segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Inhambupe Bahia já tem 229 casos confirmados, 49 ativos, 10 óbitos e 170 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 229º caso, nessa segunda-feira, dia 24 de agosto de 2020, sendo que 49 ativos, 170 recuperados, 10 óbitos, 101 monitoramentos ativos, 1085 monitoramentos concluídos, 79 casos descartados e ainda tem 14 casos suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 125 casos e mais 104 na Zona Rural; sendo que 05 na Cardosa, 03 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 05 na Baixa Grande, 01 na BR-110, 02 em Volta de Cima, 03 Colônia (Roberto Santos), 02 Km 29, 11 na Lagoa, 05 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 03 em Baixa da Areia, 03 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 10 no Saquinho, 01 em Boa Vista, 04 no Mandacaru, 07 na Lagoa Branca, 02 no Beré, 02 no Tanquinho, 01 no Camamu, 02 na Lagoa Seca, 01 Km 08, 01 Rocinha, 01 Ladeiro do Tabuleiro, 01 no Formoso, 02 Tapera, 01 em Ponta do Mato, 01 na Matinha, 01 no Limoeiro e 01 no Entrocamento de Sátiro Dias.

Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta segunda-feira (24) totaliza 229 casos confirmados, sendo 49 ativos, 170 recuperados e 10 óbitos.
A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.
É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".
Fonte: http://www.inhambupe.ba.gov.br/boletim-covid-19-24-08-2020/

Flordelis é denunciada como mandante de morte do marido; filhos são presos



A deputada federal Flordelis foi denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) como mandante do assassinato do pastor Anderson Carmo, marido dela, executado dentro de casa com mais de 30 tiros, em 16 de junho de 2019.

Seis filhos do casal, uma neta, um ex-PM e a mulher dele foram presos na manhã desta segunda-feira (24), em operação deflagrada pela Polícia Civil do RJ e o MP-RJ. Eles são acusados de envolvimento no crime e também foram denunciados. A deputada não foi presa por causa da imunidade parlamentar. Além dos nove mandados de prisão, a policia cumpre também outros 17 de busca e apreensão.

De acordo com informações do G1, as investigações apontaram que Flordelis tentou envenenar Anderson quatro vezes antes de ele ser executado. O crime teria sido motivado por disputas financeiras e de poder dentro da familia, já que o pastor controlava todo o dinheiro que vinha da igreja da deputada.

Um dos endereços alvo dos mandados é a casa da deputada, local do crime, no bairro de Pendotiba, em Niterói, na Região Metropolitana do RJ. O apartamento funcional da parlamentar, em Brasília, também foi alvo de buscas. Pouco antes das 7h, policiais civis do Distrito Federal deixaram o imóvel carregando malotes.

Veja abaixo a lista de denunciados e dos crimes pelos quais são acusados, conforme o G1:

  1. Flordelis dos Santos de Souza: por homicídio triplamente qualificado; tentativa de homicídio duplamente qualificado; associação criminosa majorada; uso de documento ideologicamente falso e falsidade ideológica.
  2. Marzy Teixeira da Silva (filha adotiva): homicídio triplamente qualificado; tentativa de homicídio duplamente qualificado e associação criminosa majorada.
  3. Simone dos Santos Rodrigues (filha biológica): homicídio triplamente qualificado; tentativa de homicídio duplamente qualificado e associação criminosa majorada.
  4. André Luiz de Oliveira (filho adotivo): homicídio triplamente qualificado; tentativa de homicídio duplamente qualificado e associação criminosa majorada.
  5. Carlos Ubiraci Francisco Silva (filho adotivo): homicídio triplamente qualificado.
  6. Adriano dos Santos (filho biológico): associação criminosa e uso de documento falso.
  7. Flavio dos Santos Rodrigues (filho biológico): Associação criminosa e uso de documento ideologicamente falso.
  8. Lucas Cezar dos Santos (filho adotivo): associação criminosa.
  9. Rayane dos Santos Oliveira (neta): homicídio triplamente qualificado e associação criminosa majorada.
  10. Marcos Siqueira (ex-policial): associação criminosa e uso de documento falso.
  11. Andreia Santos Maia (mulher do ex-policial): associação criminosa e uso de documento falso.
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251994-flordelis-e-denunciada-como-mandante-de-morte-do-marido-filhos-sao-presos.html

Pai de Flávio Dino morre aos 88 anos, vítima da Covid-19



O advogado Sálvio Dino, pai do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi mais uma vítima da Covid-19. O político divulgou a informação na manhã desta segunda-feira (24) no Twitter.

"Na quinta-feira, eu e meu pai recitamos juntos Gonçalves Dias. Hoje ele morreu, aos 88 anos, vítima de coronavírus", compartilhou Dino na rede social. Na mensagem, o governador citou o poema "Canção do Tamoio", do poeta maranhense.

Dino aproveitou o momento para lembrar a trajetória política de seu pai, que teve o mandato de deputado estadual cassado e foi preso no período da ditadura militar. "Nos últimos dias, deu a derradeira lição: profundo amor pela vida. Lutou com humildade e coragem", destacou.

De acordo com o G1 MA, Sálvio Dino estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Carlos Macieira, em São Luís. Além de advogado e deputado estadual, ele foi prefeito do município de João Lisboa por dois mandatos e membro da Academia Maranhense de Letras.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251995-pai-de-flavio-dino-morre-aos-88-anos-vitima-da-covid-19.html

Rui propõe suspender prazos de concursos públicos na Bahia durante pandemia



O governador Rui Costa encaminhou para Assembleia Legislativa um projeto que suspende temporariamente o prazo de validade dos concursos públicos realizados no estado. 

A iniciativa foi tomada diante da calamidade pública em saúde decorrente da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.


Segundo a proposta, a interrupção alcança os concursos de órgãos e entidades da administração direta e indireta, já homologados na data da publicação que instituiu a quarentena no estado, em 23 de março de 2020. 

O texto ainda serve para o Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios, à Defensoria Pública do Estado da Bahia, ao Tribunal de Justiça, ao Ministério Público e ao próprio Legislativo estadual.

De acordo com a Agência AL-BA, se aprovada, a lei terá efeito retroativo à publicação do Decreto Legislativo e valerá enquanto perdurar o estado de calamidade pública reconhecido pelo mesmo. Também caberá aos responsáveis pela organização dos concursos públicos publicizar a suspensão dos prazos em veículo oficial e site institucional.

“A suspensão de que trata o caput deste artigo não impede que seja dado prosseguimento aos concursos públicos, inclusive podendo convocar e nomear candidatos aprovados durante o período da suspensão, observadas as proibições previstas no inciso IV do art. 8º da Lei Complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2020”, esclarece o texto do projeto.

Em mensagem encaminhada ao presidente da AL-BA, deputado Nelson Leal, o governador invocou os princípios da economicidade e do interesse público, “na medida que resguarda recursos orçamentários já empreendidos e a expectativa de direito dos candidatos”. Rui Costa solicitou o regime de urgência na apreciação do projeto de lei.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251996-rui-propoe-suspender-prazos-de-concursos-publicos-na-bahia-durante-pandemia.html

Saco de lixo brasileiro é capaz de eliminar coronavírus, diz Unicamp

Após realizar testes, a Unicamp comprovou a capacidade que um saco de lixo, fabricado no Brasil, tem de eliminar o coronavírus. As pesquisas mostram que o produto removeu 99,9% dos vírus. Segundo a Universidade Estadual de Campinas (SP), a tecnologia é inédita e a previsão da companhia é distribuir o item no mercado "nas próximas semanas".
Ttrês amostras diferentes do saco de lixo foram colocadas em contato com o vírus da Covid-19 em diferentes tempos de exposição. De acordo com a virologista e professora titular do Instituto de Biologia de Unicamp, Clarice Weis Arns, o vírus foi totalmente inativado durante todos os intervalos, que variaram entre uma, seis, 24 e 72 horas.
"A tecnologia é brasileira e foi incrível observar a capacidade antiviral que o produto tem. O maior benefício disso é para nós, usuários, que podemos levar o saco de um lugar para outro sem risco. O vírus foi totalmente inativado e a contaminação entre a embalagem e o usuário é eliminada. Outra contribuição é que o produto usado para remover o vírus fica no plástico de maneira permanente", disse a professora ao G1.
O procedimento da empresa consiste em adicionar ao plástico, já no momento da fabricação, uma espécie de aditivo antisséptico. O composto age diretamente na membrana do saco de lixo e envolve o material. A partir disso, o produto inativa as proteínas e as gorduras, e quebra toda a estrutura genética do vírus, o que impede a transição para as células humanas e, consequentemente, a contaminação.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/96359,saco-de-lixo-brasileiro-e-capaz-de-eliminar-coronavirus-diz-unicamp