quarta-feira, 22 de abril de 2020

Coronavírus pode causar problemas como Alzheimer no futuro, dizem especialistas



O novo coronavírus pode atacar o sistema nervoso central, e causar problemas neurológicos graves a médio o longo prazo, como o Alzheimer. A conclusão é resultado de uma análise feita por cientistas brasileiros e publicada na revista Trends in Neurosciense, do Grupo Cell.

De acordo com o levantamento feito pelos pesquisadores, a partir de vários estudos, as doenças cerebrovasculares estão entre as comorbidades de pacientes que contraíram a Covid-19 e desenvolveram complicações respiratórias graves. Um dos estudos analisados relata casos de isquemia em 20% de 113 pacientes que não resistiram à doença. Outro estudo, de acordo com o artigo, aponta que 36% de 214 pacientes na China tiveram algum problema neurológico.

A relação entre doenças virais e síndromes no sistema nervoso central é semelhante às que foram relatadas em casos de infecção por Sars e Mers, patologias que também vêm do coronavírus.

Ainda assim, segundo o professor do instituto de Biofísica Carlos Chagas, da UFRJ, Sérgio Ferreira, é necessário maior investigação para tomar conclusões mais definitivas. “Os estudos sobre a invasão do sistema nervoso central por outros vírus, incluindo o vírus do Nilo Ocidental, zika e da herpes podem fornecer orientações sobre as principais áreas de investigação com o objetivo de estabelecer se e como a Sars-CoV-2 afeta o sistema nervoso central”, disse.

Além disso, é importante acompanhar os pacientes nos próximos anos, segundo Fernanda Felice, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. "Ressaltamos a importância de acompanhar os pacientes nos próximos anos, pois a infecção por Sars-CoV-2 pode favorecer ou aumentar a suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos ou neurológicos", analisa. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24040-coronavirus-pode-causar-problemas-como-alzheimer-no-futuro-dizem-especialistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário