quarta-feira, 22 de abril de 2020

Sesab confirma casos de coronavírus em Acajutiba, Conde e Rio Real




A Secretaria de Saúde do governo do Estado - SESAB divulgou nesta quarta-feira (22/04), o Boletim Atualizado de casos da COVID-19 na Bahia.

De acordo a Secretaria Acajutiba, Conde e Rio Real aparecem cada uma com um caso confirmado.

A Bahia registra 1.645 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 15,35% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 405 pacientes recuperados e 53 óbitos, 1.187 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 103 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,86%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (633,56), Ilhéus (585,24), Barra do Rocha (525,03) e Itapebi (487,38).

No momento, 291 pacientes em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 61 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5360 casos descartados e 10.719 notificações. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 53 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Capim Grosso (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (28); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira (22). O óbito que anteriormente foi registrado no município de Água Fria, trata-se de uma pessoa que residia na cidade no interior, no entanto foi a óbito em Salvador.

O 51º óbito foi de uma mulher de 68 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão, diabetes e asma. Ela estava internado em um hospital da rede privada a capital baiana, vindo a falecer hoje.

A 52ª morte foi de um homem de 48 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão e diabetes. Ele estava internado em um hospital público na capital baiana, com óbito registrado nesta quarta-feira (22).

Já a 53ª morte foi de um homem de 64 anos, também residente na capital baiana, sendo que realizada tratamento para neoplasia. Foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 18 de abril, vindo a falecer no mesmo dia. O resultado laboratorial com o diagnóstico positivo foi divulgado ontem (21).

Faixa etária

A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 99 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,60% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (294,50/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa seguida de 30 a 39 anos (197,90/ 1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, acesse: http://www.saude.ba.gov.br.

De acordo com a Nota Técnica n° 54 (disponível em saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:
1. Pacientes internados com suspeita de COVID-19;
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de COVID-19, ou contactantes de casos confirmados de COVID-19 mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de COVID-19 cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Definição de caso suspeito de coronavírus (Covid-19):
Definição 1 – Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
– Em crianças (menos de 2 anos de idade): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
– Em idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
Definição 2 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Síndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
– Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Fonte: http://redenewsonline.com.br/portal/news/582/sesab-confirma-casos-de-coronavirus-em-acajutiba-conde-e-rio-real

Testes de vacinas contra Covid-19 em humanos são aprovados na Alemanha



O governo da Alemanha aprovou a testagem de uma vacina contra o novo coronavírus em humanos. A informação foi divulgada pelo Instituto Federal de Vacinas do País. Cerca de 200 pessoas sem doenças crônicas, na faixa etária de 18 a 55 anos, vão receber a dose preventiva.

Segundo o Metrópoles, o produto foi produzido pela empresa de biotecnologia BioNTech, que utiliza o RNA do vírus para desenvolver o soro de imunidade. Além da Alemanha, Estados Unidos, Brasil e Itália também vêm tentando fabricar a vacina.

No Brasil, quem comanda o projeto é o Grupo de Imunologia de Doenças Virais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Antes de serem testadas em humanos, porém, a vacina deve ser experimentada em células de laboratório e em camundongos. Todo esse processo deve levar cerca de dois anos, dizem os pesquisadores.

País que já realizou a primeira fase da testagem, a Itália afirma que até aqui os resultados foram positivos. Durante os testes, ocorreu uma "forte produção de anticorpos", segundo Luigi Aurisicchi, CEO de uma das empresas que auxilia na busca pela imunização. Até aqui, cinco vacinas foram testadas, mas os resultados ainda são pré-clínicos. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247270-testes-de-vacinas-contra-covid-19-em-humanos-sao-aprovados-na-alemanha.html

Coronavírus pode causar problemas como Alzheimer no futuro, dizem especialistas



O novo coronavírus pode atacar o sistema nervoso central, e causar problemas neurológicos graves a médio o longo prazo, como o Alzheimer. A conclusão é resultado de uma análise feita por cientistas brasileiros e publicada na revista Trends in Neurosciense, do Grupo Cell.

