terça-feira, 7 de julho de 2020

Motoristas de transporte alternativo de Inhambupe pedem atitude da Gestão Municipal devido ao Corona Vírus na Região


Inhambupe Bahia já tem 29 casos confirmados, 19 ativos, 01 óbito e 09 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 29º caso, nesse domingo, dia 07 de julho de 2020, sendo que 19 ativos, 9 recuperados, 1 óbito, 79 monitoramentos ativos, 642 monitoramentos concluídos e 9 casos descartados.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 13 casos e mais 16 na Zona Rural, sendo que 01 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 03 na Baixa Grande, 01 na BR-110, 01 em Volta de Cima, 01 na Baixa Grande (óbito).

Confira a nota da Prefeitura.
"Boletim epidemiológico desta terça-feira (7) totaliza 29 casos confirmados, sendo 19 ativos, 09 recuperados e 01 óbito.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

Enquanto isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa e evitando aglomerações. Mas caso precise sair, use máscara.

Obs.: Houve duas mudanças em relação às localidades. O caso que antes constava no 'Povoado de Serragem', agora está contabilizado em Baixa Grande. A mudança foi feita porque a localidade de Serragem é no distrito de Baixa Grande, logo, desse modo fica mais adequado. Esclarecida essa mudança, informamos que nesta  terça-feira mais um caso foi confirmado no distrito de Baixa Grande.

E em outro caso confirmado, foi retirada a especificação 'Intermediações Faz. Salgado' a pedido da empresa Bracell".

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Covid-19: Presidente do TRT-BA descarta retorno de atividades judiciais em agosto



A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadora Dalila Andrade, durante a sessão plenária realizada nesta segunda-feira (6), afirmou que as atividades judiciais do Regional não devem ser retomadas no mês de agosto.  A presidente do TRT afirmou que tem recebido informações técnicas do município de Salvador e dos municípios do interior, além do Governo da Bahia e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre cuidados para combater o coronavírus. Dalila Andrade ainda quer ouvir informações técnicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) antes de decidir pelo retorno das atividades no TRT-BA. 

“Se vocês me perguntarem: ‘Dalila, voltamos em agosto?’ Eu acho que não. Se retomarmos as atividades presencial em agosto, será com extrema restrição ainda de atividades presencial. É fato que a gente está conseguindo trabalhar, produzindo e produzindo muito, mesmo, com o trabalho remoto. E a gente precisa de muito critério para criar as condições de segurança para que as pessoas voltarem a trabalhar”, declarou aos colegas desembargadores. 

A presidente do Regional Trabalhista já havia sinalizado anteriormente que só determinaria o retorno das atividades quando a situação estiver segura. Ela havia se manifestado na ocasião em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiria o retorno das atividades para o dia 15 de junho. Nas dependências da Justiça do Trabalho em Salvador transitam, por dia, cerca de cinco mil pessoas. 

O TRT também recebeu sugestões para o retorno das atividades da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de um comitê formado por quatro membros do próprio Regional. Dalila ainda se colocou aberta a recebimento de sugestões dos demais servidores do tribunal para garantir o retorno das atividades de forma segura. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/62849-covid-19-presidente-do-trt-ba-descarta-retorno-de-atividades-judiciais-em-agosto.html

FBF marca reunião do Conselho Técnico para definir detalhes sobre o retorno do Baianão



A Federação Bahiana de Futebol (FBF) agendou para quarta-feira (8) a reunião do Conselho Técnico com os clubes participantes do Campeonato Baiano. O encontro, que será realizado de forma virtual, servirá para definir detalhes sobre o retorno do Estadual, suspenso desde março por conta da pandemia do coronavírus.

O Bahia Notícias apurou que a FBF planeja retomar o Campeonato Baiano a partir do dia 23 de julho. A data será definida pelos clubes.

Bahia, Vitória, Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense já retornaram aos treinos presenciais. As outras agremiações ainda não anunciaram seus cronogramas.

