sábado, 18 de abril de 2009

O Hospital e a dengue em Inhambupe

Em meio de muitos comentários sobre o fechamento do hospital, eu não sabia o que era mentira ou verdade e também sobre a dengue em Inhambupe, mandei um email para o secretario de Saúde de Inhambupe e o Senhor Adeânio respondeu essas dúvidas com o email abaixo, em breve teremos uma entrevista com mais assuntos de saúde aqui no blog.
Oi Eduardo
Obrigado pela oportunidade de divulgação do trabalho. A respeito do hospital, não houve um real "fechamento" como foi alardeado por aí. O hospital permaneceu estes três primeiros meses em regime de prestação mínima de serviços, por conta de uma inadimplência relativa a FGTS e INSS dos funci
onários. No dia 02 de abril, após longa negociação e visando reestruturar o serviço, o prefeito publicou Decreto de Requisição Administrativa de Bens e Serviços, o que significa, na prática, que a prefeitura começa a assumir a adminstração do hospital. Voltamos a garantir, assim, o serviço de parto (apenas período expulsivo) e internação nos diagnósticos básicos. Um projeto de reforma e reestruturação do hospital já está em andamento e, sem ser pedante, o prefeito tem engajado esforços sobre humanos neste sentido. Os funcionários ainda encontram-se com salários em atraso, e estamos correndo contra o tempo para regularizar esta situação. Resumindo: ainda não voltamos a funcionar como desejaríamos, mas estamos lutando para isso. Quanto à dengue, possuímos, até o momento, 34 casos suspeitos, ainda sem confirmação laboratorial (caso não saiba, a confirmação dos casos de dengue apenas são atestadas a partir do isolamento viral no Laboratório Central do Estado - LACEN e, infelizmente, apenas por ele, por determinação Estadual). Como o resultado dos exames demora para chegar às cidades, ainda não temos, oficialmente, nenhum caso confirmado, apenas suspeitas. A secretaria de saúde, tendo em vista esta dificuldade, está tentando parceria com o laboratório conveniado no sentido de realizar o isolamento viral aqui, positivando assim o caso, e levando o exame do paciente para o LACEN apenas para confirmação do diagnóstico. Há ainda o Plano de Contigência Municipal da Dengue, a ser implementado na última semana de abril, com vistas a realização de ações que visem a diminuição dos casos de dengue prioritariamente nos meses mais chuvosos do ano aqui no município, onde há um maior risco de acúmulo de água parada e proliferação do mosquito.
Grande Abraço
Adeânio
Obrigado a todos que em alguma parte desse planeta visita o meu blog.
Não esqueça de fazer o comentário e deixar o nome e o lugar onde mora.