sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O fim de uma era: Adeus, netbooks

Garoto usando netbook na escola (Foto: Reprodução/SchoolTechnology)

Em virtude dos tablets e ultrabooks, netbooks estão fadados à morte

Com um anúncio bastante esperado, as duas últimas fabricantes de netbooks informaram que finalmente estão parando o desenvolvimento de novos modelos desses pequenos e portáteis aparelhos em virtude dos novos gadgets (tablets e ultrabooks). Depois que os tablets se tornaram populares, houve muita discussão de que os notebook com telas de 7 a 10 polegadas seriam extintos, mas só com o passar dos anos vimos isso realmente acontecer — e não surpreendeu.
Acer e Asus, as duas últimas que continuaram no ramo dos netbooks, anunciaram que 2013 é o último ano desses aparelhos em seus planos. Diversas outras empresas (HP, Toshiba, Sony etc) já haviam abandonado esses pequenos e pouco potentes aparelhos há algum tempo para focar em notebook super finos, tablets ou até mesmo hibridos (notebook e tablet em um só gadget). “Esse e o futuro,” afirma quase todo executivo entrevistado.

Nascia os netbooks

Em 2007 esses aparelhos se tornaram populares graças aos preços bem mais baixos e configurações mais humildes. Com processadores Intel Atom e telas que variavam de 5 a até 12 polegadas, os netbooks chegaram para oferecer uma alternativa àqueles que não estavam satisfeitos apenas com seu smartphone e notebook, desejando algo menor, entre esses dois gadgets. Sem leitor de CDs e DVDs, com teclados menores e bem menos pesados,os netbooks tomavam o mercado com toda a sua variedade de modelos.
A Asus e Acer foram as duas principais companhias a se envolver com esses notebooks menores e menos potentes. Dell, HP e Sony também investiam na área promissora até então. Os números só cresciam até que em 2010 algo aconteceu e mudou o mercado dos netbooks pra pior.

A Apple ajudou a matar os netbooks

Em 2010, depois do anúncio do então primeiro iPad, a Apple mudou o conceito de tablets. Até então, eram praticamente notebooks com telas sensíveis ao toque por canetas stylus. Steve Jobs apresentou algo incrivelmente melhor e diferente, e isso influenciou diretamente na venda de netbooks porque esse aparelho todo sensível ao toque de quase 10 polegadas foi pensado justamente para ser situado entre o smartphone e o notebook/computador.
O sucesso iminente do aparelho da Apple causou muita preocupação para as fabricantes que logo se viram obrigadas a focar no desenvolvimento de tablets e deixar os netbooks de lado visto que os números destes não impressionavam mais. A Apple realmente ajudou a aniquilar os netbooks com o passar do tempo. Hoje, três anos depois do anúncio do aparelho da Apple, é raro ver alguém usando um netbook fora de casa, mas bastante comum um iPad — ou mesmo algum tablet Android, ou o Surface (nos Estados Unidos).
No Brasil ainda encontramos alguns modelos de netbooks nas lojas, ou mesmo avistamos alguém em uma praça de alimentação trabalhando com esse aparelho — os preços dos tablets aqui não ajudam muito, sendo quase o dobro do que custam lá fora, ou do valor cobrado pelos netbooks que rodam Windows XP (ou 7) completo.
Hoje, a ideia de um futuro é que tudo seja conectado principalmente por tablets. Quem sabe, em cinco anos tenhamos algo que já exista, repensado e revolucionado — pena que não pela Apple, já que Steve Jobs não está mais em comando.

Fonte: http://conteudonerd.com/16885/netbooks-adeus



Nenhum comentário:

Postar um comentário