quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Carnaval 2015: Carnaval de Salvador homenageia os 30 anos da Axé Music

O Carnaval de Salvador de 2015 fará uma homenagem ao gênero musical que transformou o evento na maior festa popular do planeta. O prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, e do presidente da Saltur, Isaac Edington, durante coletiva realizada no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, apresentou os detalhes da festa desse ano, que terá como tema os “30 anos da Axé Music”.

Com expectativa de atrair 700 mil turistas, sendo 88% brasileiros e 12% estrangeiros, a festa deve movimentar esse ano R$ 1,5 bilhão, além de gerar 250 mil empregos diretos e indiretos. Já está confirmada a chegada de seis navios, que devem trazer 18 mil turistas.

Tudo isso porque o Carnaval, que acontece oficialmente de quinta a terça-feira (12 a 17 de fevereiro), terá festas dias antes, com o Furdunço, movimento consagrado em 2013, que valoriza os pequenos equipamentos e as manifestações culturais de chão. No domingo que antecede o Carnaval (8), o Furdunço levará à Barra 20 atrações, que seguirão do Clube Espanhol, em Ondina, ao Farol da Barra, sem cordas, a partir das 14h. Participarão do Furdunço do Pré-Carnaval Armandinho, na Fobica, Quabales, Baiana System, Estakazero, Orquestra Jurema, Waltinho Queiroz, Malê, Batifun, entre outros. O movimento toma conta das ruas do Campo Grande na sexta-feira (13), com 27 entidades.


Outra novidade é a Vila Infantil Itaú. O espaço, que será montado na Praça do Campo Grande, terá uma programação voltada para as crianças com contadores de histórias, teatro, dança, circuito de mini bike e oficinas de artes. A Vila Infantil começa a funcionar no final de semana que antecede o Carnaval (6, 7 e 8 – sexta, sábado e domingo) e depois volta a operar durante a folia, a partir da sexta-feira (13) até terça-feira (17), sempre das 10h às 16h. Além do Itaú, renovaram parcerias para o Carnaval a Brasil Kirin e a Itaipava. Agora, a Air Europa reforça o time de marcas que estarão presentes na folia.


O prefeito ACM Neto destacou a ausência de dinheiro público na realização do evento, como já ocorreu no ano passado, o que viabiliza mais investimentos em saúde e educação, por exemplo. “Desde o ano passado, a Prefeitura não coloca dinheiro público no Carnaval. Mesmo sem o patrocínio do governo do estado, mesmo sem o patrocínio da Petrobras, organizamos um Carnaval que se autossustenta do ponto de vista econômico. E esse ano, começaremos a festa no final de semana anterior ao início das festas, com o Furdunço. Estamos, portanto, oferecendo mais atrações aos turistas que poderão antecipar sua chegada à cidade, garantindo maior movimentação econômica e mais geração de emprego”, afirmou.


O presidente da Saltur e coordenador do Carnaval, Isaac Edington, observou que o Pré-Carnaval na Barra, além de movimentar ainda mais festa, promoverá uma ampliação na retenção dos turistas na cidade. “Serão 700 mil turistas e a chegada de seis transatlânticos. Com o Furdunço temos a sinalização de que devemos ampliar a retenção desses turistas na cidade. Essa é uma experiência de algo que deu certo no ano passado e se configura como uma nova dimensão do Carnaval. Em conversas com operadores de turismo identificamos que aqueles turistas que chegavam a Salvador e, imediatamente, se dirigiam ao Litoral Norte, agora fazem o caminho contrário, ou seja, permanecem na cidade, o que é importantíssimo para nossa economia”, acrescentou.


Abertura – Oficializado em 2012, as bandas de sopro e percussão puxando blocos sem cordas e sem trios elétricos tomam conta da Barra, na quarta-feira (11), no Circuito Sérgio Bezerra. Cerca de 30 blocos desfilam do Farol da Barra seguindo em direção ao Cristo, às 19h, logo após a apresentação das orquestras de Fred Dantas, Zé Freitas, Paulo Primo e Benutti, que farão um show denominado “Axé Orquestrado”, em homenagem aos 30 anos da Axé Music, tema do Carnaval 2015.


