Protagonista é...
Aquele ou aquela que protagoniza. A palavra protagonista vem do grego Pr otagonistés .O principal lutador. A personagem principal de uma peça dramática, pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar em um acontecimento. –Novo Dicionário Aurélio.
Por que protagonizar?
A maioria de adolescentes e jovens tem muitas questões, desejos, sonhos... e buscam respostas. Algumas questões vêm da própria fase que estão vivendo, mudanças corporais, primeiras experiências sexuais com um parceiro ou parceira, estimulados pelas primeiras paixões, primeiro amor, primeiras descobertas... Estas questões nem sempre encontram respostas, pois a escola, a família, a sociedade não estão preparadas para isso. Outras questões são impostas pela desigualdade social provocando a exclusão de uma grande parcela desta população. A estes e estas falta escola pública de qualidade, o atendimento à saúde, a segurança, o lazer. Os jovens também podem encontra respostas, mas para isso precisam dareferência dos adultos, de escuta e parceria...
Como diz o Professor Antonio Carlos Gomes da Costa: “Reconhecer o adolescente e o jovem, não como problema, mas como parte da solução é meio caminho andado...”. Por isso é necessário e urgente abrir espaços e facilitar processos que permitam a participação efetiva de crianças, adolescentes e jovens na construção do modelo e da dinâmica social da sua comunidade, do seu país, do planeta.
No Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - Título II – Do Direito Fundamental, Capítulo
II – Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. O Art. 15 diz que a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
O Art. 16, diz que toda criança e adolescente tem entre outros, o direito de conviver com a família, participar da vida da comunidade , brincar, praticar esportes. Direito a se expressar opinar. Por tanto é direito de todos os jovens e adolescentes, enquanto cidadãs e cidadãos
participarem da definição dos modelos de atendimento aos seus direitos como a escola, a saúde,
o lazer...E é dever do Estado, da família , do adulto, abrir espaços para a escuta, a expressão o
aprendizado. Só assim podem desenvolver- se, agregar valores e atuar em prol de uma coletividade.
Como e onde protagonizar?
Na escola, no centro de saúde, em grupos organizados da comunidade. Trocando aprendizados, construindo novos saberes, democratizando informações, construindo estratégias, desenvolvendo ações em parceria.
Parceria?
Embora a palavra protagonista, como diz o Dicionário Aurélio, signifique o principal, ninguém
atua sozinho. Então procure pessoas, grupos que tenham as mesmas preocupações que você tem
com a sua escola, sua comunidade, seus amigos...busquem informações, sensibilizem pessoas,
conheçam trabalhos nos quais vocês possam atuar, contribuir, aprender, protagonizar,... transformar.
Converse com seus amigos e amigas sobre suas preocupações, as coisas que você acha que não vai bem na sua escola, no seu bairro, com a sua comunidade. Identifiquem nna realidade que vivenciam quais as coisas que não estão bem. Pensem como podem ajudar. Busquem ajuda de um professor, um gr upo para trocar experiências. Bolem ações que possam ajudar a resolver as questões, planejem, protagonizem.
Comunidade do Protagonismo Juvenil no orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=109285316
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