De acordo com o levantamento feito pelos pesquisadores, a partir de vários estudos, as doenças cerebrovasculares estão entre as comorbidades de pacientes que contraíram a Covid-19 e desenvolveram complicações respiratórias graves. Um dos estudos analisados relata casos de isquemia em 20% de 113 pacientes que não resistiram à doença. Outro estudo, de acordo com o artigo, aponta que 36% de 214 pacientes na China tiveram algum problema neurológico.

A relação entre doenças virais e síndromes no sistema nervoso central é semelhante às que foram relatadas em casos de infecção por Sars e Mers, patologias que também vêm do coronavírus.

Ainda assim, segundo o professor do instituto de Biofísica Carlos Chagas, da UFRJ, Sérgio Ferreira, é necessário maior investigação para tomar conclusões mais definitivas. “Os estudos sobre a invasão do sistema nervoso central por outros vírus, incluindo o vírus do Nilo Ocidental, zika e da herpes podem fornecer orientações sobre as principais áreas de investigação com o objetivo de estabelecer se e como a Sars-CoV-2 afeta o sistema nervoso central”, disse.

Além disso, é importante acompanhar os pacientes nos próximos anos, segundo Fernanda Felice, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. "Ressaltamos a importância de acompanhar os pacientes nos próximos anos, pois a infecção por Sars-CoV-2 pode favorecer ou aumentar a suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos ou neurológicos", analisa. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24040-coronavirus-pode-causar-problemas-como-alzheimer-no-futuro-dizem-especialistas.html

Feira: Câmara rejeita PL que previa a proibição de uniões homoafetivas coletivas em templos



A Câmara Municipal de Feira de Santana rejeitou em segunda discussão, realizada nesta quarta-feira (22), o projeto de lei (PL) que previa a proibição da realização de casamentos homoafetivos nas cerimônias coletivas organizadas pelo poder público municipal que pudessem vir a ser feitas em templos religiosos do município (relembre aqui).

A matéria foi rejeitada com os votos contrários dos edis Roberto Tourinho (PSB), Pablo Roberto (DEM), Fabiano da Van (MDB), Gerusa Sampaio (DEM) e José Carneiro (MDB). Os vereadores Cadmiel Pereira (DEM), Isaías de Diogo (MDB), Eli Ribeiro (Republicano) e Edvaldo Lima (MDB) votaram favoráveis à proposição. Já os edis Luiz da Feira (PROS), Zé Filé (PSD), Lulinha (DEM) e Zé Curuca (DEM) se abstiveram da votação.

PROJETO DE LEI INCONSTITUCIONAL
A proibição específica, proposta pelo PL de autoria do vereador pastor Edvaldo Lima (MDB) aprovado pela Casa na sessão da última segunda-feira (20), segundo o juiz federal e professor de Direito Constitucional Dirley da Cunha Júnior, feria a Constituição Estadual e a Carta Magna nacional. 

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), poderia, inclusive, ser alvo de uma ação no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ou até mesmo uma arguição no Supremo Tribunal Federal (STF) caso sanciasse o projeto de lei. "Se houver a sanção do prefeito (pois ele pode vetar a lei em razão de ser inconstitucional), pode ser o caso de uma Ação direta de Inconstitucionalidade (ADI) no TJ-BA, por violação à Constituição Estadual ou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no STF, por violação da lei municipal à Constituição Federal", explicou o professor Dirley da Cunha.

Propositor de outras medidas conservadoras, a exemplo das moções de censura e repúdio, respectivamente a beijos entre personagens homossexuais nas telenovelas Babilônia e Amor à Vida (ambas em 2015) e de uma outra moção que tinha como alvo um projeto inexistente de autoria do então deputado federal Jean Willys - que havia sido vítima de uma fake news -, o Legislativo municipal não estaria passível, de acordo com o juiz Dirley da Cunha Júnior, de qualquer punição "em razão da imunidade material (inviolabilidade) que protege os vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato". A proteção aos edis estaria garantida pela mesma Constituição Federal que propuseram violar.


