quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Morre jornalista e colunista política Cristiana Lôbo, aos 63 anos

 Morreu a jornalista Cristiana Lôbo, nesta quinta-feira (11), em São Paulo, em decorrência de um mieloma múltiplo, o qual ela tratava havia alguns anos, agravado por uma pneumonia contraída nos últimos dias. Ela tinha 63 anos e estava internada no hospital Albert Einstein.

 

Cristiana atuou no jornalismo por mais de 30 anos. Atualmente ela era colunista de política na GloboNews e estava afastada das telas da emissora há alguns meses. A emissora informou em junho que Cristiana seguia contratada e que estava de licença médica, mas não informou mais detalhes sobre o estado de saúde.

 

A última vez que a comentarista de política se manifestou publicamente foi em julho, através de publicação no Twitter, onde celebrou a audiência do programa "Conexão GloboNews". 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/263614-morre-jornalista-e-colunista-politica-cristiana-lobo-aos-63-anos.html

Justiça garante canabidiol para criança que sofria com 50 crises de epilepsia por dia


 Com uma rara doença genética que lhe acarretava até mais de 50 crises epilépticas diárias, uma criança de Ipiaú obteve na Justiça, em caráter liminar, o direito a que o Estado da Bahia lhe assegure um medicamento importado à base de canabidiol. A decisão atende ação da Defensoria da Bahia ao apontar que a ausência da terapia com o medicamento gerava graves prejuízos à saúde e mesmo à vida do menino.

 

De acordo com a mãe da criança, que completará 4 anos em dezembro, óleo genérico à base de canabidiol já vinha sendo ministrado desde que a mesma tinha 1 ano e meio. O uso zerou então as crises de convulsão, minorou as crises de asma e permitiu a partir daí, e com outros cuidados médicos, que à criança passasse a andar e falar.

 

“Vereadores da cidade vinham ajudando a bancar estes óleos. Mas chega uma hora em que eles mesmos dizem que devemos procurar a Justiça já que eles não têm obrigação de pagar. Realmente não temos que ficar todo dia na porta dos outros, é um direito da criança. Esperamos agora que a liminar seja cumprida”, diz a dona de casa Kaysa dos Santos, mãe da criança.

 

O medicamento assegurado pela Justiça, no entanto, foi o efetivamente prescrito e recomendado pelos médicos e tem um custo ainda mais elevado: cerca de R$ 3 mil mensais. “Estávamos há muito tempo correndo atrás disso, vai para um lado, vai para outro. A Defensoria chegou aqui em Ipiaú e o caso foi transferido para ela e foi rápido desde então o atendimento. Fiquei até apreensiva com esta troca, mas foi rápida e fomos bem acolhidos”, acrescenta Kaysa dos Santos.

 

A troca a que se refere Kaysa dos Santos é que com a ausência anterior da Defensoria na cidade, a família tinha procurado o Ministério Público em busca de auxílio. “O Ministério Público vinha buscando uma solução extrajudicial para este caso, sem obter resultado. Com nossa chegada dezenas de casos nos foram encaminhados e estamos ingressando com ações judiciais, em vários deles, para dar respostas às situações”, explicou o defensor público Raphael Vargas, autor da ação em favor da criança.

 

Embora ainda não seja fornecidos pelo Sistema Único de Saúde, medicamentos importados à base de canabidiol (CBD) já têm comprovada eficácia e segurança para o tratamento de diversas epilepsias. Exigindo prescrição e laudos médicos para aquisição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso medicinal destes desde de janeiro de 2015.

 

De acordo com a decisão da juíza Leandra Leal Lopes da Vara de Crime, Infância e Adolescência e Tribunal do Júri de Ipiaú, o Estado tem 30 dias para passar a providenciar a oferta contínua do remédio, mediante envio de relatório e receita médica, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Segundo a decisão judicial, ainda que não coberto pelo SUS, o texto constitucional não limita os deveres do Estado com a saúde e a vida a “uma lista oficial padronizada de medicamentos e tratamentos a serem fornecidos gratuitamente ou, ainda, a uma previsão orçamentária de destinação das receitas do Estado”.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/65064-justica-garante-canabidiol-para-crianca-que-sofria-com-50-crises-de-epilepsia-por-dia.html

Recém-nascido é encontrado em caixa de papelão em Itabuna

Bebê recém-nascida foi encontrada em Itabuna dentro de uma caixa de papelão. A Polícia Militar e o Conselho Tutelar encaminharam a criança para uma avaliação no Hospital Manoel Novaes, onde foi examinada e aparenta estar saudável. 

