segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bahia tem 2º maior número de atendimentos a vítimas de compartilhamento de fotos íntimas

A ONG Safernet divulgou que atendeu nos últimos dois anos a 11 vítimas de compartilhamento de fotos íntimas em sites e aplicativos de smartphone, como o WhatsApp, na Bahia. Foi o segundo maior número registrado pela entidade. O estado de São Paulo responde pelo maior número de casos: 20. O terceiro é o Rio de Janeiro, com seis ocorrências. Segundo levantamento feito pela ONG em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP), o número de vítimas mais que dobrou nos últimos dois anos no país. Em 2013, a Safernet atendeu a 101 casos de pessoas que tiveram a intimidade exposta indevidamente na web. O número mais que dobrou em relação a 2012, quando a ONG contabilizou 48 pedidos de ajuda. A tendência para 2014 é de aumento no número de consultas psicológicas on-line sobre o compartilhamento indevido de fotos íntimas, estima a ONG. Nos dois primeiros meses do ano, foram feitos mais 21 atendimentos. No mesmo período de 2013, houve três casos. As mulheres correspondem a 77,14% das vítimas e os adolescentes de 13 a 15 anos a maior faixa etária (35,71%).

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153207-bahia-tem-2-maior-numero-de-atendimentos-a-vitimas-de-compartilhamento-de-fotos-intimas.html

Marina formaliza candidatura a vice na chapa de Campos

A ex-senadora Marina Silva (PSB) anunciou na tarde desta segunda-feira (14) que será candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos (PSB). O anúncio ocorreu em evento realizado em Brasília que serve de palco para o lançamento da pré-campanha da chapa presidencial do PSB. "Nós estamos aqui para anunciar nossas pré-candidaturas à Presidência da República e eu a sua vice", afirmou Marina, que defendeu um realinhamento político no país. Em um segundo momento, Marina se virou para Eduardo Campos e disse que fazia parte da aliança para unir. "Estou aqui para me colocar lado a lado, vamos andar pelo Brasil inteiro, afirmar o Brasil que queremos", afirmou. "Não é para dividir, é para unir. Não é para separar, é para encontrar. Não é para embate, mas para o debate", acrescentou. 

Segundo ela, o quinto partido da aliança será o "povo". "Se ganharmos, a vitória será do quinto partido", emendou. Além do PSB, Rede (ainda informal), constam na aliança o PPS e PPL, apoios que ela agradeceu. Marina afirmou que a Rede é um "partido de fato". "Nesses seis meses, nós fomos nos encontrando", afirmou, sobre a aliança com o PSB. Marina disse que foi negado à Rede o direito de se formalizar. Ela citou também a própria origem no PT e disse que direito de existir não foi negado ao antigo partido. Apesar de anunciar a composição na chapa, Marina afirmou que o "ser humano está condenado, abençoado, a viver no gerúndio". "Se vocês perguntarem se já deram certo na aliança, vamos responder: estamos dando certo, quando a gente acha que já deu certo pode se preparar para virar a página", afirmou. Ela afirmou também que o povo brasileiro "está acreditando em seu futuro". 

No discurso, a ex-senadora também citou o fato de ser evangélica, mas disse que não usará da religião para pedir votos. "Vocês sabem que sou uma mulher de fé, mas nunca fiz dos palanques, púlpito", afirmou. A ex-senadora aparece até aqui na frente de Eduardo Campos nas pesquisas de intenção de voto. Até o dia de hoje, especulava-se que ela seria a cabeça de chapa também em razão do legado eleitoral de 2010, quando conquistou cerca de 20 milhões de votos na disputa presidencial. Antes de Marina, representantes do PPS e PPL reforçaram apoio à candidatura dos dois. Nos discursos da maioria dos participantes, foi defendido o fim da polarização entre o PT e o PSDB ocorrida nas últimas eleições. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/32331-marina-formaliza-candidatura-a-vice-na-chapa-de-campos.html

Ministério avaliará estudo que questiona eficácia do Tamiflu

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Oseltamivir

O Ministério da Saúde irá fazer uma avaliação “em profundidade” de um estudo divulgado na última quinta-feira que contesta a eficácia do medicamento Tamiflu (oseltamivir) contra a gripe. Segundo o trabalho, não há evidência de que o Tamiflu seja eficaz contra o vírus H1N1. O máximo que ele faria, diz o documento, seria reduzir a duração da enfermidade de 7 para 6,3 dias.

