sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Festa do Oscar fará homenagem a James Bond

A festa do Oscar deste ano celebrará um tributo ao agente secreto James Bond, em homenagem aos 50 anos da franquia cujo último filme, "007 - Operação Skyfall", estreou no ano passado, informaram os organizadores esta sexta-feira.
Ao longo de cinco décadas, a Academia que organiza o Oscar indicou muitos filmes sobre o agente 007, embora geralmente em categorias técnicas ou menores, e tudo indica que este ano, "Skyfall" pode receber também um par de menções.
Mas, independente de o filme sair ou não da festa com estatuetas, o célebre espião britânico tem entrada garantida na 85ª edição dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que serão entregues em Hollywood em 24 de fevereiro.
"Estamos muito contentes por incluir uma sequência no nosso espetáculo que homenageará os filmes de James Bond em seu 50º aniversário", declararam os produtores da festa, Craig Zadan e Neil Meron.
"Desde '007 contra o Satânico Dr. No', em 1962, as fitas sobre o agente 007 se tornaram a franquia em curso mais longa da história e um apreciado fenômeno mundial", asseguraram em um comunicado.
"Skyfall", o 23º filme da saga e terceiro com o britânico Daniel Craig no papel de James Bond, arrecadou mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo desde sua estreia, entre o final de outubro e o começo de novembro.
Dirigida pelo premiado Sam Mendes, co-protagonizaado pelo espanhol Javier Bardem no papel do vilão e com a voz da cantora britânica Adele na trilha sonora, o filme recebeu a indicação de melhor filme esta semana do Sindicato de Produtores dos Estados Unidos (PGA).
O longa competirá, entre outros, com "Lincoln", de Steven Spielberg, "Argo", de Ben Affleck, e "Zero Dark Thirty", de Kathryn Bigelow.
A revista especializada The Hollywood Reporter destacou que, em 16 ocasiões nos últimos 23 anos, o filme ganhador do prêmio PGA foi o vencedor do Oscar, pois muitos juízes se repetem nos dois eventos.
Poucos esperam que "Skyfall" ganhem estatuetas importantes, mas as especulações atribuem a Adele o prêmio de melhor canção.
As indicações serão anunciadas na próxima quinta-feira.
No passado, o filme "007 contra Goldfinger" (1964) ganhou um Oscar por efeitos de som, e no ano seguinte, "007 contra a Chantagem Atômica" obteve a estatueta de efeitos especiais.
 
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/festa-do-oscar-fara-homenagem-a-james-bond,fcea52672260c310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Tecnologia – NASA flagra erupção solar com 20 vezes o diâmetro da Terra

Erupção solar com mais de 257 mil quilômetros – Foto: NASA/SDO

Uma erupção solar foi flagrada pela sonda Solar Dynamics Observatory da agência espacial americana (NASA), no último dia de 2012. A erupção se estendeu por mais de 257,5 mil quilômetros além do Sol, cerca de 20 vezes o diâmetro do nosso planeta. O evento teve duração de aproximadamente quatro horas.
Forças magnéticas impulsionaram o fluxo de plasma do Sol, mas sem força suficiente para vencer a gravidade, por isso a maioria do plasma caiu novamente sobre a estrela.
Com informações da NASA.

Fonte:http://noticias.portalbraganca.com.br/tecnologia/tecnologia-nasa-flagra-erupcao-solar-com-20-vezes-o-diametro-da-terra.php

Cientistas acham meteorito marciano com mais de 2 bilhões de anos

 O meteorito marciano que veio parar na Terra - Carl Agee/Universidade do Novo México/AP

Cientistas estão empolgados com um meteorito marciano com cor de carvão que caiu no deserto do Saara. Um ano de análises revelou que a pedra é diferente de outros meteoritos de Marte.
Além de ser mais antiga, a rocha contém mais água. Com o tamanho de uma bola de beisebol e 2 bilhões de anos, o meteorito é muito similar a rochas vulcânicas analisadas pelos jipes Spirit e Opportunity na superfície de Marte.
“Aqui temos um pedaço de Marte que posso segurar em minhas mãos”, disse Carl Agee, da Universidade do Novo México, nos EUA, e autor do estudo publicado na revista “Science”.
A maior parte das pedras que caem do espaço na Terra como meteoritos vêm do cinturão de asteroides, mas alguns têm origem na Lua ou em Marte.
Cientistas creem que um asteroide ou algum outro objeto grande colidiu com Marte, deslocando rochas e mandando-as para o espaço. De vez em quando, algumas caem na atmosfera terrestre.
Fora o envio de naves ou astronautas ao planeta vermelho para trazer pedras para cá, os meteoritos são a melhor forma de os cientistas entenderem como o vizinho da Terra se transformou em um deserto gelado.
Cerca de 65 rochas marcianas já foram recolhidas na Terra, a maioria na Antártida ou no Saara. As mais antigas datam de 4,5 bilhões de anos atrás, quando Marte era mais úmido e quente.
Meia dúzia de meteoritos marcianos têm 1,3 bilhão de anos e os demais têm 600 milhões de anos ou menos.
Esse último meteorito, que recebeu o apelido de “Beleza Negra”, foi doado à Universidade do Novo México por um americano que o comprou de um vendedor marroquino no ano passado.
Os pesquisadores realizaram uma bateria de testes no meteorito e, com base em sua assinatura química, confirmaram que ele veio de Marte e se formou numa erupção vulcânica, além de ter sido alterado pela ação da água.