Propositor do PL, Edvaldo Lima tenta proibir casamentos homoafetivos pela segunda vez | Foto: Reprodução

A OAB SUBSEÇÃO FEIRA SE PRONUNCIOU
Em razão da aprovação do Projeto de Lei pela Câmara Municipal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Feira de Santana emitiu uma nota de preocupação em que aponta que esta é a segunda tentativa do vereador autor do projeto de proibir a união de pessoas do mesmo sexo através das cerimônias coletivas realizadas pela prefeitura em templos religiosos da cidade. A primeira foi vetada pela procuradoria geral do Legislativo municipal.

No documento, a OAB Feira salienta que, conforme rege a Constituição Brasileira, é os entes federativos (município, estados, Distrito Federal e União) não têm competência para "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter relações dependência ou aliança", a menos que haja, na forma da lei, a colaboração de interesse público. Segundo a instituição, questões relacionadas ao direito civil, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, são de competência da União.

O texto ainda chama a atenção para a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que desde 2013 garante aos casais homoafetivos o direito de casarem no civil e defende: o projeto de lei é uma "afronta para os direitos preceituados". 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/20355-feira-camara-rejeita-pl-que-previa-a-proibicao-de-unioes-homoafetivas-coletivas-em-templos.html

Detran-BA implanta CRLV-e obrigatório; cópia poderá ser impressa em casa



O Detran-BA implantou a obrigatoriedade da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), que entrará em vigor na próxima segunda-feira (27). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa por meio das redes sociais, nesta quarta-feira (22). A versão impressa e a segunda via do documento deixarão de existir, mas o cidadão poderá fazer uma cópia do CRLV-e em casa. Os atuais documentos impressos continuarão valendo. 

A medida cumpre a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) n° 180/2019, que determinou a adaptação dos estados à mudança até 30 de junho deste ano. Na Bahia, o departamento de trânsito decidiu se antecipar por causa da pandemia do coronavírus. “Aceleramos a implantação da novidade, em parceria com a Secretaria da Administração [Saeb], por meio do SAC Digital, para oferecer essa facilidade aos baianos, ainda no período de isolamento social", ressaltou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

A pessoa poderá baixar gratuitamente o CRLV eletrônico no site do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) de forma simples e rápida. O documento será liberado para quem estiver com o licenciamento do veículo em dia. Na mesma plataforma, o usuário terá a opção de fazer uma cópia do CRLV-e.

“Consideramos uma transformação na nossa relação com os proprietários de veículos. A substituição do CRLV impresso pela versão digital acabará com o envio do documento pelos Correios, o que vai gerar economia para o Estado e trazer mais comodidade ao cidadão”, completou Pimentel.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247289-detran-ba-implanta-crlv-e-obrigatorio-copia-podera-ser-impressa-em-casa.html

Prefeitura de Inhambupe suspende funcionamento de igrejas, academias, bares e salões para conter o Covid-19

O prefeito de Inhambupe, Fortunato Costa, publicou em edição extra do Diário Oficial do Município nesta manhã de quarta-feira (22), um novo decreto que reforça as medidas emergenciais de enfrentamento do novo coronavírus.

Entre as medidas, foi determinada a suspensão de templos religiosos, bares, restaurantes, salão de beleza e academias ate o dia 03 de maio podendo ser prorrogado.

Estes estabelecimentos tinham sido autorizados a funcionares pelo último decreto nº 75/2020. As aulas continuam suspensas até dia 03 de maio.

Demais estabelecimentos comerciais não foram afetados. Vejam no Diário Oficial.

