quinta-feira, 16 de junho de 2022

Curiosidades: O que significa Corpus Christi?

A expressão tem origem latina e significa Corpo de Cristo. A Igreja Católica celebra a festa de Corpus Christi com intuito de comemorar, de forma solene, o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

A celebração é composta por uma missa, seguida de procissão e da adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a missa, são consagradas duas hóstias, uma para ser consumida e outra para ser apresentada aos fiéis no momento da adoração. A procissão é feita como forma de relembrar a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. Na adoração, a hóstia consagrada permanece no meio da igreja, como um sinal da presença de Cristo vivo no coração da comunidade.

O dia é celebrado sempre em uma quinta-feira, como referência à Quinta-feira Santa, dia em que esse Sacramento foi instituído, pois, na última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele orientou que fosse celebrada a Sua lembrança, pelo ato de comer o pão e beber o vinho, que se transformariam em Seu Corpo e Sangue.

Essa tradição é citada na Bíblia, em Jo 6, 55-59: "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente.”

Assim, por meio da Eucaristia, podemos sentir a presença de Jesus ao nosso lado, ao se fazer de alimento que nos fortalece, além de comunicar, por meio de Seu Corpo e Sangue, o tamanho e o valor de sai entrega por nós e seu amor.

Fonte: Canção Nova

 

Contribuição: Chafia Abrão

Fonte: https://imaculadocoracaodf.com.br/component/k2/corpus-christi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário