sábado, 11 de setembro de 2021

Brasil tem 70 milhões imunizados contra a Covid-19

O Brasil já registra 70 milhões de pessoas imunizadas contra a Covid-19 com as duas doses da vacina ou a dose única, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste sábado (11).

 

Até o momento, 44% da população maior de 18 anos estão com o ciclo vacinal completo. Ainda de acordo com o MS, mais 136,9 milhões de aplicações foram realizadas em primeira dose, o que corresponde a 85% da população adulta vacinável recebeu ao menos uma dose de imunizante contra a doença.

 

No momento, 23 estados já estão com ocupação de leitos de UTI e clínicos abaixo de 50% e dentro dos padrões de normalidade. Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ainda estão na zona de alerta, com taxas de ocupações que variam de 51% a 69%.

 

As médias móveis de casos e óbitos também estão em queda e registraram, nos últimos dois meses, redução de 61% e 60%, respectivamente.

 

Também neste sábado, Salvador alcançou a marca de 1 milhão de pessoas vacinas com a dose única ou as duas doses dos imunizantes contra a Covid-19 (veja mais).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/261911-brasil-tem-70-milhoes-imunizados-contra-a-covid-19.html

Covid-19: Fiocruz deve retomar entrega de vacinas na próxima semana

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve retomar a entrega de novas doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 na próxima semana, normalizando as liberações ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A quantidade disponibilizada será divulgada na segunda-feira (13).

 

A Fiocruz já havia informado no último dia 2 que suas próximas entregas seriam realizadas entre os dias 13 e 17 de setembro. A última entrega foi em 27 de agosto, quando 3,5 milhões de vacinas foram liberadas.

 

O intervalo entre as entregas ocorreu porque os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado. Como o processo de fabricação e controle de qualidade das doses demora cerca de três semanas, a liberação só deve ocorrer a partir da semana que vem.

 

Desde o início do ano, a Fiocruz já entregou 91,9 milhões de doses ao Ministério da Saúde, sendo 87,9 milhões produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e 4 milhões importadas prontas da Índia.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/261915-covid-19-fiocruz-deve-retomar-entrega-de-vacinas-na-proxima-semana.html