quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bahia é o estado com maior número de analfabetos, aponta IBGE

A Bahia é o estado brasileiro que possui a maior população de analfabetos em números absolutos, de acordo com os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados, nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, são 1,729.297 milhões de cidadãos, com idade superior a 15 anos, que não sabem ler nem escrever, o que equivale a quase 16,6% da população baiana. Ao considerar todo o Brasil, onde os índices chegaram a 9,6% da população. Quando o critério observado é a etnia, os piores números da alfabetização no estado estão com os negros (17,8%), seguidos dos pardos (17,1%) e dos indígenas (18,9%). A população branca e a população amarela apresentam os menores índices, com 14,3% e 15% respectivamente. Se fosse considerada somente a proporção entre o total da população e a quantidade de analfabetos, a Bahia ocuparia a nona colocação. A liderança nacional pertenceria, nesse caso, a Alagoas, onde 24,3% da população é analfabeta.

Fonte: B.Notícias

http://aragaonoticias.com.br/


Fonte da Imagem: portalmidia.net

Campanha contra o ódio mostra beijos entre líderes mundiais

Uma campanha contra a "cultura do ódio" lançada nesta quarta-feira promete causar polêmica com montagens que mostram líderes mundiais se beijando.

Em um dos anúncios da marca de roupas United Colors of Benetton, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aparece beijando o líder venezuelano, Hugo Chávez. Em outro, o papa Bento 16 beija Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã da mesquita de Al-Azhar, no Cairo.

Em comunicado, a marca afirmou que a campanha "Unhate" busca "contrastar a cultura do ódio e promover a aproximação de pessoas, religiões e culturas, além da compreensão pacífica das motivações dos outros".

Trata-se da primeira campanha da fundação Unhate, criada pela Benetton, cujo objetivo é "contribuir para a criação de uma cultura de tolerância que combata o ódio".

"Embora o amor global seja uma utopia, o convite a não odiar, a combater a cultura do ódio, é um objetivo ambicioso, mas realista", afirmou Alessandro Benetton, vice-presidente do grupo Benetton. "Com essa campanha, decidimos dar ampla visibilidade ao ideal de tolerância e convidar cidadãos de todo o mundo a refletir sobre como o ódio nasce principalmente do medo do outro e do que não nos é familiar."

No comunicado que apresenta a campanha, a empresa afirma que os anúncios que mostram beijos entre líderes mundiais têm "um toque de ironia e de provocação construtiva".

Ainda de acordo com a Benetton, as "simbólicas imagens de reconciliação" entre líderes mundiais que costumam divergir em questões políticas e religiosas "estimulam a reflexão" sobre como o diálogo deve superar as divergências.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=98569

Ladrão é preso após ficar entalado em chaminé nos EUA

Um ladrão foi preso em Norcross, no estado da Geórgia (EUA), após ficar entalado por mais de dez horas em uma chaminé de uma casa. O jovem de 17 anos foi levado sob custódia depois de ser retirado pelos bombeiros na terça-feira (15), segundo a emissora de TV "Fox 11".

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=98570

Audiência Pública Sobre Rádio Comunitária

Por recorde, 437 pessoas se fantasiam de 'Super-Homem'

Funcionários de uma empresa de Calgary, no Canadá, entraram para o Guinness, livro dos recordes, para o maior número de pessoas fantasiadas de "Super-Homem". Ao todo, a tentativa realizada em 28 de setembro reuniu 437 pessoas, superando com facilidades a antiga marca (288), que havia sido estabelecida em agosto do ano passado na Irlanda.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=98430

Depois de 50 anos separado, casal se reencontra e oficializa união aos 80 anos

O casal Irene Moura e Fernando Fernandes não sabia, mas o destino reservou um final feliz para um romance que esperou meio século para acontecer no Rio Grande do Norte. Depois de ficarem 50 anos separados, os dois se reencontraram em 2002, passaram a morar juntos e, aos 80 anos de idade, resolveram se casar. A cerimônia está marcada para esta terça-feira (15), na Igreja do Alto de São Manoel, em Mossoró (RN).

A vida do casal é marcada por coincidências. Eles têm a mesma idade, se casaram com outras pessoas na mesma época, tiveram dois filhos cada um e ficaram viúvos. A noiva não esconde a ansiedade: “Ele é o amor da minha vida”.

O noivo Fernando disse que sempre lamentou o fim do namoro, ocorrido em 1952. “O namoro era recente e acabou porque eu me mudei de cidade e arrumei outro emprego. Naquela época, tudo era complicado. Cheguei a mandar cartas e visitar ela algumas vezes, mas o namoro acabou. Mas Deus nos uniu novamente porque tínhamos que terminar juntos”.

O reencontro

O reencontro ocorreu, segundo Irene, com a ajuda de uma pessoa conhecida do casal, que levou o bilhete com o número do telefone de Irene para Fernando - que morava em Messias Targino a (100 km de Mossoró).

“Estava no protético esperando a minha vez quando uma senhora puxou conversa comigo e disse que não via a hora de ser atendida para voltar para a cidade dela. Quando ela falou que era Messias Targino, lembrei que tinha ido à cidade uma vez quando tinha 20 anos. Comentei que o nome dele era Fernando e as coincidências começaram a acontecer”, lembra.

Na conversa, a mulher disse que Fernando, logo depois de ficar viúvo, comentou que não tinha esquecido um namoro que teve aos 20 anos e contou que nunca tinha beijado a namorada, que se chamava Irene.

Irene anotou seu nome e telefone em um pedaço de papel. “Dois dias depois ele me ligou. Gastou dois cartões telefônicos. Combinamos de ele vir aqui no dia 11, mas ele se apressou e chegou três dias antes do combinado”, contou. “Vivemos felizes nossos relacionamentos, mas nunca esquecemos um do outro”.

Segundo Irene, o pedido de casamento veio em comemoração aos dez anos de convivência do casal. “Um amor desses jamais deveria ficar sem ser oficializado”.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=98482

Os ossos do crânio



O crânio tem 29 ossos.


Fonte: Curiosidades da internet