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/04/prefeitura-de-inhambupe-suspende.html

França e Holanda retomam aulas dia 11, com restrições

Enquanto traçam planos para a retomada econômica, Holanda e França já têm uma data para a reabertura das escolas: 11 de maio. Nos dois países, crianças e adolescentes voltarão de formna gradual. Em nações como Alemanha e Noruega, a volta às aulas ocorreu na segunda-feira.
Na Holanda, o ensino fundamental voltará às aulas em meio período a partir do dia 11, mas treinamentos esportivos já poderão ser feitos a partir do dia 29 de abril. Já o ensino médio volta no dia 2 de junho. Em todos os casos, os alunos deverão obedecer a regras de distanciamento social.
A medida é o primeiro relaxamento das restrições no país. Restaurantes, cafés e bordéis permanecerão fechados até 19 de maio. Já os locais que vendem maconha foram autorizados a voltar, mas apenas para entregas a domicílio.
O governo francês também anunciou a volta às aulas das crianças para o dia 11, mas em turmas menores. A retomada das aulas começa com as escolas de ensino primário. Uma semana depois, será a vez do ensino médio. O objetivo é que a maior parte do sistema escolar volte no fim de maio.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/mundo/90888,franca-e-holanda-retomam-aulas-dia-11-com-restricoes

Primeira morte por Covid-19 nos EUA ocorreu 20 dias antes do reportado

Duas pessoas que morreram na Califórnia no início e em meados de fevereiro foram as primeiras vítimas fatais do novo coronavírus nos Estados Unidos, semanas antes do dia 26 de fevereiro, quando foi registrada oficialmente a primeira morte no país, em Washington. A informação é da AFP.
Segundo autoridades do condado de Santa Clara, as autópsias realizadas nas duas pessoas, que morreram em suas casas nos dias 6 e 17 de fevereiro, concluíram que a Covid-19 foi a causa dos óbitos. Além dessas duas mortes anteriores, um terceiro óbito, registrado em 6 de março, foi acrescentado ao balanço oficial.
"As três pessoas morreram em casa, no momento em que tínhamos muito poucos testes, e só aconteciam por meio dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC)", afirmou o legista do condado. A previsão é que novas mortes sejam confirmadas em Santa Clara.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/mundo/90898,primeira-morte-por-covid-19-nos-eua-ocorreu-20-dias-antes-do-reportado

STF obriga empresa a entregar 68 respiradores para estado da Maranhão



O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que uma empresa de Santa Catarina entregue ao Maranhão 68 respiradores no prazo de 48 horas. O pedido foi feito em uma ação movida pela gestão de Flávio Dino (PCdoB) contra o governo federal, que tinha bloqueado a transação no mês passado. 

A compra dos equipamentos foi realizada em 19 de março. No dia 24 de março, a empresa requisitou os respiradores para distribuir conforme seus próprios critérios. O bloqueio deu origem a chamada “operação Etiópia-Maranhão”, para trazer respiradores da China para o Maranhão. A operação virou alvo de uma investigação da Receita Federal. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/62443-stf-obriga-empresa-a-entregar-68-respiradores-para-estado-da-maranhao.html

Bahia chega a 50 mortes por coronavírus nesta quarta-feira, informa Sesab



Com mais duas mortes, o número de óbitos por coronavírus na Bahia chegou a 50 na manhã desta quarta-feira (22). A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado no primeiro boletim do dia.

De acordo com a pasta, 1.644 casos de Covid-19 foram registrados, 140 a mais do que na tarde de ontem (veja aqui). Quanto às mortes, 24 delas foram em Salvador, 5 em Lauro de Freitas, 3 em Ilhéus e as demais em Gongogi (2); Uruçuca (2); Água Fria (1); Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Capim Grosso (1); Feira de Santana (1); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Utinga (1); e Vitória da Conquista (1).

A Sesab destaca que esses números contabilizam todos os registros oficiais de janeiro até as 12h de hoje. Do total de casos confirmados, 198 se tratam de profissionais da saúde. 

Mais tarde, a partir das 17h, um novo boletim será divulgado, atualizando os números e detalhando o local de ocorrência dos casos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24039-bahia-chega-a-50-mortes-por-coronavirus-nesta-quarta-feira-informa-sesab.html

Médico do Rio relata drama de escolher entre pacientes quem terá respirador



Cirurgião-geral e diretor do Sindicato dos Médicos do Rio, Pedro Archer fez um relato que indica que no Rio de Janeiro já faltam respiradores para pacientes com coronavírus.

