sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Igreja contrata Claudio como tecladista oficial da Paróquia de Inhambupe

Depois de mais de15 anos tocando na Igreja Católica de Inhambupe, o tecladista Claudio  foi contratado pela a Paroquia do Divino Espírito Santo do município.
E de agora em diante Claudio irá tocar em todas as missas e dar o apoio aos corais que não tem um tecladista.
O blog vem parabenizar ao Pároco Renato Peixinho que mostrou que quer uma igreja renovada.

Cientistas detectam ondas gravitacionais previstas por Einstein há 100 anos

Em um anúncio que chocou o mundo da astronomia, cientistas disseram nesta quinta-feira (11) que finalmente detectaram ondas gravitacionais, reverberações na fábrica do espaço-tempo previstas por Albert Einstein há um século. Alguns cientistas compararam a grandeza da novidade ao momento em que Galileu Galilei pegou um telescópio para observar os planetas. 

A descoberta dessas ondas, criadas por violentas colisões no universo, empolgou os cientistas, porque abre a porta para uma nova maneira de observar o cosmos. Para eles, é como passar do cinema mudo ao falado, porque essas ondas são a trilha sonora do universo. "Até este momento, nós tínhamos nossos olhos no céu e não podíamos escutar a música", comparou o astrofísico Szabolcs Marka, da Universidade Columbia, membro da equipe que fez a descoberta. "Os céus nunca mais serão os mesmos", completou. As ondas gravitacionais, primeiro teorizadas por Albert Einstein em 1916 como parte de sua teoria geral da relatividade, são extraordinariamente débeis reverberações no espaço-tempo, a difícil de penetrar quarta dimensão, que combina o tempo com as outras três dimensões espaciais. 

Quanto objetos com muita massa, porém compactos, como os buracos negros ou as estrelas de nêutrons, colidem, eles emitem reverberações gravitacionais pelo universo. Cientistas encontraram provas indiretas da existência de ondas gravitacionais nos anos 1970 - a partir de dados de computação que mostraram mudanças mínimas na órbita de duas estrelas que colidiram - e esse trabalho foi consagrado como parte do Nobel de Física de 1993. Mas o anúncio desta quinta foi uma detecção direta da onda gravitacional.

O próprio Einstein, ao teorizar sobre o assunto, achou que os cientistas nunca conseguiriam ouvir as ondas gravitacionais. Posteriormente, Einstein chegou a questionar se essas ondas realmente existiam, nos anos 1930, mas nos anos 1960 cientistas concluíram que provavelmente sim.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/116512-cientistas-detectam-ondas-gravitacionais-previstas-por-einstein-ha-100-anos.html

Ex-deputado baiano será homenageado com nome em rodovia que liga Bahia a Tocantins

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2223/11, do Senado Federal, que denomina “Ferrovia Vasco Azevedo Neto” o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (EF-334) compreendido entre os municípios de Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO). De acordo com a Agência Câmara Notícias, o parecer do relator, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), foi favorável à proposta, na forma do substitutivo da Comissão de Viação e Transportes. O substitutivo fez correções de técnica legislativa no projeto. Como a proposta teve alterações na Câmara, foi remetida para nova análise no Senado. “Ressalta-se a grande importância do engenheiro Vasco Azevedo Neto, um visionário, professor emérito da Universidade Federal da Bahia e deputado federal por quatro mandatos [1971-1991], falecido no mês de setembro de 2010”, afirmou Aleluia. “Reconhecido defensor do sistema ferroviário, o seu projeto de Ferrovia Transulamericana é considerado inspiração para o traçado da Ferrovia Oeste-Leste”, completou. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/185883-ex-deputado-baiano-sera-homenageado-com-nome-em-rodovia-que-liga-bahia-a-tocantins.html