sábado, 18 de abril de 2009

O Hospital e a dengue em Inhambupe

Em meio de muitos comentários sobre o fechamento do hospital, eu não sabia o que era mentira ou verdade e também sobre a dengue em Inhambupe, mandei um email para o secretario de Saúde de Inhambupe e o Senhor Adeânio respondeu essas dúvidas com o email abaixo, em breve teremos uma entrevista com mais assuntos de saúde aqui no blog.
Oi Eduardo
Obrigado pela oportunidade de divulgação do trabalho. A respeito do hospital, não houve um real "fechamento" como foi alardeado por aí. O hospital permaneceu estes três primeiros meses em regime de prestação mínima de serviços, por conta de uma inadimplência relativa a FGTS e INSS dos funci
onários. No dia 02 de abril, após longa negociação e visando reestruturar o serviço, o prefeito publicou Decreto de Requisição Administrativa de Bens e Serviços, o que significa, na prática, que a prefeitura começa a assumir a adminstração do hospital. Voltamos a garantir, assim, o serviço de parto (apenas período expulsivo) e internação nos diagnósticos básicos. Um projeto de reforma e reestruturação do hospital já está em andamento e, sem ser pedante, o prefeito tem engajado esforços sobre humanos neste sentido. Os funcionários ainda encontram-se com salários em atraso, e estamos correndo contra o tempo para regularizar esta situação. Resumindo: ainda não voltamos a funcionar como desejaríamos, mas estamos lutando para isso. Quanto à dengue, possuímos, até o momento, 34 casos suspeitos, ainda sem confirmação laboratorial (caso não saiba, a confirmação dos casos de dengue apenas são atestadas a partir do isolamento viral no Laboratório Central do Estado - LACEN e, infelizmente, apenas por ele, por determinação Estadual). Como o resultado dos exames demora para chegar às cidades, ainda não temos, oficialmente, nenhum caso confirmado, apenas suspeitas. A secretaria de saúde, tendo em vista esta dificuldade, está tentando parceria com o laboratório conveniado no sentido de realizar o isolamento viral aqui, positivando assim o caso, e levando o exame do paciente para o LACEN apenas para confirmação do diagnóstico. Há ainda o Plano de Contigência Municipal da Dengue, a ser implementado na última semana de abril, com vistas a realização de ações que visem a diminuição dos casos de dengue prioritariamente nos meses mais chuvosos do ano aqui no município, onde há um maior risco de acúmulo de água parada e proliferação do mosquito.
Grande Abraço
Adeânio
Obrigado a todos que em alguma parte desse planeta visita o meu blog.
Não esqueça de fazer o comentário e deixar o nome e o lugar onde mora.

7 comentários:

  1. very nice blog!
    do you know Seoul, Korea?
    If not, visit my blog!
    Have a wonderful day~~
    Thanks a lot~ ^^