Segundo o relato dele, reproduzido pelo jornal Extra,, já no início de seu plantão foi possível constatar que não havia respiradores para todos os necessitados.

"Quando iniciei meu plantão, já sabia que seria um dia difícil. Meu turno normalmente é de 12 horas, mas precisei dobrar, já que outra médica está afastada por suspeita de Covid-19. Na sala vermelha (onde ficam os casos mais graves de Covid-19 e outras enfermidades), havia 23 pessoas para 14 leitos, ou seja, 14 respiradores. No primeiro minuto, não havia nenhum aparelho livre. Era um sinal do que viria naquela noite", disse.

De acordo com Pedro Archer, a equipe ficou abalada quando um paciente morreu por falta de equipamentos.

"Ele chegou com insuficiência respiratória, mas não tínhamos equipamento de ventilação. Colocamos num catéter de oxigênio, fizemos algumas medicações para tentar fazer ele respirar e o incluímos na fila para outro hospital com respirador disponível. Mas ele morreu uma hora depois. Esse foi o começo do nosso turno. Assumindo o plantão assim, toda nossa equipe fica abalada", falou.

"Naquela noite, uma idosa deu entrada, certamente com Covid-19. A capacidade respiratória estava em apenas 60 e ela necessitava com urgência de ventilador. Mas não havia. Tentamos de tudo para tentar salvá-la, mas algumas horas depois o fim foi o mesmo", acrescentou.

O profissional também pontuou que quando uma paciente morreu, o respirador vago precisou ser transferido para outra pessoa e, com 15 aguardando, a equipe precisou escolher.

"Nesse meio tempo, uma paciente bem idosa, com quadro complicado e prognóstico ruim, foi a óbito. A equipe decidiu não tentar fazer nenhuma manobra de ressuscitação para usarmos o respirador dela. Depois, com dez, 15 pessoas precisando do ventilador, como escolher quem terá acesso? Tentamos ser o mais racionais, na medida do possível. Escolher quem tem mais chance de sair. Entre uma pessoa com muitas comorbidades, um quadro incapacitante, e outro jovem, você acaba escolhendo o paciente jovem. Usamos aquele equipamento para outro paciente. Sem ele, naquela noite poderíamos ter tido três mortes por falta de ventilador. Já estamos nesse patamar de escolha, infelizmente. Isso mexe com o psicológico de todo mundo da equipe, nunca imaginei que iria passar com isso", falou.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247261-medico-do-rio-relata-drama-de-escolher-entre-pacientes-quem-tera-respirador.html

10 fatos sobre o Brasil que você aprendeu errado na escola

Descobrimento do Brasil, a história por trás do dia 22 de abril de ...

1. Cabral descobriu o Brasil por acidente

Descoberta do Brasil
Você aprendeu que: O português Pedro Álvares Cabral usou os conhecimentos de navegação da época para procurar as Índias usando um caminho alternativo em linha reta pelo oceano Atlântico. Sem querer, chegou ao Brasil e nem percebeu o erro – por isso os habitantes daquela terra foram chamados de “índios”
Mas na verdade: Os mapas portugueses indicavam que havia terras a serem exploradas a oeste, e elas não tinham nada a ver com as Índias. A notícia da chegada de Américo Vespúcio ao Caribe, em 1498, tinha circulado rápido. Portanto, quando chegou a Porto Seguro, Cabral sabia bem a importância da descoberta.

2. Os índios não se beneficiaram na relação com os europeus

Índios do Brasil

Você aprendeu que: Os portugueses foram espertos no comércio com os índios: trocavam o valioso pau-brasil por quinquilharias sem nenhuma utilidade. Além disso, os nativos também foram escravizados ou forçados a adotar uma nova religião, o cristianismo. Com o tempo, a cultura local foi absorvida, e um povo que era pacífico e vivia em harmonia com a natureza desapareceu.
Mas na verdade: As novidades trazidas pelos portugueses (de armas a cavalos) causaram uma revolução na vida dos índios. Isolados do desenvolvimento da Ásia, África e Europa por 3 mil anos, eles não tinham saído da Idade da Pedra. Para eles, o pau-brasil é que era inútil. Os nativos foram incorporados às vilas e, no geral, gostaram da experiência de viver com os portugueses.

