terça-feira, 4 de março de 2014

Saúde registra mais um óbito por parada cardíaca nos módulos do Carnaval

Mais uma paciente deu entrada nesta terça-feira (4) no módulo de assistência à saúde instalado na Ladeira da Montanha, com baixa pulsação e frequência cardíaca reduzida. A paciente, uma mulher de 49 anos, teve parada cardíaca e foi submetida aos procedimentos de ressuscitação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro da paciente evoluiu para óbito. A vítima, portadora de doença crônica respiratória, hepatite C e pancreatite, passou mal em casa e foi conduzida à unidade de saúde por familiares. No domingo, uma foliã de 50 anos, de Alagoas, também morreu por parada cardiorrespiratória

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151512-saude-registra-mais-um-obito-por-parada-cardiaca-nos-modulos-do-carnaval.html

Cortejo Afro inicia desfile desta terça no Afródromo

O Cortejo Afro abre os desfiles do Afródromo nesta terça-feira (4), último dia de carnaval em Salvador. As apresentações do Cortejo são lembradas tanto pela ritmo da percussão, como pela estética, com destaque para as estampas vestidas pelos foliões. Após a apresentação do bloco, será a vez de Filhos de Gandhy, Filhas de Ghandy, Ilê Aiyê, Muzenza e Comboio Africano passar pelo Circuito Osmar, o mais tradicional da festa. Os blocos afro são o tema oficial do carnaval deste ano por conta dos 40 anos do desfile da primeira agremiação, o Ilê Aiyê, no carnaval soteropolitano, ocorrida em 1974.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151518-cortejo-afro-inicia-desfile-desta-terca-no-afrodromo.html

Robyssão faz a festa e estoura champagne no Campo Grande

Irreverente e polêmico, o cantor Robyssão estourou  champagne no início da sua apresentação nesta terça-feira (4) no circuito Osmar e fez a festa dos foliões. Uma multidão se aglomerou em frente ao trio em busca do líquido. Além disso ,ele também distribuiu notas fictícias de R$ 100, que levam o seu rosto.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151519-robyssao-faz-a-festa-e-estoura-champagne-no-campo-grande.html

Em dia de despedida de Bell, Oito7Nove4 comanda Vumbora na Barra

Rafa e Pipo Marques, da Oito7Nove4, animam a noite do último dia de Carnaval no circuito Dodô (Barra-Ondina), puxando o trio do bloco Vumbora. Além das músicas de trabalho, como a mais recente, "Se não puder voar", eles farão homenagem ao pai, que fez sua despedida hoje do Chiclete com Banana à frente do Camaleão, no circuito Osmar (Campo Grande). Eles prometeram cantar Nicolau e Amor bacana, sucessos de autoria de Bell Marques.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151520-em-dia-de-despedida-de-bell-oito7nove4-comanda-vumbora-na-barra.html

Asa de Águia arrasta multidão no último dia de carnaval

Incansável. Assim demonstra ser Durval Lelys, líder do Asa de Águia. Nesta terça-feira (4), último dia de carnaval, o cantor de 56 anos mostrou muita disposição e não deixou ninguém parado no Bloco Me Abraça. Apesar de repetir a cada cinco minutos o bordão “o Asa arreia”, os seguidores de Durvalino foram ao delírio com sua performance no trio elétrico.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151521-asa-de-aguia-arrasta-multidao-no-ultimo-dia-de-carnaval.html

Mocidade Alegre é eleita tricampeã do Carnaval 2014 em São Paulo

Imagem: dexaketo.wordpress.com

Com o enredo "Andar Com Fé Eu Vou... Que a Fé Não Costuma Falhar!", a Mocidade Alegre foi eleita tricampeã do Grupo Especial de São Paulo no Carnaval 2014. A escola, que venceu em 2012 e 2013, conquistou 239,7 pontos --três décimos à frente da Rosas de Ouro, que ficou com o vice-campeonato pelo terceiro ano seguido.
Leandro de Itaquera e Pérola Negra ficaram na 14ª e 13ª posições, respectivamente, e foram rebaixadas para o grupo de acesso.


