quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Brasil desperdiça 37% de sua água tratada, aponta relatório do governo

Um relatório do governo federal concluído em dezembro de 2014 revelou que, em meio a uma grave crise hídrica, o Brasil desperdiça 37% da água tratada para consumo. Os dados são de dezembro de 2013.

De acordo com o relatório, a água potável é perdida antes de chegar às torneiras da população, principalmente devido a falhas nas tubulações. Há também perdas com fraudes e ligações clandestinas.
No relatório referente a 2012 o desperdício de água tratada chegava a 36,9%, o que significa que não houve melhoria ao longo de um ano.

Embora a tendência, em geral, venha sendo de queda neste tipo de desperdício, o ritmo ainda é muito lento. Em 2008, por exemplo, 41,1% da água tratada era perdida. O índice atual de 37%, no entanto, ainda é muito alto em comparação com o de países desenvolvidos.

As taxas de desperdício em cada estado também variam bastante. As perdas nas tubulações e fraudes chegam a 27,3% no Distrito Federal. Já no Amapá a taxa é de 76,5%.

De acordo com as empresas de saneamento, é preciso um grande investimento em trocas de válvulas e encanamentos nas cidades para combater o problema. As empresas ressaltam, no entanto, que é inviável zerar as perdas, uma vez que os investimentos em trocas no sistema não justificariam a economia efetuada.

O Instituto Trata Brasil, que estuda o tema, estimou em R$ 1,3 bilhão os custos da água perdida em 2010. Especialistas afirmam que muitas represas do país não estariam sofrendo com a atual estiagem caso não existisse tanto desperdício. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=283671

Nenhum comentário:

Postar um comentário