Na quinta-feira (12), o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, embalado pelo som de Luiz Caldas celebrando os 30 anos da Axé Music, no Campo Grande. Na sexta-feira (13), a grande expectativa é para a segunda edição do Furdunço, que esse ano terá a participação de 27 atrações, a exemplo da Orquestra de Pandeiros, Mammeto, Alexandre Leão, Paroano Sai Milhó, Fred Menendez e Rixô Elétrico. Já na segunda (16), a Praça da Sé ganhará um toque especial, com o desfile de fantasia de luxo. O evento vai acontecer às 20h.


A partir de sábado (14), seis bairros também terão Carnaval. Além de uma grade atrativa com a participação de grandes nomes da música baiana, toda a infraestrutura com banheiros, palco, barracas e ordenamento de trânsito será montada pela Prefeitura. A festa vai acontecer na Liberdade, Itapuã, Periperi, Plataforma, Boca do Rio e Cajazeiras. Já Piatã terá o tradicional palco do rock. No total, são sete palcos e mais de 150 shows durante os quatro dias de festa.


Estacionamento – Assim como aconteceu na Copa do Mundo, 1,5 mil vagas serão oferecidas aos foliões que pretendem ir aos circuitos de carro. Os estacionamentos vão ser disponibilizados na Arena Fonte Nova e nos shoppings Salvador e Salvador Norte, com cinco linhas de ônibus direto para os locais que concentram as festas. Será cobrado o valor de R$ 25 para ida e volta. Além do estacionamento remoto, 1,8 mil vagas de zona azul serão distribuídas entorno da festa. Mesmo com as vagas, a Prefeitura recomenda que os foliões utilizem o transporte público ou táxis durante o período de Carnaval.


Fortalecimento do Carnaval – As ações que deram certo nas edições anteriores, como os projetos especiais, que levaram grandes atrações a desfilar sem cordas para o folião pipoca, e as arquibancadas para pessoas com deficiência (montada na Piedade), estão confirmadas para 2015. No circuito Osmar (Centro), a geografia da festa vai continuar a mesma, operando a Avenida Carlos Gomes apenas para contrafluxo de algumas entidades, conforme aconteceu em 2014. Para atender a uma solicitação do Conselho Municipal do Carnaval, os blocos de samba, o Traz a Massa e as Muquiranas vão poder utilizar a via nos dias dos seus desfiles.

Também será mantida a Central de Operações do Carnaval (COC), estrutura que reúne representantes dos 12 órgãos da Prefeitura envolvidos com a festa, além dos técnicos das pastas para avaliar as ações durante a folia. A reunião acontece a partir da quinta-feira (12), na sede da Saltur, todas as manhãs, com a participação do prefeito ACM Neto.

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283775

"Dois de Paus" do Baralho do Crime é morto em troca de tiros com a polícia

O Baralho do Crime elaborado pela Secretaria de Segurança Pública, onde são alistados os criminosos mais perigosos, teve um dos componentes mortos na região do interior da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, morreu em troca de tiros com os policiais na cidade de Conceição do Almeida durante a madrugada desta quarta-feira (21), o Rosival Alcântara dos Santos conhecido como ‘tinteiro’, acusado por envolvimento com o tráfico de drogas, assaltos, arrombamento e porte ilegal de armas.

Rosival estava sendo procurado pela polícia desde o mês de outubro do ano passado, quando deixou a cadeia beneficiado pelo indulto do Dia das Crianças. O indivíduo era conhecido pela PC como um bandido de alta periculosidade, por isso se encontrava no Baralho do Crime como o dois de paus. Com informações da rádio Andaiá FM. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283745

