quarta-feira, 10 de julho de 2013

Policiais civis na Bahia também param nesta quinta-feira

Os agentes da Polícia Civil da Bahia decidiram paralisar as atividades, por 24 horas, nesta quinta-feira (11). De acordo com o Sindicato da categoria (Sindpoc), em nota enviada à imprensa, os policiais civis se reúnem na Praça do Campo Grande, a partir das 11h, de onde sairá em caminhada até a Praça Castro Alves, em Salvador. A entidade garantiu que 30% do efetivo trabalhará nesta quinta no atendimento de flagrante e levantamento cadavérico. A pauta nacional e estadual de reivindicações dos agentes inclui piso salarial regional, fim da violência à juventude negra, fim do fator previdenciário, jornada de trabalho de 40h, mais investimentos em saúde, educação e transporte, reforma agrária e mais segurança pública.  

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140410-policiais-civis-na-bahia-tambem-param-nesta-quinta-feira.html

Ministro da Defesa admite que sistema de comunicações no país é vulnerável

O ministro da Defesa, Celso Amorim, admitiu nesta quarta-feira (10) que há "vulnerabilidade" no setor público brasileiro no que se refere à segurança cibernética. Amorim defendeu o esforço conjunto de várias áreas do governo e da sociedade civil para dar mais segurança à troca de informações no país, noticia a Agência Brasil. Segundo ele, até a comunicação entre autoridades públicas, como ministros e parlamentares, está ameaçada. “A situação em que nos encontramos hoje realmente é de vulnerabilidade. A mera detecção de quem se comunica com quem já é uma informação de valor analítico para qualquer adversário que se tenha fora do país”, ressaltou Amorim. Ele lembrou que, às vezes, a “simples troca de e-mails” entre dois senadores e dois ministros pode ser acessada por terceiros. Para o ministro, a vulnerabilidade é causada pela falta de um sistema de segurança nos softwares usados pelas autoridades públicas e pelos servidores. Amorim disse que, na maioria das vezes, os computadores são de fabricação estrangeira e que há casos em que as empresas fabricantes têm contratos para fornecer as informações existentes nos softwares aos países de origem. O ministro reforçou que o país precisa investir mais em segurança.  “As comunicações são feiras de um satélite que não é brasileiro, não só na construção e tecnologia, mas também no seu gerenciamento, o que torna ainda mais vulneráveis a comunicação. O que investimos hoje na defesa cibernética ainda é relativamente pouco. O que investimos é ¼ do que investe o Reino Unido nesse setor. É um começo para quem não tinha nada, mas é relativamente pouco. O orçamento de 2013 é pouco menos de R$ 100 milhões", disse o ministro.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140406-ministro-da-defesa-admite-que-sistema-de-comunicacoes-no-pais-e-vulneravel.html

2ª Conferência Municipal de Cultura de Inhambupe será no dia 24 de julho de 2013



 O PREFEITO MUNICIPAL DE INHAMBUPE, no uso de suas atribuições
e com fundamento nos Artigos 269 e 270 na Constituição Estadual, na lei Orgânica
da Cultura nº 12.365 de 30 de novembro de 2011, no Decreto na 14.486, de 23 de
maio de 2013, que convoca a V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, e
considerando o disposto na Portaria Ministerial na 33, de 16 de abril de 2013, que
convoca a 111Conferência Nacional de Cultura e torna público seu Regimento,


Fonte: http://doem.org.br/doem/form.jsp?sys=DOE&action=openform&formID=34&align=0&mode=-1&goto=-1&filter=doe_entidades.ent_codigo=448&scrolling=yes

Lula não será candidato em 2014, garante ministro

article image
    Gilberto Carvalho afirma ainda que crise de popularidade da presidente Dilma deve ser superada em até seis meses 
 O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, garantiu nesta terça-feira, 9, que o ex-presidente Lula, a quem considera “amigo pessoal”, não será candidato nas eleições presidenciais do próximo ano.

Aposta na vitória de Dilma

Em entrevista à imprensa, Gilberto Carvalho reconheceu a queda na popularidade política da presidente Dilma Rousseff em meio às manifestações que tomaram as ruas do país nas últimas semanas. O ministro ressaltou, no entanto, que essa crise deve ser superada em até seis meses.
Ainda de acordo com Gilberto Carvalho, Lula “não tem nenhuma pretensão, nenhuma vontade de voltar. O que ele aposta é na vitória da presidenta Dilma”.

Fonte:  http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/lula-nao-sera-candidato-em-2014-garante-ministro/

Começa hoje a Festa em Louvor a São Camilo de Lellis




Cientistas criam teste que detecta câncer de bexiga em 'odor' de urina

Dispositivo detecta odor de elementos químicos presentes na urina de pessoa com câncer
 
 
Cientistas britânicos criaram um dispositivo que consegue "farejar" câncer de bexiga na urina do paciente.
O dispositivo usa um sensor que detecta elementos químicos gasosos presentes na urina quando ela contem células cancerosas.
Segundo declarações dos inventores à publicação especializada PLoS One, os primeiros testes mostram que o dispositivo dá resultados precisos nove vezes a cada dez pacientes testados.
Médicos já procuravam novas formas de detectar o câncer de bexiga logo no início, quando seu tratamento é mais fácil.
Muitos resolveram investir seus esforços em detectar o problema no odor da urina, já que outras pesquisas sugerem que cães podem ser treinados para reconhecer o "cheiro" de determinados cânceres.

Aquecida

Para testar o dispositivo, os cientistas Chris Probert, da Liverpool University, e o professor Norman Ratcliffe, da University of the West of England, usaram 98 amostras de urina.
Destas, 24 eram de pacientes homens com câncer de bexiga e 74 eram de homens com problemas na bexiga mas sem câncer.
"(O dispositivo) Lê os gases que elementos químicos podem exalar quando a amostra é aquecida", afirmou Ratcliffe.
Apesar dos resultados animadores, Probert disse que o dispositivo ainda não poderá ser usado em hospitais.
Sarah Hazell, assessora de comunicação da instituição de caridade britânica voltada para pesquisa do câncer Cancer Research UK, afirma também que o dispositivo ainda não corresponde a um exame mais completo.
"Este último método ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento e precisa ser testado em um número muito maior de amostras, incluindo amostras de mulheres e homens."
"Os pesquisadores afirmam que o teste teria 96% de exatidão e as descobertas são baseadas em um número relativamente pequeno de amostras, vindas apenas de homens. Mas este é outro passo promissor para detectar câncer de bexiga a partir de amostras de urina, algo que vai garantir uma forma menos invasiva de diagnosticar a doença", acrescentou.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/07/130709_urina_cheiro_cancer_fn.shtml