3. Os bandeirantes dizimaram os índios

Bandeirantes
Você aprendeu que: Os bandeirantes, que dão nome às principais rodovias de São Paulo, escravizavam e matavam os índios sem dó. Relatórios dos jesuítas acusam os bandeirantes de eliminar, ao todo, 3 milhões de nativos.
Mas na verdade: Os bandeirantes não foram heróis, mas também não foram facínoras. Muitos forjaram parcerias com os índios, que os acompanhavam Brasil adentro. Quem não gostava nada disso eram os jesuítas – mais índios nas viagens significava menos convertidos nas igrejas. Os padres é que teriam sido responsáveis por atribuir a fama de truculência aos bandeirantes.

4. O coco e a banana são brasileiros

Vegetação brasileira
Você aprendeu que: Essas frutas seriam originais do Brasil. Ilustrações e pinturas sobre a chegada de Cabral (e os primeiros anos de colonização) mostram um litoral parecido com o que conhecemos hoje: praias azuis, de areias brancas, ornadas por longas fileiras de coqueiros. E a banana já seria uma fruta típica do país, muito consumida pelos índios.
Mas na verdade: O coco e a banana vieram com os europeus. Pasme: os nativos se alimentavam dos animais que caçavam… e de amendoim! Não existiam banana nem coco. Aliás, muitas frutas que associamos ao nosso “país tropical” foram trazidas por colonizadores ao longo do tempo – entre elas, a jaca, a manga e o abacate.

5. Só os brancos escravizaram os negros

Ecravos Negros
Você aprendeu que: A sociedade brasileira era dividida de forma rígida pela cor da pele. Brancos dominavam os negros e, mesmo que conseguisse a alforria, um negro dificilmente conseguiria enriquecer ou ser respeitado. Com frequência, líderes negros fundavam quilombos, comunidades independentes onde todos viviam em situação de igualdade.
Mas na verdade: Escravos tinham escravos. Até Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, tinha os seus. Inclusive, era comum que escravos livres se tornassem traficantes de escravos. Nas maiores cidades de Rio de Janeiro e Minas Gerais, havia muitos casos como o de Chica da Silva – escravas alforriadas que viviam da própria renda, ricas o bastante para comprar seus escravos.

6. Os europeus escravizaram africanos indefesos

Escravos Africanos
Você aprendeu que: Os portugueses desembarcavam no litoral africano e invadiam a mata para caçar os nativos. Com poder de fogo superior, derrotavam tribos inteiras e as levavam de volta para a praia. Lá, as vítimas eram forçadas a embarcar em navios negreiros e eram vendidas como escravas ao redor do mundo.
Mas na verdade: Os próprios africanos vendiam escravos. Os portugueses não se aventuravam África adentro – eles tinham entrepostos comerciais no litoral, onde compravam escravos de guerra. Esse tipo de comércio sustentava a economia africana havia séculos. Os reis locais mais poderosos tinham escravos brancos e tanta influência que trocavam cartas com monarcas europeus.
Origem da feijoada

7) A FEIJOADA FOI CRIADA PELOS ESCRAVOS

VOCÊ APRENDEU QUE: Na casa grande, comia-se do bom e do melhor, o que incluía os mais suculentos pedaços da carne de porco. Os restos do animal eram aproveitados pelos escravos nas senzalas. Eles misturaram partes menos nobres (como rabo, nariz e orelha) com feijão e criaram assim um prato improvisado, que hoje é a cara do Brasil
MAS NA VERDADE: A feijoada é uma invenção europeia. Os ensopados, aliás, são uma tradição na Europa. Os franceses comem o cassoulet, e os ingleses, um feito de carne e batata. Os portugueses simplesmente incorporaram feijão a um prato já tradicional, de carne com legumes. A versão que dá autoria aos escravos não procede – até porque, em casas menores, eles comiam na mesma mesa que seus senhores
Colononização do Brasil

