quarta-feira, 24 de julho de 2013

Google Street View convida você a escalar o monte Fuji

Google Trekker: a mochila foi usada para registrar imagens da subida do monte Fuji e da cratera no topo

São Paulo -- O monte Fuji, montanha símbolo do Japão e uma das mais famosas do mundo, já pode ser visitado virtualmente no Google Street View. Uma equipe fez a ascensão ao cume levando a mochila filmadora Trekker, do Google, que capturou as imagens.
“A coleção do Street View cobre a subida pela popular trilha Yoshida que leva os caminhantes montanha acima, a volta completa em torno da cratera e a rápida descida em ziguezague”, escreveu Setsuo Murai, diretor de parcerias do Google Japão, no blog oficial do Google Maps.
“Esperamos que essas 14 mil fotos panorâmicas deem aos montanhistas uma ideia do terreno que terão sob seus pés, especialmente todos aqueles que sobem à noite, no escuro, para ver o nascer do sol”, prossegue Murai.
Vulcão de atividade moderada, o monte Fuji teve sua erupção mais recente em 1707. Em junho, ele foi declarado patrimônio mundial pela Unesco, não só pela beleza mas também por sua importância cultural no Japão. 
Todos os anos, centenas de milhares de pessoas fazem a caminhada até o cume do monte Fuji, geralmente em julho ou agosto, os meses mais propícios. Pelo caminho, há casas de chá e refúgios onde é possível descansar ou passar a noite. 
A maioria sobe durante uma noite para ver o nascer do sol no cume, a 3.776 metros de altitude. Lá, há uma estação meteorológica e restos de antigo radar, já removido. As fotos do monte Fuji estão disponíveis no Google Maps.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/07/google-street-view-convida-voce-a-escalar-o-monte-fuji.shtml

Nasa divulga foto rara da Terra tirada perto de Saturno


A agência espacial americana divulgou nesta terça-feira uma foto da Terra e da Lua tirada de um ponto de vista inédito, perto de Saturno e de seus anéis, uma imagem única e rara. A foto colorida foi tirada pela sonda Cassini a 1,4 bilhão de quilômetros da Terra, segundo a Nasa.
A esta distância, apesar de os anéis de Saturno serem bem reconhecíveis, a Terra é apenas um pequeno ponto de luz ao fundo. A foto foi tirada em 19 de julho passado.
"Esta é a primeira vez que sabíamos de antemão que a Terra seria fotografada a uma distância interplanetária", afirmou a Nasa. "Também é a primeira vez que a resolução da câmera da Cassini registra a Terra e a Lua como dois objetos distintos", acrescentou.
O ângulo pouco comum foi possível graças ao fato de que o Sol estava por trás de Saturno, do ponto de vista da sonda. O planeta bloqueou a maior parte da luz, que, de outro modo, teria sido tão intensa que teria podido danificar o sensor da câmera. A foto foi tirada com uma câmera dos anos 1990 (a sonda Cassini foi lançada em 1997) - nem de perto tão sofisticada quanto os instrumentos ópticos atuais.
"Não se pode ver os continentes ou as pessoas neste retrato da Terra, mas este pequeno ponto azul é um resumo de onde estávamos em 19 de julho", explicou Linda Spilker, cientista da sonda Cassini. "As imagens da sonda Cassini nos recordam que nosso planeta é muito pequeno no Universo", acrescentou.
A nave espacial Cassini foi lançada em 15 de outubro de 1997 para estudar Saturno e seus inúmeros satélites. O aparelho se aproximou do planeta dos anéis em 2004 depois de passar perto de Júpiter.
A Terra vista do espaço: astronauta registra o Vale da Morte
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/nasa-divulga-foto-rara-da-terra-tirada-perto-de-saturno,6292c494f7200410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Manter dados no Brasil pode “limitar o acesso dos usuários” a serviços estrangeiros, afirma Google

A ideia do governo de que as companhias estrangeiras de internet mantenha mos dados dos usuários no País pode afastar os brasileiros de serviços internacionais, segundo o Google. Na última terça-feira (23), o diretor-geral da companhia no Brasil, Fabio Coelho, se reuniu com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em Brasília. Acompanhado de outros executivos companhia, Coelho debateu uma série de assuntos com o ministro, dentre elas, até uma possível visita de Bernardo à sede da empresa, em Mountain View (EUA).
Outros temas que estiveram na pauta do encontro foram Marco Civil e a privacidade de dados de brasileiros que usam os serviços da gigante das buscas. Também foi comentada a possibilidade de que a empresa tenha servidores no País.
De acordo com comunicado divulgado pela comunicação do Google, a exigência de que os dados de usuários fiquem no Brasil pode “limitar o acesso dos usuários brasileiros a serviços de empresas dos EUA e outros países”.
Por outro lado, a companhia de Mountain View acredita na importância da votação do Marco Civil, proposta que pretende regular a internet nacional. “O Google sempre apoiou o Marco Civil, que foi construído de forma democrática com objetivo de garantir uma internet aberta, global e inovadora. Trata-se de uma lei importante para proteger a liberdade de expressão e a capacidade da internet de gerar crescimento econômico”, informa o comunicado.
Atualmente, a empresa já conta com um data center no Chile, para oferecer conteúdo com mais velocidade aos usuários na América Latina.

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/manter-dados-no-brasil-pode-limitar-o-acesso-dos-usuarios-a-servicos-estrangeiros-afirma-google-20130724.html

Enem 2013 ano terá lacres eletrônicos em todos os malotes

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou nesta terça-feira, 23, durante coletiva de imprensa, na sede do Ministério da Educação, em Brasília, dados que demonstram o aumento de toda a estrutura logística na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013. Mercadante também anunciou que neste ano serão utilizados lacres eletrônicos em todos os malotes que transportarão as provas. “A vantagem é que temos total segurança do trajeto e do momento em que o lacre é aberto”, explicou. A experiência ocorreu no ano passado, quando 10 mil malotes receberam lacres.

Neste ano serão impressas 15,7 milhões de provas e a logística envolverá 1.661 municípios, 15.576 locais de prova, 63.340 malotes, 9.480 rotas de distribuição e 308 quilômetros devem ser percorridos. Números superiores ao da logística de 2012, que teve 12,7 milhões de provas, envolveu 1.615 municípios, 15.076 locais de prova, 48.341 malotes, 9.788 rotas de distribuição e 305 mil quilômetros percorridos.

“Queremos dar tranquilidade e segurança para que os estudantes façam uma boa prova”, disse.

Além disso, serão envolvidas na aplicação da prova 648 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e apoio. Haverá ainda 48.048 atendimentos especiais para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.

Redação – Na segunda quinzena de agosto ocorrerá a publicação do Guia do Participante 2013, com exemplos de redações nota 1.000. Neste ano também haverá aumento da equipe que acompanhará a correção das provas. Serão 8.400 corretores, 280 supervisores e 35 coordenadores. No ano passado foram 5.600 corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores.

De acordo com o ministro, durante o processo de correção também haverá um monitoramento contínuo dos avaliadores, que passam por formação específica. “Todos os corretores estão passando por uma capacitação de 136 horas e haverá uma avaliação permanente, on-line, durante o processo de correção”, ressaltou.

MEC Assessoria de Comunicação Social

Veja a apresentação do ministro Mercadante

Ouça as informações do ministro 

Fonte: http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/30735-enem-2013-ano-tera-lacres-eletronicos-em-todos-os-malotes