Fonte: http://www.agorams.com.br/jornal/2013/01/cientistas-acham-meteorito-marciano-com-mais-de-2-bilhoes-de-anos/

Manhã de chuva alaga a região da José Maia



Veja como foi uma manhã de chuva na região da José Maia, um problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível.
O blog anunciou no dia 01 de dezembro de 2008, a implantação do Sistema de Drenagem Pluvial da Bacia Pituba, no município de Inhambupe, que foi iniciado no fim do primeiro governo de Benoni, agora o próprio Prefeito terá que resolver esse problema nesse segundo governo. 
Veja a matéria completa no link http://eduhistoriador.blogspot.com.br/2008/12/ser-o-fim-dos-alagamentos-no-jos-maia.html

O fim de uma era: Adeus, netbooks

Garoto usando netbook na escola (Foto: Reprodução/SchoolTechnology)

Em virtude dos tablets e ultrabooks, netbooks estão fadados à morte

Com um anúncio bastante esperado, as duas últimas fabricantes de netbooks informaram que finalmente estão parando o desenvolvimento de novos modelos desses pequenos e portáteis aparelhos em virtude dos novos gadgets (tablets e ultrabooks). Depois que os tablets se tornaram populares, houve muita discussão de que os notebook com telas de 7 a 10 polegadas seriam extintos, mas só com o passar dos anos vimos isso realmente acontecer — e não surpreendeu.
Acer e Asus, as duas últimas que continuaram no ramo dos netbooks, anunciaram que 2013 é o último ano desses aparelhos em seus planos. Diversas outras empresas (HP, Toshiba, Sony etc) já haviam abandonado esses pequenos e pouco potentes aparelhos há algum tempo para focar em notebook super finos, tablets ou até mesmo hibridos (notebook e tablet em um só gadget). “Esse e o futuro,” afirma quase todo executivo entrevistado.

Nascia os netbooks

Em 2007 esses aparelhos se tornaram populares graças aos preços bem mais baixos e configurações mais humildes. Com processadores Intel Atom e telas que variavam de 5 a até 12 polegadas, os netbooks chegaram para oferecer uma alternativa àqueles que não estavam satisfeitos apenas com seu smartphone e notebook, desejando algo menor, entre esses dois gadgets. Sem leitor de CDs e DVDs, com teclados menores e bem menos pesados,os netbooks tomavam o mercado com toda a sua variedade de modelos.
A Asus e Acer foram as duas principais companhias a se envolver com esses notebooks menores e menos potentes. Dell, HP e Sony também investiam na área promissora até então. Os números só cresciam até que em 2010 algo aconteceu e mudou o mercado dos netbooks pra pior.

A Apple ajudou a matar os netbooks

Em 2010, depois do anúncio do então primeiro iPad, a Apple mudou o conceito de tablets. Até então, eram praticamente notebooks com telas sensíveis ao toque por canetas stylus. Steve Jobs apresentou algo incrivelmente melhor e diferente, e isso influenciou diretamente na venda de netbooks porque esse aparelho todo sensível ao toque de quase 10 polegadas foi pensado justamente para ser situado entre o smartphone e o notebook/computador.
O sucesso iminente do aparelho da Apple causou muita preocupação para as fabricantes que logo se viram obrigadas a focar no desenvolvimento de tablets e deixar os netbooks de lado visto que os números destes não impressionavam mais. A Apple realmente ajudou a aniquilar os netbooks com o passar do tempo. Hoje, três anos depois do anúncio do aparelho da Apple, é raro ver alguém usando um netbook fora de casa, mas bastante comum um iPad — ou mesmo algum tablet Android, ou o Surface (nos Estados Unidos).
No Brasil ainda encontramos alguns modelos de netbooks nas lojas, ou mesmo avistamos alguém em uma praça de alimentação trabalhando com esse aparelho — os preços dos tablets aqui não ajudam muito, sendo quase o dobro do que custam lá fora, ou do valor cobrado pelos netbooks que rodam Windows XP (ou 7) completo.
Hoje, a ideia de um futuro é que tudo seja conectado principalmente por tablets. Quem sabe, em cinco anos tenhamos algo que já exista, repensado e revolucionado — pena que não pela Apple, já que Steve Jobs não está mais em comando.