Já os efeitos colaterais seriam amplos, com náuseas, vômitos e, em casos mais raros, problemas renais e psicológicos O ministério afirma que irá avaliar, além do estudo em questão, outros que possam ser desenvolvidos para “garantir sempre que as condutas preconizadas estejam baseadas nos mais sólidos conhecimentos científicos disponíveis”.

A pasta, no entanto, reiterou em nota a indicação do medicamento para o tratamento de casos graves e de pessoas com fatores de risco. “Essa indicação se baseia em estudos clínicos e é respaldada por recomendações de instituições de referência, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.”

O ministério afirmou ainda que “estudos realizados no Brasil têm confirmado a importância da administração do oseltamivir, rapidamente, nas situações indicadas como medida capaz de reduzir complicações e mortes” causadas pela gripe. Polêmica O estudo, publicado no “British Medical Journal”, foi elaborado pela Cochrane Collaboration, um grupo de cientistas que investiga a efetividade de remédios no mundo, e é um dos mais abrangentes a contestar alguns dos benefícios do remédio.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), no entanto, mantém a recomendação da droga antigripal. Em 2009, quando houve um surto mundial de H1N1, também conhecido como gripe suína, a OMS recomendou que os países estocassem o medicamento. 

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/ministerio-avaliara-estudo-que-questiona-eficacia-do-tamiflu/?cHash=aac3b29040451517d263e55fea0d6f1a

44% dos usuários que tem conta no site Twitter nunca tuitaram, aponta pesquisa

Das mais de 974 milhões de contas registradas na rede social Twitter, 44% nunca tuitaram, ou seja, nunca publicaram uma mensagem, uma foto ou um vídeo no site, de acordo com pesquisa de consultoria Twopcharts publicada nesta sexta-feira (10) no jornal "The Wall Street Journal".

O site disse também que tem 244 milhões de usuários ativos mensais. Dessas contas registradas, 30% publicaram dez ou menos tuites e 13% tuitaram mais de 100 vezes.

Uma das tentativas de tornar a experiência de usar o Twitter mais amigável, principalmente para os novos usuários, é a nova página de perfil do microblog que começou a ser disponibilizada para usuários na última terça-feira (8).

Com a reformulação do site, a foto de perfil ficou maior, assim como a imagem de capa, há uma pequena biografia e os tuites mais importantes, ou que têm fotos e vídeos, aparecem em destaque. A novidade tornou a área muito parecida com a página de perfil do Facebook.

Mulher ateia fogo no próprio corpo em Irecê

Uma mulher ateou fogo ao próprio corpo na tarde deste domingo (13), em Irecê, no centro-norte baiano. Silvandira Marques da Silva, 49 anos, estava na porta de sua casa, no bairro Novo Horizonte, quando cometeu o ato. Ela derramou um produto inflamável sobre si mesma e tocou fogo com um isqueiro. De acordo com o Irecê Repórter, vizinhos perceberam a mulher se agonizando e conseguiram conter as chamas com baldes de água e extintor de incêndio. Silvandira foi socorrida por uma ambulância do Samu e levada para o Hospital Regional, onde encontra-se internada sob avaliação médica. O motivo que Silvandira a tentar tirar a própria vida ainda não foi esclarecido. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153177-mulher-ateia-fogo-no-proprio-corpo-em-irece.html