terça-feira, 5 de maio de 2015

Abertas inscrições para eleição de membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente em Inhambupe

Estão abertas, em Inhambupe, as inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, que este ano terá data unificada em todo o país, prevista para 4 de outubro.

Como critério, os candidatos interessados devem ter acima de 21 anos, possuir o ensino médio completo, residir em Inhambupe há pelo menos dois anos e comprovar idoneidade moral. As eleições para conselheiros tutelares compreendem três etapas. A primeira é a prova escrita objetiva na qual os candidatos são submetidos. A segunda etapa consta de uma entrevista com psicólogo, e a terceira é o processo de votação.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 95 e 136.

Segundo a secretária de Assistência Social, Divonete Santana, cabe ao Conselho Tutelar fiscalizar as entidades governamentais e as não governamentais, e ainda atender queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos.Além de exercer as funções de escutar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos.

Divonete explica que este órgão aplica medidas de proteção pertinentes, requisita serviços necessários a efetivação do atendimento adequado de cada caso. Contribui para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e as suas famílias. 

Informações da Ascom/Inhambupe
http://jronaldoleite.blogspot.com.br/2015/04/inhambupe-abertas-inscricoes-para.html#more

Jovem é perseguido e executado dentro de mercadinho em Inhambupe

Um homem foi assassinato por volta das 19:00h desta segunda-feira (04/05/2015) na Rua Conselheiro Manoel Dantas no centro da cidade.
A vítima foi identificada como Bruno Rocha, que tinha 23 anos, residência no povoado de mandacaru, Segunda informações, o jovem andava pela rua quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta, que atirou várias vezes.
 Para tentar escapar, ele correu e entrou no mercadinho. Mesmo assim, o atirado desceu da motocicleta, também entrou no mercadinho e concluiu a execução.
A polícia realizou várias diligências na região, mas devido poucas informações e à lei do silêncio, tornou-se difícil à localização dos suspeitos.
Fonte: http://davidgouveiablogshow.blogspot.com.br/2015/05/inhambupe-jovem-e-perseguido-e.html

Sem sentir dor, mulher cai no sono durante parto

Uma paulista de 27 anos já teve que amputar um dedo do pé e chegou a perder o paladar por causa de uma doença congênita rara: ela não consegue sentir dor. O problema, que afeta cerca de 50 pessoas em todo o mundo, permitiu que Marisa de Toledo não precisasse de anestesia em seu primeiro parto e dormisse no segundo."Minha bolsa estourou e fui ao hospital daqui, mas o médico não quis fazer o parto. Eles me mandaram para Sorocaba. Quando cheguei, estava cansada e dormi. [...] Acho que esqueci que tinha minha filha na barriga", disse Marisa à BBC. A doença pode parecer benéfica, mas apresenta sérios riscos para a pessoa, já que a falta de sintomas faz com que a pessoa demore de ir ao médico. "Uma vez, quando eu tinha uns dez anos, eu estava no sítio e sentei em frente ao fogão à lenha porque estava frio. Sentei de costas para o fogão e minhas costas ficaram cheias de bolhas, queimou", contou. O irmão de Marisa, Reinaldo, também sofre com o problema e teve uma perna amputada por causa de uma infecção que foi diagnosticada muito tarde. A paulista explica que não consegue entender a ideia de sofrimento, mas que queria experimentar a dor. "Quero sentir dor. Quando você sente dor, corre para o médico. Quando você se corta, ou outra coisa, mas eu não sinto isso. Então (o corte) fica inflamado", confessa.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/171703-sem-sentir-dor-mulher-cai-no-sono-durante-parto.html

MEC está sem dinheiro para novos contratos do Fies

O Ministério da Educação (MEC) não tem dinheiro para assinar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste semestre, disse o secretário executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa. Ele informou que o MEC ainda não foi notificado da determinação judicial para reabertura do prazo de inscrições, mas adiantou que a pasta recorrerá da decisão. Segundo Costa, “mesmo que [o prazo para inscrições] seja reaberto, será inútil”. Ele informou que foram reservados R$ 2,5 bilhões para o Fies, o limite foi atingido e não será possível financiar novos contratos neste semestre. De acordo com a Agência Brasil, o Fies registrou 252.442 novos financiamentos em instituições privadas de ensino superior, segundo balanço do ministério. 

O prazo para novos contratos foi encerrado no último dia 30 e mais de 500 mil candidatos buscaram o financiamento. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que o número superou a expectativa de 250 mil novos contratos. Os cursos mais procurados foram engenharia, com 46.981 contratos, direito (42.717), enfermagem (16.770) e administração (15.796). De acordo com Renato Janine, o número pode cair, pois os alunos precisam comprovar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento em cada instituição de ensino. 

A expectativa é que a queda seja insignificante. Neste ano, as normas do Fies foram mudadas. Além obter nota superior a zero na redação, os candidatos precisaram chegar a pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Antes, não era exigida nota mínima. Além disso, a pasta passou a privilegiar os cursos com notas mais altas na avaliação do MEC. “As mudanças serviram para destacar alunos com patamar mínimo de qualidade”, disse o ministro. “Conseguimos orientar os alunos para cursos melhores e com isso terão uma melhor formação”, acrescentou ele, referindo-se ao privilégio dado aos cursos com notas mais altas. 

A porcentagem de financiamentos em cursos com a nota máxima, 5, subiu de 8,13% no ano passado para 19,79%, enquanto nos cursos de nota 3, mínimo necessário para que o curso funcione, caiu de 51,92% para 41,23%. Para renovação dos contratos em andamento, o prazo vai até o dia 29 de maio. Faltam ser renovados 148.757 contratos. O ministério diz ter feito contato com as instituições de ensino que têm alunos sem a confirmação do aditamento para que procurem os estudantes e verifiquem se há algum problema. O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/171735-mec-esta-sem-dinheiro-para-novos-contratos-do-fies.html

Homem morre após ser mordido e pisoteado por jumento em Amargosa

Após ser mordido e pisoteador por um jumento, um homem morreu na cidade de Amargosa, na Bahia. De acordo com a Polícia Civil, Alírio Juvêncio da Silva Filho, de 24 anos, foi encontrado morto em uma fazenda, na região rural conhecida como Água Sumida, a cerca de 10 Km do centro da cidade. O caso, segundo a polícia e o jornal Extra, aconteceu na última sexta-feira (1º). Alírio trabalhava em um descarregamento de carga de cacau e usava o jumento para fazer o transporte. O animal, por algum motivo ainda desconhecido, avançou contra ele e o feriu com mordidas na cabeça e no pescoço. O rapaz também foi pisoteado pelo animal e foi achado com marcas espalhadas pelo corpo. Moradores que encontraram o corpo de Alírio chamaram a polícia e, quando os agentes chegaram, o jumento ainda estava próximo ao local onde o corpo da vítima foi achado. Uma ambulância do Samu chegou a ser chamada ao local, mas Alírio já estava morto. O corpo dele foi levado ao Instituto Médico Legal de Amargosa e sepultado, no sábado, no cemitério da cidade.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/171742-homem-morre-apos-ser-mordido-e-pisoteado-por-jumento-em-amargosa.html