sábado, 9 de setembro de 2023

Neymar quebra recorde de Pelé e Brasil goleia Bolívia na estreia das Eliminatórias

Começou com vitória e feito histórico a campanha do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, jogo que marcou a estreia de Fernando Diniz no comando da Seleção.

 

Atuando no Mangueirão, em Belém do Pará, com cerca de 43 mil presentes, a seleção brasileira contou com dois gols de Rodrygo, um de Raphinha e dois de Neymar para vencer a Bolívia por 5 a 1 no encerramento da 1ª rodada do qualificatório sul-americano. Ábrego, que entrou no lugar de Marcelo Moreno, ex-Vitória, fez o gol de honra dos visitantes.

 

Com o resultado, o Brasil se juntou a Colômbia, Argentina e Uruguai, que também venceram na rodada. Por ter um saldo de gols maior, a seleção brasileira ocupa a primeira posição. Depois das equipes que conquistaram três pontos aparecem Paraguai e Peru, que ficaram no empate, seguidos por Venezuela, Chile, Equador e Bolívia.  

 

Com a expansão da Copa do Mundo de 2026 de 32 para 48 seleções, os seis primeiros colocados se classificam para o Mundial e o sétimo colocado joga a repescagem. Nas edições anteriores, os quatro primeiros se classificavam automaticamente e o quinto encarava a repescagem. 

 

Além do começo da "Era Diniz", a partida marcou o 78º e 79º gols de Neymar com a camisa da Seleção, superando Pelé em jogos considerados oficiais pela Fifa. Segundo a entidade máxima do futebol, o Rei tem 77, Ronaldo, 62, Romário, 55, e Zico 48, fechando o top 5 de maiores artilheiros da maior campeã de Copas. Considerando os gols de Pelé contra seleções e clubes, esses os quais a Fifa desconsidera, Pelé tem 99 tentos registados com a camisa do Brasil.

 

Essa foi a 24ª vitória da Seleção em 33 jogos contra a Bolívia. Houve ainda quatro empates e cinco triunfos bolivianos na história. Fechando a sua participação nesta janela de Eliminatórias Sul-Americas, o Brasil enfrenta o Peru, na próxima terça-feira (12), às 23h, no Estádio Nacional, em Lima. 

 

(Foto: Vitor Silva/CBF)

 

1° TEMPO 

 

A primeira escalação de Diniz na Seleção contou com nove remanescentes da Copa do Mundo do Catar. O zagueiro Gabriel Magalhães, que fez a sua estreia com a Amarelinha, e o lateral esquerdo Renan Lodi são os únicos que não estiveram no grupo que saiu eliminado nas quartas de final no Catar. 

 

NEYMAR PERDE PÊNALTI 

 

Aos 13 minutos, Rodrygo fez boa tabela com Neymar e chegou à linha de fundo. O jogador do Real Madrid fez o cruzamento, a bola bateu no braço de Adrián Jusino e o árbitro paraguaio Juan Benítez marcou a penalidade máxima. Na cobrança, Neymar parou no goleiro Guillermo Viscarra e perdeu a chance de assumir a liderança isolada da artilharia da Seleção. Ele está empatado com Pelé com 77 gols marcados. 

 

Algoz de Neymar, o arqueiro boliviano, Guillermo Viscarra, de 30 anos, começou a sua carreira no Vitória. Em 2013 e 2014, o jogador chegou a integrar o grupo profissional do Leão, mas não atuou em nenhuma partida.  

 

RODRYGO ABRE O PLACAR 

 

Aos 24 minutos, o Mangueirão explodiu após Raphinha receber belo passe de Danilo e finalizar para a defesa de Viscarra. No rebote, a bola bateu em Jusino e sobrou para Rodrygo abrir o placar. 

 

O cenário da partida não mudou após o gol da Seleção. Com amplo domínio da posse de bola, o Brasil criou uma nova chance de perigo aos 33 minutos. Raphinha avançou pela direita, cortou para o meio e bateu para a defesa de Viscarra. 

 

DEFESAÇA DE VISCARRA

 

Apesar da derrota boliviana, o goleiro Guillermo Viscarra seguiu sendo o nome da partida. Aos 36', Raphinha cruzou na medida para Richarlison, que cabeceou para baixo e exigiu uma excelente defesa do arqueiro do The Strongest. 

 

(Foto: Vitor Silva/CBF)

 

QUASE UM GOLAÇO DE NEYMAR 

 

Aos 40', Neymar pegou a bola no meio-campo e saiu fazendo fila. Com uma sequência de dribles, o camisa 10 ficou cara a cara com Viscarra, que defendeu mais uma vez. 

 

2° TEMPO

 

VOLTOU COM TUDO

 

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Brasil ampliou a sua vantagem com Raphinha. O jogador do Barcelona dominou na área, cortou para o esquerdo e chutou no cantinho de Viscarra, que dessa vez não conseguiu evitar o gol brasileiro. 

 

RICHARLISON PERDE GRANDE CHANCE

 

Após espetacular passe de Neymar, Raphinha ajeitou de cabeça para Richarlison, que dominou dentro da área, cortou o marcador, mas chutou sobre o gol da Bolívia. Em má fase no Tottenham, onde marcou apenas 4 gols em 40 jogos,  o "Pombo" foi substituido aos 24 minutos do 2° tempo. Abatido, o atual camisa 9 do Brasil chorou no banco de reservas. 

 

RODRYGO DE NOVO

 

Aos 7’, Bruno Guimarães, do Newcastle, deu linda assistência para Rodrygo. O camisa 11 do Brasil teve frieza para vencer Viscarra e fazer o seu segundo gol na partida, o terceiro da Seleção. Esse foi o quarto gol de Rodrygo em 15 jogos vestindo a amarelinha. 

 

NEYMAR FAZ HISTÓRIA 

 

Foi aos 15 minutos que Neymar Júnior marcou o quarto gol do Brasil e entrou para a história ao ultrapassar o Rei Pelé e se tornar o maior artilheiro da seleção brasileira de futebol em jogos oficiais considerados pela Fifa. A bola se ofereceu dentro da grande área e o agora jogador do Al-Hilal, da Arábia Saudita, fez o seu 78° gol em 125 jogos com a Seleção. Segundo números da entidade máima do do futebol, Pelé tem 77, Ronaldo, 62, Romário, 55, e Zico 48, fechando o top 5 de maiores artilheiros da maior campeã de Copas. 

 

Considerando os gols de Pelé contra seleções e clubes, esses os quais a Fifa desconsidera, Pelé tem 99 tentos registados com a camisa do Brasil.

 

(Foto: Vitor Silva/CBF)

 

ÁBREGO ENTRA NO LUGAR DE MARCELO MORENO E FAZ GOL DE HONRA

 

Aos 32’, a Bolívia marcou o seu gol de honra com o atacante Ábrego, que entrou no lugar de Marcelo Moreno, ex-Vitória, e quebrou o recorde de jogador com mais partidas jogadas na história da seleção boliviana com 103 jogos. Ábrego ganhou de Gabriel Magalhães e finalizou bonito no ângulo esquerdo de Ederson. 

 

E TEVE O 79º

 

Neymar, que também perdeu um pênalti na partida, acertou uma bola na trave aos 35’. Após a jogada, o camisa 10 teve seu nome gritado pelos torcedores que lotaram o Mangueirão. O 79º gol do meia-atacante veio no finalzinho do jogo, aos 46’, sacramentando a goleada do Brasil por 5 a 1 na estreia das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, com sede nos Estados Unidos, México e Canadá. 

 

Antes do duelo em Belém, o Brasil, comandando por Ramon Menezes, vinha de apenas uma vitória nos últimos três amistosos que sucederam a queda brasileira para a Croácia nas quartas de final da Copa do Catar. De 25 de março a 20 de junho de 2023, a Seleção venceu Guiné e perdeu para Marrocos e Senegal.

 

FICHA TÉCNICA

 

Brasil 5x1 Bolívia

Eliminatórias sul-americanas - 1ª rodada

Data: 08/09/2023 (sexta-feira)

Local: Estádio Mangueirão, em Belém (PA) 

Horário: 21h45

Árbitro: Juan G. Benítez (PAR)

Assistentes: Eduardo Cardozo e Milcíades Saldivar (ambos do Paraguai)

VAR: Carlos P. Benítez (PAR)

Cartões amarelos: Marcelo Moreno, Neymar e Ursino.  

Gols: Rodrygo aos 24' do 1° tempo e 7’ do 2° tempo; Raphinha aos 2', Neymar aos 15’ e aos 46’ e Ábrego aos 32’ da 2ª etapa. 

 

Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez) e Renan Lodi (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joeliton) e Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus) e Richarlison (Matheus Cunha). Técnico: Fernando Diniz.

 

Bolívia: Viscarra; Quinteros, Jusino e Suárez; Medina, Villamil, Bejarano (Cuéllar), Cespedes (Ursino) e Fernandez (Roca); Arrascaita e Marcelo Moreno (Ábrego).


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/66544-neymar-quebra-recorde-de-pele-e-brasil-goleia-bolivia-na-estreia-das-eliminatorias