Terceira escola a desfilar na madrugada de sábado para domingo, a Mocidade Alegre fechou o desfile em cima do limite de 65 minutos, mas primou pelo rigor em detalhes para ganhar o público e os jurados falando sobre a fé.
Entre os pontos altos do desfile da agremiação do bairro do Limão estiveram a comissão de frente de olhos vendados --em referência à fé cega--, e uma "paradona" da bateria, com coreografia em que os ritmistas ficavam de joelhos.
A presidente da escola, Solange Bichara, que chegou a passar mal durante o desfile e foi atendida com arritmia cardíaca, também teve um mal-estar depois do fim da apuração, quando a escola foi anunciada campeão. Cercada de repórteres e chorando, Solange agradeceu. "Meu Deus do céu eu não acredito. Obrigada barracão, obrigada comunidade. Vocês são demais", disse. "Não acredito. Preciso de uma água", exclamava ela, visivelmente emocionada. "A fé, o respeito e educação do sambista vencem sempre. Não gosto de cantar vitória antes", completou.
Mestre Sombra, diretor de bateria, também comemorou emocionado. "Estou até um pouco confuso. Depois de tanta dificuldade que passamos, ganhamos. Vamos comemorar", disse ele ao UOL.
A apuração ocorreu na tarde desta terça-feira (4), no Sambódromo do Anhembi, com a presença de apenas dez integrantes de cada escola e fechada aos torcedores. A leitura das notas chegou a ser interrompida antes do último quesito, por conta da presença de um helicóptero, e só foi retomada quando ele parou de sobrevoar o local.
Como medida de segurança, quatro barreiras separavam as mesas das escolas da mesa dos diretores da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. As restrições de acesso foram adotadas depois que um integrante da Império de Casa Verde invadiu a área da liga e rasgou notas em 2012.
Os integrantes das escolas acompanharam a apuração em silêncio. As cinco primeiras colocadas serão instaladas na Fábrica do Samba, tornando o resultado ainda mais importante.
A Fábrica do Samba é um projeto da Prefeitura de São Paulo que prevê a construção de 14 barracões, prédios administrativos, salas de aula, museu, lanchonete, estacionamento e central de reciclagem, localizado há um quilômetro do Anhembi. A prefeitura promete a entrega de apenas cinco barracões no primeiro semestre deste ano.
Neste ano, foram quatro jurados para cada um dos nove quesitos, com notas de oito a dez. A menor nota de cada quesito foi descartada.
A partir de quarta-feira as bilheterias do Anhembi estarão abertas para venda de ingressos para o desfile das campeãs, que acontece na sexta-feira (7).
*Com reportagem de Jussara Soares.

Fonte: http://carnaval.uol.com.br/2014/sao-paulo/noticias/2014/03/04/campea-do-carnaval-2014-de-sao-paulo.htm

Campanha da Fraternidade quer alertar comunidade cristã sobre tráfico de pessoas

A Campanha da Fraternidade 2014, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será lançada nesta quarta-feira de cinzas (5) em todo o país. O tema deste ano é “Fraternidade e Tráfico Humano”, que pretende chamar a atenção das comunidades cristãs do país sobre esse tipo de crime. A campanha pretende identificar práticas de tráfico humano de várias formas e incentivar as denúncias por violação da dignidade e da liberdade humana. 

O tema foi escolhido depois de ser proposto por grupos de trabalho de enfrentamento ao tráfico de pessoas e de combate ao trabalho escravo. O tema também foi lançado diante da realização da Copa do Mundo no Brasil, que atrairá mais visitantes ao país e que pode favorecer a ação de aliciadores e traficantes. A iniciativa da Confederação conta com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ). 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), dados de 2012 apontam que mais de 20 milhões de pessoas no mundo são escravizadas e exploradas sexualmente no mundo, o que é configurado como tráfico humano. Por ano, o tráfico faz 2,5 milhões de vítimas, entre homens, mulheres e crianças, e movimenta cerca de US$ 32 bilhões.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151500-campanha-da-fraternidade-quer-alertar-comunidade-crista-sobre-trafico-de-pessoas.html

Blog apoia os talentos de Inhambupe

E a conversa no face rendeu, pois muitos inhambupenses acredita na juventude do nosso município e o que falta é as oportunidades.

Manhã de terça-feira de carnaval em Inhambupe.

