quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ibope: Dilma alcança 37%, mas Marina venceria no 2º turno; Aécio cai para 15%

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata a reeleição, recuperou três pontos percentuais em relação à pesquisa eleitoral anterior e obteve 37% das intenções de voto, conforme novo levantamento do Ibope divulgado nesta quarta-feira (3). Marina Silva cresceu quatro pontos e alcançou 33% da preferência do eleitorado. Com a margem de erro de 2%, Marina fica em empate técnico com a petista no primeiro turno. Aécio Neves (PSDB) teve queda de quatro pontos e chegou a 15%. Pastor Everaldo continua com 1% e os demais candidatos não pontuaram e somados, tem 2%. Brancos e nulos continuam em 7%; não souberam ou não opinaram caíram de 8% para 5%. Na simulação de segundo turno feita pelo Ibope, Marina segue favorita, com 46%, enquanto Dilma tem 39%. A presidente, no entanto, teve melhora na avaliação de seu governo: passaram de 34% a 36% os que o consideram ótimo ou bom; de 36 para 37% os que votaram por regular, enquanto que a avaliação como ruim e péssimo reduziu de 27% para 26%. O Ibope também simulou um segundo turno entre Dilma e Aécio: a primeira obtém 47% das intenções e o tucano, 34%. A consulta, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE sob o número BR-00514/2014, foi encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a TV Globo e entrevistou 2.506 pessoas em 15 municípios. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159795-ibope-dilma-alcanca-37-mas-marina-venceria-no-2-turno-aecio-cai-para-15.html

Datafolha aponta fim de crescimento de Marina e Dilma melhora desempenho

Uma nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (3), mostra que, após o crescimento nos últimos levantamentos, a candidata do PSB, Marina Silva, estancou a ascensão em 34% - mesmo percentual da presidente Dilma Rousseff (PT) no levantamento da última sexta-feira (29). Na nova sondagem de intenções de voto, a petista aparece com 35%, enquanto o candidato do PSDB, Aécio Neves, caiu de 15% para 14%. Na simulação de segundo turno, o Datafolha aponta uma vitória de Marina contra Dilma, porém a diferença que chegou a 10% na última pesquisa, caiu para 7%. Na disputa entre ambas, a socialista teria 48% das intenções de voto, enquanto a petista ficaria com 41%. O instituto fez ainda uma simulação entre Dilma e Aécio, quando a petista venceria por 49% a 38%. E, pela primeira vez, uma pesquisa simulou um embate entre a socialista e o tucano, no cenário de segundo turno. Também nesse caso a vitória seria de Marina, por 56% a 29%. O levantamento ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre os dias 1º e 3 de setembro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é de número BR-00517/2014.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159802-datafolha-aponta-fim-de-crescimento-de-marina-e-dilma-melhora-desempenho.html

Eleições Bahia: Saiba a agenda de campanha de candidatos ao governo desta quarta-feira

Os candidatos ao governo do estado da Bahia tem agendas diversificadas nesta quarta-feira (2). Marcos Mendes (PSOL) passa o dia concedendo entrevistas à emissoras de rádio. Renata Mallet (PSTU) realiza panfletagem na UFBA pela manhã e em Camaçari à tarde. Rogério Da Luz (PRTB) dá entrevistas a emissora de rádios e site de notícias ao longo do dia, além de se reunir com equipe à noite. Rui Costa (PT) se encontra com empresários do setor hoteleiro e com representantes da Academia de Ciências da Bahia pela manhã e grava programa eleitoral à tarde. Pela noite, participa de comício em Periperi, com a presença do ex-presidente Lula. Paulo Souto (DEM) viaja para o Oeste e participa de eventos políticos nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Barra do Mendes. Lídice da Mata (PSB) faz campanha em Ipirá pela manhã, se reúne com apoiadores em Feira de Santana à tarde, antes de se reunir com auditores fiscais na Pituba e com empresários de Bares e Restaurantes da Península Itapagipana.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159755-eleicoes-bahia-saiba-a-agenda-de-campanha-de-candidatos-ao-governo-desta-quarta-feira.html

Senado aprova projeto que libera inibidores de apetite

O Senado concluiu na tarde desta terça-feira (2) a última votação do projeto que libera a produção e venda de inibidores de apetite no Brasil. Os senadores aprovaram um projeto de decreto legislativo que susta a proibição imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos medicamentos em 2011. Esse tipo de projeto, diferentemente das leis, não precisa receber sanção presidencial para entrar em vigor. 

Precisa apenas ser promulgado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), na próxima reunião conjunta da Câmara e do Senado. O projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em abril deste ano. O autor da proposta é o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), que é candidato a vice-presidente da República na chapa de Marina Silva. Na justificativa do texto, Albuquerque argumentou que a liberação dos inibidores de apetite é importante para o tratamento da obesidade e de doenças correlatas. Para ele, em muitos casos, apenas dietas e exercícios não produzem bons resultados no tratamento. "A proibição da produção e comercialização dos medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol e a permissão altamente restritiva para o uso da sibutramina causaram grande insatisfação entre a classe médica, constituindo-se num retrocesso ao tratamento dos obesos no país", escreveu Beto Albuquerque. 