O Baianão foi interrompido faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase e a definição dos quatro semifinalistas. A zona de classificação é composta pelo Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55167-fbf-marca-reuniao-do-conselho-tecnico-para-definir-detalhes-sobre-o-retorno-do-baianao.html

Bahia teve 18 mil casos Covid em 7 dias; nº é maior que população de 228 cidades do estado



Nos sete primeiros dias do mês de julho a Bahia registrou 18.647 infectados pelo novo coronavírus. O número é maior que a população de 228 municípios baianos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019. Somente nesta terça-feira (7) a Sesab contabilizou 3.675 novos diagnósticos positivos para infecção pelo vírus. O número total de infectados pela doença no estado desde o início da pandemia chegou a 91.954. Na segunda-feira (6) a soma era de 88.279 casos confirmados.

Em relação às mortes causadas pela Covid-19, 363 novos registros de baianos que perderam a vida por causa da doença foram contabilizados na primeira semana de julho. O número total de mortes desde o início da pandemia chegou a 2.216.

Entre os baianos que foram infectados mas se recuperaram da doença o número é de 63.207. Outros 26.531 seguem em acompanhamento e são considerados casos ativos.

A Secretaria da Saúde informa que os casos foram identificados em 394 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (44,25%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.293,00), Itajuípe (2.152,16), Ipiaú (1.796,26), Uruçuca (1.520,54) e Itabuna (1.496,56).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24447-bahia-teve-18-mil-casos-covid-em-7-dias-n-e-maior-que-populacao-de-228-cidades-do-estado.html

Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para Covid-19

O presidente da República, Jair Bolsonaro, testou positivo para Covid-19. O resultado do exame foi divulgado nesta terça-feira (7) pelo próprio chefe do Executivo federal. Enquanto se recupera, sua agenda está suspensa. "Todo mundo sabia que, mais cedo ou mais tarde, ia atingir uma parte considerável da população", afirmou o presidente no final da manhã desta terça. Ele minimizou os atos que deixaram ele exposto ao vírus em mais de uma oportunidade. "Eu achava que já tinha pego", indicou.

"Sabemos da fatalidade do vírus para aqueles que tem uma certa idade, como eu, e quem tem algumas comorbidades", ponderou o presidente. Ele voltou a falar sobre a dicotomia entre economia e vidas, defendendo que o posicionamento do governo com o protocolo do uso de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19. "Não tinha alternativa e os governadores foram ao TCU para que não enviasse as doses", criticou.

Bolsonaro fez o teste após sentir sintomas da doença. Na última segunda-feira (6), o chefe do Executivo contou à CNN que estava com 38°C de febre e 96% de taxa de oxigenação no sangue. Além disso, o presidente revelou que estava fazendo o uso de hidroxicloroquina, medicamento que ele defende, apesar de não ter uma comprovação científica de sua eficácia.

Protagonista de várias aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro já se envolveu em uma polêmica justamente por causa de um exame da Covid-19 em maio. Na ocasião, o jornal 'O Estado de S. Paulo' foi à Justiça para garantir acesso aos resultados e os exames que foram entregues ao STF mostraram resultado negativo.

Recentemente, durante uma transmissão ao vivo, Bolsonaro chegou a dizer que acreditava que já tinha sido infectado pela doença, mas não sentiu nenhum sintoma.

"Fiz dois testes lá atrás, deu negativo. Alguns acham que já peguei. Não senti nada, não sei. Eu posso até fazer o teste novamente para ver se tenho anticorpos já. Eu acho que eu já peguei, tá certo? Mas isso vai da vida sanitária de cada um", disse à época.

No último registro do Ministério da Saúde, o Brasil tinha 65.487 mortes e 1.623.284 casos confirmados da doença.

EMBATE COM GOVERNADORES E PREFEITOS
Durante a coletiva para CNN, TV Brasil e TV Record, o presidente reafirmou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), depois que a Corte definiu que governadores e prefeitos tinham autonomia para definir medidas restritivas. Apesar dos ministros indicarem a responsabilidade solidária dos entes federativos, Bolsonaro indicou que o STF transformou esses atos em privativos de estados e prefeituras. "Logo depois o STF definiu que as medidas de isolamento seriam privativas de governadores e prefeitos. A presidência da República passou a ser o órgão que enviava dinheiro para estados e prefeituras", reclamou.