8) PORTUGAL SÓ SUGOU AS RIQUEZAS DO BRASIL

VOCÊ APRENDEU QUE: Entre 1500 e 1821, enquanto dominou o território brasileiro, Portugal extraiu todas as riquezas locais – e, de quebra, nas primeiras décadas, só mandou para cá bandidos renegados. Depois de retirar o pau-brasil, explorou o solo do Nordeste até a exaustão com a cana-de-açúcar. No século 18, acabou com o ouro da região das Minas Gerais
MAS NA VERDADE: Portugal também desenvolveu o país. A montagem de engenhos era acompanhada por plantações e pela criação de animais. Era um sistema usado com sucesso no Caribe e na África e funcionava bem para os padrões da época. Assim como a cana, o ouro também trouxe riquezas para o Brasil, criou um comércio ativo e ajudou a desenvolver cidades
Tiradentes

9) TIRADENTES SE SACRIFICOU PELA LIBERDADE DO BRASIL

VOCÊ APRENDEU QUE: Simples e idealista, o alferes Joaquim José da Silva Xavier se tornou o maior símbolo da Inconfidência Mineira, em 1789. Grande defensor da independência do Brasil e da libertação dos escravos, ele foi condenado à forca pela Coroa portuguesa. Seus companheiros de revolta, mais ricos, foram apenas exilados
MAS NA VERDADE: Tiradentes foi uma figura menor num movimento elitista. Ele foi um homem simples que nem queria pegar em armas, mas se viu envolvido num movimento comandado pela elite. O objetivo nem era o fim da escravidão, e sim o fim dos altos impostos. Tiradentes foi preso sem resistência, tentando se esconder
Aleijadinho

10) ALEIJADINHO FOI UM GÊNIO DEFORMADO FISICAMENTE

VOCÊ APRENDEU QUE: Antônio Francisco Lisboa idealizou obras de valor incomparável no século 18. Mas era também um homem sofrido e recluso. Deformado por uma doença degenerativa, vivia escondido, só trabalhava à noite e segurava os instrumentos com as mãos trêmulas e envoltas em faixas. Seu corpo apodreceu lentamente, até a sua morte
MAS NA VERDADE: Aleijadinho é uma invenção literária. O personagem foi inspirado em outro herói monstruoso – o de O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo. Seu criador foi Rodrigo José Ferreira Bretas, que em 1958 escreveu uma monografia para participar de um concurso. Existiu um Antônio Francisco Lisboa, mas sua biografia é pouco conhecida. Ele certamente não era deformado e nem criou todas as obras creditadas a ele
CONSULTORIA Isabel Lustosa, historiadora da Fundação Casa de Ruy Barbosa; Maria Luiza Marcilio, historiadora da USP; Ronaldo Vainfas, historiador e autor de Dicionário do Brasil Joanino; José Pedro Macarini, do Instituto de Economia da Unicamp; Manolo Florentino, historiador da Universidade Federal Fluminense e autor de Em Costas Negras – Uma História do Tráfico Atlântico de Escravos entre a África e o Rio de Janeiro; Guiomar de Grammont, autora de Aleijadinho e o Aeroplano: O Paraíso Barroco e a Construção do Herói Colonial.
FONTES Livros História Politicamente Incorreta do Brasil, de Leandro Narloch, 1808, de Laurentino Gomes, A Devassa da Devassa, de Kenneth Maxwell, A Formação das Almas, de José Murilo de Carvalho, Tiradentes: o Corpo do Herói, de Maria Alice Miliet, Lampião VP, de Jack de Witte, e Ecologia do Cangaço, de Melquíades Pinto Paiva
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/10-fatos-sobre-o-brasil-que-voce-aprendeu-errado-na-escola/https://super.abril.com.br/mundo-estranho/10-fatos-sobre-o-brasil-que-voce-aprendeu-errado-na-escola/

Conheça 14 doenças que isentam de carência no INSS

Conheça 14 doenças que isentam de carência no INSS. Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez exigem carência de pelo menos 12 meses de contribuição para serem concedidos aos segurados do INSS. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale
Os benefícios do INSS do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez exigem carência de pelo menos 12 meses de contribuição para serem concedidos aos segurados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Mas algumas doenças graves no INSS isentam os segurados de terem de contribuir por um período mínimo de tempo, explica o advogado especializado em Direito Previdenciário Átila Abela, da plataforma digital Previdenciarista. “Mas precisam ter a qualidade de segurado”, diz.