Na sessão desta terça, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) saiu em defesa da proposta do colega, assim como a maioria dos senadores. Para Valadares, a Anvisa extrapolou sua competência ao editar a resolução 52 de outubro de 2011, que proibiu a produção e a venda, mesmo sob prescrição médica, dos inibidores que ajudam no emagrecimento. O senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, falou contra o projeto. "A inibição do apetite não é o centro do tratamento da obesidade, mas sim a dieta, as atividades físicas e, complementarmente para aqueles que têm dificuldade em fazer dieta, um inibidor de apetite que não necessariamente é derivado da anfetamina", disse. "Eu não me sinto em condições de tomar essa decisão e não acho que os senadores deveriam se sentir a condição de liberar qualquer medicamento que foi objeto de proibição após análise aprofundada", afirmou Costa.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/50792-senado-aprova-projeto-que-libera-inibidores-de-apetite.html

MP-BA abre concurso para promotor substituto com reserva de 30% das vagas para negros

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abre inscrições para o concurso de promotor de Justiça substituto nesta quinta-feira (4). O edital do certame foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (2) para preenchimento de 30 vagas. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do MP-BA. A taxa da inscrição é de R$ 200. A prova será aplicada no dia 9 de novembro, em Salvador. Os candidatos deverão ser bacharéis em direito e ter exercido por pelo menos três anos alguma atividade jurídica após conclusão do curso. 

O concurso tem validade de dois anos, a partir da homologação, e poderá ser prorrogado por igual período. Os inscritos serão submetidos a provas que versarão sobre os direitos Constitucional, Administrativo, Eleitoral, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Transindividuais e Legislação Institucional. O concurso terá 5% das vagas reservadas às pessoas com deficiência e, pela primeira vez, destinará 30% das vagas a candidatos negros, amparado pelo Decreto Estadual nº 15.353/2014, que regulamenta a Lei nº 13.182/2014.

De acordo com o Ministério Público, a reserva das vagas para os negros é uma política de afirmação, e por isso, será observado em todos os concursos públicos e processos seletivos da instituição. O órgão baiano foi o primeiro MP a criar uma Promotoria de Combate ao Racismo no país. Nesta terça, o Parquet ainda publicou um ato para instituir a política de ação afirmativa, regulamentada através do Programa de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/49459-mp-ba-abre-concurso-para-promotor-substituto-com-reserva-de-30-das-vagas-para-negros.html

TRT-BA divulga lista de devedores da Justiça do Trabalho; FTC lidera ranking em Salvador

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) divulgou nesta terça-feira (2) a listados maiores devedores da Justiça do Trabalho no estado. Em Salvador, a empresa com o maior número de processos é a faculdade FTC (Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia Ltda e Somesb Patrimonial Ltda) que totaliza 740 demandas. Em seguida, estão a Petrobras (339 processos,) seguida pelo Protector Segurança e Vigilância (334), Estado da Bahia (300) e Banco Bradesco (281). Já o município de Ilhéus é o maior devedor do estado com 2.034 processos.

 A lista leva em consideração os devedores que não pagam ou não garantem a execução de sentenças transitadas em julgado ou de acordos trabalhistas firmados perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) ou em conciliação. As empresas com dívidas trabalhistas ficam proibidas de participar de licitações, de receber financiamento público ou receber incentivos fiscais. Todos os nomes dos devedores estão incluídos no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, que dá suporte à expedição da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), um banco de dados que reúne informações necessárias à identificação de pessoas físicas e jurídicas inadimplentes perante a Justiça do Trabalho. 

O TRT-BA divulgou a lista por determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), para estimular a realização de acordos nos processos trabalhistas. O tribunal regional baiano vai realizar entre os dias 22 e 26 de setembro a 4ª Semana Nacional de Execução Trabalhista. Durante o período, serão realizadas audiências com as empresas que possuem a maior quantidade de processos não pagos. Somente no ano de 2013, foram celebrados 996 acordos na Bahia, que totalizaram R$ 32 milhões em acordos de dívidas durante os cinco dias do evento. No Brasil, em 2013, a Semana Nacional de Conciliação resultou no pagamento de R$ 647 milhões em dívidas trabalhistas, sendo R$ 266 milhões provenientes de acordos, R$ 138 milhões advindos de leilões e R$ 241 milhões pagos por meio de bloqueios do Bacenjud.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/49460-trt-ba-divulga-lista-de-devedores-da-justica-do-trabalho-ftc-lidera-ranking-em-salvador.html

Brasil cai em ranking internacional de competitividade

O Brasil ocupa a 57ª posição no ranking global de competitividade neste ano após perder uma posição desde o ano passado entre os 144 países concorrentes. O levantamento, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta para a ineficiência do governo como principal fator de piora entre os anos 2013 e 2014. O estudo reconhece, no entanto, evolução nos quesitos de Educação superior e Saúde. Apesar do decréscimo no ranking, o país continua à frente da maioria de seus parceiros comerciais na América Latina. Contudo, é o quarto colocado entre os Brics – grupo composto pelos países China (28ª colocação), Rússia (53ª) e África do Sul (56ª) – estando mais competitivo apenas do que a Índia (71ª) no grupo. O coordenador do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral e responsável pelos dados do Brasil, Carlos Arruda, afirmou que o país precisa fazer reformas, como trabalhista e tributária, urgentes. “Apesar de o Brasil ter feito reformas, elas têm avançado de forma mais lenta do que outros países. O Brasil está fazendo menos do que o que é preciso [...] A comunidade empresarial entende que nada está sendo feito para flexibilizar a legislação trabalhista”, defendeu Arruda. Pioras na poupança bruta, inflação e dívida bruta foram apontadas como contribuinte para o resultado. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159760-brasil-cai-em-ranking-internacional-de-competitividade.html