Fonte: http://conteudonerd.com/16885/netbooks-adeus



Especialistas alertam para aumento global de diabetes infantil

Cada vez mais as crianças também estão sendo diagnosticadas com diabetes tipo 2

Diabetes tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns entre crianças

 O número de casos de diabetes tipo 1 está crescendo rapidamente, especialmente entre as crianças, enquanto muitas não são diagnosticadas devidamente, afirmam especialistas.
Segundo um estudo da Federação Internacional de Diabetes, a diabetes tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns na infância e os casos entre crianças estão aumentando em todo o mundo.
Atualmente, 371 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo, principalmente diabetes tipo 2, provocada, principalmente, pela obesidade e por um estilo de vida precário.
Para especialistas, o desenvolvimento de diabetes tipo 1 pode ter causas genéticas, mas eles ainda não sabem dizer a que se deve o incremento nos casos da doença.
Além disso, em um número considerável de países, cada vez mais as crianças também estão sendo diagnosticadas com diabetes tipo 2.
Diagnóstico adequado
A diabetes se manifesta quando o organismo não pode produzir ou utilizar eficientemente a insulina, um hormônio que regula o nível de açúcar no sangue.
Caso não seja tratada adequadamente, a doença pode produzir complicações severas.
Uma pessoa com diabetes tipo 2 pode permanecer sem ser diagnosticada durante muito tempo.
Mas no caso da diabetes tipo 1, se o paciente não recebe injeções de insulina diariamente para controlar seus nível de glicose, corre risco de morte.
Apesar de a doença aparecer em qualquer idade, o mais comum é que ela ocorra em crianças e adolescentes menores de 14 anos.
Segundo o informe da Federação Internacional de Diabetes, nos últimos anos, houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos.
O principal aumento ocorreu na Europa central e do leste.
Embora não haja estudos sobre a incidência em outras partes do mundo, acredita-se que as tendências sejam similares globalmente.
Conhecendo os sintomas
Estima-se que, em média, cerca de 78 mil menores com até 15 anos desenvolvam a doença todo ano.
Com isso, a diabetes tipo 1 pode ser um enorme desafio para muitas crianças e adolescentes. Além do impacto físico, a doença pode dificultar ou limitar as relações sociais, além de afetar o desempenho escolar.
O estudo indica que cerca de 25% das crianças que desenvolvem a diabetes tipo 1 são diagnosticadas quando já se encontram em estado grave.
Segundo Barbara Young, presidente-executiva da Diabetes UK, 'é particularmente importante que os pais conheçam os sintomas da doença'.
'Atualmente, o desconhecimento dos sintomas da diabetes tipo 1 é uma das principais razões para que um número assombroso de crianças estejam gravemente doentes quando recebem um diagnóstico'.
Entre os principais sintomas, explica a especialista, estão: necessidade frequente de urinar, sede abundante, cansaço extremo e uma perda inexplicável de peso.
'Os padres e as babás também precisam entender que se uma criança apresentar algum desses sintomas têm de levá-la ao médico o mais rápido possível, para que se faça o teste da diabetes tipo 1', acrescentou Young.

Apple já começa os testes com o seu SO móvel

Já começaram os testes com a próxima versão do sistema operacional móvel da Apple. Desenvolvedores procuraram o The Next Web para mostrar que há dispositivos rodando o iOS 7.
O site diz que a expectativa é ver o lançamento da novidade até o meio deste ano. Nos exemplos que o TNW viu, os iPhones tinham IP de Cupertino, o que sugere que a companhia já tem times testando os apps mais populares no novo sistema.
Essa pegada digital deixada pelo IP é importante porque mostra que as informações não são falsas. Fontes disseram que a Apple trabalha no iOS 7 desde o final de 2012, e que está prestes a terminar o acabamento para apresentá-lo ao público. 

Fonte: http://180graus.com/tecnologia/apple-ja-comeca-os-testes-com-o-seu-so-movel-581536.html

Dilma envia assessor a Cuba para monitorar situação de Chávez

Marco Aurélio Garcia teria um bom relacionamento com o atual vice-presidente 
Foto: Valdir Friolin / Agencia RBS
 Desde a operação, presidente da Venezuela não aparece em público
A presidente Dilma Rousseff enviou o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, a Havana, para acompanhar situação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
A informação é do jornal O Globo.
De acordo com o jornal, Garcia é o principal interlocutor de Dilma com o governo de Chávez e já foi diversas vezes procurado por Nicolás Maduro, o vice-presidente do país.
Maduro, e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, retornaram esta quinta-feira à Venezuela após visitar, em Havana, o presidente Hugo Chávez, que continua "batalhando" por sua saúde, abalada seriamente por um câncer.
"Chegamos de Havana, Cuba, uma equipe de trabalho que foi ver o presidente Hugo Chávez", explicou Maduro à TV oficial, assegurando que o grupo esteve "nas últimas horas acompanhando o presidente Hugo Chávez, levando-lhe o ânimo e a força do povo da Venezuela".
Maduro, que apareceu ao lado de Cabello em uma "inspeção produtiva" de uma usina de produção de café em Caracas, disse que Chávez continua "batalhando" por sua saúde e explicou que em breve será divulgado um novo boletim oficial sobre seu estado de saúde.
Chávez foi operado em 11 de dezembro de um câncer e por enquanto se desconhece se estará em condições de assumir um novo mandato de governo em 10 de janeiro na Assembleia Nacional, após ser reeleito em outubro.
 
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2013/01/dilma-envia-assessor-a-cuba-para-monitorar-situacao-de-chavez-4000742.html