordo com publicação do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, Geraldo trabalhou durante 20 anos em propriedades ruaris e como cobrador de ônibus, em Vitória, no Espírito Santo. Quando tentou dar entrada na aposentadoria, no entanto, descobriu que uma pessoa, identificada como Geraldo Chaves Soares, de Minas Gerais, estava recebendo o benefício usando seus dados. As informações são da TV Vitória.

 

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Vitória, Gerson de Maia Carvalho, o sistema do órgão identificou o erro na hora de dar entrada com os documentos da vítima. Ele destaca, no entanto, que ainda não há provas de que se trata de um crime.
“No primeiro momento, não podemos afirmar se foi algo fraudulento ou criminoso. O que nós comprovamos é que tem alguém recebendo uma aposentadoria irregular”, disse.

 

O suspeito de ter roubado o benefício tem em seu histórico três empresas onde teria trabalhado, inclusive a de transportes públicos e um grande banco. De acordo com o sistema, ele estaria empregado de 1979 a 1996. Nesse período, Geraldo Xavier estava trabalhando no interior.
O sindicato ainda informou que a pessoa não conseguiria se aposentar sem o registro na carteira de Xavier.

 

“Se não fizesse a soma de todos esses vínculos, esse Geraldo que está recebendo não conseguiria aposentar, porque não iria atingir o tempo mínimo necessário para aposentar em 2015, como ele conseguiu”, afirmou o presidente do sindicato.

 

Em resposta, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não se trata de um caso de fraude, mas de número de CPF duplicado. O órgão afirma que o erro está sendo corrigido e Geraldo Xavier poderá solicitar o benefício em até 10 dias úteis.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/262639-homem-tenta-se-aposentar-e-descobre-que-outra-pessoa-recebe-seu-salario-ha-seis-anos.html