 

De acordo com o portal G1, a bebê, que estava em situação de abandono, tem cerca de um mês de vida e foi acolhida por moradores da região. Ao chegar no hospital,ela recebeu o nome de Eloise Vitória para concluir o atendimento hospitalar. 

 

Com informações sobre a recém-nascida ainda escassas, ela foi encaminhada para a Casa de Acolhimento Aconchego da Criança. O Conselho Tutelar e a Vara da Infância e Juventude acompanham o caso.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/27755-recem-nascido-e-encontrado-em-caixa-de-papelao-em-itabuna.html

Vitória vence o Vasco por 3 a 0 e fica perto de sair do Z-4

Se a missão é complicada, nada melhor que uma vitória acachapante para aumentar as esperanças do Leão contra a degola. Em duelo disputado nesta quarta-feira (10), em São Januário, o time rubro-negro venceu o Vasco da Gama por 3 a 0. Os gols foram marcados por Marcinho (duas vezes) e Thalisson Kelven.

 

Com o resultado, o Vitória chegou aos 37 pontos e agora precisa vencer o Cruzeiro na próxima rodada e torcer por tropeços do Londrina e Brusque, que enfrentam Ponte Preta e CRB, respectivamente. O Leão é o 18º colocado.

 

O duelo com o Cruzeiro acontece no domingo (14), às 19h, no Barradão, pela 36ª rodada.

 

O JOGO

O começo da partida não poderia ser melhor para o Vitória. Antes mesmo do cronômetro assinalar um minuto, o Leão abriu o placar com Marcinho. Ele carregou a bola com liberdade na intermediária e arrematou com força. A bola morreu no fundo das redes, sem chances de defesa para Lucão.

 

Aos quatro, o Vitória perdeu uma boa chance de ampliar o placar. David invadiu a área e chutou na saída de Lucão, mas a bola foi para fora.

 

O Vitória recuou e o Vasco passou a ocupar o campo de ataque. Andrey e Nenê criaram boas chances, mas esbarram no goleiro Lucas Arcanjo.

 

O Vasco teve a maior posse de bola, mas sem efetividade. A equipe abusava de trocar passes dentro do seu campo de defesa e não conseguia superar a marcação do Vitória. 

 

Segundo tempo
O Vitória continuava se comportando bem defensivamente e neutralizava as ações do Vasco.
Aos 17, Fabinho recebeu na ponta direita da área e chutou muito forte, mas a bola foi longe da meta defendida por Lucão.

 

Após cobrança de escanteio aos 23, Thalisson Keven subiu sozinho e cabeceou forte para o fundo das redes. 
Walber vacilou aos 31 minutos, perdeu a bola para David, que penetrou na área, mas foi derrubado. O árbitro não titubeou e marcou pênalti. Marcinho cobrou com perfeição e ampliou a vantagem rubro-negra.

 

Aos 47, Thalisson Kelven pegou o rebote de fora da área e chutou com força. A bola passou muito perto da trave direita.

 

FICHA TÉCNICA
Vasco 0 x 3 Vitória
Série B - 35ª rodada
Local: São Janurário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10/11/2021 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Cândido das Flores (RN)
Quarto Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)
Árbitro de Vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
AVAR: Flávio Gomes Barroca (RN)
Observador VAR: Sérgio Correa da Silva (RJ)
Cartões amarelos: Andrey, Cano e Wálber (Vasco); Eduardo e Fernando Neto (Vitória)
Gols: Marcinho (2x) e Thalisson Kelven (Vitória)

 

Vasco da Gama: Lucão; Bruno Gomes, Wálber (Rômulo), Leandro Castán e Riquelme; Andrey, MT (Morato), Marquinhos Gabriel, Gabriel Pec (Galarza) e Nenê; Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Wallace, Thalisson Kelven e Roberto (Renan Luís); João Pedro, Fernando Neto (Soares Bolota) e Eduardo (Cedric); Marcinho (Alisson Santos), David (Caíque Souza) e Fabinho. Técnico: Wagner Lopes.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/24633-vitoria-vence-o-vasco-por-3-a-0-e-fica-perto-de-sair-do-z-4.html