 Rua conhecida por linha verde, que é a Rua Zezinho Caboclo

 Acima temos a rua Coronel Matias Rocha, região da Barroquinha



 Rua Dom Ático, conhecida por Rua do Fogo

 Acima a Praça da Bandeira, onde fica a Prefeitura
 Comércio de Inhambupe.



Veja algumas fotos da manhã de terça-feira(04) de carnaval em Inhambupe com um pouco de chuva.

Vitória confirma Souza e torcida protesta nas redes sociais


Jogador faz sinal positivo no primeiro dia de trabalhos físicos

O atacante Souza, ex-jogador do Bahia,  foi anunciado como novo reforço do Vitória nesta segunda-feira, 3. Ele, que já se apresentou na Toca do Leão, fez exames médicos e vai compor o elenco do Leão na temporada 2014.
O jogador foi aprovado pelo técnico Ney Franco, mas boa parte da torcida rubro-negra criticou a contratação nas redes sociais.
Seja no Twitter ou Facebook, o torcedor mostrou ser contra a vinda do camisa 9. Muitos diziam que o atleta estava em fim de carreira e outros chegaram até a ameaçar cancelar o "Sou Mais Vitória", programa de sócio no clube.
As críticas foram tantas que o Twitter oficial do clube respondeu pedindo mais paciência ao torcedor. "Por que ao invés das críticas antecipadas, não se dá um voto de confiança aos novos reforços? Vamos apoiar, nação Rubro-Negra! Pensem nisso!", escreveu a assessoria do clube.
Outros reforços
O meia Hugo, ex-Goiás, anunciado pelo Vitória na última sexta, 28, também realizou exames médicos nesta segunda e será apresentado oficialmente após o Carnaval.
O Vitória também está próximo de contratar o volante Charles, do Cruzeiro. O atleta defendeu o Palmeiras na Série B 2013.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/materias/1573157-vitoria-confirma-souza-e-torcida-protesta-nas-redes-sociais

A 100 dias da Copa, obras no Brasil estão mais atrasadas que África

A 100 dias da tão esperada Copa do Mundo de 2014, o Brasil ainda precisa entregar à Fifa 4 dos 12 estádios a tempo para realizar eventos-teste exigidos pela entidade. Somente com base nas arenas, o país pode dizer que está 66,6% pronto para o mundial. No mesmo período, a Alemanha (2006) já estava 100% pronta e a África do Sul (2010) tinha 80% preparado. Os números são de um levantamento feito pela BBC Brasil, que comparou as obras nos estádios nas duas últimas sedes dos jogos. Os alemães entregaram o último estádio mais de seis meses antes. Já os sul-africanos tiveram que realizar testes em duas das dez arenas a menos de um mês do início do torneio. No Brasil, quatro estádios ainda não foram finalizados: Manaus, Cuiabá, Curitiba e São Paulo. Informações do G1. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151463-a-100-dias-da-copa-obras-no-brasil-estao-mais-atrasadas-que-africa.html

História do carnaval no Brasil

Desenho de Jean Baptiste-Debret (1768-1848) mostrando a brincadeira do entrudo entre os escravos
Desenho de Jean Baptiste-Debret (1768-1848) mostrando a brincadeira do entrudo entre os escravos

 O carnaval no Brasil tem suas raízes históricas no período colonial, tornando-se uma lucrativa atividade comercial no século XX.
 
A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas. O entrudo era considerado ainda uma prática violenta e ofensiva, em razão dos ataques às pessoas com os materiais, mas era bastante popular.
Isso pode explicar o fato de as famílias mais abastadas não comemorarem junto aos escravos, ficando em suas casas. Porém, nesse espaço havia brincadeiras, e as jovens moças das famílias de reputação ficavam nas janelas jogando águas nos transeuntes.
Por volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro, a prática do entrudo passou a ser criminalizada, principalmente após uma campanha contra a manifestação popular veiculada pela imprensa. Enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros. No entrudo, não havia músicas, ao contrário dos bailes da capital imperial, onde eram tocadas principalmente as polcas.
A elite do Rio de Janeiro criaria ainda as sociedades, cuja primeira foi o Congresso das Sumidades Carnavalescas, que passou a desfilar nas ruas da cidade. Enquanto o entrudo era reprimido, a alta sociedade imperial tentava tomar as ruas.
Mas as camadas populares não desistiram de suas práticas carnavalescas. No final do século XIX, buscando adaptarem-se às tentativas de disciplinamento policial, foram criados os cordões e ranchos. Os primeiros incluíam a utilização da estética das procissões religiosas com manifestações populares, como a capoeira e os zé-pereiras, tocadores de grandes bumbos. Os ranchos eram cortejos praticados principalmente pelas pessoas de origem rural.
Desenho de Angelo Agostini (1843-1910) mostrando o carnaval no Rio de Janeiro, publicado na Revista Ilustrada, em 1884.
Desenho de Angelo Agostini (1843-1910) mostrando o carnaval no Rio de Janeiro, publicado na Revista Ilustrada, em 1884.

As marchinhas de carnaval surgiram também no século XIX, cujo nome originário mais conhecido é o de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música O Abre-alas. O samba somente surgiria por volta da década de 1910, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se ao longo do tempo o legítimo representante musical do carnaval.
Na Bahia, os primeiros afoxés surgiram na virada do século XIX para o XX, com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas. Os primeiros afoxés foram o Embaixada Africana e os Pândegos da África. Por volta do mesmo período, o frevo passou a ser praticado no Recife, e o maracatu ganhou as ruas de Olinda.
Ao longo do século XX, o carnaval popularizou-se ainda mais no Brasil e conheceu uma diversidade de formas de realização, tanto entre a classe dominante como entre as classes populares. Por volta da década de 1910, os corsos surgiram, com os carros conversíveis da elite carioca desfilando pela avenida Central, atual avenida Rio Branco. Tal prática durou até por volta da década de 1930.
Entre as classes populares, surgiram as escolas de samba na década de 1920. As primeiras escolas teriam sido a Deixa Falar, que daria origem à escola Estácio de Sá, e a Vai como Pode, futura Portela. As escolas de samba eram o desenvolvimento dos cordões e ranchos. A primeira disputa entre as escolas ocorreu em 1929.
As marchinhas conviveram em notoriedade com o samba a partir da década de 1930. Uma das mais famosas marchinhas foi Os cabelos da mulata, de Lamartine Babo e os Irmãos Valença. Essa década seria conhecida como a era das marchinhas. Os desfiles das escolas de samba desenvolveram-se e foram obrigados a se enquadrar nas diretrizes do autoritarismo da Era Vargas. Os alvarás de funcionamento das escolas apareceram nessa década.
Em 1950, na cidade de Salvador, o trio elétrico surgiu após Dodô e Osmar utilizarem um antigo caminhão para colocar em sua caçamba instrumentos musicais por eles tocados e amplificados por alto-falante, desfilando pelas ruas da cidade. Eles fizeram um enorme sucesso. Mas o nome somente seria utilizado um ano depois, quando Temistócles Aragão foi convidado pelos dois. Um novo veículo foi utilizado, com a inscrição “Trio Elétrico” na lateral.
O trio elétrico conheceria transformação em 1979, quando Morais Moreira adicionou o batuque dos afoxés à composição. Novo sucesso foi dado aos trios elétricos, que passaram a ser adotados em várias partes do Brasil.
Cena do carnaval em Olinda, Pernambuco.*
Cena do carnaval em Olinda, Pernambuco.*

As escolas de samba e o carnaval carioca passaram a se tornar uma importante atividade comercial a partir da década de 1960. Empresários do jogo do bicho e de outras atividades empresariais legais começaram a investir na tradição cultural. A Prefeitura do Rio de Janeiro passou a colocar arquibancadas na avenida Rio Branco e a cobrar ingresso para ver o desfile. Em São Paulo, também houve o desenvolvimento do desfile de escolas de samba a partir desse período.
Em 1984, foi criada no Rio de Janeiro a Passarela do Samba, ou Sambódromo, sob o mandato do ex-governador Leonel Brizola. Com um desenho arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer, a edificação passou a ser um dos principais símbolos do carnaval brasileiro.
O carnaval, além de ser uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural.
* Crédito da imagem: Adam Gregor e Shutterstock.com

Por Me. Tales Pinto

Fonte: http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm