quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Nota de esclarecimento sobre comunicado falso de cadastro para voto em casa

Comunicado enganoso em aplicativo de mensagens pede para cidadão clicar em link para se cadastrar para votar pelo celular.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que é falso o comunicado que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a possibilidade de se cadastrar em um site para votar em casa, por meio do celular, como substituição ao voto presencial.

Todos os anos – especialmente nos anos eleitorais -, chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido mensagens de e-mail ou via aplicativos de smartphones com mensagens enganosas que se passam por comunicado oficial.

Essas mensagens sempre oferecem um link de origem duvidosa, que convidam o cidadão a clicar para saber mais detalhes. Contudo, elas são falsas e, ao que tudo indica, são enviadas por criminosos para, por meio delas, coletar dados do cidadão, como o número do CPF, para serem usados em golpes.

Em caso de dúvida sobre a veracidade do teor de uma mensagem, confira sempre os canais oficiais da Justiça Eleitoral - TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Fonte: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Novembro/nota-de-esclarecimento-sobre-comunicado-falso-de-cadastro-para-voto-em-casa


 

Após apagão, presidente do TSE adia eleições para prefeito e vereador em Macapá


 O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, atendeu na madrugada de hoje (12) o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e decidiu pelo adiamento das eleições para prefeito e vereador na capital Macapá. Nos demais municípios do estado, a votação ocorrerá normalmente neste domingo, 15 de novembro. O estado sofre com uma falta de abastecimento de energia elétrica há dez dias. 

O adiamento se dará, segundo Barroso, “até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população”. A nova data para realização do pleito em Macapá deverá ser fixada em interlocução entre o TRE e o TSE.

O processo será levado para referendo do plenário da corte na manhã desta quinta (12).

Na decisão, o presidente do TSE destaca que o relato do presidente do tribunal regional “retrata situação que permite concluir que, na capital, Macapá, não há segurança adequada para a realização das eleições”.

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/99644,apos-apagao-presidente-do-tse-adia-eleicoes-para-prefeito-e-vereador-em-macapa

França faz hospital de campanha para Covid que pode ser montado em 20 minutos

A Europa enfrenta a segunda onda da pandemia da Covid-19. Depois de meses com redução dos casos e abertura e flexibilização de atividades, os países do continente voltaram a registrar recordes diários de novos casos da doença. Diante disso, um hospital provisório foi instalado, cuja estrutura pode ser montada em apenas 20 minutos, foi instalado no início desta semana em Bayonne, no sudoeste da França, para atender pacientes com diagnóstico da infecção pelo coronavírus.

 

Para lidar com a alta demanda por leitos hospitalares em decorrência do alto número de infecções pela Covid, a França implementou hospitais de campanha, mas essa foi a primeira vez que uma estrutura deste tipo foi utilizada, ressalta reportagem da agência RFI.

 

A estrutura conta com cinco salas e capacidade para 18 pacientes, incluindo oito em condições de UTI. De acordo com a reportagem, se trata de um contêiner de alumínio de 6 metros de comprimento que leva cerca de 20 minutos para ser montado e em 45 minutos está operacional para receber pacientes.

 

Em entrevista à imprensa, Vincent Bounes, chefe do SAMU da região, declarou que o projeto “não foi criado para a crise da Covid”. No entanto, com a pandemia e as dificuldades impostas pela crise, os idealizadores consideraram que o momento seria ideal para o lançamento. O hospital iniciou as atividades nessa terça-feira (10).

 

“É a nossa primeira instalação em situação de crise, e vai nos permitir testar a estrutura”, completou o médico Tarak Mokni, responsável pelo SAMU em Bayonne.

 

“Começamos a pensar em um hospital móvel após os atentados de Barcelona em 2017. A maioria dos hospitais de campanha são estruturas pesadas, que levam entre 24 e 48 horas para serem montados”, explica Bounes.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/25220-franca-faz-hospital-de-campanha-para-covid-que-pode-ser-montado-em-20-minutos.html