quinta-feira, 16 de junho de 2022

Confira a programação do Arraiá da Lua Cheia na Terra do Lobisomem (2022) em Inhambupe Bahia

SÃO JOÃO DE INHAMBUPE 2022

O Arraiá da Lua Cheia 2022 em Inhambupe não vai fugir da sua essência, isso mesmo! A Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura promete que a festa será uma das melhores, sem perder sua valorização e tradição. O forrobodó será nos dias 23, 24 e 25 de junho, na Praça de Eventos no centro da cidade, com uma programação recheada que não vai deixar o público ficar parado, em frente aos dois palcos da festa. A ornamentação vai ser encantadora, a praça de alimentação nem se fala, não vai faltar boas comidas e bebidas típicas. A organização tá preparando tudo com bastante carinho, a estrutura a segurança, saúde e muito mais. E pra botar fogo na sua animação veja como já tá a programação! E tem muito mais vindo ai...

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Inhambupe Bahia

Curiosidades: O que significa Corpus Christi?

A expressão tem origem latina e significa Corpo de Cristo. A Igreja Católica celebra a festa de Corpus Christi com intuito de comemorar, de forma solene, o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

A celebração é composta por uma missa, seguida de procissão e da adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a missa, são consagradas duas hóstias, uma para ser consumida e outra para ser apresentada aos fiéis no momento da adoração. A procissão é feita como forma de relembrar a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. Na adoração, a hóstia consagrada permanece no meio da igreja, como um sinal da presença de Cristo vivo no coração da comunidade.

O dia é celebrado sempre em uma quinta-feira, como referência à Quinta-feira Santa, dia em que esse Sacramento foi instituído, pois, na última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele orientou que fosse celebrada a Sua lembrança, pelo ato de comer o pão e beber o vinho, que se transformariam em Seu Corpo e Sangue.

Essa tradição é citada na Bíblia, em Jo 6, 55-59: "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente.”

Assim, por meio da Eucaristia, podemos sentir a presença de Jesus ao nosso lado, ao se fazer de alimento que nos fortalece, além de comunicar, por meio de Seu Corpo e Sangue, o tamanho e o valor de sai entrega por nós e seu amor.

Fonte: Canção Nova

 

Contribuição: Chafia Abrão

Fonte: https://imaculadocoracaodf.com.br/component/k2/corpus-christi 

Avião americano da 2ª Guerra é encontrado no RN 80 anos após queda

Pesquisadores encontraram no litoral do Rio Grande do Norte um pedaço de um avião militar dos Estados Unidos que caiu na região há 80 anos e foi usado na Segunda Guerra Mundial.
 

A aeronave, identificada como um hidroavião bimotor Catalina, ia em direção a uma base norte-americana que ficava na capital do estado, Natal, quando caiu. Havia 10 pessoas no avião no momento do acidente, e apenas três sobreviveram, resgatados por pescadores brasileiros.
 

Os destroços foram encontrados pelo mergulhador Paul Bouffis, que estava dando uma aula na região, e repassou a informação da carcaça para o Centro Cultural Trampolim da Vitória, que estuda a passagem dos americanos pelo estado potiguar durante o período da Segunda Guerra.
 

Em entrevista à TV Globo, o curador da instituição, Fred Nicolau, afirmou que sabia-se da existência do avião, mas sua localização era desconhecida. "Ele disse que tinha achado um 'treco' lá, mas não era um avião. Daí ele me mandou as fotos, olhei e [disse que] de fato é uma sucata, não parece nada".
 

Nicolau afirma que foi pesquisar no próprio acervo e encontrou um pedaço de sucata também de um Catalina. ''Fui ver outras fotos do avião e tive certeza [que era aeronave americana]", afirmou.
 

Segundo Nicolau relatórios da época apontavam, entre as causas da queda do avião, as baixas condições de visibilidade. "Estava chovendo, era de noite, não tinha lua, teto baixo e visibilidade chegando a zero", diz.
 

Segundo Nicolau, há outros destroços de aeronaves espalhados pelo litoral do estado. "A gente sabia que existia esse avião, assim como sabemos que caíram outros dez aqui na costa entre a guerra e o pós-guerra. Os caras que já acharam esses aviões mantêm isso como um segredo. Eu tentei muito achar os outros aviões".
 

Nicolau disse que já avisou a Marinha e as autoridades americanas sobre o achado, mas defende que o mais correto seria deixar a carcaça no local.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/170782-aviao-americano-da-2-guerra-e-encontrado-no-rn-80-anos-apos-queda.html