Para ele, houve exagero das autoridades que restringiram acessos a áreas como praias. "Certas autoridades proibiram de ir a praia, quando o banho de sol ajuda contra o coronavírus", ironizou o presidente, ao reafirmar que está utilizando hidroxicloroquina como um dos protocolos de tratamento. "Se tivesse tomado a hidroxicloroquina antes, estaria bem, sem ter nenhum sintoma", informou.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250476-presidente-jair-bolsonaro-testa-positivo-para-covid-19.html

Rui quer Anísio Teixeira como patrono da educação baiana



O governador Rui Costa encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto para transformar Anísio Teixeira o patrono da educação baiana. O educador baiano considerado o inventor da escola pública no Brasil nasceu em Caetité em 12 de julho de 1900. O projeto enviado por Rui de reconhecimento de Anísio Teixeira faz parte de uma série de comemorações pela passagem dos 120 anos do educador. 

Na mensagem ao Legislativo estadual,  Rui escreveu que o Projeto de Lei é uma homenagem para Teixeira, "que deixou de legado contribuições de grande relevância". 

"Podemos citar a formulação de conceitos fundamentais sobre o que designava de Educação Democrática, através da concepção da nova escola pública, da defesa da educação como indutora de desenvolvimento social, cultural e humano, bem como por meio da universalização da educação nos níveis iniciais e da ampla oportunidade de acesso à educação superior, aliada ao uso intensivo das tecnologias educacionais mais atualizadas”, justificou o governador. 

A proposta passará pelas comissões do Legislativo estadual antes de ser levada ao plenário e votada pelos deputados estaduais. 

PATRONO
Anísio Spínola Teixeira foi bacharel em direito, gestor público, intelectual, educador e se tornou personagem importante na história da educação no Brasil quando, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu o movimento denominado ‘Escola Nova’, cujo foco foi a renovação pedagógica da escola.


No período entre 1947 e 1950, Anísio Teixeira foi secretário de Educação e de Saúde da Bahia quando participou da construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950. A escola fez parte do projeto que consolidou a Educação Integral na pedagogia brasileira.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250482-rui-quer-anisio-teixeira-como-patrono-da-educacao-baiana.html

Governo divulga resultado de prova dos concursos para soldado e oficial de saúde



O governo da Bahia publicou nesta terça-feira (7) o resultado final das provas discursivas dos concursos públicos para soldado da Polícia Militar (PM-BA) e do Corpo de Bombeiros da Bahia e de oficiais de saúde da PM. O conteúdo pode ser consultado pelos candidatos no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Também foi publicada no diário a convocação para a prova de títulos do concurso para oficiais de saúde da PMBA. De acordo com o documento, todos os candidatos aprovados na prova discursiva estão habilitados a participar da nova etapa do certame, devendo preencher formulário e encaminhar a documentação pedida no site da organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br), no período de 08 a 10 de julho, observando as orientações da portaria e do edital do concurso.

De acordo com as alterações no cronograma provisório de atividades dos dois concursos, publicadas no DOE do dia 19 de maio, a aferição da autodeclaração de candidatos inscritos como negros nos concursos ocorrerá em data a ser definida pela administração estadual. A determinação atende a medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Os certames têm validade de um ano, podendo ser prorrogados, uma única vez, por igual período. As convocações irão observar a necessidade da administração pública.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250484-governo-divulga-resultado-de-prova-dos-concursos-para-soldado-e-oficial-de-saude.html

Deputado quer exame toxicológico obrigatório para deputados, juízes e prefeitos na Bahia

O deputado estadual Capitão Alden (PSL) apresentou um projeto de lei que pede a obrigatoriedade de realização de exames toxicológicos periódicos para ocupantes de cargos, empregos e funções públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado. Na prática, o texto incluiria deputados estaduais, prefeitos, juízes e o governador do Estado. A proposta foi protocolada e terá constitucionalidade aferida pela CCJ da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

O deputado justifica o projeto alegando que o uso de drogas é um problema que não escolhe classe social. A proposição prevê exames clínicos toxicológicos semestrais, com uma janela de detecção de 180 dias. Para tanto, serão instituídos órgãos colegiados pelas instituições públicas compostos pelos servidores “para discutir, planejar implementar um programa visando a prevenção do uso de drogas ilícitas”. Pela lei estadual, um deputado não pode apresentar projeto que gere custo extra ao Estado. 

Pelo texto de Alden, a testagem na Bahia deve abranger os narcóticos mais utilizados como canabióides, cocaína e anfetaminas. O parágrafo 4º do Art. 2º estabelece que “no caso de resultado positivo, o servidor será encaminhado para tratamento, podendo ou não ser afastado de suas funções a critério da Administração”. O parágrafo seguinte prevê que “os exames previstos no caput poderão ser substituídos por aqueles realizados para os fins do Artigo 148-A, da Lei 9.503, de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, observado o prazo de validade previsto no § 3º”.

Para Alden, “integrantes da administração pública, sendo eles efetivos, comissionados ou eleitos, têm a obrigatoriedade de realizar suas atribuições com zelo, dedicação e presteza, não sendo compatível o consumo habitual de drogas ilícitas, cabendo, por tanto, o controle relativo ao uso dessas substâncias”.
 

“Trata-se de um pacto político e social que reduza casos envolvendo servidores, preocupando-se, assim, com sua saúde e também com a sociedade em geral”, avalia, explicando ainda que “o projeto visa estabelecer medidas para prevenir o uso de drogas ilícitas, contempla ações que vão fazer a diferença no enfrentamento e combate às drogas”, escreveu o parlamentar.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250477-deputado-quer-exame-toxicologico-obrigatorio-para-deputados-juizes-e-prefeitos-na-bahia.html

Teste da Covid-19 de 2 integrantes da comissão técnica do Atlético de Alagoinhas dá positivo



O teste da Covi-19 de dois integrantes da comissão técnica do Atlético de Alagoinhas, liderada pelo técnico Agnaldo Liz, deram positivo. A informação foi dada pelo presidente do clube, Albino Leite, ao Bahia Notícias. Os resultados das contraprovas devem sair até sexta-feira (10).

"Todos os atletas estão liberados para as atividades. Mas dois da comissão técnica estão confinados nas suas residências aguardando a contraprova. Já tomamos todas as medidas preventivas", afirmou em entrevista ao BN. "Fizemos os testes sorológicos e de IGG", completou.

O Carcará realizou sua primeira bateria de exames da Covid-19 na manhã desta segunda-feira (6), num resort na cidade de Santo Estêvão, onde está concentrado. Na parte da tarde, o elenco retomou os treinamentos presenciais, o que fazia desde meados de março quando o futebol brasileiro foi paralisado devido a chegada da pandemia do coronavírus no país.

A expectativa é que o Campeonato Baiano seja reiniciado na segunda quinzena do mês de julho. Também nesta segunda, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), prorrogou a proibição dos eventos esportivos no estado até o próximo domingo (12).

O Baianão foi interrompido faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase. O Atlético de Alagoinhas está na quinta colocação com 11 pontos, mesma pontuação do Vitória, que é o quarto, devido a desvantagem no saldo de gols. O Carcará também vai disputar a Série D do Brasileiro neste ano.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55161-teste-da-covid-19-de-2-integrantes-da-comissao-tecnica-do-atletico-de-alagoinhas-da-positivo.html

Coquetel de anticorpos contra Covid-19 de Fundação dos EUA entra na 3ª fase de testes



Uma terapia experimental para a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (Niaid) entrou na fase três de testes. Nela os pesquisadores vão analisar a capacidade da terapia "REGN-COV2" de prevenir a infecção em pessoas que tiveram contato direto com pacientes da Covid-19.

A fase final do ensaio será realizada em cerca de 100 locais. De acordo com reportagem do Estadão, os pesquisadores pretendem incluir mais de dois mil pacientes nos Estados Unidos.