    ResponderExcluir
  2. ola meu querido Adeanio bom dia! parabens pelo seu e-mail, dando a resposta aos comenterios feitos por pessoas que nao tem conhecimento dos fatos, nao sou puxa saco de euberto luiz, mais quero dizer que esses problemas do hospital sao de muito anos, so agora que euberto ta no poder, e que surgem os comentarios. porque o governo passado nao lutou pra tomar o hospital? e fezar um trabalho de qualidade na saude? agora e so cobraça?? como dizia o nosso ex veredor, antonio da caja, tenha por certo que euberto luiz vai sero prefeito da historia de inhambupe! um forte abraço ao meu amigos e irmaos de inhambupe! att: Reinaldo silva da Radio terra nova fm. e-mail reinaldosilva.terranovafm91.7@hotamail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Eduardo!Que bom que o Secretário da Saúde o Sr. Adeânio "deu o ar da graça", falando sobre o único Hospital do município, que bom, que o prefeito Sr. Euberto Luís tem projetos para o Hospital, que tal se fossem colocados em prática? Deixo algumas perguntas se vc, Eduardo quiser aproveitar para a entrevista com o Secretário da Saúde Sr. Adeânio: O que está acontecendo na emergência quando chega um paciente principalmente da zona rural precisando ser atendido por exemplo, com uma forte dor e é informada pelas atendentes(recepcionistas) sem nenhuma experiência para tal e diz que o caso do paciente tem que ser no Posto Manoel da França, quando chega no Posto Manoel da França, outra recepcionista sem experiência diz que o paciente tem que marcar uma consulta com um clínico geral´, só que não há vagas.
    Analise e responda-me por favor Sr. Secretário uma pessoa já vem da zona rural com fortes dores, onde e qual é o local de atendimento que o mesmo tem que procurar, não é a emergência? E por que vcs colocaram pessoas incapacitadas(que não tem nenhuma experiência na sáude) muito menos "fazer" diagnóstico de nenhum tipo para atender os pacientes, para que serve uma emergência? Em Inhambupe por ordem do Sr Srcretário da Saúde,segundo as informações das atendentes não é para atender esses tipos de problemas? Eu tinha certeza que a saúde um Inhambupe ia melhorar, mas infelizmente está um horror, o Sr. Euberto deu um tiro no próprio pé.Eu ainda tenho esperança que essa situação em nosso município vai mudar o que precisa é o prefeito repensar com carinho na escolha de alguns secretários e ai a coisa muda para melhor. O secretário da saúde é um jovem com tudo para fazer um bom trabalho é só se dedicar, procurar parceiros, pessoas comprometidas com a saúde, sabemos que ele é um jovem não com um currículo muito vasto, o seu primeiro emprego foi no pequeno hospital do município e logo pegar a secretária da saúde, a mudança foi muito grande, mas dou-lhe um conselho secretário, se o senhor acha que não está dando conta do recado, não por conpetência e sim por falta de experiência, o que é normal, entregue a secretaria e vá se dedicar ao nosso querido Hospital, que aí sim, o Sr vai fazer muito melhor por você profissialmente e como se humano e por nós inhambupenses que dependemos do único hospital da cidade e colacar em prática uma promessa de campanha do nosso prefeito:"FAZER COM QUE OS FILHOS DE INHAMBUPE NÃO NASÇAM NAS CIDADES VIZINHAS".
    Acredito que por enquanto é só, terei com certeza uma oportunidade de conversar com você(Secretário)algum dia e será um prazer.
    Aguardo respostas se for possível.
    Abraços Eduardo pelo espaço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sr. Secretário pelas palavras bem colocadas esclarecendo para nós sobre a situação do hospital e sobre a suspeita de dengue em nossa cidade. Torço pelo seu sucesso! É dificil, num município como Inhambupe, mas você tem competência suficiente para fazer um trabalho que se destacará na Secretaria de Saúde nesta gestão. Vá em frente garoto!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sabendo que o hospital de Inhambupe vai ser privatizado?

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você, Maria M. Santos... Realmente "Santo de Casa não faz milagres", ainda mais quando ôs devotos têm pouca - ou nenhuma - fé no santo... Realmente merecemos um secretário com um currículo mais vasto... mais vasto de escândalos e de fugas de cidade em cidade... realmente merecemos um secretário com mais experiência... mais experiência em gritar e maltratar os outros, como vimos em tempos idos... Parece que a história nunca vai mudar... reclamam de que não se valoriza os filhos da tera e são os primeiros a jogar a pedra... francamente, classificar o trabalho em 04 meses? deixa o menino trabalhar pelo amor de Deus, gente!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Eduardo
    Quero antes de tudo postar os meus agradecimentos pelo seu blog,o qual vem nos mantendo informados aqui em São Paulo ou qualquer lugar do mundo onde estejamos.
    Tenho observado esta discursão com a saúde e fico preuculpado com descaso dos governamtes ao referido assunto.
    Toda via este não é um previlegio de Inhambupe nem do atual prefeito,não comungo com as atividades politicas deste grupo alias INHAMBUPE ESTAR A MECER DA ADIMINISTRAÇÃO PULBLICAS DESDE DE DOUTOR GUGA E DE TENÓRIO BATISTA LIMA.
    Com tudo eu torço e se Euberto não curva diante da podridão comservadora que existe ele pode ser um bom adiministrador e devolver a comunidade a saúde e a educação que lhes devem a decadas.
    Ele pode fazer inspiramdo naquele jovem que foi idealista e destemido.
    Eduardo Andrade
    APNORDEST -São Paulo

    ResponderExcluir