Procissão encerrou as comemorações em louvor a Nossa Senhora em Baixa Grande

O distrito de Baixa Grande, em Inhambupe, comemorou de 9 a 18 desse mês a festa em Louvor a sua padroeira, Nossa Senhora, a Rainha da Paz. Da programação, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, a abertura da festa constou no dia 9 às 6h, alvorada com repique de sinos, fogos e Ofício de Nossa Senhora. Às 18h30 aconteceu a procissão do estandarte, saindo da casa de dona Apolinária, seguida de celebração eucarística às 19 horas.
Durante a programação aconteceu, todos os dias celebração eucarística com diversos temas. No dia 15, quinta, com o tema “Matrimônio” que teve como convidados os poderes Legislativo e Executivo, além de professores e secretaria de Educação. O prefeito Benoni Leys, estava presente nas comemorações aos festejos de Nossa Senhora. No dia 18, ponto alto da festa religiosa, a solenidade teve início a partir das 5 horas, com alvorada com girândola festiva e repiques de sino. Às 6 horas, se deu o Ofício de Nossa Senhora, seguido de café comunitário, às 7 horas, missa solene, às 10 horas, e batizados. Às 15 horas aconteceu a Missa Solene, seguida de procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. As festividades se encerram às 18 horas, com a realização de um leilão. No sábado após o leilão, deu-se inicio a parte profana da festa com apresentações das Bandas: Samba no Grau, Frank e Alex e Xiquerê. Uma multidão lotou a praça central do distrito de Baixa Grande, para curtir com tranquilidade o som de vários ritmos. Cerca de 5mil pessoas, segundo a polícia militar estiveram presentes durante as apresentações das atrações musicais.
Fonte: https://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2015/01/20/procissao-encerrou-as-comemoracoes-em-louvor-a-nossa-senhora-em-baixa-grande/
DSC_0109 DSC_0005 DSC_0007 DSC_0013 DSC_0014 DSC_0022 DSC_0026 DSC_0032 DSC_0036 DSC_0038 (2) DSC_0038 DSC_0039 DSC_0045 DSC_0056 DSC_0093 DSC_0072 DSC_0068 DSC_0057 DSC_0127 DSC_0132 DSC_0134 DSC_0144 DSC_0145 DSC_0146 DSC_0149 DSC_0153 DSC_0157 DSC_0170

´BBB 15´: Pai minimiza banho nu de Douglas: ´Aqui em casa é normal´

Douglas, o motoboy do BBB 15

Douglas Ferreira, o motoboy paulista do "BBB 15" chamou atenção ao ficar nu para tomar banho na madrugada desta quarta-feira, 21, apenas algumas horas após entrar no confinamento. Mas, segundo o pai do rapaz, é provável que ele repita a cena sempre. Ao EGO, Paulo conta que o filho anda à vontade em casa e não tem muita inibição.

"Não vi isso, mas estou tranquilo. Nunca tivemos muito acanhamento em casa. Sair do banheiro sem a toalha, por exemplo, não é um problema para a família. Aqui é normal. Ele não fez nada diferente do que faz em casa", afirma Paulo, que acredita que o filho ainda nem se soltou completamente: "Ontem achei que estava todo mundo muito travado, inclusive ele. Com o tempo ele vai ficar mais tranquilo".

Ainda de acordo com o pai de Douglas, ele não é pegador, mas tem grande possibilidade de ficar com alguém no confinamento. "Ele não é de ficar pulando de galho em galho. É de namorar. Lá todas as mulheres são bonitas a seu modo... Tudo é possível", fala.

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura_dicas.php?id=283679

Jornalista é preso durante transmissão ao vivo no Paraná; assista

Um jornalista foi preso durante transmissão ao vivo para o Programa 190, da emissora CNT, na terça-feira (20), em Curitiba, no Paraná. Iverson Vaz estava mostrando o local onde ocorreu uma explosão de um caixa eletrônico, que foi seguida de tiroteio, quando os policiais militares encaminharam a equipe do programa televisivo para f

Depois de sair da faixa o jornalista comentou o tratamento da PM. "É o tratamento da polícia com a imprensa. É impressionante o que acontece", diz Vaz.
ora da área de isolamento, que era permitida para os jornalistas.

Logo em seguida os policiais deram voz de prisão ao repórter, que foi encaminhado ao 6° Distrito Policial de Curitiba por desacato. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283684

Brasil desperdiça 37% de sua água tratada, aponta relatório do governo

Um relatório do governo federal concluído em dezembro de 2014 revelou que, em meio a uma grave crise hídrica, o Brasil desperdiça 37% da água tratada para consumo. Os dados são de dezembro de 2013.