Os pesquisadores já obtiveram resultados positivos após uma avaliação da segurança nos resultados iniciais do coquetel, feita por um comitê independente de monitoramento de dados.

A terapia experimental também entrou em estágio avançado em dois ensaios que testam sua eficácia, em pacientes hospitalizados e não hospitalizados. Resultados preliminares devem sair até setembro.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24435-coquetel-de-anticorpos-contra-covid-19-de-fundacao-dos-eua-entra-na-3-fase-de-testes.html

CBF confirma datas para retorno do Brasileirão séries A e B; veja datas



O Campeonato Brasileiro, séries A e B, já tem data de início dos jogos. O Brasileirão vai começar no dia 9 de agosto e o Campeonato Brasileiro série B no dia 8 de agosto. A confirmação das datas veio através de nota emitida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta segunda-feira (6).

A divulgação das datas veio logo após governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmar, que os clubes de futebol de seu estado não poderão iniciar a participação no Campeonato Brasileiro antes do término do Campeonato Paulista.

"Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo", acrescenta a nota.

A CBF reforça ainda que os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF. "A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro", finaliza.

Ainda não há uma data oficial para reinício do Campeonato Paulista, suspenso após a 10ª rodada da primeira fase, apesar da confirmação de retorno da competição nacional. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55156-cbf-confirma-datas-para-retorno-do-brasileirao-series-a-e-b-veja-datas.html

Bebê nasce segurando DIU da mãe no Vietnã e surpreende médicos



Um bebê nasceu em um hospital da cidade de Hai Phong, no Vietnã, segurando o dispositivo intrauterino (DIU) da mãe. O caso aconteceu na semana passada, de acordo com reportagem do portal Metrópoles, e surpreendeu os médicos e profissionais de saúde presentes. 

O dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo.

Ao sair da barriga da mãe, o menino segurava o dispositivo dela, que deveria ter servido para evitar a gravidez. Segundo a imprensa local, a mãe, de 34 anos, disse que usava o DIU há doi anos, mas que percebeu que não estava funcionando ao descobrir a gravidez.

O obstetra responsável pelo parto, Tran Viet Phuong, disse que o menino segurava firmemente o DIU quando nasceu. “Após o parto, pensei que o fato de ele estar com o dispositivo na mão era interessante, então tirei as fotos. Nunca imaginei que teria tanta repercussão”, disse ao jornal Daily Mirror.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24436-bebe-nasce-segurando-diu-da-mae-no-vietna-e-surpreende-medicos.html

Instituto Butantan começa a testar vacina chinesa da Covid-19 em 20 de julho



O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (6) que a vacina da Covid-19 da farmacêutica chinesa SinoVac começará a ser testada no Brasil em 20 de julho.

Os testes vão fazer parte da fase três da vacina Coronavac, contra o novo coronavírus, que foram autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Reportagem da Folha traz que é a segunda liberação de testes pelo órgão. No dia 2 de junho, a Anvisa havia dado o aval à Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A expectativa é de que os lotes da vacina vindos da China cheguem na semana que vem e será iniciado o processo de distribuição para os centros de pesquisa.

Os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista, e contarão com nove mil voluntários em 12 centros de pesquisa localizados. Além de São Paulo, outros quatro estados e o Distrito Federal também vão participar dos testes.

Durante entrevista Doria explicou que o recrutamento dos voluntários será iniciado em uma semana, na segunda-feira (13), e que aqueles que participarão dos testes clínicos serão profissionais de saúde.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24434-instituto-butantan-comeca-a-testar-vacina-chinesa-da-covid-19-em-20-de-julho.html

Economia com viagens e diárias na pandemia chega a R$ 199,6 milhões

As restrições para viagens e deslocamentos dos servidores federais reduziram em 75,2% os gastos com diárias, passagens e transporte nos meses de março, abril e maio deste ano. Levantamento divulgado hoje (6) pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia mostra que tais despesas somaram R$ 65,68 milhões nos três meses, um total de R$ 199,6 milhões a menos que no mesmo período do ano passado.

De acordo com a secretaria, a maior redução de despesa ocorreu nas viagens internacionais, cujos gastos caíram 86%, seguida dos deslocamentos nacionais, com recuo de 72,9%. As despesas do TáxiGov, programa de transporte de servidores federais por meio de aplicativo, caíram 60,9% para os funcionários que trabalham em Brasília.

Segundo o Ministério da Economia, as restrições para as viagens de servidores e a alocação de cerca de 50% da força de trabalho do Executivo federal em regime de trabalho remoto durante a pandemia de covid-19 foram os principais fatores responsáveis pela economia.

Após a pandemia, os órgãos públicos federais poderão avaliar a possibilidade de substituir parte das viagens por reuniões remotas, de forma a continuar economizando nessa área.

Em nota, a Secretaria de Gestão confirmou que está reavaliando as regras para o trabalho remoto, que já existiam antes da pandemia, e estudando a possibilidade de ampliação da modalidade na administração pública federal. Segundo o balanço mais recente do órgão, 79.641 servidores públicos federais civis, o equivalente a 49% da força de trabalho, trabalhavam em casa na semana de 22 a 26 de junho.
Edição: Nádia Franco
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-07/economia-com-viagens-e-diarias-na-pandemia-chega-r-1996-milhoes

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

As inscrições para a edição 2020 do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje(7). Estudantes interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa até esta sexta-feira (10). 
Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Podem participar da seleção candidatos que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não tiraram nota zero na redação. Quem fez a prova na condição de treineiro está fora do processo.
A classificação é de acordo com o desempenho obtido nas provas. Para determinados cursos, algumas instituições exigem nota mínima para ingresso. As informações estão nos editais elaborados por cada universidade na adesão ao programa.
Segundo cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso ainda poderá se inscrever na lista de espera. A solicitação também é feita pelo site do programa entre os dias 14 e 21 de julho.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/94297,inscricoes-para-o-sisu-comecam-nesta-terca-feira

Brasil terá nova gasolina a partir de agosto

A gasolina vendida no Brasil seguirá novas especificações definidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que regula o setor, a partir de 3 de agosto. As mudanças valem para a gasolina tipo C (comum) e premium.
De acordo com a Petrobras, o combustível terá melhor qualidade e deixará os carros mais eficientes, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Entretanto, o litro da gasolina ficará mais caro. 
Segundo o Auto Esporte, o mentor de tecnologia em energia da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) afirma que a melhoria no consumo do veículo irá compensar o custo mais alto para abastecer. "Há previsões de que os veículos devem ter a performance melhorada, chegando a 3% ou 4% (na economia de combustível)", disse.

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/94299,brasil-tera-nova-gasolina-a-partir-de-agosto

Olindina registra primeira morte por Coronavírus

Nesta segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde de Olindina divulgou mais um boletim epidemiológico de enfrentamento ao COVID-19, onde foi registrado a primeira morte em decorrência do novo coronavírus.

O Boletim Epidemiológico ainda informa 25 casos confirmados de Covid-19 no município.

Até o fechamento desta matéria não conseguimos maiores detalhes sobre o óbito registrado.
Fonte: https://itapicurunoticias.blogspot.com/2020/07/olindina-registra-primeira-morte-por.html

STJ condena Telesena a indenizar ganhador em R$ 60 mil por se recusar a pagar prêmio

A Telesena deverá indenizar um consumidor em R$ 60 mil por ter comprado um título com raspadinha, com três frases idênticas, dizendo que ele era ganhador de um prêmio de R$ 5 mil por mês. Mas a empresa se negou a pagar o valor. A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação imposta pela Justiça do Ceará contra a operadora do título, Liderança Capitalização. 

A empresa alegava que as frases deveriam ser acompanhadas da expressão “Ligue 0800”, o que não ocorreu no caso, e por isso, não pagou o prêmio. Para o colegiado do STJ, as informações complementares não estavam expressas no título adquirido; por isso, deve prevalecer a intepretação mais favorável ao consumidor, como previsto no artigo 47 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).  "Não é lógico – e entendo ser até mesmo indignificante – fazer constar em um título de capitalização que o seu adquirente ganhará o prêmio instantâneo ao encontrar por três vezes repetidas a frase 'R$ 5 mil por mês durante um ano', para, depois, deixar de pagá-lo por estar ausente a locução 'ligue 0800...'" – afirmou o relator do recurso especial, ministro Paulo de Tarso Sanseverino. 

O caso ocorreu em setembro de 2008, quando o consumidor adquiriu a Telesena Edição Primavera. Segundo os autos, o título de capitalização oferecia um prêmio chamado de "salário extra" a quem encontrasse as três frases iguais ao raspar a área própria do título, condição cumprida pelo consumidor. No recurso dirigido ao STJ, a Liderança alegou, entre outros pontos, que não haveria violação ao direito de informação do consumidor, já que as cláusulas gerais da Telesena previam, em negrito e sublinhado, que a frase deveria ser seguida pelo telefone de contato. 

Mesmo que os idealizadores do prêmio pretendessem realmente que ele só fosse pago a quem encontrasse as três frases iguais com a indicação do telefone, o ministro avaliou que teria sido criada uma espécie de "pegadinha" para o consumidor. Segundo Sanseverino, a situação caracterizou conduta abusiva, uma chicana contra o consumidor, cuja proteção é reconhecida na Constituição.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/62842-stj-condena-telesena-a-indenizar-ganhador-em-r-60-mil-por-se-recusar-a-pagar-premio.html

Com pacientes longe das UTIs no interior, epidemia deve matar mais



O aumento dos casos do novo coronavírus no interior do Brasil tem levado os infectados a chegar aos grandes centros urbanos com prognósticos bastante negativos de recuperação.

Nas últimas semanas, a curva de infecções e mortes no interior ganhou força, obrigando gestores nos estados a aumentar a oferta de leitos de UTI e os meios de locomoção de doentes.

Ao contrário de quando a epidemia se concentrava nas capitais, os doentes do interior tendem a receber tratamento inicial mais precário e demoram para entrar em atendimento intensivo, quando necessário - o que aumenta o número de óbitos.

"Cada vez mais os infectados do interior chegam em estado crítico aos hospitais com UTI. Sem acesso direto a leitos, eles têm de enfrentar horas de viagem até a internação", diz Suzana Lobo, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e diretora do Hospital de Base de São José do Rio Preto, no interior paulista.

Embora as 27 capitais brasileiras agrupem 24% da população, elas têm quase a metade dos leitos de UTIs para adultos no país.

Já as unidades disponíveis no interior estão concentradas em cidades com mais de 100 mil habitantes (cerca de 300 municípios).

Isso leva a que apenas 6% das cidades do Brasil tenham leitos de UTI - e que aproximadamente 100 milhões de pessoas vivam em locais sem esse tipo de atendimento.

Correm maior risco 32 milhões de brasileiros (três vezes a população de Portugal, por exemplo) que residem em 3.670 municípios com até 20 mil habitantes.

Em condições normais, a concentração de leitos não traz grandes dificuldades e acompanha outros países, embora sem as dimensões continentais do Brasil.

O problema agora é que a Covid-19 se espraia com mais força e tem matado mais gente no interior, como mostra levantamento do DeltaFolha.

"Sobretudo no Norte e no Nordeste, a distribuição das UTIs é muito desigual, o que obriga transportar muitos doentes graves em condições não ideais", diz Ederlon Rezende, conselheiro da Amib e diretor do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Roraima, por exemplo, não tem leitos de UTI para adultos no interior do estado, de acordo com levantamento feito pela Amib.

No Amazonas, a proporção entre os leitos de UTI em Manaus e no interior é de 541 para 14. Em Sergipe, há 317 leitos em Aracaju e apenas 42 no interior do estado.

Em Pernambuco, onde quase 60% dos leitos de UTI estão concentrados na capital Recife, o governo estadual vem transferindo ventiladores para respiração mecânica e monitores da capital para as cidades do interior.

No Recife, que chegou a ter filas de 300 pessoas esperando por leitos, a epidemia refluiu, e agora ataca principalmente as cidades menores do estado - além de se espalhar com intensidade para pequenas comunidades do sertão.

"Com Caruaru e Bezerros em 'lockdown', e a taxa de infecções caindo no Recife, a corrida agora é para equipar o interior", afirma Marcos Gallindo, coordenador de UTI Pública do hospital Agamenon Magalhães, na capital pernambucana.

Segundo Daniel Soranz, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, o problema adicional provocado pela interiorização da Covid-19 é que o desempenho clínico dos hospitais de baixa complexidade é falho - o que contribui para a piora do paciente antes que ele chegue a uma UTI.

"Além da capacidade resolutiva inicial muito baixa, se não houver depois uma ambulância de transporte avançado [mais bem equipada], o quadro do paciente piora muito".

Soranz afirma que as cidades do interior também não têm capacidade laboratorial para a realização de testes do tipo RT-PCR -do tipo molecular e mais confiável- para triagem criteriosa de casos suspeitos.

De acordo com Magda Almeida, diretora de Medicina Rural da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), que reúne 47,7 mil equipes de atenção básica no país, são três as deficiências do sistema nos municípios menores do Brasil: dificuldade de reconhecimento precoce da doença (não só da Covid-19), estabilização dos doentes graves e seu transporte para centros de referência.

No Ceará, onde ela também atua na secretaria de Vigilância e Regulação do estado, o esforço tem sido levar leitos de UTI com respiradouros para o interior.

Na falta de médicos intensivistas nessas localidades, as equipes fazem teleconsultas com profissionais dessa área em Fortaleza, que monitoram pacientes e equipamentos por via de smartphones.

O fato de o Ministério da Saúde não ter até hoje um mapa nacional localizando onde estão as UTIs com leitos disponíveis -uma promessa feita na gestão de Luiz Henrique Mandetta- também dificulta a distribuição de pacientes do interior para os grandes centros.

"Muitas vezes há leitos ociosos em cidades maiores que fazem fronteira com outro estado onde há demanda por internação. Mas os sistemas não conversam", diz Ederlon Rezende, da Amib.

Apesar de também enfrentar problemas com a falta de leitos neste momento, a distribuição nos estados do Sul e do Sudeste do Brasil é mais equilibrada.

São os casos dos estados de São Paulo e do Rio. Em Minas Gerais, as cidades menores têm mais que o dobro de leitos em relação a Belo Horizonte - herança de uma rede hospitalar antiga.

"Uma melhor distribuição de leitos permite o remanejamento de pacientes entre municípios, se necessário", afirma Mirella Oliveira diretora clínica da UTI do Centro Hospitalar do Trabalhador em Curitiba.

No Paraná, com 2.046 leitos do interior e 678 na capital, não há muitos casos de doentes sendo transferidos para Curitiba -mas sim no interior do próprio estado".

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/84514-com-pacientes-longe-das-utis-no-interior-epidemia-deve-matar-mais.html

Índia desiste de reabrir Taj Mahal por conta da Covid-19



Por conta da Covid-19, a Índia desistiu de reabrir de forma planejada o Taj Mahal. Autoridades locais fizeram o anúncio da decisão e determinaram a ampliação das medidas de bloqueio nos monumentos e em torno de Agra, norte do país. A informação é da Agência Brasil.

"Pelo interesse do público, foi decidido que a abertura de monumentos em Agra não será aconselhável por hora", disseram as autoridades do distrito na nota. 

Agra é a cidade mais afetada pela pandemia em Uttar Pradesh, estado mais populoso da Índia.

Os casos de coronavírus na Índia têm crescido em ritmo rápido nos últimos três meses. Somente no último domingo (5), o Ministério da Saúde registrou um recorde de 24.850 casos e mais de 600 mortes em um dia.  Ao todo, o país contabiliza 673.165 casos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250435-india-desiste-de-reabrir-taj-mahal-por-conta-da-covid-19.html