O que é o período de carência no INSS?
É o número mínimo de meses pagos ao INSS para que o segurado, ou em alguns casos o seu dependente, possa ter direito de receber um benefício
Quando o segurado tem direito?
Segundo o INSS, essa isenção será dada aos casos em que o pedido de benefício se deu em função de um acidente de qualquer natureza, inclusive decorrente do trabalho, bem como nos casos em que for acometido de alguma destas 14 doenças após se tornar um filiado do INSS. Ou seja, se já portar alguma dessas doenças antes de se tornar um filiado, não terá direito.
Confira quais são as 14 doenças que isentam de carência no INSS
  • 1.Tuberculose ativa
  • 2.Hanseníase
  • 3.Alienação mental
  • 4.Câncer (Neoplasia maligna)
  • 5.Cegueira
  • 6.Paralisia irreversível e incapacitante
  • 7.Cardiopatia grave
  • 8.Doença de Parkinson
  • 9.Espondiloartrose anquilosante
  • 10.Nefropatia grave
  • 11.Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  • 12.Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS)
  • 13.Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada
  • 14.Hepatopatia grave
Fonte R7
https://www.mixvale.com.br/2020/04/22/conheca-14-doencas-que-isentam-de-carencia-no-inss/

Bahia tem 12 cidades com comércio reaberto nesta quarta-feira

Pelo menos doze municípios baianos já autorizaram a reabertura do comércio local diante da pandemia de coronavírus no estado. A reabertura do comércio vai no sentido oposto à orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que definiu a necessidade de fechamento desses espaços para evitar proliferação da Covid-19.
De acordo com o jornal Correio, entre os municípios listados estão as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Valente, Ribeira do Pombal, Itabela, Teixeira de Freitas, Jacobina, Serrinha e Amargosa.
A reabertura deve ser gradativa, com decretos limitando o horário de funcionamento das lojas e centros comerciais. A medida municipal mais recente é a de Feira de Santana, que autorizou na segunda-feira (20), a reabertura de lojas do comércio com até 200 m². A cidade tem 66 casos confirmados de coronavírus. 

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/90877,bahia-tem-12-cidades-com-comercio-reaberto-nesta-quarta-feira

Câmara de vereadores de Feira de Santana proíbe casamento gay em igrejas

O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi proibido no município de Feira de Santana. A Câmara Municipal da cidade aprovou, ontem (20), por maioria dos votos o Projeto de Lei 001/2020, de autoria do vereador Edvaldo Lima (MDB). 
O texto aprovado proíbe a união de pessoas do mesmo sexo nos templos religiosos ou em casamentos coletivos organizados pela Prefeitura de Feira de Santana ou por qualquer outro órgão da administração pública. O edil Roberto Tourinho (PSB) votou contrário à matéria. Já os vereadores Carlito do Peixe (DEM), João Bililiu (PSD), Luiz da Feira (PROS), Zé Filé (PSD) e Gilmar Amorim (MDB) se abstiveram da votação. O texto foi aprovado enquanto a gestão municipal discutia a reabertura do comércio na cidade diante da pandemia do coronavírus. 
Edvaldo Lima é também autor do projeto de lei que declara a Bíblia como patrimônio imaterial e cultural em Feira de Santana. O projeto foi aprovado pr unanimidade na Câmara e está em vigor desde março do ano passado.  
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/90871,camara-de-vereadores-de-feira-de-santana-proibe-casamento-gay-em-igrejas