De acordo com o relatório, a água potável é perdida antes de chegar às torneiras da população, principalmente devido a falhas nas tubulações. Há também perdas com fraudes e ligações clandestinas.
No relatório referente a 2012 o desperdício de água tratada chegava a 36,9%, o que significa que não houve melhoria ao longo de um ano.

Embora a tendência, em geral, venha sendo de queda neste tipo de desperdício, o ritmo ainda é muito lento. Em 2008, por exemplo, 41,1% da água tratada era perdida. O índice atual de 37%, no entanto, ainda é muito alto em comparação com o de países desenvolvidos.

As taxas de desperdício em cada estado também variam bastante. As perdas nas tubulações e fraudes chegam a 27,3% no Distrito Federal. Já no Amapá a taxa é de 76,5%.

De acordo com as empresas de saneamento, é preciso um grande investimento em trocas de válvulas e encanamentos nas cidades para combater o problema. As empresas ressaltam, no entanto, que é inviável zerar as perdas, uma vez que os investimentos em trocas no sistema não justificariam a economia efetuada.

O Instituto Trata Brasil, que estuda o tema, estimou em R$ 1,3 bilhão os custos da água perdida em 2010. Especialistas afirmam que muitas represas do país não estariam sofrendo com a atual estiagem caso não existisse tanto desperdício. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283671

Evo Morales assume terceiro mandato na Bolívia

As cerimônias de posse do presidente da Bolívia, Evo Morales, em seu terceiro mandato, começam hoje (21) com um ritual ancestral indígena e se estendem até amanhã (22). Neste primeiro dia, o evento ocorre em Tiwanaku, sítio arqueológico classificado de precursor do Império Inca, o que é uma tradição nas posses presidenciais. Durante a cerimônia, Morales vai receber dois bastões – que simbolizam a passagem do poder do povo andino – de uma criança e de uma anciã.

Representantes de movimentos sociais e de comunidades tradicionais estão no local para as celebrações. Amanhã (22), as comemorações ocorrerão na Assembleia Legislativa, em La Paz (capital administrativa), a 72 quilômetros de Tiwanaku.

Morales foi reeleito para um mandato de cinco anos, com 61% dos votos válidos. Além dele, também concorreram à Presidência Samuel Doria Medina, empresário do ramo de cimento; Jorge Quiroga, que foi vice-presidente do país por quatro anos e, em seguida, assumiu como presidente pelo período de um ano; o prefeito de La Paz, Juan del Granado, e o líder indígena Fernando Vargas.

Eleito pela primeira vez em 2005, Evo Morales é o primeiro presidente indígena boliviano, povo que representa cerca de 60% da população do país. A presidenta Dilma Rousseff vai participar do segundo dia da cerimônia de posse, em La Paz. 

Fonte:  http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283653

Estudo revela que Facebook gera 231 mil empregos no Brasil

Um estudo divulgado nesta terça-feira, 20, revelou que o Facebook gera uma cadeia de 231 mil empregos no Brasil, graças aos negócios que giram em torno da rede social.

A pesquisa "Impacto do Facebook na Economia Global" foi realizado pela Deloitte e mostra também que o site é responsável por um impacto de US$ 10 bilhões (R$ 26,51 bi) na economia local.

"O Brasil possui um grande número de empreendedores de pequeno porte e boa parte deles já descobriu como pode usar o Facebook para expandir seus negócios. Hoje uma em cada três pequenas empresas possui página no Facebook e boa parte delas já consegue se beneficiar das conexões para impulsionar vendas e também gerar empregos", comenta Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook na América Latina.

Atualmente o Facebook conta com 91 milhões de usuários mensais brasileiros, além de 2,1 milhões de páginas de pequenas empresas. Segundo a companhia, a quantidade de brasileiros que interagem com essas empresas chega a 72 milhões de pessoas.

Isso corresponde a 80% da base mensal local, enquanto a média global de envolvimento é de 70%.

O Brasil é o segundo país com maior impacto econômico gerado pelo Facebook enquanto plataforma de marketing, perdendo apenas para os Estados Unidos. Nesse quesito, a rede social gera 189 mil empregos e injeta US$ 8,4 bilhões (R$ 22 bi) na economia daqui.

Graças à plataforma de aplicativos e jogos, o site gera outros 17 mil empregos e US$ 600 milhões (R$ 1,57 bi) e, por causa da conectividade, entram mais 25 mil empregos e US$ 1,3 bilhão (R$ 3,4 bi).

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283614

Lista revela as 25 senhas mais usadas na web

A SplashData, empresa norte-americana de segurança na internet, divulgou uma lista com as 25 senhas mais utilizadas na internet em 2014. O ranking foi feito com base em uma compilação de 3,3 milhões de senhas que vazaram durante o ano passado.

As senhas avaliadas para a lista de 2014 em sua maioria são de usuários na América do Norte e Europa Ocidental. Senhas exclusivamente numéricas continuam dominando a lista, ocupando 9 das 25 posições. Veja abaixo:

1- 123456
2- password
3- 12345
4- 12345678
5- qwerty
6- 1234567890
7- 1234
8- baseball
9- dragon
10- football
11- 1234567
12- monkey
13- letmein
14- abc123
15- 111111
16- mustang
17- access
18- shadow
19- master
20- michael
21- superman
22- 696969
23- 123123
24- batman
25- trustno1 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283612

Microsoft pode lançar um ´smartphone-laptop´

O evento marcado pela Microsoft para esta quarta-feira, 21, pode servir para o anúncio de um novo hardware da marca. Um que não é nem telefone, nem computador, mas sim uma mistura dos dois.

Ao menos é o que afirma o The Information, que conversou com pessoas envolvidas no evento de amanhã. O aparelho seria focado no mercado corporativo e não deve ser lançado agora.

Segundo o site, também será mostrado um código-base que permitira que um aplicativo rode tanto em celulares como em tablets e PCs.

Com isso, haverá apenas uma loja de aplicativos, ao invés de uma para dispositivos móveis e outra para computadores. E também seria apresentada a nova versão do Office 365 para Windows Phone.

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283610

Jogos clássicos de Star Wars são relançados

Uma série de jogos clássicos sobre a franquia Star Wars está sendo relançada pela GOG. Só nesta semana apareceram seis títulos na internet.

A lista conta com três jogos que nunca tinham sido lançados para plataformas digitais: Star Wars: X-Wing vs. TIE Fighter, Star Wars: X-Wing Alliance e Star Wars: Galactic Battlegrounds.

Além deles, constam também Star Wars Battlefront II, Star Wars: Dark Forces e Star Wars: Knights of the Old Republic II - The Sith Lords. (Confira todos.)

E a empresa promete colocar outros títulos à disposição ao longo do ano, segundo o Polygon.

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283609

Inmetro divulga ranking de consumo de combustível de carros ano 2015

O Inmetro divulgou o ranking de consumo de carros ano 2015 do Programa de Etiquetagem Veicular em seu site. A lista deste ano possui 583 modelos e versões de 36 marcas.

Os testes são feitos em laboratório, simulando as condições da cidade e da estrada. O instituto diz que o consumo percebido pelo motorista pode variar de acordo com as condições de uso.

As notas, de A (menor consumo) a E (maior), poderão aparecer numa etiqueta no carro, como aquelas que existem em geladeiras, se a montadora concordar em utilizá-la. Uma nota é para a comparação do consumo do carro com outros de sua categoria e outra, para a comparação geral.

SUBCOMPACTOS Na categoria dos subcompactos, todas as versões do Volkswagen Up! equipadas com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual levaram nota máxima tanto na comparação para a categoria como na pontuação geral. Todas elas têm ar-condicionado.

De acordo com a Inmetro, quando abastecido com etanol, o modelo roda, em média, 9,2 km por litro de combustível na cidade, e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, as médias aumentam, respectivamente, para 13,5 km/ e 14,6 km/l.

Para as versões com câmbio automatizado I-Motion, também com motor 1.0 e ar, o rendimento é o mesmo com etanol, porém, ao utilizar gasolina os valores ficam em 13,2 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada).

Para o novo Cross Up!, a versão "aventureira" do modelo, a relação com etanol é de 9,1 km/l (cidade) e 10,0 km/l (estrada), tanto com câmbio automatizado, como no manual. Com gasolina, o manual faz 13,4 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada), enquanto o automatizado atinge 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada).

Outro a receber nota máxima AA foi o Renault Clio, que possui motor 1.0 de 4 cilindros e câmbio manual em todas as versões. Segundo o Inmetro, as opções com ar-condicionado fazem, com etanol, 9,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada); se abastecidas com gasolina, as médias ficam em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada).

Para as versões do Clio sem ar-condicionado, a média com etanol é de 9,5 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada), enquanto, com gasolina, chegam a 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).

Apenas com motor a gasolina e câmbio automatizado, o pequeno Smart Fortwo também levou nota AA na categoria, anotando 13,2 km/l, cidade, de 14,2 a 14,4 km/l, para a estrada. O menor consumo em rodovias vale para a versão de 71 cavalos, enquanto o maior para as de 84 cavalos.

COMPACTOS Entre os compactos, os modelos que receberam nota AA foram Toyota Etios 1.5, Ford Ka 1.0, Nissan New March, Volkswagen Fox BlueMotion e Honda Fit CVT. Todos foram avaliados com ar-condicionado.

Um dos principais lançamentos para o mercado brasileiro em 2014, o Ka, nas versões com motor 1.0 de 3 cilindros, faz, segundo o Inmetro, 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), quando utiliza apenas álcool.
Ao abastecer com gasolina, as médias ficam em 13,0, para trechos urbanos, e 15,1 km/l, ao rodar na estrada.

Para o Fit, as versões que atingiram as notas AA foram as de câmbio automático do tipo CVT, que funciona combinado ao motor 1.5. Quando o etanol for o combustível, a média é de 8,3 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada); com gasolina, é de 12,3 km/l (cidade) e 14,1 km/l (estrada).

Com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual de 5 marchas, o Fox BlueMotion roda 8,8 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada), isso quando utiliza etanol. Se o combustível escolhido for a gasolina as médias sobem, respectivamente, para 12,7 km/l e 14,4 km/l.

Tanto as opções de motorização 1.0 e 1.6 do Nissan March, agora produzido no Brasil e só utiliza câmbio manual, receberam a classificação máxima em notas do Inmetro quando equipadas. Para o 1.6 com etanol, a média na cidade é de 8,1 km/l e na estrada de 10,0 km/l. Se utilizar gasolina, as marcas mudam, na ordem, para 12,1 km/l e 14,5 km/l.

Já a análise do 1.0 mostra consumo de 8,7 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), sempre utilizando etanol. Se a escolha for pela gasolina, as médias vão a 12,5 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada).

Para completar, o Toyota Etios, com motor 1.5 e câmbio manual de 5 marchas, tem média na cidade de 8,5 km/l e 9,5 km/l na estrada, ao utilizar etanol. Com gasolina, as médias sobrem para 12,2 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada).

Carro mais vendido no Brasil em 2014, o Fiat Palio levou nota B, tanto na comparação com seus "rivais" na categoria, que inclui o Volkswagen Gol, quanto no geral. Só a versão mais barata, Attractive, foi avaliada, com câmbio manual e ar-condicionado. Com motor 1.0, as médias foram 7,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, quando abastecido com álcool. Com gasolina, 10,8 km/l e 13,6 km/l.

Na 1.4, as médias foram: 7,4 km/l e 9,3 km/l, com etanol, na cidade e na estrada, respectivamente. Com gasolina, 10,8 e 13,5.

O Gol teve 14 versões avaliadas, todas com ar-condicionado, menos a inédita Bluemotion, com motor 1.0. Nenhuma obteve nota AA. As mais básicas, Special, City e Trendline, com motor 1.0, anotaram as seguintes médias, na cidade e na estrada, respectivamente: 7,7 km/l e 9,6 km/l com etanol e 11,6 km/l e 13,9 km/l com gasolina. Levaram nota A na categoria e B no geral. Com as mesmas notas, a Bluemotion teve, na cidade, médias 8 km/l e 10,1 km/l com álcool, e 11,8 km/l e 14,9 km/l com gasolina.

Os equipados com motor 1.6 ficaram com nota B, à exceção das versões Rallye (C na categoria e B no geral) e Rallye i-Motion, com câmbio automatizado (D e C).
MÉDIOS Entre os veículos considerados médios na lista, os que levaram AA foram: Honda City, Nissan Versa reestilizado (que será vendido a partir deste mês), o sedã Ford Ka+ 1.0, Lexus CT 200h, Toyota Prius, Toyota Etios Sedan e Hyundai HB20S 1.0.

Do mesmo modo que a versão hatch, o Ka+, atingiu a nota máxima: com motor 1.0 de 3 cilindros, o carro faz 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), quando utiliza apenas etanol. Ao abastecer com gasolina, as médias ficam em 13,0, para trechos urbanos, e 15,1 km/l, ao rodar na estrada.

Outro modelo entre os "médios" a ficar no patamar AA, o City de motor 1.5 e câmbio CVT obteve média de 8,5 km/l (cidade) e 10,3 km/l (estrada), com etanol. Se a escolha for pela gasolina, os números sobem para 12,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente.

Para todas suas versões, tanto com motor 1.0 com 1.6, o Versa também ficou no nível AA de consumo. De acordo com o Inmetro, o motor 1.6 faz consumo de 8,5 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), ao utilizar etanol. Se for com gasolina, as médias ficam em 12,6 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada).

A mesma avaliação feita para o motor 1.0 mostra médias de 8,6 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada) para o etanol, enquanto a gasolina fica com 12,4 km/l e 14,8 km/l, na ordem, para cidade e estrada.

Os híbridos Lexus CT200h e Toyota Prius, ambos com a mesma base de motorização que combina eletricidade ao motor 1.8 a gasolina e câmbio CVT, ficam com a nota AA. A média é a mesma para os dois: 15,7 km/l (estrada) e 14,3 km/l (cidade).

Utilizando motor 1.5 e câmbio manual, o Etios Sedã faz média, com etanol, de 8,5 km/l, em trechos urbanos, e 9,5 km/l, ao rodar na estrada. Se utilizar gasolina, os números vão para 12,2 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada).

Para completar a categoria, o HB20S, com câmbio manual e motor 1.0 de 3 cilindros, faz 12,3 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada), com etanol. Se mudar para gasolina, as médias ficam em 12,3 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada).

EXTRA GRANDES O Ford Fusion Hybrid, que possui combinação de um motor a gasolina 2.0 16V e outro elétrico, foi único entre os considerados "extra grandes" a obter classificação AA. Segundo a entidade, o sedã faz 16,6 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada).

Com essas médias, ele é o carro mais eficiente entre os avaliados na lista de 2015, repetindo o título de 2014.


PIORES MÉDIAS De acordo com o Inmentro, nenhum veículo nas categorias Grande, Utilitário Esportivo Compacto, Utilitário Esportivo Grande, Fora de Estrada, Minivan, Comercial, Carga Derivado e Esportivo alcançou nota máxima AA.

Considerando apenas o desempenho no geral, a pior nota, E, foi dada aos esportivos Ferrari F12 Berlinetta, Maserati Ghibli, Ghibli S, Quattroporte, GranCabrio S, GranCabrio MC, GranTurismo S, Lamborghini Aventador, Lamborghini Huracán, Mercedes-Benz S63 AMG, Porsche 911 Turbo e Turbo S, BMW M4 Coupé e Cabrio, além do Rolls-Royce Ghost, Volvo S60.

Entre os utilitários, levaram E os modelos Mitsubishi L200 Triton 4x2, Pajero 5 portas e Outlander, Kia Sorento, Hyundai Santa Fe 2.5 e 3.4, Audi Q5 e Q7, BMW X4 xDrive 35i, X5 xDrive 35i e X6 xDrive 50i, Jeep Grand Cherokee e Wrangler, Land Rover Range Rover Vogue, Jaguar XJ, Chyrsler Town & Country, Dodge Journey, Volvo XC60 e Jinbei Van e Topic. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283611